Rozael do Divinópolis vai inaugurar escolinha no São João da Escócia

Depois do Alto da Balança, chegou a vez do São João da Escócia ser contemplado com a Escolinha de Futebol Rozael do Divinópolis. Elaborado com o objetivo de promover esporte e cidadania para jovens de baixa renda, o projeto será iniciado na comunidade neste domingo (2), a partir das 9h, no campo do Cajueiro.

As aulas ficarão a cargo do professor Valter. A expectativa é que cerca de 150 jovens, com idades entre 7 e 20 anos, sejam beneficiados com a iniciativa.

Responsável pela execução, o vereador Rozael do Divinópolis (Pros) reforçou a importância do projeto. “Acredito que não só os atendidos, mas também os seus familiares sairão vencedores com essa escolinha. Através do trabalho sério e comprometido do professor Valter, juntamente com a boa estrutura física que montamos, poderemos formar verdadeiros campeões tanto dentro como fora de campo. Sei do valor do esporte na vida das pessoas”, disse.

De acordo ainda com o parlamentar, as aulas ocorrerão sempre nas quartas e
quintas-feiras pela manhã e à tarde.

Participação Social inicia diálogo intersetorial com secretarias

Após o ciclo de atividades do ano passado, a Secretaria de Participação Social iniciou 2014 com uma rodada de visitas a todos os secretários municipais, a fim de estabelecer um diálogo intersetorial.

As visitas começaram na terça-feira (28), quando a secretária Louise Caroline se encontrou com a titular da pasta de Políticas Sociais, Martha Melo. “Acredito que as secretarias se complementam nos serviços oferecidos à população. Quanto mais alinhados estivermos, melhor será o resultado”, destacou Martha.

Ainda na terça, houve reunião com o secretário de Planejamento e Gestão, Kleber Macedo, com quem Louise conversou sobre a necessidade de priorizar as 80 propostas de desenvolvimento urbano aprovadas na Conferência das Cidades em 2013. “Nós precisamos trabalhar de forma integrada para atender essas demandas apontadas pela população”, reconheceu Kleber.

Na quarta-feira (29), o encontro foi com a secretária de Saúde, Aparecida Souza,
que adiantou que as ações aprovadas no Orçamento Participativo são prioridade. “Assim como procuramos priorizar as propostas levantadas na Conferência Municipal de Saúde, está no nosso planejamento a execução dessas propostas, entre obras e serviços”, explicou.

A última reunião da semana, realizada ontem, foi com o secretário de Educação, Welson Costa. Além de se comprometer a acompanhar o andamento de ações aprovadas no OP, ele antecipou um dos projetos que podem ser trabalhados de forma integrada. “Pretendemos realizar uma campanha maciça que envolva cada secretaria, com o objetivo de alfabetizar maiores de 15 anos. E a Secretaria de Participação Social terá um papel fundamental no trabalho de mobilização”.

Sefaz prorroga vencimento da primeira parcela e cota única do IPTU 2014

A Secretaria da Fazenda de Caruaru decidiu prorrogar o vencimento da primeira parcela e da cota única do IPTU 2014. O novo prazo é dia 7 de fevereiro.

Segundo a secretaria, a decisão foi tomada devido ao grande número de pessoas que têm procurado a Sefaz para realizar o pagamento e à publicação de diversas leis nomeando ou renomeando logradouros na cidade, o que pode gerar problemas operacionais e também transtornos ao contribuinte.

O desconto de 10% sobre o valor da parcela única, desde que quitado até a data estipulada, também foi mantido. Para quem optar pelo parcelamento, as demais prestações continuam com o vencimento sempre no último dia útil do mês.

Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê do IPTU, deve procurar a Secretaria da Fazenda para obter a 2ª via e efetuar o pagamento.

Inscrições de cursinho popular começam na próxima segunda-feira

A Secretaria de Educação de Caruaru inicia, na próxima segunda-feira (3), as inscrições para o Cursinho Popular Edílson de Góis. Serão oferecidas mil vagas.

As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro ou até quando as vagas forem preenchidas. É necessário levar xerox de RG, CPF, comprovante de residência e declaração de que está cursando o 3º ano do ensino médio ou já concluiu em escola pública.

Os polos de inscrição são as escolas municipais Professor Machadinho, Nossa Senhora de Fátima, Professora Josélia Florêncio e Secretaria de Educação. O horário de atendimento é das 7h às 13h.

As aulas começam no dia 8 de março.

Obras de calçamento estão em ritmo acelerado em Bezerros

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O serviço, que conta com verba do Governo do Estado, foi iniciado pela prefeitura no final do ano passado

As obras de calçamento em Bezerros, que começaram no final do ano passado, estão em ritmo acelerado. As mais adiantadas são as das ruas 6 e 8, no bairro Nossa Senhora Aparecida. O serviço também acontece no Salgado, São José, loteamento Paloma e Santo Amaro, ao lado do Cemitério Novo.

O valor total da obra é de cerca de R$ 1 milhão, com recursos estaduais. Para o secretário de Infraestrutura, Josevânio Miranda, trata-se de um avanço único em Bezerros. “Há muito tempo que não se calçava uma rua na cidade. Ainda faltam muitas para pavimentar, mas aos poucos vamos fazendo”, disse.

Além dos trabalhos na via urbana, a prefeitura já entregou o calçamento que complementa o Sítio dos Remédios e a estrada que dá acesso ao local.

OPINIÃO: Prós e contras do BRT e do VLT

Por MARCELO RODRIGUES

Fui instado a mensurar qual o modal mais interessante para Caruaru, considerando as vantagens e desvantagens do BRT, aprovado depois de uma grande polêmica envolvendo o Legislativo municipal, o Executivo e o Judiciário, mas sem que tenha havido uma ampla discussão com a sociedade, como determina o Estatuto da Cidade e a Lei de Mobilidade. Assim, a opção pela modalidade do meio de transporte foi realizada sem a efetiva participação da sociedade caruaruense, apesar dos reflexos diretos que irão ocasionar no cotidiano do município e das pessoas.

É necessário que se pontue os marcos de vantagens e desvantagens do BRT, ou Bus Rapid Transit, mais conhecido no Brasil como corredor de ônibus, em contraposição ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Para que seja um modal dentro das características do BRT, é necessário que se tenha, na maioria do traçado, linhas prioritárias de circulação, bem como a faixa de ocupação de, no mínimo, sete metros, além da necessidade de área para a ultrapassagem e os pontos de retorno.

Faz-se mister que se diga que a atual motorização a diesel desses veículos é maléfica ao meio ambiente no que tange à poluição, embora possam ser também elétricos ou híbridos, o que sinceramente não acredito que a gestão atual tenha interesse nessas últimas opções.

A vida útil média desses veículos é de 7,5 anos, conforme diferentes estudos e levantamentos efetuados em cidades brasileiras e mundiais onde se utiliza esse meio de transporte.

Circulando nas duas vias torna-se necessária a extrema capacidade na sua condução, visto que a faixa de circulação é bastante estreita e ainda é visual, o que depende da habilidade do condutor a fim de evitar abalroamento e até mesmo colisões, que para manter e garantir uma velocidade comercial adequada é preciso haver uma faixa de rolamento nova e bem conservada. Em outras palavras, o BRT usa vias exclusivas.

O acesso a esses veículos é dificultado pela altura dos degraus do BRT e também pelo fato de as dimensões das portas serem reduzidas devido a problemas estruturais desses veículos, embora a dificuldade de acesso possa ser sanada, aumentando-se a altura da plataforma e, portanto, encarecendo as estações de acesso.

A circulação desses veículos não permite a sua automatização e nem sistemas de segurança na frenagem, pois dependem unicamente da capacidade de reação de seus condutores.

Entre as vantagens temos custo menor do que o de um VLT; tempo menor de construção; capacidade de adaptação ao crescimento; possibilidade de ampliação; menor custo de manutenção; intervalo pequeno entre composições; flexibilidade para circular fora do corredor; e custo menor no valor do transporte para os usuários.

Entre as desvantagens já mencionadas temos o fator poluente (exceção ao elétrico e ao híbrido); impacto urbano a médio e longo prazo, afetado pelas condições climáticas adversas; não garantia à segurança dos usuários, pois o veículo está sujeito a desgastes e acidentes; e necessidade de desapropriações em grande escala e em trechos considerados críticos, ultrapassados em comparação com os modelos de trilho.

Já o VLT é um trem com estrutura mais leve do que a de um trem de metrô convencional, feito para andar em via segregada e também na rua, mais barato e mais rápido que um metrô pesado, como de subsolo, aguenta rampas e curvas mais elevadas e não polui.

O sistema de transporte de passageiros sobre trilhos pode ser o VLT ou o DMU (espécie de Veículo Leve sobre Trilhos com funcionamento a diesel) e monotrilho (veículo sobre trilho único). Diferentemente do BRT a diesel, pode compartilhar via com os carros, e também em subsolo, e possui maior capacidade do que um BRT. Em suma, é um sistema eficaz, seguro, não poluente (exceto o DMU), rápido e mais moderno por ser a tendência do futuro e solução mais confortável para o transporte de massa.

A desvantagem é que o custo do VLT, sua implantação e valor de manutenção são mais altos e tendem a resultar em preço de passagem mais alto, embora como já foi mencionado aqui, é mais moderno, confortável e menos impactante ao ambiente.

Por fim, vivemos outro momento histórico, em que a democracia participativa é superior à vontade de qualquer vereador, em que não se governa uma cidade como se administra uma casa ou uma empresa. A era é da gestão do diálogo. O Estatuto da Cidade estabelece a gestão democrática, garantindo a participação da população em todas as decisões de interesse público. Por meio dela, as associações representativas dos vários segmentos da sociedade, as entidades técnicas, os grupos sociais e ambientais se envolvem em todas as etapas de construção do Plano Diretor e na formulação, execução e acompanhamento dos demais programas de desenvolvimento urbano municipal.

Está fixada, ainda, a promoção de audiências públicas, consultas e debates. Neles, o governo local e a população interessada nos processos de implantação de empreendimentos públicos ou privados, ou atividades com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente, podem discutir e encontrar, conjuntamente, a melhor solução para cada questão, visando o conforto e a segurança de todos os cidadãos, e não apenas impondo e sem apresentar o projeto de implantação do modal BRT.

É preciso que cada um lance seu olhar para o futuro e comece agora a construir a cidade que quer para viver e para deixar para as próximas gerações: socialmente justa, ambientalmente saudável e economicamente desenvolvida.

marcelo rodrigues
Marcelo Rodrigues foi secretário de Meio Ambiente da Cidade do Recife. É advogado e professor universitário. Escreve todas as sextas-feiras para o blog

Jadiel recebeu R$ 30 mil para assinar requerimento, diz Polícia Civil

Do Blog do Mário Flávio

Novas escultas telefônicas divulgadas pela Polícia Civil com autorização da justiça, revelam detalhes das conversas dos vereadores investigados pela Operação Ponto Final. O primeiro trecho de uma das gravações, mostra que em depoimento a polícia o vereador Pastor Jadiel Nascimento (PROS) confirmou que recebia dinheiro por fora para aprovar a instalação da CPI da CGU na Câmara Municipal de Caruaru.

Polícia Civil – “Você tomou conhecimento de que algum vereador recebeu dinheiro pra assinar o requerimento da CPI?

Jadiel Nascimento – “Pra assinar não. Mas que pegou em dinheiro, pegou.

PC – “Quem pegou em dinheiro?”

JN – “Eu”.

O Blog teve acesso ao decreto de prisão preventiva dos cincos vereadores presos na Operação Ponto Final 2. Segundo a polícia o valor recebido pelo Pastor Jadiel foi de 30 mil reais, sendo 15 mil pago por Val (DEM) e os outros 15 mil por Neto (PMN).

Em outro trecho, o vereador Silvado Oliveira (PP) propõe a um interlocutor da prefeitura de Caruaru o pagamento de propina a integrantes da bancada de oposição. No entanto, não se sabe ainda de qual projeto o vereador fez referência.

“Se os 17 confirmar que vai votar… E vai votar se o prefeito chegar junto… Era bom chegar par oposição e dar um cala-boca neles também. Não custa nada não, rapaz. Isso aí é… é dinheiro… é muito dinheiro. É aquilo eu que te disse. Não é o prefeito, não. É as empresas que tá dando. Acabou-se.” [Trecho das gravações].

Prefeito e conselheiro do TCE visitam aterro sanitário

O prefeito José Queiroz (PDT) e o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Ranilson Ramos, visitam nesta quinta-feira (30), por volta das 15h, o aterro sanitário de Caruaru.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ambos irão vistoriar a nova área do aterro que já está em uso.

Vereador Lula Tôrres acompanha obra na Vila Peladas

O vereador Lula Tôrres (PR) acompanhou ontem ação de terraplanagem na Vila Peladas, zona rural de Caruaru. Segundo ele, em breve os moradores poderão comemorar a chegada da pavimentação na localidade.

“Será uma conquista de todos nós, principalmente para a população de Peladas, que há muito tempo faz essa solicitação”, afirmou o republicano.

Campanha de vacinação contra sarampo continua em Gravatá

A Secretaria de Saúde de Gravatá informou hoje que a campanha municipal de vacinação contra sarampo continua. Os pais ou responsáveis por crianças de 6 meses e menores de 5 anos devem procurar os PSFs da cidade e zona rural de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para imunização.

“Gravatá não registrou nenhum caso de sarampo, mas como no Estado foram identificados alguns, a prefeitura resolveu intensificar a campanha e imunizar nossas crianças contra a doença”, destacou a coordenadora municipal do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Luciana Paiva.