Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 300 milhões de transações em 24 horas.

Somente no último dia 5, foram feitas 313,3 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 179,9 bilhões em um único dia.

“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, informou o BC em comunicado.

O recorde diário anterior tinha sido registrado em 28 de novembro, dia Black Friday e data limite do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, com 297,4 milhões de transações num único dia.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de novembro, 178,9 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 162,3 milhões eram pessoas físicas; e 16,6 milhões, pessoas jurídicas. Em outubro, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema alcançou a marca de R$ 3,32 trilhões movimentados.

Estudantes da Rede Municipal de Caruaru conquistam mais de 600 medalhas em olimpíadas durante o ano

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou a cerimônia de premiação das Olimpíadas do Conhecimento 2025, um evento voltado para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Fundamental, que durante este ano foram destaque em olimpíadas.

A solenidade foi marcada pelo grande número de alunos contemplados, sendo um total de 651 medalhas entregues, nas áreas de conhecimento em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes. “É um reconhecimento não só pelo que alcançamos através da medalha recebida, mas também de toda nossa trajetória anual na escola, e receber esta medalha é a concretização disso”, afirmou a estudante Emilly de Mendonça.

Com a totalidade de medalhas, foram entregues 176 medalhas de Ouro, 161 medalhas de Prata e 304 na categoria Bronze. “Um momento de reconhecimento e valorização de todo esforço acadêmico e, claro, estudantil, eles brilharam muito em diversas modalidades de olimpíadas, trazendo um excelente número de medalhas para a educação da nossa cidade. Parabéns a todos”, frisou o secretário Executivo de Educação, Lúcio Farias.

OPINIÃO: “O STF Tranca a Porta, o Senado Joga a Chave Fora”, por João Américo

por João Américo

Esqueça a harmonia entre os Poderes descrita nos livros de Direito. O que Brasília vive hoje é uma guerra de trincheiras aberta e declarada entre o Supremo Tribunal Federal e o Senado. Se antes as farpas eram trocadas pela imprensa, agora a disputa é por território e sobrevivência institucional.

De um lado, temos o fato político: a indicação de Jorge Messias para o STF encontrou um muro de concreto. A resistência liderada por figuras como Davi Alcolumbre não é apenas antipatia pessoal ou questionamento de currículo. É um recado brutal: o Senado cansou de ser carimbador de luxo do Planalto. A mensagem é clara: querem um ministro que deva satisfação ao Parlamento, e não apenas obediência ideológica ao Executivo.

Mas por que o Senado decidiu travar essa batalha logo agora? A resposta não está na política, mas na caneta do decano Gilmar Mendes.

Ao decidir que pedidos de impeachment contra ministros do STF só podem avançar com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro criou, na prática, uma superblindagem institucional. A Constituição diz que o Senado é o juiz natural dos ministros da Corte. É o único freio real que o Legislativo possui contra eventuais abusos da toga. Ao terceirizar a chave desse processo para a PGR — um órgão que historicamente não compra briga com o Supremo —, o Judiciário retirou a espada da mão dos senadores.

A reação foi imediata e segue a terceira lei de Newton: para toda ação de blindagem jurídica, há uma reação de sabotagem política. A lógica do Congresso é simples e implacável: “Se o Supremo nos tira o poder de fiscalizar seus ministros, nós responderemos fechando a porta para os novos integrantes que vocês desejam.”

Jorge Messias virou a primeira vítima dessa queda de braço. Ele é o peão sacrificado no tabuleiro onde reis e bispos disputam quem manda mais.

O que está em jogo não é a biografia de um advogado ou a técnica jurídica de uma decisão liminar. O que está em colapso é o sistema de freios e contrapesos. Quando um Poder se blinda excessivamente e o outro retalia paralisando o Estado, quem perde é a estabilidade democrática. A tal “harmonia” constitucional virou lenda urbana. Hoje, em Brasília, o que vemos é uma disputa de egos para medir quem tem a cadeira maior. E, nessa briga, a República ficou pequena.

Primeira noite da 4ª Seresta Natalina lota Estação Ferroviária com público de todas as idades

A primeira noite da 4ª Seresta Natalina reuniu um grande público na Estação Ferroviária de Caruaru. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, o evento abriu oficialmente a programação natalina da cidade nesta sexta-feira (5) e reuniu público diverso, de todas as idades, que lotou o espaço para celebrar o início das festividades.

No palco, a banda Os Veteranos abriu a noite com repertório recheado de clássicos, embalando o público que cantou junto do início ao fim. O vocalista do grupo, Edmilson, celebrou a recepção calorosa. “É emocionante quando você vê um público cantando todos os sucessos que você ama. Tocar para uma cidade dessa, tão maravilhosa, e um público desse é gratificante demais. Inspira você a cada vez mais seguir”, afirmou.

A noite seguiu com o show da tradicional banda Labaredas, que revisitou grandes sucessos da música romântica. O cantor Mittó destacou a conexão com o público caruaruense. “Estamos hoje com 43 anos de carreira e, ao longo dessa trajetória, sempre cantamos músicas que embalam tanto jovens quanto idosos e crianças. É muito bom ver o público sentindo e vivendo isso com a gente”, comemorou.

A Seresta Natalina continua neste sábado (6), a partir das 19h, com programação especial. O público poderá conferir os shows de Didi Canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, que reúne artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Além dos shows, o evento conta com Feira da Mulher Empreendedora, espaço gastronômico, ativações de marcas e brinquedos para crianças, compondo um ambiente acolhedor e familiar.

Bolsonaro escolhe Flávio como sucessor nas eleições de 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou ter sido escolhido por seu pai, Jair Bolsonaro, para disputar em seu nome à Presidência da República nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em suas redes sociais, após meses de disputa interna entre os aliados do ex-presidente pela sucessão.

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou o senador.

O congressista já foi cogitado como possível candidato ao Planalto desde a prisão domiciliar de seu pai, em setembro, quando se consolidou como articulador informal de seu pai junto aos aliados. No primeiro momento, porém, negou a intenção de disputar: em transmissão ao vivo em novembro, disse que sua preferência seria por um novo mandato como senador.

A maioria dos possíveis sucessores foram fora do núcleo familiar de Bolsonaro: os governadores Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Jr (PR) e Romeu Zema (MG) articularam-se para obter apoio do ex-presidente, enquanto o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se distribuiu como preferido entre aliados sem se apresentar como sucessor.

Dentro da família Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se mobilizou para consolidar posição de liderança, e o filho “03”, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), anunciou que disputaria mesmo que sem o apoio do próprio partido. Ao confirmar a escolha do pai, Flávio Bolsonaro ressaltou a necessidade pela escolha de um nome interno. “Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto a vejo esperança das famílias sendo apagadas e nossa democracia sucumbindo”.

Pesquisa mostra avanço de Raquel Lyra e redução da vantagem de João Campos na disputa por 2026 em Pernambuco

Pedro Augusto/Blog Capital 

A nova pesquisa Conecta/Opindata, realizada entre 1º e 5 de dezembro, com 10 mil entrevistas online, adiciona novos elementos à corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026 e altera, ainda que de forma gradual, a dinâmica entre os principais nomes do pleito. Os números, divulgados hoje, indicam que a disputa continua polarizada entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD), mas o dado mais relevante do levantamento é a redução expressiva da distância entre os dois — um movimento que interfere diretamente no cálculo político dos próximos meses.

No panorama estimulado, João Campos mantém a liderança, com 45% das intenções de voto. No entanto, o crescimento de Raquel Lyra, que aparece com 38%, representa uma mudança sensível: em outubro, a diferença entre ambos era de 26 pontos, e agora cai para apenas 7. A curva ascendente da ex-governadora e a estagnação relativa do prefeito do Recife criam um ambiente mais instável para o PSB, que vinha operando sob a lógica de ampla vantagem.

O quadro é ainda mais apertado no confronto direto. Campos registra 46%, contra 43% de Raquel — uma diferença de apenas 3 pontos percentuais, situada dentro da margem de erro de 0,98 ponto. A leitura técnica sugere um cenário de empate, o que reforça a tendência de que o pleito deve caminhar para o segundo turno.

O avanço de Raquel Lyra ocorre em um momento em que seu grupo político intensifica movimentos regionais e amplia presença em agendas públicas, estratégia que aparentemente encontrou ressonância junto a segmentos do eleitorado que, até então, se mostravam menos permeáveis. Para João Campos, por outro lado, o estreitamento da disputa representa a necessidade de revisão de rota: o prefeito, que mantém índices expressivos, passa a lidar com um cenário de maior competitividade e menor margem de conforto.

Outros nomes testados permanecem distantes da polarização principal. Eduardo Moura (Novo) aparece com 6,9% das intenções de voto, enquanto Ivan Moraes (PSOL) atinge 1,2%. Embora não alterem o eixo central da disputa, esses percentuais ainda têm potencial para afetar a distribuição de votos no primeiro turno.

Com menos de um ano até as eleições estaduais, a nova rodada da Conecta/Opindata sinaliza que o eleitorado começa a se mover e que o quadro, antes visto como previsível, ganha contornos de maior incerteza. A disputa, que até recentemente parecia ter um favorito confortável, agora se desenha como uma corrida aberta — e com espaço para novas inflexões até 2026.

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia pagamento do 13º Salário dos servidores para o próximo dia 12

Em entrevista ao programa Mesa Redonda da Rádio Cultura do Nordeste, desta sexta-feira (05), o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou o pagamento do 13º Salário dos servidores da Prefeitura de Caruaru para a próxima sexta-feira (12).

A medida promete impulsionar ainda mais a economia caruaruense, neste período de fim de ano, em que tradicionalmente se há uma demanda habitual por produtos e serviços locais.

Governo de Pernambuco prorroga Dívida Zero 2.0 até 26 de dezembro

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), anuncia a prorrogação do Programa Especial de Recuperação de Créditos , o Dívida Zero 2.0 até o dia 26 de dezembro de 2025. A medida amplia o prazo para que contribuintes regularizem débitos com o Estado, aproveitando condições especiais que incluem abatimento de até 100% em juros e multas para pagamento à vista, além da possibilidade de parcelamento em até 120 meses.

A decisão de estender o programa atende à grande procura registrada desde o lançamento e reforça o compromisso da Sefaz-PE com a promoção de justiça fiscal, previsibilidade e diálogo com a sociedade. O Dívida Zero 2.0 contempla débitos tributários e não tributários gerados até 31 de dezembro de 2024, abrangendo impostos como ICMS, IPVA e ICD, além de diversas taxas estaduais. Também é possível negociar multas e taxas administrativas de outros órgãos.

Os resultados alcançados até agora confirmam o sucesso do programa. Até o final de novembro, foram formalizados 163 mil processos, totalizando uma arrecadação de R$ 420 milhões. Ao todo, 58 mil pessoas físicas e jurídicas foram atendidas, e metade delas negociou débitos inferiores a R$ 500,00. Os números reforçam a adesão expressiva dos contribuintes e o impacto positivo do programa para milhares de famílias e negócios pernambucanos.

O atendimento ao público nas Agências da Receita Estadual (AREs) seguirá ocorrendo de segunda a sexta, das 8h às 13h. A Sefaz-PE reforça que a adesão ao programa é simples, rápida e pode ser feita integralmente de forma digital, por meio do Portal de Atendimento ao Contribuinte (atendimento.sefaz.pe.gov.br), onde é possível consultar débitos, simular parcelamentos e emitir guias de pagamento.

A prorrogação do Dívida Zero 2.0 representa mais uma oportunidade para que pessoas físicas e jurídicas regularizem sua situação fiscal com tranquilidade e planejamento, iniciando o novo ano com maior segurança financeira.

Com foco em modernização urbana e valorização dos servidores, Rodrigo Pinheiro envia pacote de projetos à Câmara

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, encaminhou nesta quinta-feira (4) um pacote de projetos de lei à Câmara de Vereadores que, segundo a gestão, deverá trazer impactos positivos para diversas áreas do município. Entre as propostas, está a autorização para uma operação de crédito no valor de R$ 10 milhões. O recurso será destinado ao georreferenciamento dos imóveis da cidade e à aquisição de um software capaz de realizar o mapeamento urbano em tempo real, ferramenta que promete modernizar os processos municipais e subsidiar a atualização do Plano Diretor.

De acordo com o presidente da URB, Francisco Batista, a medida atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado. “A Prefeitura de Caruaru está atendendo uma determinação do TCE e, ao mesmo tempo que atualiza o Plano Diretor, já o prepara e adapta para a nova realidade municipal, após a atualização dos novos dados do IBGE 2025”, afirmou.

Outro projeto incluído no pacote é o Investe Educa, que prevê uma bonificação para profissionais da educação. A definição dos critérios para concessão do benefício será estabelecida posteriormente por decreto. A gestão também apresentou propostas de atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos agentes de trânsito e guardas municipais, além de ajustes nos vencimentos dos profissionais de saúde.

A pauta contempla ainda uma minirreforma administrativa, que prevê a transformação de contratos temporários em cargos comissionados e a criação de novas funções. Segundo a prefeitura, a necessidade surge da expansão de serviços públicos, como a entrega de novas creches e postos de saúde prevista para 2026. A minirreforma também inclui a criação de cargos para a PrefTV Caruaru — emissora pública municipal que opera no canal digital 6.1 — e de duas secretarias executivas: a de Engenharia e Manutenção Viária e a de Juventude.

O último projeto do pacote trata da atualização da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). A proposta amplia a faixa de isenção da taxa, que atualmente beneficia consumidores que utilizam de 0 a 50 kWh por mês. Se aprovado, o novo limite será de 0 a 80 kWh, ampliando o benefício para grande parte da população de baixa renda.

Ao justificar o conjunto de medidas, o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou que as ações fazem parte de um planejamento para o futuro da cidade. “Caruaru é uma cidade grande que está sendo preparada para um futuro a longo prazo e, para isso, a gente precisa cuidar agora. É por isso que estamos olhando para todas as áreas, seja na educação, na saúde, no desenvolvimento econômico, e deixando os servidores também tratados como nunca tinham sido antes. Cuidando de todos é que a gente vai cuidando de tudo”, afirmou.

Banda Labaredas e cantor Gilliard animam 4ª Seresta Natalina de Caruaru

O clima natalino já está presente em Caruaru. Além da decoração especial, que tem iluminado as ruas da cidade, a celebração ganha novos ares nesta sexta-feira (5), com o início da 4ª Seresta Natalina. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, o evento, que acontece na Estação Ferroviária, já faz parte do calendário da cidade e conta com atrações perfeitas para reunir toda a família.

No primeiro dia, as apresentações têm início às 20h, com shows da banda Os Veteranos, que retorna após o sucesso da última edição, e da tradicional banda de brega Labaredas, eternizada na música pernambucana com sucessos como “Garotinha Linda”.

No sábado (6), a programação terá início às 19h, com os shows Didi canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, reunindo artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Para receber o público, a Estação também contará com Feira da Mulher Empreendedora, espaço de alimentação com food trucks, ativações de marcas e brinquedos para a criançada.

Confira a programação completa:

* Sexta-feira (5)
Os Veteranos
Labaredas

* Sábado (6)
Didi Canta Saudade
Natal Oxente
Gilliard