Abastecimento de água mineral em Fernando de Noronha

A Administração de Fernando de Noronha esclarece que a empresa Água Cacimba do Padre, única na ilha especializada na produção e comercialização de água para consumo humano, enfrenta temporariamente dificuldades no abastecimento de água mineral.

Este cenário decorre dos naufrágios ocorridos neste ano, que reduziram a oferta de cargas vindas do continente e impactaram de forma significativa a disponibilidade de garrafões de 20 litros na ilha.

Apesar da existência de alternativas, como o chafariz público da Compesa e o fornecimento da Água Cacimba do Padre com entrega em domicílio, a Administração, sensível às necessidades da população, tomou algumas iniciativas em parceria com a empresa para mitigar os impactos. São elas:

– Priorizar a atracação do Navio Noé, que já está presente na ilha para abastecimento.

– Campanha de recolhimento de botijões de água mineral Indaiá, com o objetivo de aumentar o volume disponível na próxima viagem do continente para o arquipélago.

Para incentivar o recolhimento dos garrafões vazios, a Administração de Fernando de Noronha vai oferecer voucher, no valor de R$ 15,00 por unidade, que poderá ser utilizado exclusivamente na compra desses garrafões, que serão trazidos cheios do continente pela embarcação Noé, com previsão de chegada na ilha para o dia 20 de setembro.

Os vasilhames devem ser entregues na empresa Água Cacimba do Padre, no Porto de Santo Antônio, no horário comercial.

A Administração reafirma o compromisso de atuar de forma responsável e solidária, garantindo o acesso da comunidade a este recurso essencial.

Na pré-estreia nacional do filme “O Agente Secreto”, Cinema São Luiz volta a operar em sua plena capacidade de público nesta quarta (10)

Ícone da cultura de Pernambuco, o Cinema São Luiz receberá a pré-estreia nacional do filme “O Agente Secreto”, nova obra do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, nesta quarta-feira (10), com exibição às 19h40. O evento celebra não apenas o sucesso internacional do filme – vencedor de dois prêmios no Festival de Cannes 2025 –, mas também a operação do cinema em sua plena capacidade de público, com 992 lugares, a partir da entrega do balcão. O equipamento passa por obras de restauração e modernização conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“A pré-estreia de ‘O Agente Secreto’ representa um momento simbólico para a cultura de Pernambuco, a partir do cuidado com o Cinema São Luiz, que agora poderá atender a sua capacidade máxima de público. O trabalho de restauração desse patrimônio, no coração do Recife, vai garantir o fortalecimento de Pernambuco como referência no audiovisual nacional e internacional, além de fomentar a economia criativa do nosso Estado”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

A requalificação do Cinema São Luiz conta com investimento total de R$ 4,9 milhões oriundos da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo (LPG). As ações concluídas incluem a recuperação e restauração do forro de gesso decorado (R$ 1,4 milhão), a digitalização de filmes do acervo do audiovisual da imagem e do som (R$ 400 mil), a recuperação do sistema de esgotamento de águas pluviais do cinema (R$ 106 mil), e a aquisição de peças de projeção e sonorização (R$ 167 mil).

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, este momento do Cinema São Luiz é a prova da potência da cultura pernambucana. “Estamos trazendo um espaço renovado, aberto para todos, com iniciativas que não apenas celebram, mas também preservam nosso patrimônio e garantem o futuro das artes. Esta é mais uma ação do governo de Raquel Lyra, que reafirma o nosso compromisso de preservar e fortalecer o legado do Cinema São Luiz, para que continue sendo uma referência na exibição, na memória e na celebração do audiovisual brasileiro”, destaca a secretária.

Atualmente está em execução a etapa de recuperação predial, com melhorias em acessibilidade e implantação de um novo sistema de combate a incêndios, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026. Esta fase representa o maior investimento do projeto: R$ 2,9 milhões.

“O Cinema São Luiz vem retomando seu lugar de destaque na vida cultural de Pernambuco. Com a pré-estreia de ‘O Agente Secreto’, celebramos não apenas o talento do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e do elenco, mas também o resultado de um trabalho cuidadoso de preservação e modernização desse patrimônio histórico. Nosso compromisso é garantir que o São Luiz continue sendo um espaço vivo, acolhedor e inspirador para o público e para os artistas, fortalecendo a produção audiovisual local e fomentando novas plateias”, ressalta a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

*PATRIMÔNIO HISTÓRICO –* Inaugurado em 6 de setembro de 1952, às margens do Rio Capibaribe, o Cinema São Luiz é um dos últimos cinemas de rua em atividade no Brasil e um dos mais emblemáticos por preservar, até hoje, o seu projeto original em estilo cine-teatro, com uma capacidade máxima de 992 lugares. Contando com uma rica concepção artística e arquitetônica, o São Luiz representa um marco na história cultural de Pernambuco e segue em melhorias para continuar sendo um espaço de referência.

*FILME -* “O Agente Secreto” é estrelado por Wagner Moura, que conquistou o prêmio de melhor interpretação masculina em Cannes, e dirigido por Kleber Mendonça Filho, premiado com o troféu de melhor direção, e conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Gabriel Leone no elenco. Ambientado no Recife de 1977, o longa acompanha a trajetória de um professor de tecnologia que tenta escapar de um passado violento, mas se vê espionado pelos próprios vizinhos após se mudar para a cidade na semana do Carnaval. O filme foi rodado em locações emblemáticas da capital pernambucana, como o próprio Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.

Ministro Wolney Queiroz anuncia regras para os benefícios devidos a crianças nascidas vítimas do vírus Zika

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou nesta segunda-feira (8), a Portaria Conjunta número 69, que regulamenta o pagamento da indenização por dano moral e a pensão especial vitalícia às crianças com deficiência permanente causada pela síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika durante a gestação.

De acordo com a norma, essas crianças terão direito a indenização paga em parcela única no valor de R$ 50 mil e benefício mensal e vitalício no valor de R$ 8.157,41. O requerimento deverá ser feito junto ao INSS, por seus canais de atendimento, preferencialmente pelo aplicativo Meu INSS.

Para a concessão, será necessária a apresentação dos seguintes documentos: documento de identificação e Cadastro de Pessoa Física – CPF do requerente e do representante legal e laudo emitido por junta médica, privada ou pública.

Com a medida, o Governo Federal reforça o compromisso de garantir amparo e dignidade às famílias afetadas pelo vírus Zika. “As crianças e as famílias afetadas pelo Zika vírus terão finalmente justiça e dignidade do Estado brasileiro. Pernambuco é o estado mais afetado por esse problema. Recentemente eu me reuni com algumas dessas famílias e pude sentir o drama que elas vivem. Então essa decisão é também um reparo a essas famílias”, destacou o ministro Wolney Queiroz.

Agrestina celebra 97 anos de emancipação política com programação cultural e festiva

O município de Agrestina comemora seus 97 anos de emancipação política com uma programação diversificada que une tradição, civismo e cultura. As celebrações começam no dia 9 de setembro e seguem até o dia 11 de setembro, reunindo momentos oficiais, desfiles e grandes atrações musicais gratuitas, como os shows de Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro.

A programação tem início nesta terça-feira (9), às 14h, com o tradicional Desfile Cívico na Rua Coronel Manoel Alves. Na quarta-feira (10), às 19h, acontece a Missa em Ação de Graças, na Matriz de Santo Antônio.

Na quinta-feira (11), as comemorações terão início às 6h com a Alvorada, que percorrerá as principais ruas da cidade. Às 8h, na sede do Poder Executivo, acontece o Hasteamento das Bandeiras, com a presença de autoridades e comunidade em geral, seguido pelo tradicional corte do bolo.

À tarde, às 14h, a Rua Coronel Manoel Alves volta a receber o Desfile Cívico, reunindo escolas, instituições e bandas marciais da região. Encerrando as celebrações, a Praça Padre Cícero será palco dos shows de Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro, a partir das 22h.

Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, celebrar a emancipação política é reafirmar a identidade e o crescimento de Agrestina. “As comemorações refletem a força do povo agrestinense. Cada desfile, cada ato oficial e cada apresentação cultural reforçam nosso compromisso em preservar a história, valorizar nossas tradições, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento do município”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Joelma Leite, ressaltou a importância da participação da comunidade escolar no evento. “Ver nossos estudantes e profissionais da educação integrados a esse momento tão especial é motivo de grande orgulho. O desfile mostra que a escola vai além da sala de aula, formando cidadãos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e reafirmando nossa identidade cultural”, finalizou.

Programação Oficial – 97 anos de Emancipação Política

09/09 – Terça-feira
14h – Desfile Cívico (Rua Cel. Manoel Alves).

10/09 – Quarta-feira
19h – Missa em Ação de Graças (Matriz de Santo Antônio).

11/09 – Quinta-feira
6h – Alvorada.
8h – Hasteamento das Bandeiras e Corte de Bolo (Sede do Poder Executivo).
14h – Desfile Cívico (Rua Cel. Manoel Alves).
22h – Shows com Nathalia Calasans e Zé Vaqueiro (Praça Padre Cícero).

Construção civil aquece economia e movimenta geração de empregos em Caruaru

O setor da construção civil segue sendo um dos protagonistas no desenvolvimento econômico de Caruaru. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município registrou a criação de 2.167 novos empregos formais no primeiro semestre de 2025, com destaque para os setores de serviços, indústria e construção civil. Do total de vagas preenchidas, 417 foram ocupadas apenas pelo segmento da construção, que também apresentou um crescimento de 9,26% no número de trabalhadores empregados em relação ao início do ano.

Esse aquecimento é reflexo direto da chegada de novos investimentos e da consolidação da cidade como principal polo econômico da região. O cenário positivo também acompanha a tendência nacional apontada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê uma expansão de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil até o final de 2025. Em Caruaru, esse avanço é visível em obras de grande porte que já transformam a paisagem urbana.

Entre os projetos em destaque, está o Nassau Garden, empreendimento da Viana & Moura Construções, que se consolida como referência no mercado imobiliário local. “Um condomínio desse porte traz diversos benefícios para o município, desde o período de obra, com a geração de empregos diretos e indiretos, até a melhoria da urbanidade, com o investimento em infraestrutura. Além do olhar de empresas com serviços de alimentação, educação, saúde e lazer, para atender os novos moradores após a entrega”, ressalta o coordenador de vendas, Lucas Vasconcelos.

Com mais de 70% das unidades comercializadas, o condomínio ainda dispõe das últimas unidades da primeira torre, que já foi verticalizada e será entregue em 2026, além das unidades da tipologia Garden na segunda torre. O Nassau Garden é formado por duas torres residenciais, com infraestrutura moderna, áreas de lazer completas e diferenciais que conectam qualidade de vida e valorização imobiliária. A evolução do projeto reafirma o compromisso da construtora em investir em Caruaru e contribuir para o fortalecimento da economia local por meio do mercado imobiliário.

O coordenador ressalta que os interessados podem financiar até 90% do valor do apartamento e o saldo restante pode ser parcelado em até 100x, contando ainda com oportunidades através do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que recentemente criou a Faixa 4 do programa, beneficiando famílias com renda mensal de até R$ 12 mil. Para mais informações, o empreendimento conta com dois pontos de atendimento presencial: o estande com o apartamento decorado, na Avenida Portugal, e o contêiner de vendas na esquina da obra, na Avenida Brasil. Além disso, é possível entrar em contato pelo atendimento on-line, através do número (81) 9.9407-2655.

TRAMA MODA PERNAMBUCO tem espaços de comercialização de produtos

O TRAMA MODA PERNAMBUCO tem desfiles, palestras, workshops, mas também tem produto pernambucano bom e com preço convidativo. No evento que integra moda, criatividade e negócios, há dois espaços de comercialização com mais de cem marcas, vendendo seus produtos no varejo. Há o Pavilhão da Feira, com a grande maioria de moda industrial, e há o Corredor da Moda Autoral.

Neste espaço, os estandes oferecem roupas, calçados, bolsas e colares. Uma oportunidade de conferir os artigos de perto, já que algumas marcas comercializam apenas virtualmente. O público tem ainda a chance de conversar com os criadores e conhecer as histórias por trás da concepção dos produtos.

A “Coisas d.Thi”, por exemplo, trabalha com upcycling e traz peças de roupas que foram reconstruídas a partir de outras já em desuso. A marca “Simone Andrade” está com acessórios em couro e nasceu a partir de um trabalho de conclusão de curso. A “F.A.G” traz releituras da bandeira de Pernambuco em suas bolsas. A “Lu Pontual” explora as estampas. Só para citar algumas das expositoras do local.

“Aqui nós temos 14 estandes contemplativos de moda autoral, algumas marcas passaram ou estão passando pelo programa de Incubação do NTCPE e, no período de 12 meses, elas têm consultorias em nove eixos que vão desde a área de finanças até a parte de branding por exemplo” explicou Fernando Simões, gerente de Inovação do NTCPE.

Já o Pavilhão da Feira reúne do micro e pequeno ao grande empreendedor. São empresários tradicionais no mercado e alguns que começam a dar os primeiros passos no setor. A “Memória Kids”, por exemplo, é nova, começou efetivamente em março deste ano e viu no TRAMA MODA PERNAMBUCO a oportunidade de expor o seu produto que é moda infantil. “Ela nasce de uma vontade de colorir o mundo infantil, de deixar criança ser criança, fazer com que ela viva em um mundo lúdico em toda a sua fase”, disse Mikely Lincolins, criadora da marca.

Tem empresas consolidadas também. A “Joggofi” está há décadas no mercado de confecção masculina, no atacado, em Santa Cruz do Capibaribe. A experiência com o varejo está sendo no TRAMA MODA PERNAMBUCO, que trouxe vantagens para os clientes. “Aqui, estamos vendendo no varejo, pelo preço de atacado que promovemos lá em Santa Cruz. Tudo em respeito ao nosso cliente”, afirmou José Gomes Filho, proprietário da marca.

A marca “Clubi TShrit” fez um caminho inverso: em nove anos de existência, sempre vendeu no varejo e decidiu começar a atuar com atacado. “Estamos aqui no TRAMA MODA PERNAMBUCO em busca de parceiros lojistas para vender nossos produtos. Trouxemos peças pilotos com 16 estampas só para venda no atacado”, disse a expositora Manu Nogueira.

Quem visita os dois espaços consegue fazer compras para toda a família porque tem moda feminina, masculina e infantil. Até para o bebê que vai chegar tem estande com enxoval completo. Home wear, moda praia, roupa íntima, calçados. Tem loja que já começou com preços bem acessíveis, com peças a partir de R$29,00.

Ao adquirir o ingresso que custa R$ 10,00, tanto na recepção do evento quanto no site oficial www.tramamoda.com.br, o participante tem acesso às atividades e aos espaços de comercialização de produtos em qualquer um dos dias da programação que segue até quarta-feira, dia 10, das 14h às 21h.

O TRAMA MODA PERNAMBUCO é uma realização do NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE), dentro do programa do Marco Pernambucano da Moda, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Governo do Estado. Conta com o apoio da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), SEBRAE-PE e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e tem parcerias da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral em Pernambuco) e FACEP (Federação das Associações Comerciais de Pernambuco).

Serviço: TRAMA MODA PERNAMBUCO
Data: até quarta-feira, 10 de setembro
Local: Recife Expo Center (Cais de Santa Rita, 156, São José – Recife)
Ingressos: R$ 10,00 (preço único)
Informações: www.tramamoda.com.br ou pelo Instagram (@tramamodapernambuco)
Realização: NTCPE, Marco Pernambucano da Moda, ADEPE, Sec. Desenvolvimento Econômico de PE e Governo de Pernambuco
Parceria: Sebrae Moda e Senac
Apoio: FIEPE, Sindivest-PE, Sinditêxtil Pernambuco e Facep

Prefeitura de Garanhuns prepara inauguração de Cozinha Comunitária na Cohab III

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, informa que a reforma do prédio onde será instalada a segunda Cozinha Comunitária de Garanhuns está na fase final, para que a secretaria possa ocupar com os equipamentos e mobiliário. A nova cozinha comunitária está sendo instalada na Cohab III, o espaço foi definido no começo do ano, e foi preciso um tempo para desocupação, trâmites administrativos e reformas estruturais, com previsão de inauguração no próximo mês de outubro.

O prefeito Sivaldo Albino já informou que levará novas cozinhas comunitárias para outros bairros, com a sinalização do apoio do Governo do Estado, iniciando a busca por novos locais e questões administrativas tão logo a Cozinha da Cohab III seja inaugurada.

Os investimentos para implantação e custeio da nova Cozinha Comunitária estão previstos conforme dados abaixo:

Governo do Estado:
R$ 50.000,00 (cota única, para implantação, já depositada em conta)
R$ 20,000,00 (Valor de custeio mensal, a partir da inauguração)

Prefeitura de Garanhuns:
(Previsão mensal, podendo ter variação)
Folha de pagamento: R$ 16.350,00
Aluguel: R$ 3.415,12
alimentos: R$ 26.000,00
Celpe: R$ 800,00
Compesa : R$ 300,00
Higiene e limpeza; R$ 2.000,00
Água mineral: R$ 400,00
Gás: R$ 1.200,00

Total de despesa: R$ 50.465,12 – variável, podendo chegar a R$ 52.000,00/mês.
O município arca com os valores que ultrapassarem a contrapartida dos R$ 20.000,00 do Governo do Estado, portanto, dentro de uma previsão de R$ 32.000,00 mensais.

O mais importante é oferecer mais um equipamento que visa atender a população mais vulnerável do município, com alimentação de qualidade, com supervisão de nutricionistas e da equipe multiprofissional da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Vale ressaltar que a Cohab III vem recebendo o maior conjunto de investimentos de sua história, com escolas, creche, UBS, pavimentações, 100% lâmpadas LEDs, e vem aí o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento de câncer, e o maior Compaz construído fora do Recife, equipamento de grande impacto e integração social para a comunidade.

Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, ministra Aula Magna online e gratuita sobre economia

No dia 10 de setembro, às 17h, a Ser Educacional, mantenedora da UNINASSAU, UNAMA, UNINORTE, UNG e UNI7, realiza a Aula Magna de lançamento do curso “Economia no Dia a Dia: Conceitos econômicos para ajudar o seu desenvolvimento profissional”. A aula é conduzida por Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, mestre em Economia pela PUC-RJ e PhD pela Universidade de Harvard, e um dos criadores do Plano Real.

O economista compartilha sua experiência com interessados no tema. O encontro, que acontece pelo Youtube busca aproximar o público dos principais conceitos econômicos. A iniciativa promove conhecimento e amplia a compreensão sobre a área.

De acordo com João Cláudio Arroyo, economista, pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UNAMA e Exponser do curso, um dos maiores desafios do país é a economia, mas a economia entendida a partir do cotidiano, dos juros, inflação, desemprego, oportunidades, sobretudo a busca de soluções sustentáveis.

“O conhecimento é uma ação reparadora e coletiva. Nos permite entender a realidade, a desigualdade social e evoluir para um futuro promissor. É de grande importância o lançamento desse projeto que traduz os conceitos econômicos para aplicação prática e sustento de famílias brasileiras, além de ser obrigatório para a formação de todos os profissionais de nível superior”, conclui.

O evento é gratuito e para participar é só acessar o canal @Gokursos no YouTube, às 17h. O curso é oferecido pela Ser Educacional. No dia da aula magna, serão passadas todas as informações sobre o formato do curso, carga horária, como fazer a inscrição e qual plataforma de transmissão.

Um dia na pele de um Fisioterapeuta – Viva essa Experiência no Portas Abertas 2025

Você já imaginou como é o dia a dia de um fisioterapeuta? No Portas Abertas 2025, o curso de Fisioterapia da Asces-Unita vai proporcionar aos visitantes uma experiência única e imersiva, aproximando ainda mais os jovens do universo da profissão. As inscrições são gratuitas e seguem até dia 26 de setembro. O Portas Abertas Asces-Unita acontecerá na quarta-feira, 1º de outubro nos turnos manhã e tarde.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer a Clínica-Escola de Fisioterapia, que estará em pleno funcionamento, e acompanhar de perto a rotina real dos atendimentos em um circuito guiado e dinâmico. Será uma oportunidade especial para vivenciar práticas em áreas como traumato-ortopedia, fisioterapia respiratória, neurofuncional e recursos eletroterapêuticos.

E para deixar tudo ainda mais interativo, a programação traz o desafio “Fisio Experience – descubra o que seu corpo pode fazer”, com testes de força e equilíbrio que prometem despertar a curiosidade e gerar conexão imediata com a profissão.

Referência no interior de Pernambuco, o curso de Fisioterapia da Asces-Unita é pioneiro e oferece aos estudantes contato direto com a prática desde o primeiro período. Com laboratórios modernos e uma grade curricular que dedica boa parte da carga horária a estágios e atividades práticas, o curso forma profissionais altamente capacitados para atender às demandas da sociedade.

👉 Venha viver essa experiência no Portas Abertas 2025 e descubra o futuro da fisioterapia junto com a Asces-Unita! Acesse o site da instituição e faça sua inscrição.

Caruaru é referência no enfrentamento à violência contra a mulher em reunião comandada pelo TJPE

As iniciativas de Caruaru no enfrentamento à violência contra a mulher seguem sendo referência em diversos eventos especializados. Um dos destaques é o Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais (NIOJ), projeto pioneiro, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Polícia Militar, englobando toda a rede de enfrentamento a violência contra a mulher do município. Na última semana, a iniciativa foi apresentada na Escola Judicial de Pernambuco, a convite da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPE.

Reunindo representantes de Secretarias da Mulher, juízes e integrantes do Comando da Polícia Militar de Pernambuco, a reunião teve o objetivo de preparar os municípios da Região Metropolitana para a implantação de um núcleo que siga o modelo de Caruaru, replicando a boa prática e os resultados do programa. Na Capital do Agreste, a iniciativa contribuiu para redução de 75% dos casos de feminicídio entre 2023 e 2024.

A apresentação foi conduzida pela Secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, e o Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE), Marco Albuquerque, que detalharam os mecanismos da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero, dentro do programa Juntos pela Segurança.

“A experiência positiva em Caruaru traz bons frutos principalmente pela integração de toda a rede de enfrentamento, e são as mulheres as grandes beneficiárias desse engajamento de toda a rede”, celebrou Luana.

O encontro que foi comandado pela Desembargadora Daisy Pereira, Coordenadora da Mulher do TJPE; e teve a presença do Juiz Rafael Carlos Morais, titular da Vara da Violência Doméstica em Olinda; da Juíza Ana Cristina Mota, titular da 1ª Vara de Medidas Protetivas de Recife; da coronel Cristiane Moura, Diretora de Articulação Social e Direitos Humanos; do coronel Ricardo Lopes, Subcomandante Geral da PMPE; do coronel Waniçon, Comandante do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM-PE); e de representantes das Secretarias da Mulher de Pernambuco, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimentos de Ordens Judiciais (NIOJ)

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru, o Governo de Pernambuco, o Tribunal de Justiça e toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, o NIOJ é uma iniciativa pioneira, implantada em 2024, que visa garantir maior agilidade no cumprimento de mandados judiciais, especialmente de Medidas Protetivas de Urgência (MPU), oferecendo um acompanhamento integral às mulheres vítimas de violência. O Núcleo atua através da colaboração direta de oficiais de justiça do TJPE, que operam unicamente com esses mandados.

A unidade funciona no prédio da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VVDFM Caruaru), localizado na Avenida Portugal, Nº 145, bairro Universitário.