Reduções aliviam bolso dos consumidores na Ceaca

A nova cotação da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) trouxe boas notícias para os consumidores. Alguns produtos registraram reduções significativas, como a tangerina cravo (-33%), a melancia (-28%), o limão taiti (-25%), a alface (-25%), o coentro (-20%) e a abóbora (-17%). Também apresentaram queda a goiaba (-13%), o abacaxi (-11%), a maçã importada (-5%), a pinha (-5%) e a pêra importada (-3%).

Por outro lado, alguns itens ficaram mais caros. Entre os destaques, estão o maracujá (+27%), a uva Itália (+19%), a cebola pêra (+17%), o tomate (+13%), a tangerina ponkan (+11%) e a maçã nacional (+3%).

Já a maioria dos produtos manteve os preços estáveis, a exemplo do abacate, banana em várias variedades, batata-doce, cenoura, pepino, repolho, manga tommy, mamão, pimentão verde, vagem, morango, laranja, coco, inhame, maxixe e muitos outros, garantindo regularidade na oferta.

A Ceaca está localizada na Avenida José Pinheiro dos Santos (BR 104), bairro Cidade Alta. Contato: 81 98945-4151.

OAB Caruaru celebra 65 anos fortalecendo a advocacia no Agreste Pernambucano

Foto: Juelayne Gondim

Nesta quarta-feira 24 de setembro, a OAB Caruaru completa 65 anos de uma história marcada por conquistas, lutas e compromisso com a advocacia. Fundada em 1960, a subseção de Caruaru é reconhecida como uma das pioneiras do Norte e Nordeste do país, destacando-se como referência no interior pernambucano na defesa das prerrogativas profissionais e no fortalecimento da classe.

Ao longo de mais de seis décadas, a OAB Caruaru se modernizou: construiu sua nova sede, equipada com auditório, espaço de coworking, acessibilidade e estrutura adequada para oferecer serviços de qualidade aos advogados e advogadas.

Neste momento emblemático, diversas ações comemorativas estão sendo promovidas, entre elas o lançamento de um PIN comemorativo que simboliza orgulho, união e pertencimento da advocacia local. Também será realizado corte de bolo no dia 24 de setembro, às 16h, na sede da subseção, reunindo a classe e a diretoria para celebrar os anos de história e reafirmar os ideais que norteiam a OAB Caruaru. Além de grandes eventos e entregas ao longo do ano de celebrações.

A gestão atual reafirma seu compromisso em expandir o alcance institucional, promover capacitação contínua, defender os direitos da advocacia criminal, previdenciária, médica, digital e demais áreas, além de garantir que a subseção continue sendo um espaço de diálogo, apoio mútuo e fortalecimento profissional.

Serviço:

📍 Evento: Aniversário 65 anos OAB Caruaru
📅 Data: 24 de setembro de 2025
🏛 Local: OAB Caruaru

Entrega de credenciais a comerciantes do Motofest Caruaru 2025 será nesta quarta (24)

Foto: Elvis Edson

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizará, nesta quarta-feira (24), a entrega das credenciais aos comerciantes cadastrados para atuar no Motofest Caruaru 2025. A ação acontecerá na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, das 8h às 11h, e faz parte do processo de credenciamento para o evento.

Para retirar as credenciais, os contribuintes devem apresentar o comprovante de pagamento e um documento de identificação pessoal. Caso a retirada seja feita por terceiros, será necessário apresentar o comprovante de pagamento e os documentos de identificação originais tanto do responsável pela retirada, quanto do contribuinte que realizou o pagamento.

Com o recebimento das credenciais, ambulantes, barracas e food trucks estarão devidamente autorizados para exercer suas atividades durante os dias de programação. A entrega contribui para a organização do espaço e reforça a segurança, garantindo mais tranquilidade para comerciantes e visitantes.

Apenas os credenciados que retirarem seus alvarás e crachás poderão comercializar no evento. A SEFAZ reforça a importância dessa etapa para assegurar o funcionamento regular e ordenado das atividades comerciais no Motofest Caruaru 2025.

Super Refis 2025 da Prefeitura de Caruaru concede 50% de desconto nas diárias de veículos apreendidos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), publicou o decreto n° 104/2025 que reduz em 50% os valores das diárias cobradas pela estadia de veículos apreendidos no pátio da AMC.

A medida é válida até 31 outubro de 2025, contemplando apenas os veículos apreendidos até o dia 11 de setembro de 2025.

O desconto é possível em função do Super Refis, programa da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) que oferece condições especiais para a quitação de débitos municipais, tributários e não tributários. O coronel Edson Nóbrega destacou a oportunidade: “O Super Refis veio para beneficiar as pessoas que estão em débito, e com a AMC não seria diferente. Essa medida possibilita aos caruaruenses conseguir descontos para facilitar a retirada dos seus veículos apreendidos”, frisou o presidente da Autarquia de Mobilidade de Caruaru.

A AMC reforça que os proprietários devem procurar o órgão dentro do período estabelecido para quitar as pendências e retirar seus veículos.

A sede da AMC está localizada no Polo Caruaru, às margens da BR-104, KM 62, bairro Nova Caruaru.

Prefeitura de Caruaru envia à Câmara Projeto de Lei que beneficia mototaxistas

A Prefeitura de Caruaru encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que atualiza a legislação dos mototaxistas, reforçando a regularização da categoria e a segurança da população.

O envio do projeto representa um gesto de diálogo e de responsabilidade política. De um lado, assegura aos mototaxistas uma nova oportunidade de se regularizarem, valorizando sua contribuição para a mobilidade urbana e para a economia local. De outro, reforça a prioridade da gestão municipal em garantir que o serviço seja prestado dentro de padrões de segurança e legalidade, beneficiando toda a população.

“Esse Projeto de Lei visa facilitar a regularização dos mototaxistas e possibilita a atualização cadastral deles. É mais uma ação da gestão Rodrigo Pinheiro, pautada com um olhar diferenciado para beneficiar todos os segmentos da sociedade de Caruaru,” falou o presidente da AMC, Coronel Edson Nóbrega.

A proposta permite que permissionários que tiveram o cadastro desativado por falta de vistoria reativem suas autorizações até 31 de dezembro de 2025, desde que estejam em dia com suas obrigações legais e financeiras.

Foto: Edmilson Tanaka

Rio de Janeiro (RJ), 24/04/2025 – Novos médicos do Programa Mais Médicos durante visita no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em cursos de medicina credenciados pelo Mais Médicos, vão ter auxílio mensal do governo federal para ajudar a custear a vida acadêmica e social para que possam permanecer estudando até a conclusão do curso.

Com esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa de Bolsa Permanência no âmbito do Programa Mais Médicos (PBP-PMM). A Portaria nº 655/2025 que institui o auxílio está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

Quem tem direito

O requisito básico para receber o auxílio financeiro é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) com registro ativo e atualizado.

No caso de cursos de medicina de instituições particulares, o estudante deve ser bolsista integral, com o benefício oferecido pela própria faculdade.

Para ser elegível, ele precisa estar matriculado em um curso de medicina credenciado pelo programa Mais Médicos não pode:

ter concluído nenhum outro curso de ensino superior;
ser beneficiário do Programa Bolsa Permanência de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com matrícula ativa em curso de medicina de universidades federais;
ultrapassar a renda familiar bruta mensal por pessoa de 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 2.277, em 2025.

Cadastro

O estudante interessado em concorrer à bolsa PBP-PMM deverá se cadastrar no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), e anexar os documentos que comprovem a renda familiar por pessoa; a matrícula ativa em curso de medicina autorizado. O acesso ao SISBP precisa ser feito com um conta do portal Gov.br. É necessário também assinar o termo de compromisso, disponibilizado no anexo II da mesma portaria.

Seleção dos estudantes

De acordo com a portaria, a seleção dos estudantes no PBP-PMM deverá ser feita pelas instituições de ensino superior (IES).

No processo de seleção, os critérios publicados na portaria MEC estabelecem que as instituições de ensino deverão selecionar os estudantes com menor renda familiar. E dentro de cada uma das faixas de renda bruta mensal familiar per capita, a prioridade é para quem estudou o ensino médio em escolas públicas.

As universidades federais deverão priorizar os que entraram no ensino superior por cotas de vulnerabilidade social.

O PBP-PMM abrangerá alunos de cursos de medicina de universidades federais e de instituições de ensino superior privadas.

A participação no PBP-PMM deverá ser formalizada pela instituição de ensino superior mediante a assinatura de Termo de Adesão, conforme a nova legislação.

Valor e pagamento

O valor da bolsa será definido pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e não será inferior ao valor de uma bolsa de iniciação científica (atualmente, em R$ 700).

A bolsa pode ser acumulada com outras bolsas acadêmicas, desde que o total recebido pelo estudante não ultrapasse 1,5 salário mínimo por mês.

O pagamento será feito diretamente pelo FNDE ao beneficiário, após a instituição de ensino homologar mensalmente a matrícula e a situação do aluno matriculado.

Suspensão ou cancelamento

A bolsa PBP-PMM pode ser cancelada se o estudante:

trancar ou suspender a matrícula no curso;
perder a bolsa integral em uma faculdade particular;
trocar de curso ou faculdade onde foi originalmente selecionado;
tiver o rendimento acadêmico insuficiente (aprovação em menos de 75% das disciplinas);
ultrapassar dois semestres do prazo previsto para a conclusão do curso;
receber outra bolsa de permanência federal (a bolsa IFES);
fornecer informações ou documentos falsos.

Saiba mais sobre o novo Programa de Bolsa Permanência destinado a estudantes de graduação matriculados em cursos de Medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos.

Construir para reutilizar: O futuro circular na construção civil

Por Marcelo Rodrigues

A construção civil, historicamente associada ao desperdício e a imensos impactos ambientais, está passando por uma transformação silenciosa, porém poderosa: a transição para a circularidade. Este conceito, mais do que uma tendência, representa uma mudança de mentalidade sobre como edifícios podem ser projetados, construídos, utilizados e, ao final de sua vida útil, desmontados e reaproveitados. Em vez de criar resíduos, a circularidade transforma os materiais em recursos. Não é apenas sobre construir melhor, mas sobre construir com propósito.

Um dos pilares dessa revolução é a introdução de passaportes digitais de materiais. Por meio da tecnologia, cada componente usado em uma construção – tijolos, fiações, esquadrias, pisos – ganha um registro digital com informações sobre sua composição, origem e formas de reaproveitamento. Durante a vida útil de uma edificação, esse “passaporte” segue o material, facilitando futuras manutenções e garantindo rastreamento para o reuso. Países como a Holanda estão na vanguarda dessa prática, com edifícios sendo projetados de forma modular para que seus componentes possam ser desmontados e reutilizados com facilidade, sem perder valor.

Outro exemplo interessante são os projetos arquitetônicos 100% desmontáveis e reaproveitáveis, que redefinem os conceitos de design e funcionalidade. Empresas e instituições vêm investindo em construções onde cada elemento pode ser reutilizado em novas obras, eliminando a ideia do descarte como destino. Essa abordagem também contribui para democratizar o acesso ao design de qualidade, pois materiais considerados “de luxo” deixam de ser descartados e passam a circular em novos projetos, promovendo uma redistribuição mais sustentável e inclusiva.

No Brasil, startups como a Caçamba do Bem estão liderando iniciativas concretas nesse sentido. Essa plataforma conecta empresas dispostas a doar ou vender sobras de construção com organizações e indivíduos que possam reutilizá-las. É um modelo visionário que une sustentabilidade e inclusão social, gerando impacto positivo tanto para quem precisa de materiais quanto para quem busca soluções para seus resíduos. Um pedaço aparentemente inútil de madeira ou uma sobra de revestimento pode ganhar nova vida em projetos comunitários, reforçando a importância de reaproveitar recursos em todas as esferas da construção.

Apesar destas inovações, ainda existem barreiras significativas para que a circularidade ganhe escala. A aplicação do design circular exige mudanças profundas nas cadeias de suprimento, nos processos de projeto e na mentalidade da indústria. Muitos profissionais ainda operam sob a lógica linear de extrair, produzir e descartar, limitada pela ausência de incentivos econômicos claros para a reutilização. Outro obstáculo é a falta de regulação e padronização que favoreça a integração de práticas circulares em larga escala. Além disso, a percepção de que reutilizar ou reaproveitar materiais pode comprometer a qualidade das obras ainda precisa ser desconstruída. A resistência cultural e o conservadorismo do setor são desafios que demandam esforços coordenados entre o poder público, empresas e sociedade.

A circularidade na construção civil, no entanto, não se limita à eficiência de recursos ou à redução de impactos ambientais. Trata-se de ressignificar a maneira como vivemos e ocupamos os espaços urbanos, promovendo projetos que criem valor social e ambiental ao mesmo tempo. É um convite não apenas para construir de forma mais inteligente, mas para construir com propósito.

Adotar esses princípios é parte de um compromisso maior com o futuro, tanto do planeta quanto da humanidade. A construção circular tem o potencial de redefinir a forma como entendemos o design, a sustentabilidade e o acesso à habitação. Ela aponta para um novo paradigma onde as cidades não são apenas consumidas, mas ressignificadas, gerando oportunidades e deixando um legado positivo para as próximas gerações. As áreas urbanas podem, finalmente, se tornar um verdadeiro exemplo do equilíbrio entre crescimento e preservação, onde o impacto ambiental dá lugar à inovação regenerativa.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Gilmar Mendes diz que sanções contra esposa de Moraes são arbitrárias

Brasília (DF), 08/01/2025 - Foto feita em 12/12/2024 - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante entrevista para a Agência Brasil.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (22) que a aplicação da Lei Magnitsky contra a esposa de Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, é uma medida arbitrária.

Pelas redes sociais, o decano do STF considerou que a medida afronta a independência da Justiça brasileira e viola a soberania do Brasil.

“Punir um magistrado e seus familiares por cumprir seu dever constitucional é um ataque direto às instituições republicanas. Reitero meu total apoio ao colega e amigo, convicto de que o Supremo Tribunal Federal seguirá forte e fiel ao seu compromisso com a Constituição”, afirmou.

Gilmar Mendes elogiou o trabalho de Alexandre de Moraes na função de relator das ações penais sobre a trama golpista.

“É preciso recordar. Nosso país esteve à beira de um golpe de Estado, com invasão e depredação de prédios públicos, acampamentos pedindo intervenção militar e até planos de assassinato contra autoridades da República. Coube ao ministro Alexandre, com coragem e firmeza, enfrentar essa ameaça e assegurar que a democracia prevalecesse”, afirmou.

Solidariedade

O ministro Flávio Dino também prestou solidariedade a Moraes e sua esposa e lamentou que as relações entre Brasil e dos Estados Unidos sejam atingidas.

“Temos uma tradição de admiração às instituições jurídicas dos Estados Unidos, especialmente à sua Suprema Corte. Espero que essas mesmas instituições saibam iluminar os caminhos de tão importante nação, consoante o direito internacional, em direção ao respeito à nossa soberania e às famílias brasileiras”, afirmou Dino.

Sanções

Em julho, Moraes também foi alvo de sanções dos Estados Unidos.

A Lei Magnitsky prevê o bloqueio de contas bancárias, ativos e aplicações financeiras nos Estados Unidos, e proíbe transações com empresas americanas que estão no Brasil, além do impedimento de entrada no país.

Apesar das sanções, a medida teve impacto reduzido. Moraes não tem bens nem contas em bancos sediados naquele país. O ministro também não tem o costume de viajar para os Estados Unidos.

Além de Moraes, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso também foram alvo de sanções e tiveram os vistos de viagem suspensos pelo governo dos Estados Unidos.

Ceaca celebrou o Dia da Árvore com doação de mudas

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) celebrou o Dia da Árvore, nesta segunda-feira (22), com uma ação especial de conscientização ambiental. A partir das 9h, no pátio da instituição, foram distribuídas centenas de sementes e mudas de árvores nativas para colaboradores e para a comunidade em geral.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), teve como objetivo estimular o plantio e reforçar o compromisso com práticas sustentáveis.

A presidente da Ceaca, Renata Senna, destacou a importância do gesto coletivo. “O Dia da Árvore é um convite à reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente. Ao plantar uma muda, estamos garantindo que futuras gerações possam usufruir de uma cidade mais verde, saudável e equilibrada.”

Com a ação, a Ceaca reforçou seu papel não apenas como centro de abastecimento, mas também como espaço de mobilização social e ambiental em Caruaru.

Ipem, Procon e Ministério Público, realizam fiscalização em postos de combustíveis de Pernambuco

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou, entre os dias 15 e 19 de setembro, a Operação Especial Abastecimento Seguro. A ação teve como objetivo a fiscalização de bombas de combustíveis, visando combater irregularidades que prejudicam os consumidores e afetam a concorrência justa no mercado de combustíveis.

A operação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil. Em Pernambuco, contou com a participação do Procon-PE, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA) e das Polícias Civil (PCPE) e Militar (PMPE).

Além das bombas de combustíveis, foram objeto de fiscalização dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e a oferta de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).

De acordo com o Presidente do Ipem-PE, a Operação Abastecimento Seguro é uma ação fundamental para garantir que os consumidores pernambucanos recebam exatamente o que pagam. “Ao realizar essa fiscalização, estamos não apenas assegurando a conformidade das bombas de combustíveis, mas também promovendo a justiça no mercado, combatendo práticas ilegais que prejudicam a confiança e a competitividade do setor, além de reafirmar o compromisso do Ipem-PE com a segurança, a transparência e a defesa dos direitos do consumidor em todo o estado”.

Durante a operação foram fiscalizados 60 postos e os agentes metrológicos do Ipem-PE verificaram 393 bicos injetores de combustível, dos quais 193 apresentaram irregularidades. As principais irregularidades encontradas foram: mau estado de conservação da bomba, erro de medição superior ao máximo admissível, bomba medidora com vazamento de combustível e bomba medidora apresentando violação dos pontos de selagem.

Os estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram notificados e podem ser multados, com valores que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, conforme a gravidade da infração.

Os consumidores que desconfiarem de irregularidades podem registrar denúncias diretamente à Ouvidoria do Ipem-PE, através do telefone 0800 081 1526 (disponível apenas para chamadas de telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site oficial: www.ipem.pe.gov.br.

Procon – PE – Ao órgão, coube fazer  a fiscalização para verificar o percentual de etanol na gasolina, além de outras exigências que o Código de Defesa do Consumidor determina, a exemplo da verificação dos produtos vencidos e os preços expostos aos consumidores, nas prateleiras dos postos de conveniências.

“Essa ação em parceria com o IPEM é fundamental para garantir mais segurança e transparência ao consumidor na hora de abastecer. O Procon está aqui para fiscalizar se os direitos estão sendo respeitados, se os preços estão claros, e se o consumidor está recebendo exatamente o que pagou. É um trabalho conjunto para coibir abusos e dar mais confiança a quem adquire esses produtos no dia a dia”, destacou o Secretário de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.

Durante a operação, os fiscais do Procon-PE, que estavam acompanhados pela Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral, identificaram algumas irregularidade, entre elas, a falta da disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor para os clientes, produtos expostos fora da validade e sem preço,  inexistência de  instrumento que possibilitasse  a aferição do quantitativo de etanol na gasolina.

Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar o órgão que fica localizado a Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de Santo Antônio. O Procon-PE conta com postos de atendimento espalhados por todo o estado e, também, dentro dos Expressos Cidadãos dos Shopping Rio Mar, Boa Vista e Patteo, em Olinda. No caso de dúvidas ligar no seguinte número: 0800-2821512.

MPPE – O Coordenador Operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA), Promotor de Justiça João Maria Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho conjunto das instituições, na identificação de irregularidades e práticas ilícitas, bem como a apresentação de resoluções administrativas para a regularização das empresas notificadas.

O CIRA é uma força tarefa integrada pelo Ministério Público de Pernambuco, Secretaria Estadual da Fazenda, Secretaria de Defesa Social e Procuradoria-Geral do Estado, que visa o aprimoramento de medidas administrativas e judiciais para a recuperação de ativos subtraídos do Estado e a repressão ao crime de sonegação fiscal. Atualmente o órgão é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ/MPPE), José Paulo Xavier.