Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco investe mais de R$ 15 milhões em novos equipamentos para reforçar a tropa

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (8), mais um importante pacote de R$ 15 milhões em investimentos de segurança pública dentro do programa Juntos pela Segurança. Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, foram entregues 5.923 pistolas Glock calibre 9 milímetros, 6.700 algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil. O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança em todas as regiões do Estado, ampliando a capacidade operacional e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade.

“Estamos entregando equipamentos com tecnologia e armamentos de alta precisão, para que a gente garanta mais segurança pública no Estado. Passou o tempo em que as forças de segurança recebiam os equipamentos que não eram atualizados, o que não garantia a melhor precisão nem execução das tarefas policiais. Os novos equipamentos permitem que o policial proteja a sociedade, mas volte para casa com segurança, além de garantir não só o combate à criminalidade, mas também as investigações necessárias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os equipamentos serão distribuídos por todo o Estado. “Desde o início da gestão, foi tomada a decisão estratégica de não só recompletar o efetivo das forças policiais, mas principalmente dar melhores condições de trabalho a policiais e bombeiros que todos os dias saem de casa e arriscam suas vidas para proteger a sociedade pernambucana. Tudo isso sintetiza a atenção que o Governo de Pernambuco dá à segurança”, afirmou o secretário.

O pacote também incluiu equipamentos considerados estratégicos para o dia a dia das forças policiais. O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou que os equipamentos são reconhecidos pela confiabilidade e precisão, ampliando a eficácia das operações em diferentes cenários.

“Hoje fazemos história com o recebimento desse material, que é de última geração. Tratamos aqui de pistolas do tipo Glock e armas curtas de utilização individual por todo o nosso efetivo. Também recebemos drones com câmera termal, que são fundamentais para o rastreamento de indivíduos em matas e área de caatinga no dia, mas especialmente à noite”, disse o comandante-geral.

Presente na entrega, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que a iniciativa estadual é histórica. “Reforço objetivo e determinado do Governo do Estado para garantir mais segurança à população. Esse é o caminho e está muito claro para os pernambucanos a prioridade dada pela gestão”, disse. A deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel também enalteceu a entrega. “Por muito tempo, as forças policiais não tiveram equipamentos adequados, agora vão trabalhar com equipamentos de ponta para que possam assegurar a vida das pessoas e a sua própria vida”, afirmou a deputada.

Desde 2023, o Governo de Pernambuco já entregou uma série de equipamentos e reforços à segurança pública, entre eles: 16,9 mil coletes balísticos, 10.773 pistolas, 500 tasers, 15 mil instrumentos de menor potencial ofensivo, softwares de perícia, 136 veículos próprios e quase 2.900 viaturas operacionais locadas, ampliando em 23,5% a frota disponível.

Governo de Pernambuco lança edital para requalificação da APE-141, no Murici, em Caruaru

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Semobi, e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), publicou no sábado, 06/09/25, o edital de licitação para as obras de requalificação da APE-141, no Murici, em Caruaru, no Agreste Central. O investimento é de *R$ 12,6 milhões*, e contemplando *4,55 km de extensão*.

A intervenção vai garantir melhores condições de mobilidade e segurança para quem circula pela rodovia, que faz a ligação direta com a *BR-232* principal eixo de escoamento da produção do Agreste. A requalificação da via também terá impacto positivo no desenvolvimento da zona rural de Caruaru e municípios vizinhos, beneficiando trabalhadores rurais, estudantes, e moradores que dependem diariamente da estrada.

“A requalificação da APE-141 representa mais qualidade de vida para a população de Caruaru. A cidade é formada por várias zonas rurais importantes e o Murici é uma delas. Essa estrada precisava ser requalificada, pela segurança viária mas também pelo fortalecimento do desenvolvimento local”, destaca o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho.

O processo licitatório segue em andamento e, após a contratação da empresa vencedora, as obras terão início imediato.

O preço oculto da velocidade: Como nossas cidades estão cobrando vidas e bilhões da sociedade

Por Marcelo Rodrigues

Milhões de brasileiros vivenciam diariamente uma realidade urbana que se tornou insustentável. Nossas metrópoles desenvolveram-se priorizando carros e motos, criando um cenário onde deslocar-se virou sinônimo de estresse, poluição e risco de vida. Este modelo ultrapassado coloca velocidade acima do bem-estar coletivo, gerando consequências que vão muito além do trânsito.

São Paulo exemplifica essa crise: mais de 180 quilômetros de engarrafamentos nos horários de rush transformam trajetos cotidianos em verdadeiras provações. Cidadãos perdem horas valiosas presos no trânsito, enquanto a qualidade do ar se deteriora. Outras grandes cidades como Los Angeles e Bangkok enfrentam dilemas semelhantes, provando que esse problema transcende fronteiras.

O transporte motorizado individual responde por cerca de 25% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa. Metrópoles dependentes de automóveis registram índices preocupantes de poluição atmosférica, contribuindo para enfermidades respiratórias e acelerando mudanças climáticas. O excesso de asfalto e concreto para vias e estacionamentos prejudica a drenagem natural, intensificando enchentes e criando ambientes urbanos cada vez mais hostis.

A explosão da frota de motocicletas brasileira trouxe uma dimensão ainda mais dramática para essa crise. Embora pareçam resolver o problema dos congestionamentos, as motos protagonizam uma tragédia silenciosa. Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que motociclistas representam mais de 30% das vítimas fatais no trânsito, mesmo constituindo apenas 20% da frota nacional.

Hospitais públicos enfrentam superlotação constante devido aos acidentes motociclísticos. Emergências abarrotam-se de vítimas com traumatismos cranianos, fraturas graves e lesões na coluna, exigindo tratamentos caros e demorados. Essa sobrecarga compromete o atendimento a outras urgências médicas e esgota recursos já limitados do Sistema Único de Saúde.

O impacto previdenciário é alarmante. Jovens trabalhadores, frequentemente no início da carreira, transformam-se em beneficiários de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez após acidentes severos. O Instituto Nacional do Seguro Social registra acidentes de trânsito entre as principais causas de afastamento laboral, gerando gastos bilionários anuais. Pessoas que contribuiriam por décadas tornam-se dependentes do sistema, criando déficits estruturais que prejudicam toda a sociedade.

Essa mobilidade inadequada também aprofunda desigualdades sociais. Famílias com menor poder aquisitivo gastam proporcionalmente mais com transporte, enquanto regiões periféricas sofrem com serviços deficientes. Pedestres e ciclistas enfrentam riscos constantes em cidades planejadas exclusivamente para veículos motorizados.

Entretanto, exemplos inspiradores demonstram que transformações são viáveis. Copenhague tornou-se referência mundial, com 40% dos deslocamentos realizados por bicicletas por intermédio de investimentos em ciclovias seguras e integração modal. Curitiba criou o sistema BRT, modelo replicado globalmente, integrando transporte, planejamento urbano e áreas verdes. Medellín inovou com teleféricos urbanos, conectando comunidades periféricas ao centro.

Soluções integradas incluem o conceito de “cidades de 15 minutos”, aproximando serviços dos locais de moradia. Micromodais como bicicletas compartilhadas complementam o transporte coletivo, enquanto tecnologias inteligentes otimizam fluxos sem necessidade de novas vias.

A mobilidade sustentável representa uma necessidade urgente, não uma utopia. Exige vontade política, investimentos estratégicos e participação cidadã. As decisões tomadas hoje determinarão se continuaremos prisioneiros deste modelo falido ou construiremos cidades onde mobilidade signifique verdadeira liberdade.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Simbora Estagiar: iniciativa do Governo de Pernambuco garante mais de 20 mil novas vagas de estágio no Estado e reajuste de pelo menos 40% nas bolsas para os estudantes

Em uma iniciativa histórica para a formação profissional de jovens pernambucanos, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta segunda-feira (8), o programa Simbora Estagiar, que amplia de 2,3 mil para 26,5 mil o número de vagas de estágio na administração pública estadual. A nova política, considerada a maior deste tipo já implementada em Pernambuco, também traz um reajuste significativo nas bolsas-estágio, que passam de R$ 606 para R$ 900 no nível superior, e de R$ 430 para R$ 600 nos níveis médio e técnico — um incremento de 48,51% e 39,53%, respectivamente. A medida visa não apenas fortalecer a qualificação de estudantes do ensino médio, técnico e superior, mas também garantir maior eficiência na gestão pública e protagonismo juvenil nas políticas de Estado.

“Nós lançamos hoje o programa Bora Estagiar, uma política pública para a formação de jovens em Pernambuco. Por meio dessa iniciativa, chegaremos a mais de 26 mil estagiários, do ensino médio e superior, que vão trabalhar com a gente. Este é o maior programa de estágio da história do nosso Estado, e suponho que seja também o maior do Brasil. Isso foi pensado para que a gente possa melhorar o nosso trabalho, garantir mais eficiência e oxigenar o nosso time”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, comentou sobre a importância do novo programa para o Estado. “O Governo de Pernambuco está trazendo a importância do estagiário para a entrega de políticas públicas à população. Agora o estagiário deixa de ser um número orçamentário para ser protagonista nessas entregas. Com o lançamento do programa Simbora Estagiar, teremos um aumento no quantitativo de estagiários e também no valor das bolsas”, afirmou.

Carlos Alberto, estagiário da Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), celebrou o momento. “É uma grande satisfação e uma grande honra para toda a classe estagiária do Estado de Pernambuco testemunhar o nascimento desse programa. Agradecemos à nossa governadora, a excelentíssima Raquel Lyra, por esse reconhecimento à categoria. Vai ajudar bastante nas despesas do dia a dia”, comentou.

Premiação – Na ocasião, também foi realizada a cerimônia de premiação do VII Concurso de Dissertação para Estagiários. Lançado pela SAD, o certame foi destinado a estagiários do Poder Executivo Estadual e teve como objetivo incentivar a prática da leitura, escrita e interpretação de textos. O tema deste ano foi: “Presença digital e o fenômeno do cancelamento: o perigo dos julgamentos online”.

A vencedora do primeiro lugar no nível superior foi a estudante Bárbara Karine Themóteo do Nascimento, estagiária da Secretaria Estadual de Educação. “É uma emoção única (vencer o concurso). É o resultado de muito esforço, constância com os estudos, de uma vida equilibrando o mundo corporativo e a vida universitária. Então, é a representação de tudo que eu venho construindo ao longo de muitos anos de estudo”, disse.

No nível médio, o primeiro lugar ficou com Kaik Douglas Souza Silva, estagiário da Secretaria da Fazenda. Os demais vencedores foram, no ensino superior: 2º lugar, Bianca Amorim, da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura; e no 3º lugar, Matheus Pereira, da Secretaria de Administração.

Já os vencedores dos níveis médio e médio técnico foram: 2º lugar, Gabriele Queiroz, da Secretaria de Defesa Social; e 3º lugar, Heitor Melo, da Secretaria de Administração.

O concurso premiou os 1º, 2º e 3º lugares de cada grupo com notebook, tablet e smartphone, respectivamente. Além disso, os orientadores dos estagiários vencedores foram premiados com cartão-presente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) no valor de R$ 300,00. Os coordenadores de estágio dos estudantes premiados foram contemplados com cartão-presente da CEPE, no valor de R$ 200,00.

Estiveram presentes no evento os secretários Zilda Cavalcanti (Saúde), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Gilson Monteiro (Educação) ,Yanne Teles (Criança e Juventude), Juliana Gouveia (Mulher), Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social), além de outras autoridades do Estado de Pernambuco.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Canal 6: PrefTV inaugura nova era da comunicação pública em Caruaru

A comunicação pública de Caruaru deu um salto histórico, nesta segunda-feira (8), com a inauguração oficial da PrefTV, agora transmitindo em sinal aberto pelo canal 6. Liderada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro e pelo secretário de Comunicação, Thiago Azevedo, a cerimônia de lançamento, realizada no auditório da secretaria de Educação, marcou a consolidação de um projeto que nasceu durante o São João de 2022 como uma iniciativa inovadora no YouTube e que agora se propõe a ser um pilar de informação transparente e valorização cultural para a população da cidade.

O evento contou com a presença de importantes figuras políticas e do setor de comunicação, incluindo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum. A mesa de honra também foi composta pela vice-prefeita Dayse Silva, o deputado federal Fernando Monteiro, a deputada estadual Rosa Amorim, o presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, além da secretária-executiva de Comunicação, Elessandra Melo.

Em seus discursos, as autoridades destacaram a importância da comunicação pública para a democracia e para o combate à desinformação. André Basbaum, presidente da EBC, enfatizou o papel da nova emissora nesse contexto. “A TV pública, a comunicação pública de qualidade, chegando aqui a Caruaru através da PrefTV, tende a aproximar o cidadão dessa comunicação que forma a cidadania”, afirmou, ressaltando o desafio de “enfrentar essa praga do nosso mundo, as fake news”.

O prefeito Rodrigo Pinheiro reforçou a mensagem de transparência, descrevendo a inauguração como um “ato democrático”. Ele destacou a parceria com o governo federal e agradeceu o apoio de parlamentares como o deputado Fernando Monteiro e os senadores Tereza Leitão e Humberto Costa. “Vamos nos ver no canal 6, sem fake news e transmitindo a verdade e comunicando aquilo que a população precisa”, declarou.

A PrefTV, idealizada pelo secretário de Comunicação de Caruaru, Thiago Azevedo, promete uma programação diversificada, focada em prestação de serviços, divulgação de políticas públicas e, principalmente, na valorização da cultura local. Para Azevedo, o lançamento em sinal aberto é a concretização de um sonho. “A PrefTV é um sonho que começou a tomar forma no São João de 2022 e se torna realidade, ampliando o acesso da nossa população à informação de qualidade”, disse.

Por fim, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, celebrou a iniciativa como um passo importante para a comunicação pública no país. Ele citou a preocupação do presidente Lula em “ampliar a comunicação segura com compromisso com a verdade” e ressaltou que a missão do ministério é “ampliar a capilaridade de iniciativas como essa” para levar “comunicação verdadeira” aos mais diversos cantos do Brasil.

Com o investimento e a tecnologia que impulsionam o canal, a PrefTV se posiciona para se tornar uma referência em comunicação transparente, com uma programação feita para os caruaruenses. A nova emissora, que já conta com um histórico de sucesso nas transmissões digitais, agora tem a oportunidade de alcançar um público ainda maior, unindo-se ao ecossistema da comunicação pública brasileira.

Pernambuco garante mais 310 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida para famílias em vulnerabilidade

O Governo de Pernambuco viabilizou a construção de mais três empreendimentos habitacionais, através do Morar Bem PE, primeiro programa de habitação de interesse social do Estado. Juntos os habitacionais somam 310 novas unidades de moradia destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Entidades, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

A conquista foi oficializada com a Portaria nº 998 do Ministério das Cidades, publicada esta semana, e beneficiará famílias atendidas por movimentos de luta por moradia.

“A Portaria 998 do Ministério das Cidades aprova para Pernambuco a construção de mais 310 unidades no Minha Casa Minha Vida. Esses empreendimentos foram viabilizados a partir da doação de terrenos do governo do Estado e do apoio financeiro para obras não incidentes, garantindo que a construção se tornasse possível”, destaca a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.

As obras não incidentes citadas pela secretária são investimentos garantidos pelo Estado para a construção da infraestrutura urbana dos residenciais, para levar serviços básicos de urbanização, abastecimento e esgotamento sanitário. Sem essa contrapartida o governo federal não aprova os projetos.

A titular da Seduh reforça que esses habitacionais vão atender famílias que não têm condições de arcar com aluguel e vivem em situação de grande fragilidade.

Empreendimentos contemplados

Os três conjuntos habitacionais vão beneficiar famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST Pernambuco) e serão construídos com apoio técnico da Associação de Apoio aos Sem Teto da Região Nordeste (AAST) como entidade organizadora. Os projetos aprovados estão localizados no Recife e em Santa Cruz do Capibaribe.

Na capital pernambucana serão erguidos o habitacional Presente de Deus, em Água Fria, com 64 quatro unidades, e o habitacional Onildo Romão , em Santo Amaro, com 96 apartamentos. A construção desses dois habitacionais foi proposta pelo governo do Estado.

Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, será construído o Residencial Fábio Aragão (Dimas Dantas), com 150 unidades habitacionais. Essa proposta foi encaminhada pela prefeitura municipal.

Com a anuência do Mcid, as entidades responsáveis pelos empreendimentos vão encaminhar os projetos para a Caixa Econômica Federal (CEF), agente financiador do MCMV. As propostas ainda precisam passar por análise de engenharia, mas o valor inicial orçado para a construção dos habitacionais envolvem cifras de R$ 10,9 milhões e R$ 16,2 milhões para os empreendimentos de Água Fria e Santo Amaro, respectivamente, e de R$ 22,2 milhões para o habitacional de Santa Cruz do Capibaribe. Juntas, as três obras têm um valor global orçado de R$ 49 milhões.

A representante da AAST, Lídia Brunes, destaca que os três empreendimentos se somam a mais um que já havia sido aprovado em junho pelo ministério (Portaria 624), que prevê a construção de outras 194 unidades no Recife. “É uma felicidade dizer que conseguimos as portarias do Ministério das Cidades para a contratação de quatro projetos”, comenta. “Todos os terrenos doados pelo governo do estado através do programa Morar Bem e também mais um em Santa Cruz do Capibaribe, que foi doação do município.”

Novos terrenos e obras começando

Na semana passada a governadora Raquel Lyra autorizou o lançamento de 16 Chamamentos Públicos para doação de mais terrenos destinados a entidades e movimentos sociais que poderão apresentar seus projetos para o MCMV FDS. Essas áreas têm capacidade para a construção de 2.416 unidades habitacionais.

Além disso, obras já estão saindo do papel. Na semana passada foi anunciado o início da construção do Residencial Engenho do Meio, no Recife, com 128 unidades habitacionais no âmbito do Minha Casa Minha Vida – FAR. Trata-se de um investimento de R$ 21,8 milhões, viabilizado pelo governo do Estado.

Apoio do Estado e articulação institucional

Simone Nunes ressalta que o resultado é fruto de uma ação integrada liderada pela governadora Raquel Lyra, que além de autorizar a doação dos terrenos, criou o grupo de trabalho (GT FAR FDS) que articula com diversas instituições para agilizar processos e superar entraves. Participam dessa articulação órgãos como Compesa, CPRH, Condepe/Fidem, Neoenergia e as prefeituras.

“Esse esforço conjunto permitiu que a assinatura e a aprovação desses empreendimentos acontecessem em tempo recorde, garantindo que Pernambuco traga a maior quantidade possível de moradias de interesse social para o estado”, completou a secretária.

Foto: Yędo Leonel/Secom

Governo de Pernambuco lança edital para requalificação da APE-141, no Murici, em Caruaru

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Semobi, e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), publicou no sábado, 06/09/25, o edital de licitação para as obras de requalificação da APE-141, no Murici, em Caruaru, no Agreste Central.

O investimento é de R$ 12,6 milhões, e contemplando 4,55 km de extensão.

A intervenção vai garantir melhores condições de mobilidade e segurança para quem circula pela rodovia, que faz a ligação direta com a BR-232 principal eixo de escoamento da produção do Agreste. A requalificação da via também terá impacto positivo no desenvolvimento da zona rural de Caruaru e municípios vizinhos, beneficiando trabalhadores rurais, estudantes, e moradores que dependem diariamente da estrada.

“A requalificação da APE-141 representa mais qualidade de vida para a população de Caruaru. A cidade é formada por várias zonas rurais importantes e o Murici é uma delas. Essa estrada precisava ser requalificada, pela segurança viária mas também pelo fortalecimento do desenvolvimento local”, destaca o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho.

O processo licitatório segue em andamento e, após a contratação da empresa vencedora, as obras terão início imediato.

Manutenção: somente em agosto, 531 intervenções foram realizadas em Caruaru

Foto: Rafael Moreira

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) realiza, diariamente, diferentes serviços de manutenção nas ruas de Caruaru. As intervenções no calçamento, no saneamento e no asfalto, por exemplo, beneficiam milhares de pessoas, todos os dias, com mais qualidade de vida. Confira um balanço dos serviços realizados durante o mês de agosto.

Em relação ao calçamento, por exemplo, foram finalizadas 87 intervenções durante o mês. E, em todos os casos, os reparos foram iniciados e concluídos no mesmo – o que demonstra agilidade na realização das obras. Um total de 11 bairros receberam intervenções deste tipo durante o mês, com destaque para: Vila Kennedy, Indianópolis e Vila Padre Inácio.

Outro serviço essencial para a população, o saneamento básico também se destacou em relação a quantidade de intervenções concretizadas. Entre os dias 1 e 31 de agosto, foram 161 intervenções, que duraram, em média, três dias para serem concluídas e beneficiaram 28 bairros caruaruenses. O resultado só é possível porque várias equipes atuam nas ruas todos os dias.

Em relação à manutenção no asfalto, foram executadas 248 intervenções, que, somadas, alcançaram uma área de 1.653,92 m² de asfalto reparado em diferentes bairros da Capital do Agreste. A exemplo do Riachão, da Vila Kennedy e do Rendeiras, que lideraram os investimentos nesta área. Por sinal, 12 bairros receberam manutenção no asfalto durante o período.

Equipes à serviço da Siurb também executaram manutenções em duas praças localizadas no município: uma na Vila Kennedy e outra na Vila Peladas. No caso deste tipo de serviço, a quantidade de manutenções é menor porque mais dias são dedicados para que todas as intervenções sejam concluídas e o equipamento seja liberado para uso.

No portfólio de serviços que são ofertados à população pelas equipes de manutenção da Siurb, também aparece a patrolagem, popularmente conhecida como terraplanagem. O serviço é levado às ruas que ainda não foram pavimentadas. E, durante o mês de agosto, foram executados 33 deles, contemplando 85.270,00 m².

Os números mostram que o trabalho não para e alcança pessoas de diferentes bairros e comunidades, todos os dias. É isso que aponta o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo: “Continuamos comprometidos em levar para a população, diariamente, melhorias significativas que ajudam a transformar a realidade da nossa gente”, explica.

“E, neste caso, não são apenas números. São melhorias que, somadas, transformam a realidade de milhares de pessoas, todos os dias. Seguimos atentos às demandas que chegam à Siurb e, claro, à Prefeitura de Caruaru, para fazer os reparos necessários, solicitados pela população caruaruense”, complementa Andrews Melo.

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco investe mais de R$ 15 milhões em novos equipamentos para reforçar a tropa

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (8), mais um importante pacote de R$ 15 milhões em investimentos de segurança pública dentro do programa Juntos pela Segurança. Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, foram entregues 5.923 pistolas Glock calibre 9 milímetros, 6.700 algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil. O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança em todas as regiões do Estado, ampliando a capacidade operacional e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade.

“Estamos entregando equipamentos com tecnologia e armamentos de alta precisão, para que a gente garanta mais segurança pública no Estado. Passou o tempo em que as forças de segurança recebiam os equipamentos que não eram atualizados, o que não garantia a melhor precisão nem execução das tarefas policiais. Os novos equipamentos permitem que o policial proteja a sociedade, mas volte para casa com segurança, além de garantir não só o combate à criminalidade, mas também as investigações necessárias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os equipamentos serão distribuídos por todo o Estado. “Desde o início da gestão, foi tomada a decisão estratégica de não só recompletar o efetivo das forças policiais, mas principalmente dar melhores condições de trabalho a policiais e bombeiros que todos os dias saem de casa e arriscam suas vidas para proteger a sociedade pernambucana. Tudo isso sintetiza a atenção que o Governo de Pernambuco dá à segurança”, afirmou o secretário.

O pacote também incluiu equipamentos considerados estratégicos para o dia a dia das forças policiais. O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou que os equipamentos são reconhecidos pela confiabilidade e precisão, ampliando a eficácia das operações em diferentes cenários.

“Hoje fazemos história com o recebimento desse material, que é de última geração. Tratamos aqui de pistolas do tipo Glock e armas curtas de utilização individual por todo o nosso efetivo. Também recebemos drones com câmera termal, que são fundamentais para o rastreamento de indivíduos em matas e área de caatinga no dia, mas especialmente à noite”, disse o comandante-geral.

Presente na entrega, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que a iniciativa estadual é histórica. “Reforço objetivo e determinado do Governo do Estado para garantir mais segurança à população. Esse é o caminho e está muito claro para os pernambucanos a prioridade dada pela gestão”, disse. A deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel também enalteceu a entrega. “Por muito tempo, as forças policiais não tiveram equipamentos adequados, agora vão trabalhar com equipamentos de ponta para que possam assegurar a vida das pessoas e a sua própria vida”, afirmou a deputada.

Desde 2023, o Governo de Pernambuco já entregou uma série de equipamentos e reforços à segurança pública, entre eles: 16,9 mil coletes balísticos, 10.773 pistolas, 500 tasers, 15 mil instrumentos de menor potencial ofensivo, softwares de perícia, 136 veículos próprios e quase 2.900 viaturas operacionais locadas, ampliando em 23,5% a frota disponível.

Também participaram da cerimônia de entrega os deputados estaduais William Brígido, France Hacker, Izaías Regis e Joel da Harpa; os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Eduardo Vieira (Gabinete da Governadora); o vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade; delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, e de Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, o gerente-geral de Polícia Científica, Wagner Bezerra, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Cleiton Medeiros.

Foto: Miva Filho/Secom

Internos do Presídio Policial Penal Leonardo Lago participam de cursos profissionalizantes pelo Qualifica Pernambuco


Parceria entre SEAP e Sedepe leva capacitações a dez unidades prisionais em setembro. A expectativa é beneficiar cerca de mil internos até o final de 2025

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), por meio do Programa Qualifica PE, está promovendo a qualificação profissional de pessoas privadas de liberdade (PPLs). A ação faz parte do Programa Novos Passos/SEAP e conta com a instrução do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Somente neste mês de setembro, dez unidades prisionais da Região Metropolitana e do Interior do Estado estão com turmas em andamento, outras 13 previstas para iniciar. O Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), no bairro do Sancho, participa pela primeira vez da iniciativa. Entre os dias 3 e 18 de setembro, 25 internos participam do curso de bolos e tortas. Já desta segunda (08) até o dia 18 deste mês, outros 25 alunos da unidade iniciam o curso de corte de cabelo masculino e design de barba.

As capacitações, que ocorrem até o final de setembro, também estão sendo realizadas em unidades prisionais de Buíque, Vitória de Santo Antão, Petrolina, Caruaru, Abreu e Lima e Recife. Além de bolos e tortas e corte de cabelo masculino, são oferecidos cursos de preparo e serviço de coquetéis, cozinha brasileira, formação de garçom, unhas em gel, design de mechas, corte e costura e escova.

“Essa parceria com a Sedepe é muito valiosa porque leva até a pessoa em privação de liberdade a oportunidade de aprender uma profissão, que poderá ser exercida dentro e fora da unidade prisional. Isso significa renda para a família, ocupação útil do tempo, dignidade e a não reincidência no crime”, enumerou o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales. Todos os participantes têm direito a certificado e à remição de pena.

“A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo acredita no poder da educação e do trabalho como ferramentas de transformação. Quando levamos cursos para dentro das unidades prisionais, levamos também esperança, dignidade e a chance de um novo começo. Cada pessoa que participa dessa formação ganha não só conhecimento, mas a oportunidade de reconstruir sua história e sonhar com um futuro melhor. Esse é o nosso compromisso, abrir portas, criar caminhos e mostrar que todos merecem uma nova chance”, afirmou o secretário da Sedepe, Emmanuel Fernandes.

Os cursos, que seguem até o final de 2025, em períodos e unidades prisionais variadas, possuem carga horária entre 30 e 60 horas aulas, com 25 alunos por turma. O conteúdo é composto de aulas teóricas e práticas voltadas ao mercado de trabalho. A previsão é que cerca de mil internos sejam beneficiados com a parceria.