Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru forma primeira turma de contação de histórias

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepi), em parceria com as Secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e de Administração (SAD), formou a primeira turma do Curso de Contação de Histórias para a Primeira Infância. A formação realizada entre os meses de outubro e dezembro foi voltada aos profissionais da educação infantil do município.

Nesta segunda (08), foi o encontro final, que teve o momento prático de contação de histórias com os estudantes da rede e a certificação dos 26 profissionais participantes.

O curso foi um desafio para o auxiliar de educação Douglas Silva, do Cmei Helena Martins. “Eu nunca tinha trabalhado com crianças, entrei este ano no Cmei, e foi um desafio participar. Nada melhor que uma história para enriquecer a imaginação das crianças, tirando elas da tela do celular. Para mim, foi também enriquecedor”, destacou o participante.

“Essa é a primeira turma de várias e isso tem significado muito forte. Por trás disso, tem o fomento à leitura, que, desde cedo, a criança vai entendendo e compreendendo a importância, mas, acima de tudo, é o fortalecimento de vínculos da criança com outras crianças, com a comunidade escolar e principalmente com a família”, enfatizou a secretária executiva da Sepi, Iracleide Araújo.

A realização do curso de contação de histórias está em consonância com a BNCC e o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) e, ainda, segundo Iracleide, contribuirá diretamente para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos dos Cmeis municipais, favorecendo vínculos afetivos, linguagem, imaginação, criatividade e autonomia.

Homem cai de ponte e é resgatado de helicóptero em São Lourenço da Mata

Um homem, de 45 anos, que ficou ferido após cair de uma ponte foi socorrido de helicóptero, na manhã deste domingo (7), em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O resgate foi realizado em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano Recife.

Por volta das 11h30, a Central de Regulação do SAMU acionou a equipe médica para fazer o resgate de um homem que havia caído de uma ponte com seis metros de altura. De acordo com informações colhidas no local, a vítima foi atacada por abelhas e caiu ao se desequilibrar.

Ao chegar no local, a equipe verificou que o homem apresentava fratura no braço e dores no tórax e no abdômen. Ele foi estabilizado para embarcar na aeronave e em sete minutos chegou ao campo do quartel do Derby, na área central do Recife. Em seguida, foi conduzido de ambulância para receber atendimento especializado no Hospital da Restauração.

”Coco Dá Rock”, a batida que acende a cultura popular

“Coco Dá Rock”, o novo single de Herbert Lucena, chega ao público como uma faísca criativa pronta para movimentar a cena. O lançamento será no dia 11 de dezembro, às 18h, no Bolacha Discos e Coisas (Rua João Ramos, 50, Empresarial Manguinhos, Graças – Recife/PE) e também nas plataformas digitais. Financiada pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), a faixa marca mais um momento potente na trajetória de um artista que reinventa a tradição com frescor, ritmo e a liberdade estética que define a cultura pernambucana atual.

Misturando a pulsação ancestral do coco com a eletricidade crua do rock, Herbert cria uma sonoridade arrebatadora que celebra a cultura pernambucana em permanente movimento. A direção musical é dividida entre ele e Gustavo Pedrosa, num encontro que coloca lado a lado guitarras inquietas, metais vigorosos e o trupé inspirado no clássico Mazuca de Agrestina (2008).

O time de músicos reforça o peso da produção: Rostan Junior (bateria), Fábio Pedrosa (baixo), Gustavo Pedrosa (guitarras), Adelson Lins (trombones), David Pedro (sax), Érico Veríssimo (trompete) e Ivison, responsável por pandeiros, ganzá, zabumba e sanfona de 8 baixos. A produção executiva e elaboração do projeto são assinadas por Isa Melo.

Gravado no Studio Carranca, mixado por Carlinhos Borges e masterizado por Junior Evangelista, o single também ganhará vídeo dirigido por Ricardo Carvalho, da Quixote Produções, com montagem e criação em IA de Gustavo Vilarim, um diálogo entre tradição e tecnologia que traduz o espírito do projeto.

Herbert Lucena: tradição que se reinventa

A força de “Coco Dá Rock” se amplifica quando colocada ao lado da história de Herbert Lucena, baterista desde os anos 1980, cantor desde 2002, premiado no Brasil e reconhecido internacionalmente.

O primeiro trabalho solo foi o elogiado “Na Pisada Desse Coco” (2004). Já em 2011, lançou o “Não Me Peçam Jamais Que Eu Dê de Graça Tudo o Que Eu Tenho Pra Vender”, pela Coreto Records, em versões LP e CD. Este trabalho rendeu-lhe quatro indicações no 23º PMB em 2012, vencendo em três categorias e se destacando como um dos artistas mais premiados na cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Com presença nos palcos Europeus, Herbert se firma como um dos nomes mais inventivos da cultura popular contemporânea. Agora, com “Coco Dá Rock”, ele reafirma seu lugar: um artista capaz de honrar a tradição sem perder o apetite pela reinvenção, mantendo a música do povo acesa, vibrante e livre.

“Coco Dá Rock” é uma realização da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura do Recife, Fundação de Cultura do Recife e Secretaria de Cultura.

OPINIÃO: Raquel Lyra, sinônimo de desenvolvimento!, por Jorge Quintino

Caruaru recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), a governadora Raquel Lyra para oficializar um novo pacote de ações que marca mais um capítulo importante no avanço do nosso município. Durante a agenda realizada na Avenida Brasil, foram assinadas autorizações e ordens de serviço que contemplam iniciativas estruturantes, como a construção da sede do 1º BIESP, melhorias em vias de acesso, restauração de estradas e investimentos que impactam diretamente a mobilidade e a qualidade de vida da população.

A governadora apresentou as etapas dos projetos e reforçou o compromisso do Estado com a execução responsável de cada intervenção, demonstrando que planejamento e diálogo continuam guiando as ações do Governo de Pernambuco.
Como vereador e representante dos caruaruenses, sigo acompanhando cada passo desse processo. Meu papel é garantir transparência, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e manter a população informada sobre tudo o que está sendo construído para fortalecer o desenvolvimento da nossa cidade.

Caruaru avança com responsabilidade, parceria e trabalho. E, hoje, reafirmamos juntos um caminho de melhorias que já começam a transformar a vida de quem vive aqui.

Jorge Quintino, é vice-presidente da Câmara Municipal de Caruaru.

Importante patrimônio cultural de Caruaru, Museu da Fábrica de Caroá reabre totalmente requalificado no próximo sábado (13)

Após quatro anos desativado, o Museu da Fábrica de Caroá, em Caruaru, já tem data para reabrir para turistas e caruaruenses: 13 de dezembro, mesmo dia em que se comemora os 113 de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O projeto de requalificação e modernização do espaço foi feito pela Produção Inova – Conectando Histórias, por meio de incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

A reabertura deste museu marca a retomada das atividades de um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos da Princesa do Agreste. As intervenções de requalificação do Museu incluíram novas divisórias em gesso, formando ambientes totalmente renovados para a ambientação.

“O espaço recebeu nova pintura, circuito expográfico atualizado, recursos de interatividade, audiodescrição e elementos cenográficos inspirados na antiga Fábrica de Caroá, reforçando a conexão entre memória e contemporaneidade. Também foram criados novos ambientes, como uma sala para exposições de curta duração/auditório, com capacidade para 36 pessoas, além de copa ampliada, reserva técnica e almoxarifado, garantindo melhores condições de funcionamento e preservação do acervo”, detalhou o professor e historiador George Pereira, que está à frente da Produção Inova – Conectando Histórias.

A requalificação e modernização do Museu da Fábrica de Caroá teve o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura; e do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura. Sob a liderança do professor George Pereira, o projeto teve em sua equipe principal a jornalista Joalline Nascimento e o designer Vitor Marinho, que assinaram a comunicação do espaço. O Museu está localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, na Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro.

Sobre a Fábrica de Caroá

A antiga Fábrica de Caroá foi fundada em 1935 e foi um dos principais impulsionadores da economia de Caruaru, sendo considerada como um dos maiores empreendimentos da década. A fábrica de confecções seguiu em atividade até os anos 70.

A Fábrica chamava a atenção por possuir um maquinário de última tecnologia importado da Europa. O responsável pelo espaço era José de Vasconcelos, que se especializou na desfibração do caroá, que é uma planta fibrosa típica do bioma Caatinga e que é bastante utilizada na fabricação de cordões e cordas, entre outros.

Projeto Laços de Mãe fortalece acolhimento a gestantes de alto risco do Hospital da Mulher do Agreste

Com o objetivo de fortalecer o acolhimento e a preparação das gestantes do pré-natal de alto risco e de seus acompanhantes, ao longo da gestação, parto e pós parto, o Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, acaba de lançar o Projeto Laços de Mãe. A iniciativa, pensada com cuidado e propósito, nasce da compreensão de que a vivência da gravidez, especialmente quando envolve condições clínicas mais complexas, exige não apenas acompanhamento especializado, mas também espaços de escuta, apoio emocional e construção de conhecimento.

O Projeto Laços de Mãe visa orientar, acolher e criar uma rede de apoio entre gestantes, familiares e a equipe multiprofissional do HMA. “Realizaremos, mensalmente, rodas de conversa que abordarão temas essenciais relacionados à gestação de alto risco, às expectativas e escolhas para o parto, ao cuidado no puerpério e à saúde emocional da mulher e de sua rede de apoio”, detalha a enfermeira Nycarla Bezerra, supervisora do PPP (Pré-parto, Parto e Puerpério).

Os encontros, que iniciaram no final do último mês, funcionam como espaço aberto para que dúvidas sejam esclarecidas, medos compartilhados e vínculos fortalecidos, promovendo uma experiência mais segura e humanizada, também segundo a enfermeira supervisora. “Com o Projeto Laços de Mãe, reafirmamos o nosso compromisso com uma assistência integral, humanizada e pautada no diálogo, no conhecimento e no cuidado sensível às reais necessidades de cada gestante”, pontua Nycarla Bezerra.

Sobre o Hospital da Mulher do Agreste – O HMA, em Caruaru, chega aos seis meses de funcionamento com aproximadamente 4 mil partos assistidos por equipe especializada e de forma humanizada, sendo uma média de 60% deles normais. Ao todo, foram cerca de 38 mil atendimentos realizados, sendo 15.600 deles ambulatoriais, com a inserção de mais de 760 dispositivos intrauterinos (DIUs) e atendimento da equipe multiprofissional, que, nesta primeira etapa de funcionamento, inclui acompanhamento ao pré-natal de alto risco, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, endocrinologia, nutrição, mastologia, psiquiatria, psicologia, enfermagem e serviço social, entre outros.

Foram realizados, ainda, um total de quase 21 mil e 500 exames, sendo mais de 19 mil laboratoriais e quase 2 mil e 500 de apoio diagnóstico. No Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) da unidade de saúde, foram realizados mais de 7.250 exames de imagem, entre tomografia, raio-x e cardiotocografia. Quanto às ultrassonografias, foram feitas mais de 790 convencionais e mais de 1 mil 370 com doppler. O mamógrafo do HMA foi inaugurado no mês de Outubro, por ocasião da campanha Outubro Rosa, quando foram realizadas 236 mamografias, sendo 84 pela regulação, 89 pelo ambulatório e 63 por livre demanda, na ação do Dia D do Outubro Rosa.

Aguardado há mais de uma década pela população e com um investimento total de R$ 84,8 milhões, o HMA oferta cuidado a mulheres de 53 municípios. Com mais de 190 leitos para garantir atendimento a urgências de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTI neonatal e adulta, bloco cirúrgico com cinco salas e ambulatórios especializados, a unidade oferece ainda espaço para acolher e prestar assistência, inclusive com residência temporária, a grávidas, mulheres no pós-parto e bebês que necessitem de cuidado contínuo sem a necessidade de internação hospitalar: a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (Casa de Maria), com 20 alojamentos e suporte de profissionais especializados. Já o espaço Canguru é composto por 15 leitos.

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana, logo após a publicação da resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a resolução com novas regras será publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), com validade imediata. A expectativa é que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palácio no Planalto para lançar o novo aplicativo para celular CNH do Brasil. 

O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola. 

Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH. 

Veja as principais mudanças: 

Abertura do processo

Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas

O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente. 
Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas

A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas. 
O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas. 
Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas

Provas

Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH. 
Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran. 

Instrutores

Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.
A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

PREFEITURA DE BEZERROS PARTICIPA DO 19º ENCONTRO DA REDE PERNAMBUCANA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

Screenshot

Realizado nesta quinta-feira (04), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, o 19º Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis contou com a presença de representantes da Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano. A secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Thais Santos, representou o município no evento.

A iniciativa, promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como objetivo abordar a discussão sobre saúde, bem-estar e equidade com foco na política pública sustentável e saudável dos municípios pernambucanos. Bezerros está entre as 33 cidades que integram à RPMS.

Em âmbito municipal, as ações são coordenadas pelas Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde. O trabalho intersetorial foi apresentado através das iniciativas do Bezerros Sustentável, Sementeira Municipal, Limpa Bezerros, Reciclar é Massa, Pacto “Meu Município pelos ODS”, Recicla + PE e Farmácia Viva. O fortalecimento da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é feito com base nos três níveis de atuação, sendo eles “micro, meso e macro”.

A implementação de iniciativas comunitárias, uma agenda local de município saudável e políticas governamentais articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, para a promoção do bem-estar e da equidade em saúde local-regional foi o centro das discussões durante o encontro, que contou com palestras, rodas de conversa, debates, apresentações de práticas municipais, lançamento de livro digital, entre outras atividades.

O 19º Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis contou com a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Rede Colaborativa de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis, Movimento de Municípios, Cidades, Comunidades Sustentáveis das Américas, GT Promoção de Saúde. A realização foi da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Representaram Bezerros a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Thais Santos, o diretor de Assessoria e Planejamento em Meio Ambiente, Marco Ribeiro, a coordenadora de Sustentabilidade, Emilly Tuane, e a assessora especial da Secretaria, Juliana Bione.

Raquel Lyra assinará autorizações para obras estruturadoras para segurança e mobilidade de Caruru

Pedro Augusto/Blog Capital

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), inicia a segunda-feira (8), com uma agenda intensa entre o Recife e Caruaru. Logo às primeiras horas da manhã, a gestora participa da tradicional celebração em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, um dos eventos religiosos mais significativos do estado, que reúne anualmente milhares de fiéis.

Após a celebração, Raquel segue para Caruaru, onde, às 9h, anunciará um pacote de investimentos estratégicos para o município e região. As ações integram o programa Juntos pela Segurança, que prevê o fortalecimento da estrutura operacional das forças de segurança no Agreste. Entre as iniciativas, estão a autorização para a construção de um novo Batalhão Integrado Especializado (Biesp) da Polícia Militar e de um Grupamento de Bombeiros (GB) na cidade.

Além das medidas voltadas à segurança, a governadora também assinará autorizações nas áreas de mobilidade urbana e desenvolvimento regional. Serão requalificadas a via de acesso ao abatedouro municipal e a estrada que liga à Vila Murici, consideradas fundamentais para o fluxo econômico e para a rotina das comunidades locais.

Raquel Lyra ainda dará aval para o processo licitatório das obras de restauração da estrada que leva ao Autódromo Ayrton Senna e anunciará a construção de um novo campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru, ampliando a oferta de ensino superior no município.

Confira a tabela da primeira fase do Campeonato Pernambucano 2026

Pedro Augusto/Blog Capital

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) oficializou, nesta semana, o regulamento e a tabela do Campeonato Pernambucano Série A1 – 2026, reforçando o peso da competição no calendário estadual e nacional. Considerado um dos torneios regionais mais tradicionais do país, o Estadual ganhará ainda mais relevância ao definir, diretamente pela classificação final, as vagas para as competições nacionais da temporada 2027.

De acordo com a FPF, o campeão, o vice e os demais classificados disputarão quatro vagas na Copa do Brasil, duas vagas no Campeonato Brasileiro Série D e ainda o acesso direto do primeiro e segundo colocados à Copa do Nordeste de 2027. Todos os critérios seguirão rigorosamente as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Formato e participantes

O Pernambucano 2026 contará com oito clubes: Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Sport e Vitória. As equipes disputam a Primeira Fase entre 9 de janeiro e 1º de fevereiro, em sistema de turno único, com todos se enfrentando.

Os seis melhores colocados avançam. Os dois primeiros garantem vaga direta nas semifinais, enquanto os times entre 3º e 6º lugar jogam a Segunda Fase em confrontos eliminatórios de ida e volta. O sétimo colocado assegura presença na Série A1 de 2027 para o Segundo Turno, e o oitavo disputará o Primeiro Turno do próximo ano, previsto para o segundo semestre de 2026.

Mata-mata com VAR em todas as fases

Na Segunda Fase, os duelos serão entre 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores seguem para a Terceira Fase, onde encontram os dois líderes da Primeira Fase, novamente em partidas de ida e volta que definirão os finalistas.

A decisão do título estadual também será disputada em dois jogos. Todas as fases eliminatórias terão o suporte do árbitro de vídeo (VAR), reforçando o compromisso da FPF com a transparência e a justiça esportiva.

Relevância nacional

Para o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o Pernambucano 2026 mantém seu papel central no cenário do futebol brasileiro.
“O Campeonato Pernambucano continua sendo uma vitrine de enorme relevância para nossos clubes, movimenta o futebol regional em alto nível e assegura oportunidades reais de acesso às principais competições do país. É o campeonato estadual de maior audiência do País”, destacou.

Com regulamento definido e calendário confirmado, a expectativa agora se volta ao início da competição, que promete mais uma edição marcada por equilíbrio e forte disputa por vagas nacionais.

Rodada inicial:

9/1 – 18h30 – Arena de Pernambuco – Retrô x Vitória

9/1 – 20h30 – Aflitos – Náutico x Maguary

10/1 – 17h – Arena de Pernambuco – Jaguar x Sport

11/1 – 17h – Arena de Pernambuco – Santa Cruz x Decisão

2ª rodada

13/1 – 20h – Local a definir – Vitória x Jaguar
14/1 – 19h – Local a definir – Decisão x Náutico
14/1 – 19h – Arthur Tavares – Maguary x Sport
14/1 – 21h30 – Ilha do Retiro – Santa Cruz x Retrô

3ª rodada

17/1 – 17h – Arena Pernambuco – Santa Cruz x Vitória
17/1 – 18h – Local a definir – Decisão x Jaguar
18/1 – 16h – Arthur Tavares – Maguary x Retrô
18/1 – 18h – Aflitos – Náutico x Sport

4ª rodada

21/1 – 18h – Local a definir – Vitória x Maguary
21/1 – 19h – Ilha do Retiro – Sport x Decisão
22/1 – 18h – Arena Pernambuco – Retrô x Santa Cruz
22/1 – 20h – Arena Pernambuco – Jaguar x Náutico

5ª rodada

24/1 – 17h – Ilha do Retiro – Sport x Vitória
25/1 – 16h – Local a definir – Retrô x Jaguar
25/1 – 16h – Arthur Tavares – Maguary x Decisão
25/1 – 18h – Arena Pernambuco – Santa Cruz x Náutico

6ª rodada

28/1 – 19h – Arthur Tavares – Maguary x Sport
28/1 – 20h30 – Arena Pernambuco – Santa Cruz x Jaguar
29/1 – 18h – Local a definir – Decisão x Vitória
29/1 – 20h – Aflitos – Náutico x Retrô

7ª rodada

1/2 – 18h – Ilha do Retiro – Sport x Santa Cruz
1/2 – 18h – Arena Pernambuco – Retrô x Decisão
1/2 – 18h – Arthur Tavares – Vitória x Náutico
1/2 – 18h – Aflitos – Jaguar x Maguary