Jorge Quintino propõe programa que garante acesso ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Caruaru

Em um momento em que Caruaru acaba de receber o título de Cidade Americana do Esporte — reconhecimento concedido a municípios que promovem a democratização do acesso ao esporte como instrumento de inclusão social, cultura e educação — o vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou, na Câmara Municipal, o Anteprojeto de Lei que institui o Programa Municipal de Acesso ao Esporte – Banco de Materiais Esportivos.

Na prática, o projeto cria um Banco de Materiais Esportivos, responsável por receber, organizar, conservar e disponibilizar itens essenciais para atividades físicas, como tênis, chuteiras, bolas, uniformes, redes e equipamentos de proteção. Os materiais poderão ser repassados por doação definitiva ou cessão temporária, sempre vinculados a projetos esportivos, educacionais ou socioeducativos reconhecidos pelo poder público.

Serão beneficiados estudantes da rede pública municipal, crianças e adolescentes integrantes de projetos esportivos do município e jovens atendidos por programas sociais, assegurando que a falta de recursos financeiros não seja um impedimento ao direito ao esporte.

Para o vereador Professor Jorge Quintino, o projeto dialoga diretamente com a realidade das famílias caruaruenses. “Muitas crianças querem praticar esporte, mas não têm sequer um tênis ou uma bola. Esse programa nasce para enfrentar esse problema de forma concreta: criar um banco solidário de materiais esportivos, fortalecer projetos sociais e garantir que o esporte seja um direito acessível, e não um privilégio”, afirmou.

O Anteprojeto foi encaminhado ao prefeito Rodrigo Pinheiro.

Fernando de Noronha celebra o Ciclo Natalino com programação cultural e religiosa

A Administração de Fernando de Noronha promove, entre os dias 19 de dezembro e 6 de janeiro, o Ciclo Natalino. O evento traz uma programação especial que une cultura, fé, música e tradição, com atividades gratuitas na Praça São Miguel e na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

A programação contempla apresentações teatrais, concertos natalinos, caminhada de luz, celebrações religiosas e atividades voltadas para toda a família, como a chegada do Papai Noel e o Desfile de Bombeiros. Um dos destaques é o II Concerto Natalino – “Jesus Nasceu! Natal de Todos!”, que será realizado em diferentes datas na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, fortalecendo a tradição cristã e o significado do Natal.

Para o administrador do arquipélago, Virgílio Oliveira, o evento representa mais do que entretenimento. “O Ciclo Natalino de Fernando de Noronha foi pensado para valorizar nossas tradições, fortalecer a fé e criar momentos de encontro entre a comunidade e quem nos visita. É uma programação que resgata o verdadeiro sentido do Natal: união, esperança e celebração coletiva”, destacou.

“Além de promover cultura e lazer, a festividade também movimenta a economia local e reforça o papel dos espaços públicos como pontos de convivência”, concluiu o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Paulo Henrique Guerra.

Serviço

19/12 (sexta-feira)
Praça São Miguel – 19h
• Auto de Natal (teatro e pastoril)
• Clássica Natalina
Igreja Nossa Senhora dos Remédios – 20h30
• II Concerto Natalino – Jesus Nasceu! Natal de Todos!
20/12 (sábado)
Praça São Miguel – 19h
• Caminhada de Luz
• Quarteto Natalino
Igreja Nossa Senhora dos Remédios – 20h30
• II Concerto Natalino – Jesus Nasceu! Natal de Todos!
21/12 (domingo)
Praça São Miguel – 19h
• Harpa de Davi
• Desfile de Bombeiros com Papai Noel e sacolinhas de doces
• Concerto Natalino
24/12 (quarta-feira)
Igreja Nossa Senhora dos Remédios – 20h
• Santa Missa Natalina
25/12 (quinta-feira)
Praça São Miguel – 19h
• Culto Natalino – Igreja Assembleia de Deus
6/12 (terça-feira)
Praça São Miguel – 19h
• Encerramento do Ciclo Natalino

Secretaria da Fazenda de Caruaru amplia oferta de serviços digitais que passam a ser exclusivamente on-line

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ampliou a oferta de serviços digitais. Alguns protocolos que antes podiam ser realizados presencialmente, agora passam a ser exclusivamente on-line, somando-se aos demais serviços já disponíveis no ambiente digital.

Com a alteração, os contribuintes ganham mais agilidade e praticidade para resolver suas demandas, enquanto a secretaria consegue otimizar o atendimento e dar maior celeridade na devolutiva dos protocolos.

Atualmente, os protocolos disponíveis exclusivamente de forma on-line são:

* Baixa manual de boletos
* Certidão de regularidade de imóvel
* Certidão de regularidade fiscal
* Certidão nada consta
* Certidão negativa de débitos mercantil
* Cancelamento de ITBI
* Compensação de ITBI
* Emissão de guia de recolhimento de ITBI
* Revisão de valor venal
* Não incidência da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR)
* Certidão de valor venal
* Alvará eventual
* Atualização de cadastro de empresas
* Baixa de inscrição municipal
* Defesa de auto de infração – mercantil
* Cancelamento de TLF
* Estimativa de ISS
* ISSQN – dúvidas
* Redução de alíquota de ISS
* Pedido de imunidade/isenção tributária – associações
* Fiscalização – envio de documentação solicitada em termo de ação fiscal
* Inscrição inicial – optantes do Simples Nacional
* Malha fiscal SEFAZ – resposta
* Notificações/intimações
* MEI – regularização do Simples Nacional
* Pedido de imunidade/isenção mercantil
* Problemas no Gissonline
* Recurso contra rejeição de declaração retificadora do Simples Nacional
* Simples Nacional – malha fiscal – envio de documentação
* Simples Nacional – regularização (termos de notificação)

Os serviços podem ser acessados diretamente no site caruaru.pe.gov.br.
Para mais informações: WhatsApp (81) 98384-5637.

Em ação inédita no município, Caruaru promove Pet Day com serviços gratuitos para para cães e gatos

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ampliou a oferta de serviços digitais. Alguns protocolos que antes podiam ser realizados presencialmente, agora passam a ser exclusivamente on-line, somando-se aos demais serviços já disponíveis no ambiente digital.

Com a alteração, os contribuintes ganham mais agilidade e praticidade para resolver suas demandas, enquanto a secretaria consegue otimizar o atendimento e dar maior celeridade na devolutiva dos protocolos.

Atualmente, os protocolos disponíveis exclusivamente de forma on-line são:

* Baixa manual de boletos
* Certidão de regularidade de imóvel
* Certidão de regularidade fiscal
* Certidão nada consta
* Certidão negativa de débitos mercantil
* Cancelamento de ITBI
* Compensação de ITBI
* Emissão de guia de recolhimento de ITBI
* Revisão de valor venal
* Não incidência da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR)
* Certidão de valor venal
* Alvará eventual
* Atualização de cadastro de empresas
* Baixa de inscrição municipal
* Defesa de auto de infração – mercantil
* Cancelamento de TLF
* Estimativa de ISS
* ISSQN – dúvidas
* Redução de alíquota de ISS
* Pedido de imunidade/isenção tributária – associações
* Fiscalização – envio de documentação solicitada em termo de ação fiscal
* Inscrição inicial – optantes do Simples Nacional
* Malha fiscal SEFAZ – resposta
* Notificações/intimações
* MEI – regularização do Simples Nacional
* Pedido de imunidade/isenção mercantil
* Problemas no Gissonline
* Recurso contra rejeição de declaração retificadora do Simples Nacional
* Simples Nacional – malha fiscal – envio de documentação
* Simples Nacional – regularização (termos de notificação)

Os serviços podem ser acessados diretamente no site caruaru.pe.gov.br.
Para mais informações: WhatsApp (81) 98384-5637.

TRE-PE mantém cassação do prefeito e da vice de Custódia por abuso de poder político e econômico

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por maioria de votos, manter a cassação dos mandatos do prefeito de Custódia (Sertão), Manoel Messias de Souza, e da vice-prefeita, Anne Lúcia Torres Campos de Lira, eleitos nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada em sessão realizada nesta terça-feira (16), seguindo o voto da relatora, desembargadora eleitoral Roberta Viana Jardim.

O julgamento analisou o Recurso Eleitoral nº 0600192-60.2024.6.17.0065, apresentado em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apurou a prática de abuso de poder político e econômico no município na campanha eleitoral de 2026. A chapa eleita já havia sido cassada em primeira instância.

De acordo com o voto vencedor da relatora, ficou comprovado que, durante a gestão do então prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Góis, houve contratações irregulares de servidores temporários em ano eleitoral, sem situação excepcional que justificasse as admissões e sem a realização de processo seletivo simplificado.

Também foi reconhecida a realização de pagamentos atípicos a servidores às vésperas das eleições, com uso de recursos públicos para financiar militância eleitoral e compra de votos.

Segundo as provas analisadas pelo Tribunal, servidores receberam valores para arregimentar eleitores, sob ameaça de perda do emprego, o que comprometeu a igualdade da disputa e a legitimidade do pleito.

Todas essas ações administrativas tiveram o objetivo, segundo o julgamento, de alavancar apoios à então chapa apoiada pelo ex-prefeito, que se sagrou vencedora no pleito municipal.

Penas aplicadas

O TRE-PE decidiu manter a cassação dos diplomas do prefeito Manoel Messias de Souza e da vice-prefeita Anne Lúcia Torres Campos de Lira, por terem sido beneficiados pelas práticas abusivas.

Em relação ao ex-prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Góis, o Tribunal reconheceu sua responsabilidade direta pelo abuso de poder político e econômico, em razão das contratações e dos pagamentos irregulares realizados durante sua gestão.

A Corte afastou, no entanto, a pena de inelegibilidade do prefeito e da vice eleitos, por entender que não houve prova de participação direta ou indireta deles nas irregularidades, embora tenham sido beneficiários das condutas ilícitas, mas manteve a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito, contados a partir de 2024.

Da decisão cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim, conforme o entendimento do TRE-PE, a decisão tem efeito imediato.

Porto Digital lidera inovação com mais de 1/3 de mulheres em formação, contribuindo para os 34,2% de presença feminina na TI do Brasil

Este ano, o Porto Digital comemora 25 anos de história, marcados pela transformação do Bairro do Recife em um dos maiores e mais vibrantes ecossistemas de inovação do Brasil. Dentro desse contexto de desenvolvimento e impacto social, o distrito destaca-se por sua atuação proativa no fomento à diversidade de gênero. O recente relatório da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) revela que as mulheres representam 34,2% da força de trabalho em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, incluindo 34,1% dos cargos de diretoria e gerência e 28,1% em áreas técnicas como TI e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

No Porto Digital, essa tendência é celebrada e impulsionada por uma visão estratégica. Mariana Pincovsky, Diretora Executiva do Porto Digital, reforça a importância de uma liderança inspiradora e transformadora para o desenvolvimento profissional das mulheres: “Liderança não é apenas cobrança, repasse de demanda, números e relatórios; é também inspiração, transformação e resultado. Não basta apenas contratar e incluir mulheres no quantitativo de colaboradores, mas permitir que elas se desenvolvam e tenham oportunidades suficientes para o crescimento profissional. Empresas que possuem indicadores de diversidade e metas alinhadas a este propósito conseguem, na prática, ver a transformação acontecendo.”

A presença de mulheres em áreas técnicas, como desenvolvimento, P&D e engenharia de software, é vista pelo Porto Digital como um diferencial para a criação de soluções verdadeiramente humanas e inclusivas. Luana Alves, Analista de Empregabilidade do Porto Digital, explica: “Pessoas diversas resolvem problemas de forma diversa. Ou seja, olhares e perspectivas diferentes sobre os mesmos problemas ampliam a possibilidade de resolução. Áreas técnicas eram majoritariamente masculinas e trazer mulheres para esse contexto é ampliar as visões diferenciadas.”

Complementando essa visão, Alves explica: “Quando vemos o Embarque Digital ter mais de 1/3 de mulheres em formação de Tecnologia, percebemos que, ao abrir para uma, outras chegam. A mulher que hoje decide, dentre tantas barreiras, seguir a área de Tecnologia pode ver, vivenciar e compartilhar experiências com outras mulheres, aprendendo juntas, inspirando outras.”

Desde sua criação, o Embarque Digital, criado em parceria com a Prefeitura do Recife e do Porto Digital, já formou 785 estudantes em cursos superiores de tecnologia — 527 homens e 256 mulheres — distribuídos em quatro turmas completas, e mantém 973 alunos ativos, sendo 636 homens e 330 mulheres. Somados, representam 1.758 jovens que ingressaram ou avançaram no ensino superior em TI por meio de uma política pública gratuita, de alta qualidade e com foco na empregabilidade, e hoje, tem uma das maiores bases qualificadas do país.

O compromisso do Porto Digital com a equidade de gênero e a promoção de ambientes inclusivos não apenas reflete uma visão de responsabilidade social, mas consolida o ecossistema como um polo de inovação impulsionado pela diversidade e talentos femininos.

Pincovsky conclui: “A diversidade de gênero não é apenas uma meta de inclusão, é o motor que impulsiona nossa inovação e a capacidade do Porto Digital de criar um futuro tecnológico mais equitativo e vibrante. Nossas ações refletem a convicção de que o talento feminino é essencial para o sucesso contínuo do setor e do nosso ecossistema.”

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação do Brasil há 25 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/

Homem é detido pela PRF, após ferir idoso com facão em briga de trânsito

Um homem que feriu um idoso de 77 anos durante uma briga de trânsito foi detido, nesta segunda-feira(15), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso aconteceu na BR 101, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Por volta das 14h, uma equipe da PRF foi acionada para atender uma colisão sem vítimas entre dois caminhões. Ao chegar no local, os policiais constataram que um dos condutores agrediu o outro com um facão.

O suspeito da agressão foi detido em um estabelecimento comercial às margens da rodovia e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Paulista. A vítima teve cortes no rosto e foi encaminhada para atendimento no Hospital Miguel Arraes.

Shopping Difusora lança campanha “Um Natal para Recordar” com promoção especial e programação temática

O Shopping Difusora inicia a temporada de fim de ano com uma ação promocional que promete movimentar o comércio e fortalecer o clima natalino no centro de compras. Desde o dia 15 de dezembro, começou a promoção “Um Natal para Recordar – Compre e Ganhe”, que presenteará os clientes com brindes exclusivos durante o período mais esperado do varejo.

Até 24 de dezembro, os consumidores que realizarem R$ 2.000,00 em compras nas lojas participantes poderão trocar as notas fiscais por uma mala de viagem de 10 kg, um item premium escolhido para este período que antecede as férias. As trocas acontecerão no 2º piso, ao lado do Detran, das 12h às 20h, com limite de uma mala por CPF e disponibilidade limitada por dia.

A promoção integra a programação natalina do empreendimento, que traz como tema “Um Natal para Recordar”, inspirada nos encantos e memórias afetivas dos anos 80 e 90. A decoração especial foi inaugurada com a chegada do Papai Noel e o acionamento das luzes, convidando o público a vivenciar um Natal cheio de nostalgia, cores vibrantes e experiências que despertam lembranças. O Bom Velhinho está presente de quinta a domingo, das 16h às 20h, acompanhado de cortejos temáticos e intervenções artísticas.

Para a gerente de Marketing, Talita Passos, a campanha reforça o propósito do shopping de criar conexões afetivas nesta época do ano: “A proposta é transformar o passeio em família em um momento especial. A promoção, a decoração nostálgica e a presença do Papai Noel se complementam para estimular que as famílias venham ao shopping viver experiências que marcam. Queremos que o Difusora seja o cenário das memórias de Natal dos nossos clientes.”

A expectativa para o período é de crescimento no movimento e nas vendas. Segundo a superintendente Maria Paula Rabelo Paes, a ação promocional e a ampliação dos horários de funcionamento fortalecem o desempenho econômico do centro de compras: “O Natal é a principal data do varejo, e ações como esta aumentam o fluxo de visitantes e estimulam a conversão nas lojas. Com a campanha Compre e Ganhe e o horário estendido, projetamos um aumento em torno de 20% no volume de clientes e de 10% no aumento das vendas, seguindo a tendência nacional e consolidando o Difusora como referência regional no período natalino.”

Além da promoção, o shopping participa da campanha solidária “Alimente a Vida”, da Apesce, arrecadando alimentos não perecíveis no ponto de coleta localizado no 1º piso. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade no início de 2026, reforçando o compromisso do empreendimento com iniciativas sociais.

Entre os dias 17 e 20 de dezembro, o Shopping Difusora funcionará com lojas, quiosques, alimentação e lazer das 10h às 22h. No dia 21 de dezembro, domingo, o funcionamento será das 11h às 22h para todos os segmentos. Já nos dias 22 e 23 de dezembro, o horário volta a ser das 10h às 22h em todas as operações. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, lojas, quiosques, alimentação e lazer funcionarão das 10h às 19h. No dia 25 de dezembro, apenas as áreas de alimentação e lazer abrem, das 11h às 20h, enquanto lojas e quiosques permanecem fechados. Na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, todas as operações funcionarão das 10h às 19h. Já no dia 1º de janeiro, lojas, quiosques, alimentação e lazer estarão fechados.

Dia D de Testagem em Caruaru atende 86 pessoas e reforça prevenção contra ISTs

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira (15), o Dia D de Testagem e Aconselhamento, uma ação voltada ao cuidado, à prevenção e à promoção da saúde sexual da população. A atividade aconteceu no Marco Zero, no Centro da cidade, das 8h às 12h, com participação aberta e gratuita.

Durante a ação, 86 pessoas realizaram testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de receberem aconselhamento multiprofissional, com orientações sobre prevenção, autocuidado, tratamento e acompanhamento nas unidades da rede municipal de saúde. Também houve distribuição de preservativos, reforçando a importância das práticas sexuais seguras.

A iniciativa teve como objetivo estimular o diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ampliar o acesso à informação e fortalecer a prevenção, contribuindo para a qualidade de vida e o cuidado integral da população caruaruense.

Escola Municipal de Caruaru realiza segunda edição do Projeto premiado Grosslanca

A Escola em Tempo Integral Irmã Ceciliana Gross, localizada no bairro Universitário, realizou, pelo segundo ano, o projeto da “Grosslanca”, que tem como principal objetivo trabalhar a resposta pedagógica social e cultural, unindo metodologias ativas, protagonismo estudantil, pertencimento e equidade. Tendo como inspiração a Feira da Sulanca de Caruaru – símbolo da identidade cultural e resistência, estudantes dos 7º e 8º anos, após arrecadarem itens como roupas, sapatos, acessórios, brinquedos e produtos de higiene pessoal, puderam simular uma feira livre como a da Sulanca.

Com criação e circulação da própria moeda, denominada de “Gross”, no dia da feira, os estudantes assumiram papeis de gestores, vendedores, caixas e comunicadores, a fim de comercializar os produtos, igualmente como funciona na Feira de Caruaru. “Aqui, além de aprender sobre lucro, prejuízo, boas práticas de venda, aprendemos sobre o real valor do dinheiro, como devemos utilizar da melhor forma e assim fazer boas vendas”, afirmou o aluno do Arthur, do 7º ano.

O projeto, idealizado pela professora de Educação Financeira, Laila Teles, foi premiado durante este ano no edital Agentes da Transformação, uma iniciativa internacional do Teach for All, em parceria com a Fundação Lemann e o Ensina Brasil, com um aporte de R$ 5 mil, que foi utilizada para realização desta segunda edição. “É um grande honra e satisfação poder planejar e executar um projeto tão grandioso como este, onde vemos de perto o real interesse dos alunos. Eles de fato colocam a mão na massa e realizam tudo com muito carinho. Fico muito feliz com mais uma edição de sucesso e tenho certeza que as demais serão ainda melhores”, pontuou a professora.

Todos os materiais arrecadados pelos estudantes serão distribuídos durante o mês em comunidades carentes, na Casa dos Pobres, casas de passagem e aos moradores de rua.