Festival de Inverno de Garanhuns vira vitrine para negócios criativos e produtos regionais 

Com curadoria do Sebrae, espaços temáticos reúnem empreendedores do artesanato, de queijos e de vinhos ao público de um dos maiores festivais culturais do estado

A partir desta quinta-feira (17), quem visitar a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vai encontrar muito além de programações musicais e entretenimento. O Sebrae Pernambuco, em parceria com a prefeitura do município, marca presença no festival por meio de iniciativas que destacam as produções locais, como o artesanato no Armazém da Arte e Negócios e o Espaço Sebrae Queijos e Vinhos, com produtos que já fazem parte da gastronomia na região. Os espaços, que inspiram e estimulam o empreendedorismo, irão funcionar até o fim do festival, no dia 27 de julho, no Parque Euclides Dourado.

O Armazém da Arte e Negócios contará com 70 expositores e estará aberto das 13h às 22h, de segunda a quarta-feira, e das 10h às 22h, de quinta a domingo. Além dos estandes, o local vai abrigar a Exposição Arquitetando Arte, com mostra de peças criadas por artistas locais em colaboração com arquitetos e designers de Garanhuns; o Espaço Galeria das Artes, para homenagear mestres e artesãos da região; e o Espaço Janete Costa. Neste ambiente é reverenciada a arquiteta pernambucana, já falecida, reconhecida nacionalmente, e até mesmo fora do país, por seus trabalhos. 

“Janete teve uma grande influência no artesanato, inclusive na produção em Garanhuns, onde nasceu. Ela foi responsável pela curadoria de exposições relevantes internacionais, como na França e na Inglaterra. Nessa área reservada à arquiteta em nosso Armazém, teremos a curadoria da filha dela, Roberta Costa”, explica Gerlane Melo, analista do Sebrae/PE responsável pelo Armazém da Arte e Negócios.

Além das peças dos grandes mestres e do artesanato diferenciado dessas áreas, os visitantes podem adquirir diversos tipos de produtos como roupas, bolsas, acessórios, produtos de decoração, pinturas, arte em cerâmica e bijuterias. O setor de alimentação também é uma das atrações, com produtos como geleias, doces, bolos, licores e biscoitos artesanais.

O empreendedor Rafael Albuquerque, de Garanhuns, é um dos que estará vendendo os seus produtos no Armazém da Arte e Negócios. “Sempre participo dessa iniciativa, esta será a quinta vez. No meu estande, estarei expondo diversos tipos de mel, produzidos em diferentes microbiomas, e outros produtos derivados, como extrato de própolis”, detalha.

QUEIJOS E VINHOS

Outro destaque no Festival de Inverno de Garanhuns é o Espaço Sebrae Queijos e Vinhos, que conta com a participação de parceiros e clientes da instituição e será um local para degustação, compra e apresentação dos segmentos. Em 12 estandes, estarão presentes queijarias e produtores de laticínios, com queijos finos e especiais de municípios da região, além de vinícolas de Garanhuns e Petrolina.

“O nosso espaço tem como objetivo valorizar os produtores locais de queijos, de vinhos e seus derivados, conectando-os a novos mercados e ao público que visita a nossa cidade no período do Festival de Inverno. Ele vem como uma oportunidade única de mostrar o talento e a qualidade dos nossos produtos, incentivando o consumo regional e fortalecendo toda a cadeia produtiva”, destaca Kedima Azevedo, analista do Sebrae responsável pelo Espaço Sebrae Queijos e Vinhos.

Francisco Mello, da Vinícola Mello, em Garanhuns, participa da iniciativa pela segunda vez e tem boas expectativas para esta edição. “É um espaço que realmente só tem a agregar para todos, tanto para nós empresários, empreendedores, como para todos os visitantes e moradores da cidade. Tivemos um resultado muito positivo no ano passado e, esse ano, a expectativa é grande também. Inclusive dobramos o tamanho do nosso estande”.

“Será a terceira vez que estaremos expondo, com a expectativa muito boa de vendas e divulgação dos nossos produtos porque tem um público diferenciado, grande e diversificado vindo de todos os lugares. Então, o espaço ajuda muito a divulgar os queijos, snacks e outros itens que produzimos. Sempre vamos com muita empolgação”, diz Romeika Galindo, da queijaria Caboclo.

O FESTIVAL

Realizado pela Prefeitura de Garanhuns através da Secretaria de Cultura, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega à sua 33ª edição em 2025, consolidado como um dos mais importantes do Brasil, e acontece de 10 a 27 de julho com uma programação diversificada com opções para todos os tipos de público. São mais de 20 polos de cultura e diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia

O Massacre de Angico” retorna a Serra Talhada com espetáculo grandioso sobre a morte de Lampião

Serra Talhada, no sertão do Pajeú, será novamente palco de um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre de Pernambuco. Entre os dias 23 e 27 de julho, sempre às 20h, a Estação do Forró recebe a 12ª edição da peça “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”, que este ano também celebra os 30 anos do grupo cultural Cabras de Lampião. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A montagem revive a epopeia vivenciada pelos cangaceiros liderados por Virgolino Ferreira da Silva, o temido e lendário Lampião, explorando não apenas o embate com as forças policiais que culminou na emboscada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico (SE), como também seus amores, dilemas, medos e paixões. A dramaturgia é assinada por Anildomá Willans de Souza, pesquisador do cangaço e conterrâneo de Lampião.

“O público vai se deparar com um Lampião humano, sensível, afetuoso e apaixonado por poesia. Não se trata apenas do líder temido pelos coronéis, mas de alguém que viveu intensamente sua época”, afirma Anildomá. Segundo ele, toda a equipe envolvida no espetáculo está “energizada de alma para contar essa epopeia nordestina com emoção e verdade”.

A produção mobiliza 30 atores, 70 figurantes e uma equipe de 40 profissionais nas áreas técnica e administrativa, sob a direção do consagrado Izaltino Caetano, nome importante do teatro popular em Pernambuco. No elenco, destaque para o ator e dançarino Karl Marx, que interpreta Lampião, e para a atriz Bruna Florie, de Triunfo, no papel de Maria Bonita.

“A responsabilidade é imensa, porque Lampião é mais do que um personagem: ele é símbolo, mito, memória. Interpretá-lo é um orgulho, principalmente por eu ser de Serra Talhada, terra onde tudo começou”, declara Karl Marx. Para o ator, a peça também cumpre uma função histórica: “É mais do que arte — é missão de vida”.

A cenografia reproduz aspectos do sertão e locais históricos ligados ao cangaço, criando uma imersão visual e emocional para o público. A expectativa é de que milhares de pessoas confiram a montagem ao longo dos cinco dias de apresentação.

HISTÓRIA – “O Massacre de Angico” apresenta a trajetória de Lampião desde os conflitos de sua família com o fazendeiro Zé Saturnino, ainda em Serra Talhada, passando pelo exílio forçado em Alagoas, a morte do pai e a entrada de Virgolino e seus irmãos no cangaço. O espetáculo mostra como, ao lado de Maria Bonita, o Rei do Cangaço virou ícone da resistência sertaneja — temido por autoridades e idolatrado por parte do povo. Os cangaceiros são retratados também como denunciantes das injustiças sociais e da opressão que assolavam o Nordeste nas décadas de 1920 e 1930.

O Massacre de Angico é uma realização da Fundação Cultural Cabras de Lampião, com patrocínio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe.

 

SERVIÇO:
Espetáculo “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”
Local: Estação do Forró – Serra Talhada (PE)
Datas: De 23 a 27 de julho de 2025
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: @cabrasdelampiao (Instagram)

Festival Pacto pelas Pretas: inscrições abertas para empresas comprometidas com equidade racial

Evento convida empreendedores e lideranças empresariais a assumirem o protagonismo na construção de um mercado mais justo para mulheres negras no Nordeste.

Recife está convocada. Continuam abertas as inscrições para o Festival Pacto das Pretas — Etapa Recife, que será realizado no dia 11 de agosto, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife Antigo. O evento chega à capital pernambucana com um chamado claro e direto: empresas, lideranças e empreendedores que desejam alinhar suas estratégias à equidade racial têm um encontro marcado com o futuro.

A proposta do festival é simples e urgente: abrir caminhos concretos para a inclusão de mulheres negras no mundo corporativo, conectando negócios e talentos que têm sido, historicamente, invisibilizados. Com foco em práticas de gestão inclusiva, desenvolvimento de carreiras e ações afirmativas, o evento reforça que equidade racial não é tendência: é compromisso.

O Recife encerra o circuito nacional do Festival Pacto das Pretas 2025, depois do Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, é a vez do Nordeste. Mais do que inspirar, o objetivo é provocar ações imediatas: recrutar, contratar, promover e investir em mulheres negras como estratégia de inovação e justiça social.

O evento é promovido pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma plataforma prática que mobiliza o setor privado na implementação de políticas de diversidade, com base no Protocolo ESG Racial. Com mais de 85 empresas signatárias, o Pacto vem atuando como força propulsora de iniciativas como o monitoramento de indicadores raciais, formação de lideranças negras e revisão de processos internos de contratação.

Em Pernambuco, o festival integra a agenda do Julho das Pretas, mês de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

O festival será gratuito, mediante inscrição prévia, e reunirá especialistas, gestoras, lideranças negras e representantes do setor empresarial para pensar soluções práticas que transformem o discurso em oportunidade.

SERVIÇO:

Festival Pacto das Pretas – Etapa Recife

Local: Paço do Frevo – Bairro do Recife Antigo

Data: 11 de agosto de 2025

Horário: 14h às 17h

Entrada gratuita mediante inscrição no Sympla.

Ingressos também disponíveis na recepção do evento, sujeitos à lotação

Noite do pagode faz história no Festival de Inverno de Garanhuns

A noite do domingo (13) coroou o sucesso do primeiro final de semana do 33º Festival de Inverno de Garanhuns. Com público superior a 80 mil pessoas, Sorriso Maroto, Dilsinho, Amor Eterno e Sambar & Love incendiaram a Praça Mestre Dominguinhos. A plateia também vibrou com o anúncio de uma nova atração para a próxima edição do FIG: Belo, que estará pela primeira vez no Maior Festival Multicultural da América Latina.

Pela primeira vez em Garanhuns, a banda recifense Sambar & Love foi responsável por abrir a noite, que já contava com praça cheia. Em seguida, Amor Eterno realizou uma apresentação vibrante, comprovando o sucesso do grupo garanhuense no pagode.

O grupo Sorriso Maroto eletrizou a multidão que ansiava pela primeira apresentação em praça pública na cidade. Com um repertório de grandes sucessos, a banda entregou tudo que se propôs, como comentou o vocalista Bruno: “Um dos nossos maiores prazeres é encontrar o público apaixonado pela nossa música. Por isso, prometemos entregar tudo aqui: muito amor, muita alegria, pra galera viajar no tempo e também cantar as novas canções”.

Encerrando a noite de domingo e o primeiro final de semana do 33º FIG, Dilsinho também se apresentou pela primeira vez no palco da Praça Mestre Dominguinhos. Sucessos como “Péssimo Negócio”, “Refém” e “Diferentão” comprovaram o sucesso do artista, que é um dos expoentes da nova geração do pagode.

A 33ª edição do FIG segue até o dia 27 de julho, com 20 polos culturais e diversas linguagens artísticas. Na segunda semana de atrações, grandes nomes da música brasileira, como Bruno e Marrone, Alceu Valença, Ana Carolina, Oswaldo Montenegro e Jorge Aragão se apresentam no Polo Mestre Dominguinhos.

Artesanato com Indicação Geográfica é destaque em exposição inédita no Espaço Sebrae Economia Criativa na Fenearte 2025 

Em mais uma ação voltada para o desenvolvimento territorial, a valorização cultural e a expansão de mercado para micro e pequenas empresas, o Espaço Sebrae Economia Criativa na 25ª Fenearte recebe uma exposição inédita sobre as Indicações Geográficas do artesanato brasileiro. A mostra, organizada pelo Sebrae Nacional especialmente para o evento, apresenta os 15 produtos ligados ao segmento reconhecidos pela forte ligação com o lugar onde são feitos considerando elementos como tradição, técnica, saberes locais ou características únicas do território.

  

A curadoria da mostra escolheu itens icônicos para representar cada uma das 15 IGs brasileiras do artesanato. Nove delas estão no Nordeste – Alagoas (1), Ceará (3), Paraíba (2), Piauí (1), Sergipe (1) e Rio Grande do Norte (1). O Sudeste conta com três registros – Minas Gerais (2) e Espírito Santo (1). O Norte tem duas certificações, Tocantins e Roraima, e o Centro-Oeste, uma (GO). Quem passar pela exposição poderá conferir peças como bolsa com aplicação de renda irlandesa do município de Divina Pastora (SE), vaso em capim dourado da região do Jalapão (TO) e panela de barro da comunidade indígena Raposa, da cidade de Normandia (RR), entre outras.   

“A Indicação Geográfica é um registro coletivo e permanente dado aos produtos e serviços que têm qualidades diferenciadas em decorrência do seu território, seja por questões culturais, características específicas do meio geográfico, como altitude e matéria-prima, ou traços da cultura que desenvolvem produtos que você não encontra em nenhum outro lugar. E o artesanato é muito forte nisso”, explica Maíra Santana, gestora de Inovação e Indicações Geográficas do Sebrae Nacional. “Temos várias produções e técnicas artesanais que são características de territórios específicos. A IG não é exclusiva para artesanato, mas cabe muito para a produção brasileira”, acrescenta. 

A montagem de uma mostra exclusiva para a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato é devido à importância do evento, considerado o maior do segmento na América Latina. “Estamos apresentando os registros nacionais para o público da Fenearte para que as pessoas reconheçam, saibam como identificar um produto com Indicação Geográfica, consigam localizar de onde vem cada peça, entendam o que ela tem de diferente. Queremos que elas façam essa conexão de qualidade de produto, técnica artesanal e matéria-prima com o território em que ela foi registrada”, ressalta Maíra Santana. “Alguns dos artesãos dessas IGs estão com espaço na feira, então parte dos produtos da nossa exposição vão poder ser adquiridos em outros estandes”, reforça.  

O Sebrae tem trabalhado para que mais territórios sejam reconhecidos pela sua produção artesanal no país. Atualmente, Pernambuco conta com 13 produtos em fase de estudo, com potencial para reconhecimento como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Quatro desses são do segmento: o artesanato de madeira de Sertânia, no Sertão; a renda renascença de Poção e o artesanato de barro de Caruaru, no Agreste; e o artesanato de barro de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte. O processo está sendo realizado em parceria entre o Sebrae/PE e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que investiram R$ 2,9 milhões na iniciativa. 

“O projeto de reconhecimento de novas IGs em Pernambuco busca a valorização da identidade, da cultura produtiva e o fortalecimento da economia regional. Essa identificação aumenta o vínculo de confiança com o consumidor e busca também resguardar as particularidades dos itens, preservando o modo de fazer. É uma estratégia muito utilizada na Europa, onde já existem mais de três mil produtos com IG reconhecida, enquanto no Brasil temos somente 136”, aponta Roberta Andrade, gestora do projeto das IGs do Sebrae/PE. 

A exposição de IGs do artesanato brasileiro ocupa o primeiro andar do Espaço Sebrae de Economia Criativa na 25ª Fenearte, no pavilhão do Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. O acesso à mostra é gratuito e segue aberto a todos os públicos até o fim da Feira, no dia 20 de julho. De segunda a sexta, o funcionamento é das 14h às 22h. Aos sábados e domingos, das 10h às 22h.  

 

Confira a lista de Indicações Geográficas do Artesanato Brasileiro 

Região Nordeste 

Alagoas: IG Região das Lagoas Mundaú-Manguaba – bordado filé  

Ceará: IG Alegria – peças de cerâmica; IG Jaguaribe – peças artesanais em renda filé; IG Jaguaruana – redes de dormir 

Paraíba: IG Paraíba – têxteis de algodão naturalmente colorido; IG Cariri Paraibano – renda renascença 

Piauí: IG Pedro II – opalas preciosas e joias artesanais de opala de Pedro II 

Rio Grande do Norte: IG Caicó – bordado 

Sergipe: IG Divina Pastora – renda irlandesa 

Região Norte 

Roraima: IG Raposa – panelas de barro 

Tocantins: IG Região do Jalapão – artesanato em capim dourado  

 

Região Centro-Oeste 

Goiás: IG Pirenópolis – joias artesanais em prata 

 

Região Sudeste 

Espírito Santo: IG Goiabeiras – panelas de barro 

Minas Gerais: IG Resende Costa – artesanatos têxteis produzidos por tear manual; IG São João Del Rei – peças artesanais em estanho 

 

SERVIÇO  

Exposição das Indicações Geográficas do Artesanato Brasileiro  

Espaço Sebrae Economia Criativa – Fenearte 2025 

Quando: até 20 de julho – de segunda a sexta, das 14h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 22h.  

Onde: Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda)  

Campanha do Agasalho mobiliza solidariedade na Ceaca

A Solidariedade volta a ser protagonista em Caruaru. Com a queda da temperatura nos últimos dias, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) lança a Campanha do Agasalho 2025. O objetivo da mobilização é simples, mas urgente: garantir que ninguém enfrente o frio sem proteção.

“Um lençol, um casaco ou um par de meias pode fazer toda a diferença para quem não tem como se aquecer. O frio segue tomando conta de Caruaru e região, por isso estaremos mobilizando as pessoas para essa ação tão importante”, afirma Renata Senna, presidente da Ceaca.

As doações podem ser feitas até o dia 31 de julho, no setor administrativo da Ceaca. Todo o material será repassado para o Transforma Caruaru.

Primeiro dia de ações do “Prefeitura na Porta” no bairro São José começou a todo vapor

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início a mais uma edição do projeto “Prefeitura na Porta”. Desta vez, o bairro São José está recebendo serviços de capinação, iluminação, retirada de entulho, limpeza de rios e canais, pintura de meio fio, atendimento da AME Animal, castração, entre outros.

Este é um programa que reforça a limpeza e zeladoria dos bairros da cidade e teve início no mês de fevereiro deste ano. O principal objetivo é atender às localidades da cidade e reforçar os serviços que já são realizados pela Prefeitura. Na ação de hoje, 40 veículos operacionais e de suporte estiveram envolvidos para auxiliar em todos os serviços.

“Esse é um compromisso da gestão com a cidade. Diante de todos os serviços feitos, nós pedimos a população a conscientização na hora do descarte de lixo e resíduo. Tudo depende da educação e disciplina, para que a limpeza seja mantida e a organização também”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio.

Governo de Pernambuco e ONU firmam compromisso com municípios para prevenção à violência

A governadora Raquel Lyra assinou, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, gestores municipais e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, que formalizou a união entre o Governo de Pernambuco e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o fortalecimento das ações de combate à violência em 10 municípios do Estado. A assinatura ocorreu na noite desta segunda-feira (14), durante a reunião semanal de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.

“Estamos redesenhando de verdade políticas públicas que chegam na ponta e que fazem diferença para quem vive nas cidades. Construir junto com os municípios um trabalho de prevenção à violência é o que nos permite dar um passo à frente para mantermos, de maneira sustentada, a redução da criminalidade no nosso Estado. Estamos fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para garantir o combate à criminalidade de maneira inteligente e eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio do programa Juntos pela Segurança, o projeto terá como ponto de partida 10 municípios pernambucanos, número que será ampliado para 42 cidades até o fim de 2025, com base em indicadores sociais e níveis de vulnerabilidade. Serão contempladas nesta etapa do projeto as cidades de Aliança, Vicência, Igarassu, Olinda, Moreno, Ipojuca, Palmares, Caruaru, Bezerros e São José da Coroa Grande.

“Neste primeiro momento, estamos trabalhando com o escritório da ONU, oferecendo essa assistência técnica aos municípios com foco em planejamento. Os planos surgem com essa perspectiva, alinhando o que o poder público estadual e os municípios têm a oferecer em prol da população, ouvindo também a sociedade civil”, ressaltou Joanna Figueirêdo, secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Camilla Iumatti, que conduz a articulação com os municípios, destacou o ineditismo da ação. “Para que possamos, de fato, reduzir a criminalidade no Estado, é fundamental investir em ações de prevenção, descentralizando essas iniciativas e as levando também para o interior, tornando os municípios protagonistas e principais atores desse processo, pois cada território tem sua própria realidade”, explicou.

A partir da formalização da parceria, o UNODC será responsável por fornecer assessoria técnica especializada, realizar oficinas nos municípios, levantar dados e apoiar diretamente a construção dos planos municipais de prevenção. “Pela primeira vez, estamos construindo uma coalizão para desenvolver uma agenda municipal de prevenção ao crime e à violência. Esperamos que os resultados sejam duradouros, com soluções de curto, médio e longo prazo, e com uma lógica de corresponsabilização”, destacou Rafael Sales, analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC.

Presente na cerimônia, a prefeita de Igarassu, Professora Elcione, reforçou a importância da iniciativa. “Esse plano cai como uma luva neste momento, porque nós já trabalhamos nas escolas a questão da prevenção, mas é preciso muito mais mãos e ações para vencer esse desafio”, disse.

Também assinaram o documento a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda), Dayse Silva (Caruaru) e Neto (Palmares); o diretor de Segurança Pública e Mobilidade de Aliança, Everaldo Silva; o secretário de Administração e Defesa Social de Moreno, José Erigerson Negromonte de Barros; e o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Wambergson Vieira Melo.

*NOVAS UNIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS *- Outro tema abordado na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança desta segunda foi o lançamento, no último sábado (12), de editais de licitação para a construção de duas novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar no Estado. Os equipamentos serão implantados em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e em Bezerros, no Agreste, com investimentos que somam mais de R$ 15 milhões.

Lucielle Laurentino destacou a importância da chegada do equipamento para a segurança de Bezerros e região. “Estamos imensamente gratos ao Governo do Estado pela parceria, sobretudo, na força-tarefa voltada ao Juntos pela Segurança. A nova sede do Corpo de Bombeiros será mais estruturada, para garantir uma atuação ainda mais ampla da corporação”, pontuou.

O encontro também contou com a presença dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Juliana Gouveia (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além do procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier; do desembargador do TJPE, Mauro Alencar; do chefe da Polícia Civil, Renato Leite; do secretário-executivo de Defesa Civil, Clóvis Ramalho; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Polícia Civil deflagra operação para elucidar duplo homicídio em Caruaru

A Polícia Civil de Pernambuco realizou na manhã desta terça-feira a Operação Impius, com foco em finalizar investigações de um duplo homicídio que ocorreu em Malhada de Pedras, na Zona Rural de Caruaru. Veja nota oficial da PC-PE:

A Polícia Civil de Pernambuco, na manhã do dia 15/07/2025, por meio da 20ª DELEGACIA DE HOMICÍDIOS DE CARUARU/ 3ªDHA deflagrou a OPERAÇÃO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA denominada “IMPIUS”.

A operação teve como objetivo combater os crimes de Homicídios e tráfico de drogas.

Durante a Operação foram cumpridos 05 mandados de prisão temporária e 06 mandados de busca e apreensão em residências na cidade de Caruaru.

Os alvos são investigados como autores de um duplo homicídio ocorrido no dia 02 de maio de 2025, na localidade “Malhada de Pedra”, zona rural de Caruaru.
A investigação aponta que o crime foi motivado por vingança em relação a uma das vítimas, sendo que as outras foram atingidas em razão dos inúmeros disparos que foram realizados na execução do crime (“bala perdida”).

Os mandados foram expedidos pela Vara do Tribunal do Júri de Caruaru.

Na execução foram empregados 40 Policiais Civis, entre Delegado, Agentes, e escrivães.

 

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

Brasília (DF), 10/06/2025 - O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes começa a ouvir os réus do núcleo 1 na ação da trama golpista, os interrogatórios ocorrerão presencialmente na sala de julgamentos da primeira turma da corte 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão.

Além de Bolsonaro, a PGR pediu a condenação dos seguintes réus:

Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Em caso de condenação, Cid deverá ter a pena suspensa devido ao acordo de delação premiada assinado com a Policia Federal (PF) durante as investigações.

Bolsonaro

Na manifestação, o procurador-geral descreveu o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama golpista.

Segundo ele, Bolsonaro figura como líder da organização criminosa e foi o “principal articulador e maior beneficiário” das ações para tentar implantar um golpe de Estado no país em 2022.

Nas palavras de Gonet, o ex-presidente instrumentalizou o aparato estatal e operou em “esquema persistente” de ataque às instituições públicas e ao processo sucessório após o resultado das eleições presidenciais.

“Com o apoio de membros do alto escalão do governo e de setores estratégicos das Forças Armadas, mobilizou sistematicamente agentes, recursos e competências estatais, à revelia do interesse público, para propagar narrativas inverídicas, provocar a instabilidade social e defender medidas autoritárias”, disse o procurador.

Próximos passos

Com a apresentação da manifestação da PGR, começa a contar o prazo de 15 dias para que a defesa de Mauro Cid, delator na investigação, apresente suas alegações finais ao STF.

Em seguida, será a vez das defesas dos réus apresentarem suas alegações no mesmo prazo.

Após receber todas as manifestações, a data do julgamento será marcada pela Primeira Turma da Corte.

Nos bastidores do STF, a expectativa é de que o julgamento seja realizado em setembro deste ano.