Mensagem de Natal da Deputada Estadual Débora Almeida

“Queridos ouvintes da Rádio Caruaru FM e leitores do Blog do Wagner Gil, é com imensa alegria que venho desejar um Natal abençoado a cada um de vocês. Este é um tempo de renovação, de reflexão e de agradecimento. Um tempo em que nossos corações se enchem de esperança e reencontros, e em que fortalecemos a fé que nos guia durante todo o ano.

Quero aproveitar este momento especial para agradecer a acolhida e o carinho que sempre recebo do povo de Caruaru e de toda a região. Agradeço também ao querido comunicador Wagner Gil, que diariamente leva informação responsável, diálogo e credibilidade para milhares de lares.

Que neste Natal, as famílias possam se reunir com amor, partilhar gestos de solidariedade e celebrar o dom da vida. Que a luz do Menino Jesus ilumine nossos caminhos, trazendo serenidade, saúde e novas oportunidades.

Desejo também que o ano que se aproxima seja marcado por união, mais conquistas e ainda mais força para seguirmos trabalhando com dedicação e compromisso por Pernambuco.

Um feliz Natal e um 2026 de paz, prosperidade e muitas bênçãos!

Com carinho,

Deputada Débora Almeida.”

Mensagem de Natal do vereador Professor Jorge Quintino

 

Você já parou para pensar que, às vezes, tudo que a gente precisa é de um momento para respirar fundo e renovar a fé?!

Neste Natal, desejo que o espírito natalino renove a esperança, fortaleça os laços de união e nos inspire a construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e humana.

O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho e compromisso com o bem-estar da nossa gente. Atuamos em importantes pautas, ouvidas populares e audiências públicas, como as voltadas para o autismo e da fibromialgia.

Também avançamos em pautas modernas e transformadoras, como a inovação, o apoio às startups, a inclusão social por meio de bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade e a proposta de inserir a Inteligência Artificial na educação municipal.

Que o nascimento de Cristo traga paz aos nossos corações, renove as forças das famílias e ilumine os caminhos da nossa cidade.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, conquistas e esperança para todos.

São os votos do vereador Professor Jorge Quintino

Mensagem de Natal da Deputada Estadual Débora Almeida

“Queridos ouvintes da Rádio Caruaru FM e leitores do Blog do Wagner Gil, é com imensa alegria que venho desejar um Natal abençoado a cada um de vocês. Este é um tempo de renovação, de reflexão e de agradecimento. Um tempo em que nossos corações se enchem de esperança e reencontros, e em que fortalecemos a fé que nos guia durante todo o ano.

Quero aproveitar este momento especial para agradecer a acolhida e o carinho que sempre recebo do povo de Caruaru e de toda a região. Agradeço também ao querido comunicador Wagner Gil, que diariamente leva informação responsável, diálogo e credibilidade para milhares de lares.

Que neste Natal, as famílias possam se reunir com amor, partilhar gestos de solidariedade e celebrar o dom da vida. Que a luz do Menino Jesus ilumine nossos caminhos, trazendo serenidade, saúde e novas oportunidades.

Desejo também que o ano que se aproxima seja marcado por união, mais conquistas e ainda mais força para seguirmos trabalhando com dedicação e compromisso por Pernambuco.

Um feliz Natal e um 2026 de paz, prosperidade e muitas bênçãos!

Com carinho,

Deputada Débora Almeida.”

Lanchonete Vovó Helena deseja Feliz Natal aos pernambucanos

Um Natal de paz, magia, amor e alegria. É o que deseja toda direção e equipe da Lanchonete Vovó Helena, uma das mais tradicionais do interior de Pernambuco.

Fundada por Maria Helena Bezerra Barbosa e seu esposo, José Moura, o local é referência gastronômica quando o assunto é lanche rápido. Na Lanchonete Vovó Helena são servido os melhores sanduíches ‘misto’ e ‘americano’ do Interior de Pernambuco.

Tudo é feito com produtos fresquinhos e a tradição do alto padrão de qualidade. Sucos, café expresso, croassaint, bolos, doces, chocolates e muito mais, são servidos diariamente.

A lanchonete fica localizada no bairro Maurício de Nassau, ao lado da antiga Casa de Saúde Bom Jesus

Neste Natal, toda equipe da Lanchonete Vovó Helena deseja que a cidade continue sendo a Princesinha do Agreste, líder em desenvolvimento e na geração de empregos.

Paz, saúde e um anovo cheio de prosperidade para todos, são os votos de

Henrique, Glayce Barbosa e toda equipe da Lanchonete Vovó Helena

Jair Bolsonaro é internado para ser submetido a cirurgia nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado, na manhã desta quarta-feira (24), no Hospital DF Star, em Brasília, onde passará por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal. O procedimento ocorrerá na quinta-feira (25), após indicação de médicos particulares e peritos da Polícia Federal (PF).

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão após condenação pela trama golpista e foi autorizado a se submeter ao procedimento pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conduzido pela Polícia Federal no trajeto entre a sala da Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, e o hospital, o ex-presidente foi internado por volta das 9h30 da manhã, acompanhado da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro.

Durante o dia, Bolsonaro deverá realizar os exames pré-operatórios, conforme manifestação apresentada pelos advogados de defesa.

Ao longo da internação, a vigilância será de 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital, conforme determinação do ministro do STF.

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Os jovens de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV ganharam mais 6 meses para se imunizarem. O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal (retomada da cobertura vacinal) para essa faixa etária.

O prazo para a imunização acabaria agora em dezembro. Segundo o Ministério da Saúde, a medida tem como objetivo reforçar a proteção desse público em todo o país.

A estratégia seguirá vigente até a próxima Campanha de Vacinação nas Escolas, permitindo que adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de vacinar-se dos 9 aos 14 anos ainda possam garantir a imunização.

Meta
Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens nessa faixa etária que ainda não foram vacinados contra o papilomavírus humano (HPV).

Até dezembro deste ano, a estratégia de resgate aplicou 208,7 mil doses da vacina, dos quais 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. De acordo com o ministério, a ampliação do prazo possibilita que adolescentes e jovens garantam a proteção individual e contribuam para reduzir a circulação do vírus na população.

Onde se vacinar
A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrada:

     nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
     em ações externas, como vacinação em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings
As ações têm o apoio de estados e municípios para ampliar o alcance e facilitar o acesso do público-alvo.

A vacina é considerada segura e é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer associados ao HPV, como:

     câncer do colo do útero;
     câncer de vulva;
     câncer de pênis;
     câncer de garganta e pescoço.
A estratégia de resgate vale para todos os 5.569 municípios brasileiros e busca reduzir os impactos do vírus a longo prazo.

Esquema vacinal
A vacinação contra o HPV faz parte do calendário nacional de imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil passou a adotar o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses e facilitando o acesso à vacina.

Atenção a exceções
Para alguns grupos, o esquema continua sendo de três doses, como:

     pessoas imunocomprometidas (vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados);
     usuários de PrEP de 15 a 45 anos;
     vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e atualização da carteira de vacinação.

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro, será aplicada a bandeira tarifária verde.

A agência reguladora destacou que apesar de o período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, a manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas.

“Em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, explicou a Aneel.

Neste mês de dezembro já houve a redução na bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela.A medida reduziu em R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (KW/h) consumidos e passou a R$ 1,885.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas. Essas unidades, além de apresentarem custo de geração mais elevado, utilizam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

“Apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional. A capacidade de produção das usinas depende diretamente do volume de chuvas que incide sobre as principais bacias hidrográficas, fator que tem se mostrado”, lembra a pasta.

Custos extras
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.

Deputada Débora Almeida garante 10 ônibus escolares para São Bento do Una e Belo Jardim

A deputada estadual Débora Almeida participou, nesta sexta-feira, da entrega de dez ônibus escolares destinados a fortalecer o transporte de estudantes no Agreste pernambucano. Do total, cinco veículos foram entregues ao município de Belo Jardim e cinco à cidade de São Bento do Una.

Os ônibus foram viabilizados a partir de um pedido apresentado pela parlamentar à governadora Raquel Lyra, durante uma agenda oficial realizada na região ainda no mês de dezembro. A iniciativa integra as ações do Governo do Estado voltadas à melhoria da infraestrutura educacional, especialmente no que diz respeito ao acesso seguro dos estudantes às escolas.

Representando São Bento do Una, participou da entrega Emerson Leandro Almeida Rocha, diretor do Departamento de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Já o município de Belo Jardim foi representado pelo secretário de Educação, Renato Duarte.

Durante o ato, o secretário executivo da Secretaria de Educação de Pernambuco, professor Natanael Silva, ressaltou que os novos ônibus irão contribuir diretamente para a segurança, a qualidade e a acessibilidade no transporte dos estudantes, dentro do programa Juntos pela Educação, do Governo do Estado.

“Esse trabalho que a governadora Raquel Lyra realiza contribui para o desenvolvimento dos municípios, garantindo um transporte seguro para nossos alunos. Precisamos oferecer as mesmas condições de estudo aos estudantes da zona rural e da área urbana. É por meio da educação que conseguimos transformar a realidade do nosso povo”, destacou Natanael Silva.

O secretário executivo também enfatizou a sensibilidade da gestão estadual ao atender o pleito apresentado pela deputada Débora Almeida, destacando o impacto positivo da ação na vida de crianças e adolescentes.

“A vida dos meninos e meninas é diretamente impactada quando garantimos um transporte seguro, com qualidade e acessibilidade. Assim, asseguramos não apenas a qualidade da educação em sala de aula, mas também no trajeto de ida e volta para casa”, completou.

Para a deputada Debora Almeida, os novos veículos representam uma entrega de grande importância, especialmente para garantir mais segurança e conforto aos alunos, sobretudo aqueles que residem na zona rural.

“Essa parceria entre o Governo do Estado, por meio da sensibilidade da governadora Raquel Lyra e de seu secretariado, com os municípios, tem mudado a realidade de Pernambuco. São ações que fortalecem as políticas públicas educacionais. Essa entrega reforça o compromisso com a redução das desigualdades no acesso ao ensino em nosso estado. É somente por meio da educação que conseguimos mudar a vida do nosso povo”, finalizou a parlamentar.

Em São Paulo, ministro Silvio Costa Filho lança campanha nos aeroportos contra o feminicídio no Brasil

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, lançou, nesta segunda-feira (22), a campanha “Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não”, nos aeroportos do país, para somar às ações do Governo Federal de combate à violência contra as mulheres e reforçar a proteção no setor aéreo. A apresentação ocorreu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e contou com a presença do ministro. A iniciativa marca o início da veiculação de peças de conscientização, prevenção, orientação e informação, envolvendo profissionais da aviação e o público em geral.

A iniciativa faz parte da segunda fase da campanha “Assédio Não Decola”, iniciada em maio deste ano, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. A ação, desenvolvida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Associação Brasileira das Concessionárias de Aeroportos (ABR), orienta trabalhadores, empresas, passageiros e usuários sobre prevenção, enfrentamento ao assédio e os canais adequados de denúncia e apoio.

“Estamos lançando, a partir de hoje, essa grande campanha em defesa das mulheres em nosso país. Essa campanha estará nos nossos aeroportos, nos aviões, nas mãos dos profissionais. Todos os dias, infelizmente, mulheres são vítimas do feminicídio no Brasil. Por isso, decidimos fazer uma ampla campanha de sensibilização da sociedade brasileira, para que toda a população tenha uma atenção especial para essa pauta.

Durante o evento, o ministro explicou a importância de usar os aeroportos para ampliar a campanha de combate ao feminicídio, por serem locais com grande movimentação de pessoas. “São locais de grande concentração de sociedade, com passageiros indo e vindo. E é por isso que estamos fazendo esse chamado para que as pessoas denunciem.”

Silvio Costa Filho afirmou ainda que todo o Governo Federal está comprometido com a pauta de proteção às mulheres e que o trabalho será feito de maneira integrada. “Nos aeroportos, contaremos com a fiscalização por meio de câmeras com o trabalho da Polícia Federal para evitar todo tipo de violência e assédio. E conto com as concessionárias para se envolverem na divulgação da campanha, para que possamos, de maneira coletiva, atuar a favor das mulheres do Brasil.”

Feminicídio não Decola
Para a gerente do Programa Mulheres na Aviação, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ana Mota, a campanha do MPor reforça a importância de usar todos os locais para reforçar o combate à violência contra as mulheres. “Nenhuma forma de violência pode ser naturalizada e nem tolerada em nenhum ambiente. Nós da Anac apoiamos essas iniciativas, que dialogam com ações dos nossos programas “Asas para Todos” e “Mulheres na Aviação”, e contribuem para que a aviação seja um espaço que promove respeito, espaço e dignidade.

Ano Mota destacou ainda que a campanha precisa envolver o poder público, companhias aéreas, concessionárias, profissionais do setor e também dos passageiros. “Porque enfrentar a violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos nós. Que essa campanha ajude a salvar vidas, fortaleça redes de apoio e deixe claro que a violência contra a mulher não pode seguir adiante.”

A campanha do MPor vai divulgar vídeos e cartazes pelos terminais reforçando canais de denúncia do Governo Federal, como o Ligue 180, e incentivando à população a procurar os serviços de segurança dos aeroportos, os balcões de informações e os comissários de bordo.

Em 2024, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde o início da tipificação do crime, em 2015. É o que aponta o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano. Ao todo, 1.492 mulheres foram vítimas, o que representa uma média de quatro mortes por dia. De acordo com os dados mais recentes, a taxa de feminicídios no país aumentou em 0,7% de 2023 para 2024. Os autores dos crimes são, majoritariamente, companheiros (60,7%) e ex-companheiros (19,1%), que, juntos, somam quase 80% dos casos. Em 97% dos feminicídios com autoria identificada, o agressor era do sexo masculino.

O perfil das vítimas de feminicídio em 2024 é composto, em maioria, por mulheres negras (63,6%), e vítimas entre 18 e 44 anos (70,5%). Houve um aumento significativo de 30,7% nos feminicídios de adolescentes (12 a 17 anos) e um crescimento de 20,7% entre mulheres com 60 anos ou mais. A maior parte dos crimes (64,3%) ocorreu na residência da vítima, sendo a arma branca o principal instrumento utilizado (48,4%).

Último dia: inscrições para a Escola de Eletricistas da Neoenergia Pernambuco encerram nesta terça-feira (23)

Termina nesta terça-feira (23) o prazo de inscrições para as novas turmas da Escola de Eletricistas da Neoenergia Pernambuco, programa gratuito de formação profissional que se consolidou como referência nacional na capacitação para o setor elétrico. Ao todo, estão sendo oferecidas cinco turmas mistas nas cidades de Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Araripina e Arcoverde, com 27 vagas em cada uma. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Neoenergia.

Realizado em parceria com o Senai, o curso oferece formação técnica completa para quem deseja ingressar no setor elétrico. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação nas categorias B, C ou D. A capacitação possui carga horária total de 540 horas, sendo 164 horas na modalidade online e o restante presencial, com atividades práticas conduzidas por profissionais especializados.

As turmas serão ofertadas em dois formatos. As diurnas têm duração de três meses e contam com auxílio transporte e alimentação. As noturnas duram seis meses e oferecem auxílio transporte. Em Araripina e Arcoverde, as aulas práticas acontecem no período noturno. Já em Caruaru, no Cabo de Santo Agostinho e em Paulista, as turmas funcionam no período diurno.

Desde a implantação da Escola de Eletricistas em Pernambuco, o programa já formou 1.990 profissionais, entre eles 326 mulheres. O índice de empregabilidade também é um dos destaques da iniciativa: 1.660 formados foram contratados pela Neoenergia, incluindo 253 mulheres, reforçando o avanço da participação feminina em um setor historicamente masculino.

Além da qualificação técnica, a Escola de Eletricistas cumpre um papel social relevante ao ampliar o acesso à formação profissional e gerar oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho. A parceria com o Senai assegura a qualidade do ensino, com metodologia atualizada e infraestrutura adequada.

O curso é totalmente gratuito e representa uma oportunidade real de transformação profissional. Interessados devem ficar atentos, pois o prazo para inscrição se encerra nesta terça-feira (23).