Veja onde cada réu do Núcleo 1 da trama golpista cumprirá sentença

Com a declaração do trânsito em julgado dos réus do Núcleo 1 da ação penal que analisou a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito nesta terça-feira (25), os condenados passam a cumprir suas penas, conforme definido pelo STF. As informações são do Congresso em Foco.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso preventivamente desde último sábado (22), cumprirá sentença de 27 anos e três meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. A audiência de custódia está marcada para esta quarta-feira (26), 14h30.

Bolsonaro cumpria prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares na ação que avalia a interferência de Eduardo Bolsonaro no seu julgamento. A prisão preventiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após violar a tornozeleira, com alegoação de risco de fuga.

Demais réus

O núcleo crucial possui outros seis réus:

Almirante Almir Garnier: deve cumprir pena na Estação Rádio da Marinha, em Brasília. Garnier foi condenado a 24 anos de prisão e passa por audiência de custódia nesta quarta-feira (26), às 13h;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça: também condenado a 24 anos, já se encontra no 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo da Papuda;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional: foi levado ao Comando Militar do Planalto, onde deve cumprir os 21 anos de prisão aos quais foi condenado. Sua audiência de custódia foi agendada para quarta-feira, 14h;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa: condenado a 19 anos de pena privativa de liberdade em regime inicial fechado, o réu também foi direcionado ao Comando Militar do Planalto. Ele passa por audiência de custódia às 15h desta quarta-feira;
General Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil: deve continuar no 1ª Divisão do Exército, Vila Militar (RJ), para cumprimento da sentença de 26 anos de prisão. Braga Netto está preso desde dezembro do ano passado e passa por audiência de custódia nesta quarta-feira, às 15h30;
Deputado Alexandre Ramagem: foragido nos Estados Unidos, teve extradição e prisão decretada por Alexandre de Moraes, além de inclusão no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões (BNMP).

1ª Turma aceita denúncia e Eduardo Bolsonaro vira réu por coação

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (26), tornar réu o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os ministros acolheram denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que acusa o parlamentar de coação no curso do processo, por supostamente articular pressões internacionais para influenciar decisões da Corte.

O julgamento ocorreu no Plenário virtual. Votaram pelo recebimento da denúncia o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Com isso, Eduardo Bolsonaro passa a responder formalmente a uma ação penal, que agora seguirá para a fase de instrução, quando serão ouvidas testemunhas, analisadas provas e realizado o interrogatório do deputado.

“Há relevantes indícios de que as condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro tinham como objetivo a criação de um ambiente institucional e social de instabilidade, com aplicação de crescentes sanções a autoridades brasileiras e prejuízos econômicos ao Brasil, como modo de coagir os Ministros do Supremo Tribunal Federal a decidir favoravelmente ao réu Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes.

Sem constituir advogado por decisão própria, Eduardo foi defendido pela Defensoria Pública da União. Veja o despacho de Moraes sobre a decisão publicado nesta quarta-feira:

“Decisão: A Turma, por unanimidade, afastou as preliminares arguidas pela Desefensoria Pública da União e recebeu a denúncia oferecida contra EDUARDO NANTES BOLSONARO em relação ao crime previsto no art. 344 do Código Penal, na forma do art. 71 do Código Penal (crime continuado), pois presentes os requisitos exigidos pelos artigos 41 e 395, ambos do Código de Processo Penal, tudo nos termos do voto do Relator, Ministro Alexandre de Moraes. Primeira Turma, Sessão Virtual de 14.11.2025 a 25.11.2025.”

Pressões nos EUA para interferir no STF

Na denúncia, a PGR sustenta que Eduardo, nos Estados Unidos desde fevereiro, atuou para estimular sanções contra o Brasil e contra ministros do STF, com o objetivo de influenciar o julgamento de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe.

De acordo com a denúncia, o deputado teria buscado:

suspensão de vistos de ministros e familiares;
sanções econômicas contra o país, articuladas junto a congressistas norte-americanos;
aplicação da Lei Magnitsky, que permite punições severas a autoridades estrangeiras.
Para a PGR, essas ações configuram tentativa de pressionar e intimidar os ministros responsáveis por analisar processos do ex-presidente.

Moraes: indícios apontam ambiente de intimidação

No voto, Alexandre de Moraes afirmou haver “relevantes indícios” de que as ações de Eduardo criaram um ambiente de instabilidade institucional com a finalidade de influenciar decisões da Corte.

“As condutas tinham como objetivo gerar um cenário de instabilidade, com sanções a autoridades brasileiras e prejuízos ao país, para coagir os ministros do Supremo a decidir a favor de Jair Bolsonaro”, escreveu.

Moraes destacou também que a denúncia da PGR apresenta narrativa consistente, garantindo ao deputado conhecimento pleno das acusações e assegurando o exercício da ampla defesa.

Segundo o ministro, o que se vê no caso é uma tentativa de defender interesses pessoais, projetando pressão política internacional sobre julgadores brasileiros.

Entre as medidas articuladas, segundo a denúncia, estão:

sobretaxa de 50% a produtos brasileiros nos EUA;
cancelamento de vistos de ministros do Supremo;
inclusão de Moraes na Lei Magnitsky, mecanismo de sanções econômicas;
medidas que afetaram também outras autoridades, como o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Próximos passos

Com a denúncia aceita, a ação penal entra na etapa de produção de provas. Somente após esse período, a 1ª Turma decidirá se Eduardo Bolsonaro será condenado ou absolvido.

O processo se soma a outros desdobramentos envolvendo as investigações sobre a tentativa de golpe de 2022 e as tentativas de interferência em decisões do STF relacionadas ao ex-presidente.

Processo: Inq 4.995

Caruaru fortalece protagonismo rural com parceria entre Prefeitura e Instituto Federal de Pernambuco

Com foco em ampliar liderança e participação no campo, teve início nesta terça-feira (25) o Curso de Organização e Participação Comunitária, fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Agroecologia, Campesinato e Sustentabilidade (NEAPCS) do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. As próximas etapas acontecerão nos dias 2 e 9 de dezembro, na Comunidade Católica da Restauração, no Sítio Brejo Novo.

A formação integra o esforço da gestão em fortalecer a autonomia das comunidades rurais, abordando temas como organização comunitária, mecanismos de participação social, diagnósticos locais e práticas sustentáveis que estimulem o desenvolvimento do território. A iniciativa consolida o compromisso da SDR em promover políticas estruturantes e voltadas ao fortalecimento do campo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a ação representa um avanço importante na construção de comunidades mais preparadas e protagonistas. “Estamos investindo na capacidade organizativa das famílias rurais, oferecendo ferramentas para que cada comunidade faça suas próprias escolhas e construa soluções de forma participativa. Esse é o caminho para um desenvolvimento rural mais forte, humano e sustentável.”

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado pela PRF em Gravatá

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na noite desta segunda-feira (24), um veículo T-Cross com registro de roubo. Dois homens foram detidos durante fiscalização na BR-232, em Gravatá/PE.

Durante a verificação, os policiais identificaram adulterações em diversos elementos do veículo. A análise permitiu confirmar que se tratava de um automóvel roubado em 30 de agosto deste ano, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

No momento da abordagem, o passageiro quebrou propositalmente o celular que portava. Ele possuía passagens na polícia por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

O motorista disse ter adquirido o carro há três meses no Rio de Janeiro por R$110 mil, mas não soube informar nome do vendedor.

O veículo e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Festa de Nossa Senhora da Conceição reúne fiéis no Marco Zero de Caruaru

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição será celebrada de 29 de novembro a 8 de dezembro de 2025, no Marco Zero de Caruaru, unindo fé, história e devoção no coração da cidade. Este ano, o tema escolhido — “Ave, cheia de graça” — convida o povo de Deus a contemplar a beleza da Imaculada, aquela que acolheu o chamado do Senhor com humildade e obediência.

Durante os dez dias de programação, os fiéis participarão de Missas, Novena, oração do Terço, além da presença de diversas paróquias, comunidades e movimentos da Diocese. A festa quer ser espaço de acolhida, reconciliação e encontro fraterno, abrindo as portas para quem deseja se aproximar dos sacramentos e da vida espiritual.

O ponto alto será no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, com:
• 6h30 – Ofício da Imaculada Conceição
• 7h – Missa
• 10h – Missa Solene
• 15h – Missa
• 19h – Procissão luminosa, saindo do Marco Zero, com participação das paróquias, movimentos, pastorais e autoridades do município.

A Igreja convida todos a deixar-se tocar pela graça de Deus, como Maria, que nos aponta o caminho da confiança e da esperança. Que esta festa renove a fé do povo caruaruense e fortaleça a unidade da nossa Diocese, sob o manto da Mãe Imaculada.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra cumpre agendas com ministros para discutir sobre andamento de obras estruturantes em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra desembarcou em Brasília, nesta terça-feira (25), para cumprir uma série de compromissos na capital do país, ao lado de ministros de Estado, com o objetivo de realizar o acompanhamento de obras em parceria com o governo federal. Iniciando a agenda, a gestora encontrou com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar das atualizações dos investimentos do governo federal e da liberação de recursos para manutenção de projetos essenciais no Estado, como o Metrô do Recife e a Adutora do Agreste. A agenda da chefe do Executivo estadual foi finalizada com um encontro com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

“Estar em Brasília é sempre sinônimo de buscar melhorias para o nosso povo, para nosso estado de Pernambuco. Neste dia, recebida por ministros, conseguimos dialogar com o governo federal sobre obras estruturantes que vão levar água e avanços na mobilidade para a população”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Na agenda com o ministro Rui Costa, a gestora dialogou sobre o cronograma dos recursos para o desenvolvimento das obras em Pernambuco. No início da tarde, a chefe do Executivo almoçou com o ministro de Defesa, José Múcio, momento de continuação do diálogo sobre os avanços na infraestrutura para Pernambuco receber a Escola de Sargentos do Exército e o convênio firmado com o Comando Militar do Nordeste para novo centro de visitantes no Parque Nacional dos Guararapes. Essa iniciativa, firmada ontem entre o Governo de Pernambuco e o Comando Militar do Nordeste (CMNE), integra a estratégia de preservar e ativar patrimônios tombados.

Em seguida, a gestora reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da manutenção da BR-232 e o andamento de obras importantes realizadas em parceria entre a União e o Estado. No final do dia, a governadora teve uma agenda com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para reforçar o diálogo entre o Estado e a companhia, avançando nas tratativas para garantir que créditos pendentes da Petrobras contribuam para o desenvolvimento econômico pernambucano.

Com prestígio nacional, Fernando Monteiro sela entrada no PSD ao lado de Kassab, Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro

O deputado federal Fernando Monteiro oficializou, nesta terça-feira (25), sua filiação ao PSD em cerimônia realizada na Liderança do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento reuniu importantes figuras da política nacional, como o presidente da sigla, Gilberto Kassab, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (PSD/BA), os ministros Alexandre Silveira, André de Paula e José Múcio Monteiro, além de senadores e deputados federais.

A comitiva pernambucana contou com a importante presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, acompanhado do secretário municipal de Articulação Política, Anderson Luiz, e vereadores do município. Os secretários do Governo de Pernambuco: Túlio Vilaça, Rodolfo Costa Pinto e André Teixeira, também estavam presentes, no que reforça a relevância política da movimentação e o prestígio de Fernando em Pernambuco e em Brasília.

Durante sua fala, a governadora Raquel Lyra destacou que Fernando Monteiro chega como o primeiro deputado federal do PSD em Pernambuco no exercício do mandato. “O PSD lhe recebe de braços abertos. Você chega para somar, representar nosso partido e ajudar na defesa dos interesses do estado. Aqui fazemos política do jeito certo, com responsabilidade e compromisso”, afirmou, agradecendo a presença das lideranças municipais e estaduais. Raquel ainda enfatizou a importância da união para fortalecer o partido e ampliar as entregas de governo.

O presidente Gilberto Kassab ressaltou que a filiação coroa um diálogo iniciado há mais de uma década. “Desde 2012 tento trazê-lo para o PSD. A sua chegada qualifica a bancada e fortalece nosso trabalho em Pernambuco”, disse. O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, também destacou o acolhimento ao novo filiado: “O PSD é um partido que cuida das pessoas que chegam. Fernando se soma a uma bancada comprometida”, disse.

Encerrando o ato, Fernando Monteiro agradeceu a confiança e afirmou que inicia uma nova etapa com propósito definido. “Chego ao PSD para contribuir com a construção de um partido forte em Pernambuco, ao lado de lideranças como André de Paula, André Teixeira, Túlio Vilaça e Rodrigo Pinheiro. Hoje, dou o primeiro passo de uma caminhada para mostrar que Pernambuco tem trabalho, tem entrega e tem liderança com a governadora Raquel Lyra. É um dia de alegria e responsabilidade”, declarou o deputado.

Natal do Sertão será no dia 14 de dezembro; saiba como levar esperança a quem precisa

O coração do Agreste volta a pulsar solidariedade com mais uma edição do Natal do Sertão, ação social que, há 17 anos, transforma o dezembro de famílias carentes do interior de Pernambuco. O projeto, que nasceu do desejo de fazer o bem, retorna a Tacaimbó para renovar sonhos e levar um pouco de alegria a quem mais precisa.

A entrega das doações será realizada no Posto Cruzeiro, às margens da BR-232, no dia 14 de dezembro, das 8h às 12h. Cada gesto conta: alimentos, roupas, brinquedos ou contribuições financeiras podem fazer a diferença no natal de muitas crianças e adultos.

Para quem deseja ajudar, os pontos de arrecadação estão abertos em:

Caruaru – Óticas Arcoverde

Recife – Centro Espírita Irmã Gertrudes (Rua Franco Gondim, 51, Santana)

As doações em dinheiro podem ser feitas pelo PIX (CNPJ): 24.416.042/0001-76 – Centro Espírita Irmã Gertrudes.

Em um período em que a solidariedade abraça mais forte, cada contribuição se transforma em esperança. Para mais informações, os contatos disponíveis são (81) 99282-9318 e (81) 97913-5911

STF determina execução das penas de Bolsonaro e mais réus do Núcleo 1

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira (25) o fim do processo para os réus do Núcleo 1 da trama golpista, ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Com a decisão, os mandados de prisão para cumprimento de pena estão sendo cumpridos neste momento. 

O trânsito em julgado do processo foi reconhecido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, após o fim do prazo para apresentação de novos recursos, que terminou ontem (24). 

No dia 14 deste mês, por unanimidade, a Primeira Turma da Corte rejeitou o primeiro recurso de Bolsonaro e de mais seis réus. 

Confira as penas definidas para os condenados: 

– Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

– Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

 – Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos; 

– Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;

– Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos; 

– Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos; 

– Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.

Águas de Pernambuco: governadora Raquel Lyra autoriza a implantação de sistema de abastecimento de água em comunidades rurais do município de Sairé

Ampliando a distribuição de água em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta segunda-feira (24), o início das obras de implantação do sistema de abastecimento de água em Cruzeiro do Oeste e Jabuticaba, comunidades rurais do município de Sairé, no Agreste Central. Resultado de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a prefeitura de Sairé, o projeto conta com o investimento de R$ 5 milhões e atenderá 2.600 pessoas com água tratada. A cerimônia, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.

“Hoje foi autorizada a implantação do sistema simplificado de abastecimento que irá beneficiar mais de duas mil pessoas que vivem em comunidades rurais no município de Sairé. O Governo de Pernambuco tem trabalhado e garantido mais de R$ 850 milhões em sistemas como esses para que as populações tenham acesso à água tratada em suas localidades. Nosso objetivo é universalizar o acesso à água nas casas de todos os pernambucanos”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Serão implantados 5.800 quilômetros de adutoras e 9 mil metros de rede de distribuição. Ainda serão construídas duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento), além de dois reservatórios. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas em agosto de 2026. Do total de R$ 5 milhões, o aporte de R$ 3 milhões será do Governo do Estado e R$ 2 milhões do município de Sairé.

“Os investimentos executados em Sairé demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança hídrica de Pernambuco, não somente com a zona urbana, mas com a zona rural também, para que possamos de fato ter uma universalização da água”, comentou o secretário-executivo de Saneamento, Artur Coutinho.

Para o prefeito de Sairé, Gildo Dias, a obra terá um impacto positivo para toda a cidade. “Esse é um momento histórico para o povo de Sairé. Agradeço a governadora Raquel Lyra e a todos que fazem o Governo de Pernambuco. É uma obra de grande importância que vai atender a população que mais precisa na nossa cidade”, pontuou.

Presente no evento, o deputado Joãozinho Tenório exaltou a iniciativa. “O Governo do Estado só começa uma obra com dinheiro garantido, vemos isso desde o início da atual gestão. O Estado tem obras do Litoral ao Sertão e agora o povo de Sairé tem ainda mais a comemorar”, destacou.

Acompanharam a solenidade, os prefeitos Paulo Galvão (Ilha de Itamaracá), Fátima Borba (Cortês), Miruca (Água Preta) e Júnior de Beto (Palmares).