Polícia reconhece falhas em relatório de vistoria na casa de Bolsonaro

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap) enviou nesta quarta-feira (24) as explicações solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre possíveis falhas no monitoramento da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.

Na sexta-feira (19), Moraes pediu ao órgão, que é responsável pela Polícia Penal, o envio de informações detalhadas sobre a entrada e saída de veículos no dia 12 de setembro, um dia após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela Corte.

O ministro cobrou explicações sobre duas vistorias feitas às 13h16 e às 16h22. Ao determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro, Moraes estabeleceu que todos os carros da residência e de visitantes devem ser inspecionados pelos policiais penais responsáveis pelo monitoramento do ex-presidente.

A secretaria reconheceu que dois seguranças do ex-presidente saíram do imóvel às 13h16, dentro de um Jeep Compass, e foram identificados no relatório de entradas e saídas somente como “pessoas”, e não com seus nomes. Os seguranças deixaram a residência e retornaram dez minutos depois com uma terceira pessoa, que se tratava de mais um segurança.

Sobre a falha de identificação ocorrida às 16h22, os agentes reconheceram que o veículo saiu novamente da casa e não houve menção de que apenas os seguranças estavam no veículo. Além disso, não foram feitas imagens da inspeção.

O órgão relatou que um agente responsável pelo monitoramento precisou comparecer à administração do Condomínio Solar de Brasília, onde Bolsonaro mora, para obter as imagens.

“Sobre esta imagem, ressalta-se que o condomínio não a disponibilizou de imediato, informando que consultaria seu setor jurídico e, posteriormente, entraria em contato para fornecê-la”, disse o órgão.

No entendimento da Seap, as falhas de identificação não comprometeram a realização das vistorias na casa de Bolsonaro.

“A ausência de identificação nominal nos eventos mencionados não comprometeu o objetivo principal da vistoria veicular, havendo apenas a não indicação dos passageiros e do condutor, os quais foram devidamente informados no relatório ora apresentado. Salienta-se que os membros da equipe de monitoramento informaram os motivos do erro material do relatório”, declarou ao STF.

Prisão

Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes. A medida foi decretada no inquérito que apura a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, na aplicação da Lei Magnisky e outras sanções do governo norte-americano contra o Brasil.

PEC da Blindagem foi vergonha nacional, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) que a PEC da Blindagem, proposta de emenda à Constituição que estabelecia que os deputados e senadores só pudessem ser processados criminalmente com prévia licença da Câmara ou do Senado, foi uma “vergonha nacional” e teve o “destino que mereceu” ao ser arquivada.

A proposta foi arquivada pelo Senado após ter sido rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

“Era previsível que isso acontecesse. O que eu acho que é um equívoco histórico foi colocar aquela PEC em votação. Desnecessária, provocativa e passou um sinal péssimo para a sociedade brasileira”, disse Lula, durante entrevista coletiva em Nova York, nos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de alterar as regras de investigação e prisão de parlamentares, a PEC também ampliava o foro privilegiado para presidentes de partidos. A proposta causou insatisfação popular e foi alvo de manifestações, no último domingo (21), em todas as capitais e em dezenas de cidades brasileiras, que pediram o fim do projeto, bem como de outro, que prevê anistia para quem participou dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“O único jeito das pessoas serem protegidas é as pessoas não fazerem coisas erradas. Você não pode querer uma proteção que a sociedade não tem, porque você quer essa proteção? Você tá com medo do quê?”, disse Lula.

“Eu acho que o que aconteceu com essa PEC foi o destino que ela merece: desaparecer porque foi uma vergonha nacional”, concluiu.

O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e foi enviado para a CCJ do Senado.

Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), arquivou a PEC da Blindagem, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ter rejeitado, por unanimidade, o texto.

Como a comissão considerou o texto inconstitucional, Alcolumbre afirmou que a proposta não deve ser votada pelo plenário e determinou o arquivamento definitivo.

“Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário”, disse Alcolumbre, conforme a Agência Senado.

Lula comemora gesto de Trump: torço para que dê certo

Nova York (NY), 24/09/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva à imprensa, na sede das Nações Unidas. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) estar feliz com o resultado da sua viagem para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e em especial com o aceno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar um diálogo.

“Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump disse que pintou uma química boa entre nós”, declarou Lula durante coletiva de imprensa, em Nova York.

O presidente disse que não há razão para os dois países permanecerem em atrito e que torce para que a relação das duas maiores democracias do continente dê certo.

“Eu acho que é muito importante essa relação. Eu torço para que dê certo. Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente. Temos muitos interesses empresariais, industriais, tecnológicos e científicos. Temos muito interesse no debate sobre a questão digital e a inteligência artificial, na questão comercial”, afirmou o presidente.

“Fiz questão de dizer ao presidente Trump que temos muito o que conversar. Tem muitos interesses dos dois países em jogo, tem muita coisa para se discutir sobre a necessidade de a gente garantir a paz no planeta terra, e eu fiquei satisfeito quando ele disse que é possível a gente conversar”, acrescentou.

COP30

Durante a coletiva, Lula abordou a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém. O presidente reafirmou que será a COP da verdade, pois deve demonstrar o grau de comprometimento global para evitar as mudanças climáticas, e reiterou o convite para as lideranças mundiais comparecerem ao evento.

“Vamos ter que colocar alguns cientistas para falar com os chefes de Estado, e é muito importante que todos os que compareçam lá ouçam dos cientistas o que está acontecendo no mundo, para facilitar a nossa tomada de decisões”, disse.

“Acho que os países estão apresentando NDCs [Contribuições Nacionalmente Determinadas] bastante rigorosas e razoáveis, e eu acho que isso é importante”, pontuou.

ONU

O presidente voltou a defender uma reformulação na estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) e o multilateralismo.

“Todos vocês sabem que eu defendo uma governança mundial mais forte. Por isso que temos brigado há muito tempo para que a ONU seja reformulada, desde o seu estatuto até a sua composição com todos os membros, porque ela está mal representada. A fotografia de 2025 do mundo não é mais a de 1945, os países evoluíram, a humanidade evoluiu. É preciso acabar com o direito de veto e é preciso que, sobretudo, na questão do clima, quando tiver uma votação, é preciso que todos cumpram”, defendeu.

Paz

O presidente Lula criticou ainda o investimento de diferentes países em armamentos e chamou a atenção que não é normal a quantidade de conflitos armados que existem atualmente.

“Eu não consigo entender porque o mundo quer destruir quando nós precisamos construir. Não é normal o que está acontecendo na Rússia e na Ucrânia, não é normal o que está acontecendo em Gaza, não é normal a quantidade de conflitos que temos, que é maior desde a Segunda Guerra Mundial. Não é normal a quantidade de países que estão gastando trilhões de dólares em armamento, quando precisamos trilhões de dólares para acabar com a fome no mundo”, criticou.

Última chance: SENAI Caruaru reabre inscrições para curso gratuito de Eletromecânica exclusivo para mulheres

Mulheres interessadas em cursar Eletromecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE), em Caruaru, ganharam uma nova oportunidade. A unidade reabriu as inscrições em seu site, nesta quarta-feira (24), para a capacitação técnica gratuita. A iniciativa integra as ações do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, que trata da igualdade de gênero, compromisso assumido pela instituição ao aderir ao Pacto Global da ONU, em 2023.

Podem se candidatar mulheres a partir dos 17 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio, inclusive na modalidade EJA. É necessário declarar baixa renda no ato da inscrição. O processo seletivo seguirá a ordem de inscrição e exige apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Para candidatas menores de 18 anos, é preciso anexar também a documentação do responsável legal.

O resultado das classificadas será divulgado no site do SENAI-PE, nesta quinta (25), obedecendo à ordem de inscrição. “Com essa ação, o SENAI Pernambuco reforça seu compromisso em ampliar a presença feminina no setor industrial, promovendo formação técnica de qualidade e contribuindo para a equidade de gênero”, ressalta gestor do SENAI Caruaru, Daniel Fagundes.

Governo de Pernambuco realiza a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que não era realizada desde 2019

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), realizará a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONEDIPI), abordando o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, Direitos e Participação”. A iniciativa ocorre após um período de cinco anos do último encontro. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Setembro, no Hotel Casa Grande, no Agreste do estado.

A CONEDPI tem como objetivo identificar os desafios do envelhecimento plural em Pernambuco, promovendo a sensibilização da sociedade e mobilizando especialmente as pessoas idosas para garantir que está fase da sua vida seja digna. Além disso, busca-se garantir a participação social, debater temas relevantes e construir ações de equidade, articulando esforços intermunicipais e elegendo delegados para a VI Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Este espaço é resultado de uma parceria sólida entre o Governo de Pernambuco e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra com a democracia participativa e com a valorização da voz das pessoas idosas em nosso estado. Garantir que a população participe ativamente das decisões que impactam suas vidas é fortalecer Pernambuco como um lugar de equidade e respeito às múltiplas formas de envelhecimento”, destacou Joanna Figueirêdo, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção á Violência

“A conferência é um meio de fortalecer a participação social, com debate coletivo promovendo intercâmbio de ideias. Atualmente 15% da população brasileira tem 60 anos ou mais, com isso a urgência em aprovar políticas públicas voltadas para essa faixa etária, assim como a conscientização da população, em geral, na defesa dessa temática”, disse Ayna Miranda, Presidente do CEDPI.

Para estruturar as discussões sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Pernambuco e ampliar o debate, foram definidos cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

O evento contará com a presença de representantes eleitos em conferências municipais e intermunicipais, membros das comissões organizadoras municipais, além de convidados e observadores.

Cerca de 373 delegados estaduais participarão da conferência e terão a responsabilidade de eleger os 46 representantes de Pernambuco para a etapa nacional. Esses representantes incluirão membros do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Durante o evento, serão analisadas e votadas 300 propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos, previamente coletadas nas conferências municipais organizadas por prefeituras e consórcios intermunicipais, além de conferências livres promovidas por entidades da sociedade civil. Os delegados estaduais terão a missão de selecionar até 20 dessas proposições para serem encaminhadas à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Foto: Charlles Arthur/SJDH

Direto da Roça Collab é destaque nacional no III Encontro da Estratégia Alimenta Cidades

O Direto da Roça Collab, loja colaborativa criada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é um dos grandes destaques do III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, realizado entre os dias 22 e 24 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Reconhecido como um case de sucesso, o projeto foi selecionado para integrar o Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas, que será divulgado em todo o país, e foi apresentado em formato de talk show pela gerente geral da SDR, Thayanna Medeiros, a partir do texto elaborado pela gerente de Programas e Projetos Sustentáveis, Aline Lima.

A iniciativa, que conecta agricultores familiares diretamente aos consumidores, vem se consolidando como modelo de inovação em políticas públicas de segurança alimentar. O encontro tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios e oportunidades dos sistemas alimentares urbanos saudáveis, sustentáveis e circulares, além de estimular o diálogo entre gestores, técnicos e instituições sobre soluções locais e práticas transformadoras.

Além do destaque com o Collab, a SDR também participa de oficinas e debates sobre Agricultura Urbana e Periurbana (AUP), trocando experiências que fortalecem as ações já realizadas no município.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a conquista reflete o trabalho da gestão. “O Direto da Roça Collab é motivo de orgulho para Caruaru. É uma experiência inovadora, que fortalece a agricultura familiar, garante acesso a alimentos saudáveis e pode ser replicada em diversos municípios. Estar em um evento nacional com esse case reforça o compromisso da gestão com a segurança alimentar e nutricional da nossa população.”

Motofest 2025: Programação reúne shows, stand de tatuagem e feira criativa a partir desta quinta-feira (25)

A partir desta quinta-feira (25), o Pátio do Forró vira Pátio do Rock com a programação especial do Motofest 2025. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com o Movimento Motociclístico de Caruaru (MMC), o evento promete atrair milhares de pessoas com shows de atrações regionais e nacionais. Entre os destaques deste ano, estão nomes como Edson Gomes, Ratos de Porão e Alkymenia, além de tributos a Charlie Brown Jr., Raul Seixas e Legião Urbana.

Além das apresentações, o evento conta com atividades especiais, que fortalecem a diversidade cultural e a economia criativa. No entorno da estátua de Luiz Gonzaga, será montado um stand de tatuagem, que reunirá diversos artistas da região. No local, além das flashes tattoos comerciais, serão realizadas gratuitamente tatuagens salva-vidas, que indicam condições de saúde, como tipo sanguíneo, alergias e comorbidades, a partir de apresentação de laudo médico. O espaço funcionará das 17h às 23h, na quinta e na sexta-feira, e das 16h às 22h, no sábado.

Durante a programação, o Pátio de Eventos também vai receber a Feira da Mulher Empreendedora, com uma variedade de produtos produzidos em Caruaru, e a Feira dos Motociclistas, reunindo itens temáticos para os apaixonados pelo estilo, além de uma praça de alimentação.

No fim de semana, as atividades chegam também ao Mercado Cultural Casa Rosa, fomentando a cena alternativa local, com shows de Dreameld, Visão Noturna, Nanny Melo e Rock Man.

Confira a programação completa:

•⁠ ⁠Pátio de Eventos

Quinta-feira (25)
19h – 081 Manobras
20h – Caroço de Manga
21h45 – Sombra dos Anjos
23h30 – Alkymenia

Sexta-feira (26)
19h – Funky Monks
20h30 – Rethorn
22h – Amanan
23h30 – Edson Gomes

Sábado (27)
18h30 – OldPack
20h – Black Bird
21h30 – Imunidade Charlie Brown
23h15 – Ratos de Porão
1h – Rolê Alternativo

•⁠ ⁠Casa Rosa

Sábado (27)
13h – Dreameld
15h – Visão Noturna

Domingo (28)
13h – Nanny Melo
15h – Rock Man

Pernambuco lidera ranking nacional de destinos turísticos mais desejados

Em pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, Pernambuco foi destaque com dois destinos mais desejados pelos brasileiros: Fernando de Noronha em primeiro lugar e Porto de Galinhas em segundo. Os resultados consolidam o Estado como referência no turismo nacional e grande destaque entre os destinos mais procurados, fortalecido por políticas e ações realizadas pela gestão estadual. O levantamento foi realizado de forma nacional pelo ministério em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.

“Estamos trabalhando para assegurar que todos os turistas e pernambucanos possam desfrutar do nosso Estado. Garantimos ampliação da malha área, requalificação das nossas estradas, restauração de nossos patrimônios, além de realização de ações turísticas para mostrar Pernambuco ao mundo. A pesquisa mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar fortalecendo todas as iniciativas para que o desenvolvimento econômico seja cada vez mais forte no Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Essa crescente busca, refletida na pesquisa nacional, também aparece nos números. Segundo dados consolidados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Porto de Galinhas registrou aumento de 30,6% no fluxo turístico no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2023, enquanto Fernando de Noronha teve crescimento de 28,3%. No total, Pernambuco apresentou avanço de 6,5% no período.

“Noronha e Porto de Galinhas não são apenas belezas naturais, mas também lugares acolhedores, com toda a hospitalidade e a riqueza cultural do nosso povo. Esse reconhecimento é fruto do trabalho que tem sido feito pelo Governo do Estado e nos motiva a continuar nos dedicando para que cada visitante leve nosso estado no coração”, destacou Kaio Maniçoba, secretário de Turismo e Lazer.

A pesquisa divulgada pelo ministério ouviu pessoas de todas as faixas etárias nos 26 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de mapear preferências de viagem e tipos de experiência mais procurados no Brasil. A posição de destaque de Pernambuco reforça a estratégia do Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, vem ampliando investimentos na promoção do destino em eventos, feiras e programas de capacitação. Desde 2023, mais de 50 mil agentes de viagem participaram de treinamentos sobre os atrativos locais e a estrutura turística do estado.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, frisou que ações como o Roadshow são fundamentais no processo de construção dessa relevância. “Ver Noronha e Porto de Galinhas como destinos mais procurados do Brasil nos mostra que a parceria entre o Governo e o trade turístico pernambucano coloca nosso Estado em evidência. A promoção de ações como o Roadshow ‘Pernambuco Naturalmente Incrível’, que encerra esta semana sua etapa na América Latina, são estratégias fundamentais para divulgar Pernambuco nos principais mercados emissores de turistas nacionais”, afirmou.

Apenas em 2025, a Empetur esteve presente em mais de 100 eventos do setor, representando o trade pernambucano e inserindo Pernambuco nos principais ciclos de negócios do turismo.

Foto: Weidson Carlos/Fernando de Noronha

Governo de Pernambuco divulga convocação de Seleção Pública para 1.232 profissionais da saúde

Em mais uma ação de reforço na saúde, o Governo de Pernambuco publicou, nesta quarta-feira (24), a segunda convocação da Seleção Pública Simplificada para profissionais da área. Ao todo, estão sendo chamados 1.232 profissionais de nível técnico, que reforçarão a rede hospitalar estadual. A convocação está no site da Secretaria de Saúde de Pernambuco (portal.saude.pe.gov.br) regida pela Portaria Conjunta SAD/SES nº 119, de 10 de agosto de 2024.

“Seguimos firmes no nosso compromisso de fortalecer a saúde pública de Pernambuco. Essa nova convocação de mais de 1.200 profissionais é fundamental para garantir um atendimento mais ágil, humanizado e de qualidade à população. Estamos investindo em estrutura e no futuro da nossa rede de saúde. Firmando nosso compromisso com os pernambucanos, entregamos o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, abrimos novos leitos e garantimos a reforma de hospitais como Restauração, Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães e Barão de Lucena”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Através da Seleção, foram convocados 1.155 Técnicos de Enfermagem, 70 Técnicos de Farmácia e sete Técnicos de Laboratório. Entre as unidades contempladas para as vagas, estão grandes hospitais da rede estadual, como o Hospital da Restauração, o Hospital Otávio de Freitas e o Hospital Getúlio Vargas, além do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. O processo de lotação levará em conta os critérios de necessidade da Secretaria de Saúde, respeitando a ordem de classificação dos convocados e as preferências indicadas no formulário.

“Hoje é um dia de celebração para a saúde pública de Pernambuco. O Governo do Estado segue aumentando os recursos humanos nos nossos hospitais. Estamos felizes em anunciar a convocação de 1.232 novos técnicos de saúde para reforçar nossa rede hospitalar estadual. Esses profissionais vão ajudar a melhorar a assistência à saúde de milhares de pernambucanos. Queremos dar as boas-vindas aos 1.155 Técnicos de Enfermagem, 70 Técnicos de Farmácia e sete Técnicos de Laboratório”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Os selecionados receberão notificação por meio do e-mail informado na inscrição, onde estará disponível o link de acesso ao formulário eletrônico para envio da documentação e indicação da ordem de preferência das unidades de lotação. Segundo a Secretaria de Saúde, os convocados terão duas oportunidades para o envio da documentação. A primeira deverá ser realizada diretamente pelo formulário eletrônico. Caso sejam identificadas pendências, os candidatos terão um novo prazo para reenviar os documentos.

O cronograma do processo estabelece que o envio da documentação deve ser realizado entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro de 2025. Já o prazo para a regularização de pendências será de 2 a 7 de outubro. Em seguida, a comissão ficará responsável pela análise dos documentos no período de 8 a 14 de outubro, com a divulgação da lotação aos convocados marcada para o dia 17 de outubro de 2025, por meio de e-mail. Para esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato pelos telefones (81) 3184-0044 ou 3184-0329 (Selecon/SES).

Canabidiol desponta como aliado no cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Especialistas e famílias destacam benefícios no tratamento de sintomas como ansiedade, agressividade e qualidade do sono

Curitiba, setembro de 2025 – O canabidiol (CBD), composto derivado da Cannabis sativa, tem ganhado cada vez mais espaço como alternativa terapêutica no cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Livre dos efeitos psicoativos associados ao THC, o CBD vem sendo apontado como um recurso capaz de promover ganhos importantes na qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos no espectro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada cem crianças no mundo tem TEA. Alguns relatos e experiências clínicas revelam que o canabidiol pode contribuir para a redução da ansiedade, controle da irritabilidade, melhora do sono e diminuição de comportamentos agressivos ou de autolesão, além de favorecer avanços na interação social e no bem-estar diário das famílias.

Um estudo que avalia a eficácia e segurança de extratos de canabis medicinal para crianças e adolescentes com TEA (Efficacy and Safety of Cannabidiol Cannabis Extracts for Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder) foi apresentado no Congresso Europeu de Psiquiatria esse ano. Foi realizado com 271 pessoas entre 5 e 21 anos e ananlisou a eficácia e segurança de extratos de cannabis ricos em CBD no tratamento de sintomas do TEA em crianças e adolescentes.

Como resultado, foi observada melhora significativa na interação social, redução de comportamentos disruptivos, melhora na qualidade do sono e diminuição de ansiedade.

Pesquisadores do Hospital Universitário de Brasília em 2024 conduziram um estudo com 30 crianças e adolescentes com TEA, com idades entre 5 e 18 anos. Após sete meses de acompanhamento, os resultados mostraram que 70% dos participantes apresentaram redução significativa em comportamentos como agressividade e irritabilidade. Além disso, 67% dos pacientes tiveram avanços na comunicação e interação social, e 74% reduziram o uso de medicamentos convencionais, como antipsicóticos.

“O canabidiol é um dos principais fitocanabinoides da planta Cannabis sativa, mas, ao contrário do THC, não possui efeito psicoativo. Isso significa que ele pode atuar de forma segura no sistema endocanabinoide, um conjunto de receptores presente em todo o corpo humano e responsável por funções como sono, humor e resposta ao estresse”, explica a farmacêutica Tarsila Tomaz Lins Couto, especialista em cannabis medicinal e responsável técnica pela farmácia Cannabis Company, aberta recentemente em Curitiba, que trabalha exclusivamente com CBD.

Tarsila complementa que, quando utilizado sob prescrição e acompanhamento profissional, o CBD pode ser incorporado ao tratamento de pessoas com TEA como um recurso complementar, com grande potencial de melhorar sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida. “Estamos tratando de uma substância conhecida e muito estudada nos últimos anos, em todos os cantos do mundo. Os resultados são muito interessantes e mostram que o CBD realmente traz benefícios relevantes para os pacientes”, destaca Tarsila.

CBD na prática

O professor Nilson Sampaio, especialista em autismo, inclusão e neuroaprendizagem, acompanha de perto a evolução desse recurso e reforça sua relevância. “O uso do canabidiol no tratamento de pessoas autistas representa um marco importante. Em vários casos que vi de perto, após a introdução do CBD no tratamento, os resultados foram visíveis: menos irritabilidade, redução de agressividade, melhora da insônia, diminuição das crises de autolesão, além de avanços no controle da ansiedade e da hiperatividade”, comenta Sampaio.

Ele também ressalta a boa tolerabilidade do composto, que, quando bem administrado com acompanhamento médico, costuma ser mais bem tolerado do que alguns medicamentos tradicionais. “Em certas situações, inclusive, percebi que ele permitiu reduzir o uso de ansiolíticos e antipsicóticos, o que trouxe mais conforto e segurança para as famílias”, ressalta o professor.

Para Sampaio, o CBD não deve ser visto como solução única, mas sim como um recurso que pode somar ao tratamento já existente. “Não vejo o CBD como uma cura, mas como um tratamento complementar. Ele pode, sim, melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas autistas”, completa.