Projeto Orla inicia semana com primeiros encontros presenciais em Fernando de Noronha

O Projeto Orla dá início, entre os dias 1° e 5 de dezembro, a uma série de encontros presenciais em Fernando de Noronha. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e executada pela Administração Distrital, em parceria com a Nila Engenharia e Meio Ambiente, conta ainda com o apoio do ICMBio, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e de instituições ligadas à gestão costeira.

A programação inclui atividades de sensibilização, mobilização comunitária, reuniões setoriais e visitas técnicas voltadas ao fortalecimento do ordenamento e da conservação das praias da ilha.

De acordo com o gestor de praias do arquipélago, Carlos Araújo, o Projeto Orla tem como objetivo aprimorar a organização litorânea da Área de Proteção Ambiental (APA). O processo começa com um diagnóstico da situação atual e avança para uma etapa de planejamento participativo com os órgãos que atuam no território. “A meta é garantir uma orla mais segura, protegida e, ambientalmente, responsável”, afirma.

A gestora do projeto e representante da Nila Engenharia, Edilane Nicoleite, reforça que a iniciativa é estratégica para o ordenamento das praias. “O ação funciona por meio de uma articulação entre diferentes níveis de governança — distrital, estadual e federal. O foco é ouvir a comunidade e construir alternativas viáveis para o uso e a gestão da orla, sempre de forma equilibrada e consciente”, destaca.

A metodologia segue as diretrizes do Manual do Projeto Orla, que prevê etapas específicas. Nessa fase inicial, o trabalho envolve a apresentação da proposta ao público e a capacitação dos representantes governamentais que conduzirão o processo na ilha — treinamento realizado de forma remota em novembro.

No dia 1º de dezembro, as ações serão abertas à comunidade, com apresentações no auditório do ICMBio (14h às 17h) e na Erem Arquipélago (19h30 às 20h30). Nos dias 2 e 3, o Grupo de Trabalho do Projeto Orla participa de reuniões setoriais previamente agendadas.

A partir da quinta-feira (4), têm início as visitas técnicas às praias da APA, com participação de instituições responsáveis pela gestão costeira. O roteiro contempla as praias Cacimba do Padre, Bode, Americano, Boldró, Conceição, Meio, Cachorro e Porto de Santo Antônio.

Na sexta (5), o circuito se encerra com a avaliação de boas práticas nas praias do Sancho, Leão e Sueste.

O projeto seguirá com novas etapas ao longo de 2026, incluindo oficinas em março e maio, voltadas à sociedade civil organizada. “Todas essas ações buscam uma gestão participativa, equilibrada e inclusiva. A ideia é conciliar o que a legislação permite com os desejos da comunidade — especialmente dos moradores — para construir, de forma conjunta, o uso adequado da orla”, conclui Edilane

Bezerros segue como maior produtor de tomate de PE e um dos maiores do Brasil

O levantamento estatístico da produção agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2024, mantém o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, como o maior produtor de tomate do Estado, com mais de 64 mil toneladas produzidas. No ranking, Bezerros figura ainda como o 2º do Nordeste e o 8º do Brasil em desempenho de produção, com uma área plantada de aproximadamente 800 hectares e área colhida de mais de 720 hectares.

Ainda segundo os dados do IBGE, o rendimento médio é de cerca de 90 mil quilos por hectare. O pódio segue com Camocim de São Félix (2º lugar), Santa Cruz (3º lugar), Ibimirim (4º lugar) e Inajá (5º lugar). Bezerros também se destaca na produção milho, batata doce, fava, mandioca e feijão. Em comparação com o ano anterior (2023), o município passou de 39.600 toneladas para mais de 64.800 toneladas. Um crescimento de 63,6% (equivalente a 25.200 toneladas).

Em nível Brasil, o município está na 8ª posição do ranking, atrás apenas dos municípios de Cristalina – GO (1º lugar), Silvânia – GO (2º lugar), Morrinhos – GO (3º lugar), Itapeva – SP (4º lugar), Piracanjuba – GO (5º lugar), Ibicoara – BA (6º lugar) e Jaíba – MG (7º lugar). Fica na frente das cidades de Guaíra – SP (9º lugar) e Vianópolis – GO (10º lugar). Bezerros também se destaca na produção de banana, goiaba, laranja e maracujá, entre outras culturas cultivadas como leguminosas.

Em Pernambuco, a cidade ocupa a 9ª posição tanto como maior produtora de batata doce quanto de laranja. Fica ainda em 13º lugar na produção de maracujá e 21º lugar com goiaba. O ranking conta ainda mandioca (46º lugar), fava (50º lugar), milho (57º lugar), feijão (68º lugar) e banana (77º lugar). É importante lembrar que a Prefeitura de Bezerros desenvolve um trabalho de orientação e assistência técnica aos agricultores e produtores rurais do município ao longo de todo o ano.

Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Arco Metropolitano no dia 12 de dezembro

A governadora Raquel Lyra anunciou que, no próximo dia 12 de dezembro, assinará a ordem de serviço para o início das obras do Segmento 2 do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano (AVM), corredor estratégico que ligará o entroncamento da BR-232, em Moreno, ao entroncamento com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O trecho, com 25,32 quilômetros de extensão, é uma das intervenções viárias mais importantes das últimas décadas em Pernambuco.

O Arco Metropolitano tem como principal objetivo reorganizar a circulação na Região Metropolitana do Recife (RMR), desafogando a BR-101, atualmente saturada pelo intenso fluxo de veículos, e preparando Pernambuco para se consolidar como hub logístico do Nordeste. As obras, que fazem parte do programa PE na Estrada, representam um investimento estimado de R$ 632 milhões.

“Vamos autorizar o início das obras do Arco Metropolitano no dia 12 de dezembro, e as máquinas já começam a trabalhar. Essa é uma notícia aguardada há muitos anos pelo povo pernambucano. Essa obra vai gerar emprego e renda, fortalecer nossa infraestrutura e melhorar a mobilidade de toda a Região Metropolitana. É mais uma entrega do PE na Estrada que transformará a vida de milhares de pessoas, facilitando o escoamento de produtos, reduzindo congestionamentos e garantindo mais segurança para motoristas e pedestres. É um legado tão importante quanto foi, no passado, a duplicação da BR-232 entre Recife e São Caetano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Arco Viário Metropolitano vai conectar áreas de vocação logística e industrial, integrando municípios como Itapissuma, Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno e o entorno do Cabo de Santo Agostinho, ampliando o acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape. O corredor vai permitir um novo fluxo de tráfego de passagem, reduzindo a pressão sobre áreas urbanas densas e aumentando a eficiência dos deslocamentos no Grande Recife.

“Essa é uma das obras mais aguardadas da Região Metropolitana e terá impacto em todo o Estado. Vai transformar a logística da nossa economia, reduzir gargalos históricos e marcar um novo capítulo da infraestrutura de Pernambuco”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Intervenções

As obras contemplam uma série de intervenções estruturantes, entre elas:
• serviços de terraplenagem, drenagem profunda e superficial;
• pavimentação rígida e flexível;
• iluminação viária em toda a extensão;
• sinalização horizontal e vertical;
• implantação de dispositivos de segurança;
• adaptação de paradas de ônibus;
• adequações ambientais;
• construção de obras de arte especiais, como viadutos, pontes e travessias.

Entre os equipamentos previstos estão:
• viaduto na interseção com a BR-232;
• ponte sobre o Rio Jaboatão;
• viaduto de acesso a Moreno;
• passarela no Distrito Industrial do município;
• viaduto em formato de ferradura na conexão com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.

Guarda Municipal recupera duas motocicletas roubadas em Caruaru no mesmo dia

A atuação rápida da Guarda Municipal de Caruaru resultou, na quarta-feira (3), na recuperação de duas motocicletas com restrição de furto ou roubo em diferentes bairros da cidade. As ações foram realizadas pela Patrulha Rural.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 9h, na Rua José Vicente de Lacerda, no bairro Maurício de Nassau. A equipe encontrou uma motocicleta abandonada em um terreno baldio. O veículo estava com registro de furto/roubo há sete dias, na cidade de Bezerros.

Mais tarde, por volta das 11h, outra motocicleta foi localizada pela mesma equipe, desta vez em um loteamento nas proximidades da Rua Diamante, no bairro Kennedy. O veículo também possuía registro ativo de furto/roubo.

Nas duas situações, a Patrulha Rural conduziu os veículos à Delegacia de Plantão, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

A Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, do Senado, foi aprovado em dois turnos nessa terça-feira (2) e segue para promulgação.

No primeiro turno, foram 412 votos a favor e 4 contrários. No segundo, 397 votos a favor e 3 contra.

A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prática, a mudança proíbe a cobrança do imposto nesses casos, concedendo a chamada imunidade tributária. A medida não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Segundo o relator na comissão especial que analisou a proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a PEC harmoniza a legislação nacional com a prática de estados que já não cobram IPVA de veículos antigos.

“A proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, disse Pettersen.

A medida deve impactar principalmente estados que ainda não oferecem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Reforma tributária

As imunidades tributárias do IPVA não existiam na Constituição Federal antes da aprovação da última reforma tributária (Emenda Constitucional 132, de 2023).

Com a reforma, a cobrança do IPVA foi ampliada para alcançar veículos aéreos e aquáticos, mas alguns deles ganharam imunidade tributária.

Atualmente, a Constituição Federal isenta de IPVA:

aeronaves agrícolas e de operadores certificados para serviços aéreos a terceiros;

embarcações de empresas autorizadas para transporte aquaviário;

pessoas ou empresas que praticam pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência;

plataformas móveis em águas territoriais e zonas econômicas exclusivas com fins econômicos (petróleo e gás); e

tratores e máquinas agrícolas.

Debate em plenário

Durante o debate em plenário, o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen, defendeu federalizar a isenção do IPVA.

“Estamos retirando esse tributo para as pessoas que já pagaram outro carro por meio do imposto”, disse ele, ao citar o cálculo do pagamento do IPVA ao longo de duas décadas.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que muitos estados já garantem a isenção. “O Maranhão mesmo beneficia vários automóveis utilizados por pequenos produtores rurais, como as caminhonetes D20 e C10”, afirmou.

Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG), o projeto beneficia cidadãos mais humildes e sem condições de comprar carros novos. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em todas as condições de funcionar bem”, disse.

Caruaru é destaque em encontro do Selo UNICEF em Cachoeirinha

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), participou, nesta quarta-feira (03), do Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Cachoeirinha-PE. O município foi convidado como experiência destaque na área da infância e adolescência, compartilhando metodologias e resultados que têm fortalecido a garantia de direitos e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em Caruaru.

Durante o encontro, Eduardo Santos, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) apresentou a palestra “Infância e Adolescência no Centro das Políticas Públicas”, demonstrando como o trabalho intersetorial e participativo tem consolidado Caruaru como referência regional. Foram abordados avanços, estratégias e impactos positivos das ações desenvolvidas pela SAS.

A presença de Caruaru também foi marcada por representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do SCFV, que participaram da programação com apresentações culturais e artísticas. Os adolescentes do NUCA ainda realizaram a leitura de uma carta destinada aos jovens de Cachoeirinha, incentivando o protagonismo juvenil, a participação social e a construção coletiva de políticas públicas.

Para Aryanni Ellen, adolescente participante do NUCA de Caruaru, estar presente nessa vivência foi extremamente importante. “Conhecer outros adolescentes que, assim como a gente, estão engajados nas ações de nossa cidade é muito motivador”, afirmou.

A participação no fórum reforça o compromisso da Prefeitura de Caruaru em qualificar continuamente suas políticas públicas para a infância e adolescência, alinhadas às diretrizes de proteção integral e ao fortalecimento do trabalho em rede.

Governadora Raquel Lyra inicia formação de quase 500 alunos da Polícia Civil de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (3), a aula inaugural da segunda e última turma do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) do concurso realizado em 2023, reunindo 476 novos alunos no Recife. Na ocasião, a gestora anunciou que o Governo do Estado prepara novo certame para ser lançado no ano que vem. A ação marca mais uma etapa da recomposição das forças de segurança do Estado e reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento das instituições e o reforço do efetivo em todas as regiões de Pernambuco.

“Formamos a primeira turma no mês passado e, com a turma de hoje, completamos os 7 mil agentes de segurança pública que nos comprometemos a fazer concurso e nomear. Já estamos estudando novo concurso para lançarmos o mais breve possível, para que não haja lacunas como houve durante esses últimos anos em Pernambuco. Segurança pública não se faz sem prioridade: é construindo equipamentos, garantindo eficiência, e sobretudo, investindo em gente”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A nova turma é composta por 268 agentes, 157 escrivães e 51 delegados. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o início desta etapa concluiu o cronograma de convocações previsto nos concursos lançados em 2023 para as operativas da segurança pública, contemplando Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.

“Vivemos a menor taxa de homicídios que o Estado já teve e daqui para frente é só progredir, porque foram muitos investimentos, que continuam, mas agora o mais importante: capital humano. São novos homens e mulheres para tornar cada dia mais a nossa vida mais segura”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Com 900 horas-aula, o curso é coordenado pela Escola Superior de Polícia Civil e pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e inclui conteúdos técnicos, éticos e operacionais.

O delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, destacou a velocidade da convocação de nova turma e afirmou que a formação garante mais eficiência no atendimento à população. “São pessoas novas que entram para oxigenar a instituição. Passam seis meses vendo tudo o que precisam para, no dia a dia, estarem o mais prontos possível para exercer suas funções servindo bem a população e a instituição”, afirmou o delegado.

Entre os alunos, entusiasmo é o sentimento em comum. Para Gabriela Cavalcanti, de 30 anos, o curso é um degrau para conquistar o sonho de ser escrivã. “Estou muito feliz, ansiosa também. A preparação foi de muito estudo, muitas etapas. Para chegar até aqui, nós tivemos que passar pelo TAF, então, foi muito além do estudo: também teve muito exercício físico”, contou Gabriela.

Somente na primeira turma do concurso, encerrada em 10 de novembro, o Estado já formou 231 agentes, 141 escrivães e 51 delegados, que já estão em atuação. Para o deputado estadual Joel da Harpa, os números são reflexo dos investimentos feitos pela gestão. “Não se faz segurança pública sem efetivo. Agora vemos novos policiais, novos concursos, e também a questão dos equipamentos que têm chegado, com tecnologias que nunca haviam chegado em Pernambuco”, acrescentou o parlamentar.

Também estavam presentes na solenidade o secretário estadual Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); o comandante-geral da PMPE, Coronel Ivanildo Torres; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Coronel Francisco Cantarelli; além do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire; e os vereadores Davi Muniz (Recife) e Sargento Almeida (Cabo de Santo Agostinho).

Vale Luz bate recorde e garante R$ 95 mil em descontos na conta de energia dos pernambucanos, em outubro

Os pernambucanos nunca receberam tanto desconto na conta de energia em troca de materiais recicláveis como no último mês de outubro, quando a Neoenergia Pernambuco concedeu mais de R$ 95 mil em benefício na fatura. O número é o maior da história do Projeto Vale Luz, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel. Esse valor só foi possível porque a quantidade de resíduos entregues pelo cerca de seis mil participantes também foi recorde, ultrapassando a marca de 118 toneladas. A título de comparação, no mesmo mês do último ano, o desconto foi de R$ 51 mil e a quantidade de material arrecadado foi de 87 toneladas.

O aumento de 86% no desconto e de 35% nos materiais foi resultado de um crescimento que tem sido identificado desde o início do ano, em Pernambuco. Quando comparamos os 10 primeiros meses de 2024 com o mesmo período de 2025, o crescimento foi constante. Em 2024 foram concedidos R$ 474 mil em descontos e arrecadados 892 toneladas. Neste ano, já foram mais de R$ 665 mil em benefícios, 40% a mais que o período anterior, e 924 toneladas, crescimento de 3%.

“O crescimento no valor do desconto foi muito superior ao crescimento da quantidade de resíduos porque nós promovemos o reajuste de todos os resíduos aceitos no Vale Luz. Hoje, temos famílias que não pagam a conta há anos apenas participando do projeto. É uma grande oportunidade para preservar o meio ambiente com o benefício do desconto. É meio ambiente, economia e eficiência energética caminhando lado a lado durante todo o processo”, afirmou o analista de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Douglas Travassos.

Atualmente, o Vale Luz está presente em cerca de 30 comunidades no Recife e Região Metropolitana. Também realiza o recolhimento em mais de 100 condomínios, com caminhões próprios, 6 centros de compras, com as máquinas de autoatendimento, e 10 pontos fixos. Todos os endereços e a programação mensal pode ser encontrado neste site: https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz.

Todos os pernambucanos podem participar do Vale Luz. Para isso, basta reunir os resíduos e entregar em algum dos pontos citados acima. Para o cadastro inicial, basta uma conta de energia paga e um documento com foto. O cliente não pode possuir débitos com a distribuidora. O desconto é concedido na mesma hora e é imputado na próxima conta de energia.

As empresas que desejarem participar do Projeto devem entrar em contato com a Neoenergia por meio do formulário existente no endereço eletrônico acima.

PDT de Pernambuco deixa de ser comandado pelos Queiroz

O PDT em Pernambuco atravessa uma das alterações mais significativas de sua estrutura partidária nas últimas décadas. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, decidiu destituir o então presidente estadual, Zé Queiroz, e o vice-presidente, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, além de dissolver toda a composição do diretório estadual. A decisão, oficializada na semana passada, encerra um ciclo de mais de 30 anos de influência da família Queiroz no comando do partido no estado.

Lupi nomeou uma comissão provisória para conduzir o PDT-PE e assumiu ele próprio a presidência estadual interina. A nova estrutura reúne quadros alinhados à direção nacional e deve permanecer até novas deliberações previstas para esta sexta-feira (5) e sábado (6), no Rio de Janeiro, quando serão avaliados diretórios provisórios de diferentes estados.

A intervenção foi confirmada dias depois, em 25 de novembro de 2025, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou a nova composição do diretório estadual. A lista oficial surpreendeu pela ausência de Zé e Wolney Queiroz. Em seus lugares, Lupi designou novos integrantes, entre eles André Roberto Menegotto, como secretário, e Daniel Etur Martins Pereira, como tesoureiro, além de outros membros e uma consultora jurídica.

Contexto político e histórico

A família Queiroz exercia papel central no PDT pernambucano desde os anos 1990. Zé Queiroz, ex-prefeito de Caruaru e figura histórica da legenda, ocupava a presidência estadual havia décadas, com intervalos pontuais. Em 2023, ele voltou ao comando após Wolney Queiroz deixar o cargo para assumir o Ministério da Previdência no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — posto que havia sido anteriormente ocupado pelo próprio Carlos Lupi.

Mesmo fora da presidência, Wolney permaneceu como vice e manteve influência sobre a organização do partido. Pai e filho atuavam diretamente em articulações internas, especialmente em estratégias para as eleições municipais de 2024 e projeções para o pleito de 2026.

A destituição simultânea dos dois, somada à dissolução do diretório estadual, é considerada por lideranças internas uma das intervenções mais profundas já realizadas pela direção nacional no PDT de Pernambuco.

Novo panorama e possíveis impactos

Com Lupi no comando interino e uma nova equipe registrada no TSE, o PDT entra em fase de reorganização às vésperas das eleições de 2026. A saída da família Queiroz do núcleo dirigente abre espaço para reconfigurações de alianças e candidaturas, além de possíveis mudanças na estratégia eleitoral do partido no estado.

Ainda não há definição sobre a permanência da comissão provisória ou sobre a convocação de um novo diretório eleito, tema que deve ser discutido nas reuniões programadas pela executiva nacional. A expectativa é de que a legenda busque estabilizar sua estrutura interna antes de iniciar o processo formal de preparação para o próximo ciclo eleitoral.

Governo destina R$ 30 milhões à formação de estoques do PAA com apoio da Conab

Cooperativas da agricultura familiar exportadoras de mel e castanhas ganharão fôlego financeiro adicional com a abertura de um apoio emergencial na modalidade Apoio à Formação de Estoques (AFE) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destinou até R$ 30 milhões para a iniciativa, que será operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a fim de atender produtos afetados por tarifas adicionais aplicadas às exportações brasileiras.

O aporte é direcionado a organizações que enfrentam dificuldades de escoar a produção para o mercado externo, especialmente para os Estados Unidos, e que nem sempre conseguem redirecionar integralmente os volumes para o mercado interno ou para outros destinos. No âmbito desta iniciativa, cooperativas poderão formalizar operações de formação de estoques com castanha-do-brasil, castanha-de-caju, castanha-de-baru e mel, mantendo os produtos armazenados por até seis meses, com posterior devolução dos recursos sem cobrança de juros ou correção monetária.

Cada projeto poderá acessar até R$ 1,5 milhão em recursos, observados os critérios da modalidade Apoio à Formação de Estoques. Para organizações que ingressarem pela primeira vez na AFE, o limite será de R$ 500 mil.

As organizações interessadas deverão apresentar propostas dentro do prazo estabelecido no comunicado específico, que traz as regras detalhadas, os procedimentos para apresentação da documentação e as condições para contratação das operações junto à Conab. O comunicado está publicado na página oficial de execução do PAA, disponível no Portal da Conab, onde também constam orientações complementares para cooperativas exportadoras de mel e castanhas afetadas pelas tarifas adicionais.