Governadora Raquel Lyra prestigia exibição especial de “O Agente Secreto” que marca retomada da capacidade total do Cinema São Luiz

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira (10), a sessão especial para exibidores do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, no Cinema São Luiz. A sessão antecedeu a pré-estreia nacional do longa, que irá acontecer na noite desta quarta, e marcou o retorno do equipamento cultural à sua plena capacidade de público, após etapas de modernização realizadas pelo Governo de Pernambuco. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora afirmou que o momento simboliza a força do maior programa de recuperação de patrimônio histórico já executado no Estado.

“Cultura é decisão política, e política pública carece de dinheiro. Temos feito o maior investimento da história do Estado na recuperação do nosso patrimônio histórico e cultural. No Recife, a recuperação do Cinema São Luiz e estamos recuperando prédios históricos, como o Diário de Pernambuco, a Fábrica Tacaruna e o Liceu de Artes e Ofícios, além da recuperação de patrimônio religioso de vários segmentos. No interior, fizemos a reforma do Cine Theatro Guarany, em Triunfo. Tudo isso, acreditando que esse é o nosso diferencial, é o que temos para mostrar ao mundo, nossa história e nossa cultura, e vemos isso retratado em ‘O Agente Secreto’”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de R$ 4,9 milhões do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, o Cinema São Luiz já passou por recuperação do forro de gesso decorado, sistema de esgotamento de águas pluviais e modernização de projeção e som. A etapa em andamento prevê R$ 2,9 milhões para melhorias prediais, acessibilidade e novo sistema de combate a incêndio, com conclusão prevista para fevereiro de 2026.

Para o diretor de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho, o reencontro com o São Luiz foi especial, já que o cinema, inaugurado em 1952, aparece como cenário no longa. “Estar no São Luiz é a melhor sensação de todas. Sempre digo que é uma sorte estar num Estado que apoia a cultura e consegue manter esse patrimônio vivo. É um movimento orgânico de Pernambuco, feito por muitas pessoas ao longo dos anos, e é muito importante pertencer a esse lugar que historicamente faz parte da cultura”, afirmou o diretor.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou que a exibição coroou um processo de revitalização que devolve ao público um espaço renovado. “Após as reformas, estamos operando pela primeira vez com a capacidade plena do São Luiz. Hoje “O Agente Secreto” chega oficialmente a Pernambuco e traz com ele a força do audiovisual local, que tem levado o nome e a cultura do Estado para o Brasil e para o mundo. É mais uma prova de que o Governo de Pernambuco entende a cultura como potência e como economia criativa”, pontuou.

A produtora Emille Lesclaux apontou a importância das parcerias institucionais para a realização do longa. Segundo ela, filmar um projeto que se passa na década de 70 trouxe o desafio de encontrar locações adequadas, especialmente no caso do Cinema São Luiz, que ainda estava em obras. “Agradeço muito à equipe da Secretaria de Cultura e da Fundarpe pelo diálogo permanente para viabilizar as filmagens, e de forma especial à equipe do São Luiz, que sempre foi parceira nesse processo”, disse.

A diretora-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, destacou o fortalecimento da produção cultural no Estado. “É uma honra para o Governo de Pernambuco, que tem apoiado cada vez mais a cultura, o patrimônio público e o audiovisual pernambucano. Nossos editais tiveram o maior aumento da história, mais de 20%, os editais do audiovisual passaram a ter um teto de R$ 1 milhão, que era uma demanda antiga. Enfim, é essa construção coletiva de dar oportunidade para nossos fazedores de cultura e preservar o nosso patrimônio edificado”, afirmou.

Também acompanharam a sessão a secretária estadual Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), os deputados estaduais João Paulo, Rosa Amorim e Débora Almeida; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o presidente da Cepe, João Baltar Freire.

*FILME* – “O Agente Secreto” tem como protagonista Wagner Moura, vencedor do prêmio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes 2025, e direção do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que também recebeu o troféu de melhor direção no mesmo evento. O elenco reúne ainda Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Gabriel Leone. A trama se passa no Recife de 1977 e acompanha um professor de tecnologia que busca superar um passado marcado pela violência, mas acaba vigiado pelos próprios vizinhos após se mudar para a cidade na semana do Carnaval. As filmagens aconteceram em locais icônicos da capital pernambucana, entre eles, o Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.

Escola em Tempo Integral de Caruaru é premiada em edital internacional

ETI Ceciliana Gross terá aporte de 5 mil para realização da segunda edição do “Feira da Grosslanca Solidária”

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, através da Escola em Tempo Integral, Irmã Ceciliana Gross, foi contemplada no edital Agentes da Transformação, uma iniciativa internacional do Teach for All, em parceria com a Fundação Lemann e o Ensina Brasil, com um aporte de R$ 5 mil para a realização da segunda edição, prevista para novembro deste ano.

A escolha foi realizada através do projeto “Feira da Grosslanca Solidária”, desenvolvido pelo alunos das turmas do 7º ano, o projeto tem como principal finalidade a resposta pedagógica, social e cultural, unindo metodologias ativas, protagonismo estudantil, pertencimento e equidade. Tendo como inspiração a Feira da Sulanca de Caruaru – símbolo da identidade cultural e resistência -, os estudantes, após arrecadarem, durante dois meses, itens de higiene, vestuário e brinquedos, idelizaram bancos similaires aos da feira e executaram a vivência dos comerciantes, desde o processo de higienização, categorização e precificação dos itens, tudo com um moeda fictícia, chamada de “GROSS”. No dia da feira, assumiram papéis de gestores, vendedores, caixas e comunicadores. Além disso, realizaram aulas reversas, ensinando aos colegas conceitos como consumo consciente e economia circular.

Para a professora de Educação Financeira, Laila Teles, o surgimento de um projeto como este motiva ainda a continuar com o caminho da eeducação. “Fico extramente feliz que através das minhas aulas, os estudantes puderam desenvolver este grandioso projeto. A primeira edição já nos trouxe muitos bons frutos, e na segunda, tenho certeza que será ainda maior”, frisou Laila.

Em sua primeira edição, o projeto alcançou grandes números, como a arrecadação de 657 itens básicos; aproveitamento de 100% dos estudantes em diversas funções; aprendizagem significativa: matemática, português e educação financeira aplicados na prática; Fortalecimento socioemocional: estudantes tímidos ou desacreditados se descobriram potentes, ganhando confiança e autoestima; valorização da cultura local: a Feira da Sulanca foi ressignificada como espaço de aprendizado e orgulho comunitário; pertencimento e equidade: jovens em casas de passagem ou em extrema vulnerabilidade participaram em condições de igualdade e a rede fortalecida: a escola inteira se envolveu, incluindo famílias e funcionários.

“A conquista representa não apenas um investimento financeiro, mas o reconhecimento nacional e internacional da potência criativa e transformadora dos estudantes de Caruaru, que criaram a Grosslanca como resposta pedagógica de tudo que é trabalhado dentro do âmbito escolhar, colocando em prática todo o aprendizada e, assim colhendo os frutos, com o um projeto tão enriquecedor e inspirador para todos que fazem a educação do município”, pontuou o secretário Executivo de Educação e Esportes, Lúcio Farias.

Além do edital Agentes da Transformação, a GROSSLANCA Solidária está inscrita em outras cinco premiações: Prêmio Professor Porvir, Prêmio Led Luz na Educação, Educador Transformador, Desafio Liga Jovem do Sebrae e Educador do Ano.

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Caruaru são premiadas em duas categorias no concurso do Ministério Público do Trabalho de PE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, conquistou duas colocações na etapa estadual do concurso de Erradicação do Trabalho Infantil. Com o projeto “MPT nas Escolas”, que tem por finalidade selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais, produzidos pelos estudantes das escolas públicas, o município levou o 1º lugar na categoria Música e o 3º lugar na categoria Poesia.

Os escolhidos receberão a premiação em Recife ainda neste mês de setembro, através da coordenação estadual do Ministério Público do Trabalho, pelas mãos da Procuradora do Trabalho, Eulídia Pinto.

Os alunos em destaque fazem parte da Escola Municipal Joel Pontes, com o estudante João Pedro Barbosa, do 5º ano, vencedor do primeiro lugar, e da Escola Municipal Professor Luiz Pessoa da Silva, com a aluna Maria Eduarda da Silva Souza, também no 5º ano, que levou na categoria Poesia.

Para o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço, o projeto é mais um case de sucesso no qual os alunos da Rede Municipal de Ensino podem mostrar suas habilidades e aperfeiçoa-las ainda mais. “Por meio de todo ensinamento e dedicação dos docentes, podemos ver os resultados como este, em que duas categorias do concurso foram preenchidas com alunos das nossas escolas. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Kaio.

Com a música “Sonhar é trabalhar com o coração”, o premiado está concorrendo automaticamente da etapa nacional do concurso, que acontece em Brasília.

Central de Sustentabilidade arrecada quase uma tonelada de resíduos recicláveis durante festival Pernambuco Meu País em Caruaru

O Transforma Caruaru e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) divulgam o balanço do trabalho da Central de Sustentabilidade instalada no Festival Pernambuco Meu País, evento que reuniu milhares de pessoas no último final de semana em Caruaru, promovido pelo Governo do Estado.

A Central de Sustentabilidade arrecadou quase uma tonelada de resíduos para reciclagem durante os três dias de evento. Foram 10 catadores, duas iniciativas sociais: Instituto Mãos Amigas e Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru, que receberam camisas, EPIs, alimentação e hidratação para trabalhar durante os três dias, recebendo, ao final, cestas básicas.

“A parceria entre Transforma Caruaru, Secretaria de Serviços Públicos, Prefeitura de Caruaru, Secretaria do Meio Ambiente e Governo do Estado, com duas iniciativas sociais e 10 agentes ambientais, resultou em quase uma tonelada de resíduos para serem reciclados, cuidado com o social e gerando uma economia circular positiva para população em vulnerabilidade social. Um verdadeiro sucesso a central de Sustentabilidade. São ações e resultados como esses que estimulam as pessoas à conscientização dos cidadãos e nos fazem acreditar que estamos cuidando agora do nosso futuro”, ressaltou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.

“Meu Amigão” será realizado na próxima quinta (11) e sexta-feira (12) no Marco Zero

Os cães e gatos disponíveis para adoção responsável têm a castração garantida pela AME Animal.

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), realiza na próxima quinta (11) e sexta-feira (12), mais uma edição do projeto “Meu Amigão”, no Marco Zero da cidade. O evento é realizado mensalmente e incentiva a adoção responsável de cães e gatos.

Os animais disponíveis, entre filhotes e adultos, passam por avaliação clínica e são entregues vermifugados. Aqueles com mais de 4 meses recebem, ainda, a vacina antirrábica. Os animais adultos já saem castrados, enquanto os filhotes têm a castração garantida pela AME Animal, quando atingirem a idade adequada para o procedimento.

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No local, o mais novo tutor também assina o Termo de Adoção e Guarda Responsável, firmando compromisso com os cuidados e a qualidade de vida do animal adotado.

Somente em agosto, o “Meu Amigão” registrou a adoção de 13 cães e 8 gatos. Além do projeto, os interessados em adotar um pet podem procurar diretamente à AME Animal, localizada na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1.000, Bairro Indianópolis, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A luta das mães atípicas!

Por Jorge Quintino

Em uma sociedade que ainda engatinha no reconhecimento das múltiplas formas de maternidade, as mães atípicas — aquelas que cuidam de filhos com deficiência ou transtornos do desenvolvimento — carregam uma sobrecarga silenciosa, muitas vezes invisibilizada pelo poder público e pelas estruturas sociais. Elas não apenas enfrentam os desafios cotidianos da criação de seus filhos, mas o fazem em um sistema que pouco ou nada oferece em termos de suporte real e efetivo.

Foi nesse contexto que apresentamos um projeto de lei que merece atenção: a criação do Programa Municipal de Empreendedorismo para Mães Atípicas. A proposta visa garantir a essas mulheres algo básico, mas constantemente negado: o direito à autonomia financeira.

O programa prevê cursos de qualificação, acesso a microcrédito com juros reduzidos, feiras inclusivas, espaços digitais de divulgação, além de redes de apoio e acompanhamento. Ou seja, não se trata apenas de oferecer um curso aqui ou uma ajuda pontual ali. A ideia é construir uma estrutura que permita a essas mães empreender com dignidade, planejar o futuro e ter sua força reconhecida.

Mais que uma política pública, esta proposta é um ato de reparação social. Afinal, são mães que, por muitas vezes, precisam abandonar o mercado de trabalho formal para cuidar integralmente dos filhos. E não porque querem — mas porque não há creches inclusivas suficientes, não há políticas de apoio familiar, não há flexibilidade nas relações de trabalho. Há, isso sim, um abismo entre o que o Estado oferece e o que essas mulheres realmente precisam.

Um dos pontos mais sensíveis e acertados da proposta é garantir prioridade às mães em situação de vulnerabilidade social. Porque, além da sobrecarga emocional e física, muitas enfrentam também a pobreza, o desemprego e a exclusão digital. A iniciativa ainda propõe parcerias com entidades públicas e privadas, o que pode ampliar o alcance e a efetividade do programa.

Porque valorizar as mães atípicas é também valorizar as crianças e jovens com deficiência. Quando uma mãe tem condições de se desenvolver, de gerar renda, de não depender exclusivamente de políticas assistencialistas, toda a estrutura familiar se fortalece. Mais ainda: a sociedade se torna mais justa, mais empática e mais eficiente.

Essas mulheres dedicam grande parte da vida ao cuidado dos filhos e muitas vezes ficam sem oportunidade de trabalhar. Queremos dar condições para que elas possam empreender, gerar renda e conquistar mais autonomia.” E é exatamente disso que estamos falando: de autonomia, reconhecimento e justiça.

Jorge Quintino é vereador de Caruaru.

Um dia de experiências que podem mudar seu futuro: Odontologia no Portas Abertas

Escolher uma graduação pode ser desafiador, mas nada melhor do que ter uma vivência prática para tomar a decisão certa. É isso que o Asces-Unita Portas Abertas 2025 oferece: a chance de experimentar de perto o dia a dia da profissão que pode ser o seu futuro.

No curso de Odontologia, os visitantes acompanharão consultas e procedimentos realizados no Centro de Especialidades Odontológicas da Asces-Unita, reconhecido pela OPAS/OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das 7 experiências mais inovadoras em saúde bucal do mundo.

Para o coordenador do curso de Odontologia, professor Eudes Lorena, essa experiência será muito importante para auxiliar na decisão do estudante. “Entendemos que é uma fase da vida crucial para pensar o futuro e, por vezes, há um desconhecimento sobre as atividades que a profissão realiza. Então a imersão na prática clínica contribuirá para a escolha da carreira em Odontologia.” comenta o professor.

Com uma trajetória pioneira, o curso foi o primeiro de Odontologia a ser criado em todo o interior do Norte-Nordeste e segue inovando até hoje. A Asces-Unita também foi a primeira instituição privada a implantar um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em parceria com o programa Brasil Sorridente em Caruaru, além de ser a primeira do Nordeste a integrar o programa federal Pró-Saúde.

Toda essa tradição e qualidades garantem aos estudantes uma formação sólida, com estágios desde o primeiro período até o final do curso, ampla prática clínica e infraestrutura moderna, incluindo um laboratório de radiologia equipado com radiografia panorâmica digital.

Quer conhecer de perto essa experiência?

As inscrições para o Asces Portas Abertas 2025 já estão abertas, são gratuitas e seguem até 26 de setembro, por meio do site da Asces-unita. O evento acontece no dia 1º de outubro, nos turnos da manhã e tarde.

Caruaru City com ingressos promocionais para jogo contra o Ypiranga, no sábado

Após o sucesso de público na estreia no Campeonato Pernambucano A2, o Caruaru City ativou uma nova campanha para atrair a torcida para o estádio. A diretoria do Leopardo iniciou a venda promocional de ingressos: compre 1 e leve 2, para o jogo contra o Ypiranga, no próximo sábado (13), às 15, no estádio Antônio Inácio de Souza, o Vera Cruz, em Caruaru.

O valor promocional vale até a quinta-feira (11), quando o torcedor irá comprar um ingresso por R$20 e ganhará uma cortesia para convidar mais um torcedor para apoiar a equipe caruaruense.

Os ingressos promocionais estão sendo vendidos pelo site futebolcard.com e nas sedes do Caruau City localizadas nos bairros Kennedy, Salgado e no Caruaru Shopping. Para garantir o ingresso, o torcedor precisa fazer um cadastro gratuito no site do clube. Mais informações pelo whatsapp (81) 99799-6460.

Precisando da vitória para seguir firme na luta pelo acesso à Série A1, a meta da diretoria do Caruaru City é levar mais de 2.000 torcedores ao Vera Cruz, para contar com a força vinda das arquibancadas para fortalecer o time dentro de campo.

Pernambuco quadruplica número de Cozinhas Comunitárias e fortalece combate à fome com o Programa Bom Prato

O Governo de Pernambuco alcançou um marco histórico na política de segurança alimentar e nutricional ao quadruplicar o número de Cozinhas Comunitárias desde 2023, através do Programa Bom Prato.

Com as novas inaugurações em Catende e Orobó, o Governo de Pernambuco está fazendo história na política de segurança alimentar e nutricional. Até 2022, Pernambuco tinha apenas 55 Cozinhas Comunitárias em operação. Mas, com a atual gestão focando no combate à fome, esse número disparou, chegando a impressionantes 221 unidades ativas em todo o estado.

Dessas, 166 cozinhas foram criadas nos últimos dois anos, garantindo que milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso regular a refeições gratuitas e de qualidade. Já são mais de 17,1 milhões de refeições distribuídas, fortalecendo a rede de proteção social e ampliando o cuidado com aqueles que mais precisam.

O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, ressalta que esse avanço é fruto de uma gestão que prioriza o cuidado com os mais necessitados: “quadruplicar o número de cozinhas comunitárias em menos de dois anos é uma conquista que só foi possível graças ao trabalho conjunto entre o Estado e os municípios. O Governo tem se esforçado para que os recursos cheguem a quem realmente precisa, fortalecendo a rede de proteção social e garantindo comida no prato de quem mais precisa”.

RESULTADOS EXPRESSIVOS: os avanços nas políticas de segurança alimentar em Pernambuco já estão refletidos nos números. Em 2024, o Estado registrou o menor número de internações por desnutrição da sua história, com uma queda de 20% em relação a 2023 e de 29% em comparação a 2022, segundo o Ministério da Saúde.

Esse resultado acompanha um marco nacional: a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, após a redução do índice de insegurança alimentar para menos de 2,5% da população. Em Pernambuco, esse progresso é impulsionado por iniciativas como o Programa Bom Prato e o Mães de Pernambuco, que já beneficiou mais de 130 mil mulheres através de transferência de renda, ampliando o acesso à alimentação.

BOM PRATO EM EXPANSÃO: consolidando a ampliação da rede, o município de Catende inaugurou a unidade Gilda Ferreira de França, localizada na Rua Coletor José Feitosa, no Bairro Canaã. A cozinha funcionará das 8h às 13h, oferecendo diariamente almoços gratuitos para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade. A equipe é formada por seis profissionais, e esta é a terceira unidade a ser implantada na cidade.

Já em Orobó, foi inaugurada a Cozinha Comunitária Severina Gomes da Silva, localizada na Vila Chã do Rocha. A unidade funcionará das 8h às 16h, com oferta diária de almoço e contará com uma equipe de cinco profissionais. Esta é a segunda cozinha comunitária do município.

O secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, reforça o impacto das novas inaugurações: “Essas duas cozinhas representam muito mais do que números. Elas são parte de uma rede que foi quadruplicada e que hoje garante refeições diárias para milhares de pessoas. A política alimentar em Pernambuco está estruturada, integrada e chegando onde precisa com dignidade e eficiência.”

COFINANCIAMENTO: Cada unidade recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para adequação do espaço e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para custeio das operações. Como contrapartida, os municípios se comprometem a oferecer, no mínimo, 200 refeições gratuitas por dia, com qualidade nutricional e regularidade.

Agreste de Pernambuco ultrapassa R$ 1 bilhão em investimentos em estradas

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), atingiu a marca histórica de R$ 1 bilhão em investimentos na malha viária do Agreste. Os recursos foram aplicados em obras já concluídas e em andamento, abrangendo as regiões do Agreste Central, Meridional e Setentrional.

No Agreste Central, foram realizadas 17 intervenções, totalizando R$ 552 milhões e R$ 401 milhões já investidos. Entre as obras já entregues, destacam-se a PE-095, que teve 80,10 km recuperados no trecho entre Limoeiro e a BR-104. E ainda a PE-145, com 43,45 km revitalizados entre o distrito de Cachoeira Seca e o município de Brejo da Madre de Deus.

Entre as obras em andamento, merecem atenção a APE-104, com investimento previsto de R$ 17 milhões, e a BR-104, que receberá R$ 141 milhões. Vale lembrar que esses valores referem-se ao total previsto, e parte ainda está em execução.

No Agreste Meridional, os investimentos somam R$ 348 milhões no total e R$ 292 milhões investidos até o momento. Já no Agreste Setentrional, foram aplicados R$ 269 milhões no total e R$ 151 milhões investidos até agora.

“Ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em investimentos no Agreste reforça o compromisso da gestão da governadora Raquel Lyra com a descentralização dos recursos públicos. É um esforço para promover melhorias em todas as regiões do estado, com atenção especial ao interior. O Agreste é uma região economicamente estratégica, e o investimento em infraestrutura rodoviária impulsiona ainda mais seu desenvolvimento”, destaca o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Os investimentos fazem parte do PE na Estrada, o maior programa de recuperação de rodovias da história de Pernambuco, com aporte total de R$ 5,1 bilhões. Até setembro de 2025, mais de 1.300 km de estradas já foram recuperadas em todo o estado.

Foto: Bruna Costa/Semobi