“Pernambuco pode dizer que tem governadora”, afirmou Raquel Lyra ao fazer entregas do Juntos pela Educação e PE na Estrada em Santa Maria da Boa Vista

Dando continuidade às agendas no Sertão do São Francisco, nesta quinta-feira (27), a governadora Raquel Lyra esteve no município de Santa Maria da Boa Vista. Na cidade, a gestora estadual entregou dois novos ônibus escolares e assinou a autorização para início das obras de restauração de estradas vicinais. Pela manhã, a gestora esteve em Afrânio e Dormentes.

“Em Santa Maria da Boa Vista, estamos construindo duas creches e entregando mais dois ônibus escolares hoje. Pegamos as estradas de Pernambuco muito deterioradas, abandonadas, sem investimento de manutenção há muito tempo, mas aqui, a partir desta semana, chega a patrulha mecanizada para recuperar as estradas vicinais. Estamos perfurando poços e construindo barreiros. Temos trabalhado com responsabilidade, anunciando as obras somente quando os recursos estão assegurados, para que possam começar e ser concluídas, e para não cair nos erros do passado, de quem prometeu muita coisa e não entregou. Pernambuco pode dizer que tem governadora”, afirmou Raquel Lyra.

Equipados com ar-condicionado, acessibilidade e modelos 4×4, os novos veículos foram os sextos entregues pelo Executivo estadual nesta quinta-feira no Sertão do São Francisco. Pela manhã, as cidades de Afrânio e Dormentes, na mesma região, receberam dois veículos cada em mais uma ação do Juntos pela Educação.

A governadora também vistoriou a reforma da Escola de Referência em Ensino Medio Professora Edite Matos, que terá uma nova cozinha, novos banheiros e a parte hidráulica e elétrica reestruturada.

PE na Estrada – No evento, também foi assinada a autorização para início das obras de manutenção, conservação e recuperação das estradas vicinais no município. A ação contará com a utilização de 10 máquinas e vai melhorar o acesso às comunidades rurais, facilitar o escoamento da produção local e garantir mais qualidade de vida para a população.

Para o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, as entregas mostram o apoio dado pelo Governo do Estado à cidade. “Temos uma parceria muito próxima, mostrando sempre as nossas demandas em busca de soluções. Os ônibus entregues hoje chegam para reforçar a frota, construindo o futuro da nossa educação”, declarou.

Estiveram presentes no evento os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); Natanael Silva (executivo de Educação); e os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Xicão Tavares (Verdejante), Riva Bezerra (Cedro), Galego de Nanai (Cabrobó), Calby Carvalho (Belém de São Francisco) e Múcio Angelim (Parnamirim), além de outras lideranças políticas da região.

Prefeito Rodrigo Pinheiro oficializa apoio à reeleição do senador Humberto Costa

Pedro Augusto

Reeleito prefeito de Caruaru ainda no 1º turno das Eleições 2024 com mais de 100 mil votos computados, Rodrigo Pinheiro atuará como um dos cabos eleitorais mais expressivos do interior do Estado, durante a campanha eleitoral do próximo ano, e já tem pré-candidato ao Senado.

Na legenda do vídeo divulgado nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (27), o prefeito oficializou o apoio à reeleição do senador Humberto Costa, do PT. “Agradecemos o olhar diferenciado que o senador Humberto Costa tem tido com Caruaru e Pernambuco. Vamos continuar juntos debatendo o futuro da nossa cidade e buscando novos investimentos”.

Com destinações de emendas para execuções de obras e serviços importantes para Caruaru nas áreas da saúde, da agricultura e da infraestrutura, decorrente da parceria solidificada junto ao governo municipal atual, Humberto foi confirmado como pré-candidato de Rodrigo Pinheiro de forma natural.

Durante agenda junto ao prefeito, vereadores de Caruaru, a deputada estadual por Pernambuco, Rosa Amorim e ao secretário municipal Anderson Luiz, em Brasília, Humberto Costa reforçou o alinhamento expandido com o governo Rodrigo Pinheiro.

“Pensamos aqui alternativas de emendas para Caruaru, em 2026, e mais uma vez me coloquei à disposição de Rodrigo, embora ele já tenha todos os caminhos abertos junto ao governo do presidente Lula. Motivo de muita satisfação em recebê-lo, mais uma vez, por aqui”.

Além de Humberto, o prefeito já havia anunciado oficialmente os apoios às pré-candidaturas, respectivamente para estadual e federal, de Anderson Luiz e de Fernando Monteiro. Aliado também de primeira hora de Raquel Lyra, Rodrigo pedirá votos para reeleição da governadora de Pernambuco.

Comércio varejista de Caruaru deve ter fim de ano de boas vendas

A expectativa de vendas é positiva, no comércio varejista de Caruaru, para a temporada de Natal e fim de ano de 2025, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas. O volume de vendas deve superar 2024 em aproximadamente 1,7%, somente no período de Black Friday, acompanhando a projeção da Fecomércio-PE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco), por meio do Hub de Dados do Comércio.

A pesquisa intitulada “Intenção de Compras para o Natal 2025”, realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, destaca que 7 em cada 10 consumidores (70%) afirmam que vão aproveitar a Black Friday para comprar os presentes de Natal.

Ainda segundo a pesquisa, 31% dos entrevistados afirmam gastar menos no Natal por anteciparem as compras na Black Friday, 23% mantêm o mesmo nível de gastos, enquanto 21% acabam gastando mais, estimulados pelas ofertas. Fica evidente, desta forma, que cada vez mais as estratégias para o mês de novembro definem o desempenho do mês de dezembro. Assim, a Black Friday se consolidada como pontapé oficial do Natal, no varejo.

A CDL Caruaru acrescenta que, entre os produtos que costumam ser mais procurados pelos consumidores, estão os nos segmentos de decoração, vestuário, calçados, perfumaria, brinquedos e eletrônicos. O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, acredita que o foco no Natal, de forma antecipada, representa um ponto primordial para alavancar os números. 

Por sua vez, o ponto negativo, também segundo o presidente, é o atual cenário de alta dos juros e, por conseguinte, de endividamento das famílias. “Nos antecipando a isso, adotamos estratégias com o maior foco no Natal, já neste período de Black Friday, buscando margens de lucro mais altas e uma maior confiança dos consumidores”, destaca.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Veja onde cada réu do Núcleo 1 da trama golpista cumprirá sentença

Com a declaração do trânsito em julgado dos réus do Núcleo 1 da ação penal que analisou a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito nesta terça-feira (25), os condenados passam a cumprir suas penas, conforme definido pelo STF. As informações são do Congresso em Foco.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso preventivamente desde último sábado (22), cumprirá sentença de 27 anos e três meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. A audiência de custódia está marcada para esta quarta-feira (26), 14h30.

Bolsonaro cumpria prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares na ação que avalia a interferência de Eduardo Bolsonaro no seu julgamento. A prisão preventiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após violar a tornozeleira, com alegoação de risco de fuga.

Demais réus

O núcleo crucial possui outros seis réus:

Almirante Almir Garnier: deve cumprir pena na Estação Rádio da Marinha, em Brasília. Garnier foi condenado a 24 anos de prisão e passa por audiência de custódia nesta quarta-feira (26), às 13h;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça: também condenado a 24 anos, já se encontra no 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo da Papuda;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional: foi levado ao Comando Militar do Planalto, onde deve cumprir os 21 anos de prisão aos quais foi condenado. Sua audiência de custódia foi agendada para quarta-feira, 14h;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa: condenado a 19 anos de pena privativa de liberdade em regime inicial fechado, o réu também foi direcionado ao Comando Militar do Planalto. Ele passa por audiência de custódia às 15h desta quarta-feira;
General Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil: deve continuar no 1ª Divisão do Exército, Vila Militar (RJ), para cumprimento da sentença de 26 anos de prisão. Braga Netto está preso desde dezembro do ano passado e passa por audiência de custódia nesta quarta-feira, às 15h30;
Deputado Alexandre Ramagem: foragido nos Estados Unidos, teve extradição e prisão decretada por Alexandre de Moraes, além de inclusão no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões (BNMP).

1ª Turma aceita denúncia e Eduardo Bolsonaro vira réu por coação

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (26), tornar réu o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os ministros acolheram denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que acusa o parlamentar de coação no curso do processo, por supostamente articular pressões internacionais para influenciar decisões da Corte.

O julgamento ocorreu no Plenário virtual. Votaram pelo recebimento da denúncia o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Com isso, Eduardo Bolsonaro passa a responder formalmente a uma ação penal, que agora seguirá para a fase de instrução, quando serão ouvidas testemunhas, analisadas provas e realizado o interrogatório do deputado.

“Há relevantes indícios de que as condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro tinham como objetivo a criação de um ambiente institucional e social de instabilidade, com aplicação de crescentes sanções a autoridades brasileiras e prejuízos econômicos ao Brasil, como modo de coagir os Ministros do Supremo Tribunal Federal a decidir favoravelmente ao réu Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes.

Sem constituir advogado por decisão própria, Eduardo foi defendido pela Defensoria Pública da União. Veja o despacho de Moraes sobre a decisão publicado nesta quarta-feira:

“Decisão: A Turma, por unanimidade, afastou as preliminares arguidas pela Desefensoria Pública da União e recebeu a denúncia oferecida contra EDUARDO NANTES BOLSONARO em relação ao crime previsto no art. 344 do Código Penal, na forma do art. 71 do Código Penal (crime continuado), pois presentes os requisitos exigidos pelos artigos 41 e 395, ambos do Código de Processo Penal, tudo nos termos do voto do Relator, Ministro Alexandre de Moraes. Primeira Turma, Sessão Virtual de 14.11.2025 a 25.11.2025.”

Pressões nos EUA para interferir no STF

Na denúncia, a PGR sustenta que Eduardo, nos Estados Unidos desde fevereiro, atuou para estimular sanções contra o Brasil e contra ministros do STF, com o objetivo de influenciar o julgamento de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe.

De acordo com a denúncia, o deputado teria buscado:

suspensão de vistos de ministros e familiares;
sanções econômicas contra o país, articuladas junto a congressistas norte-americanos;
aplicação da Lei Magnitsky, que permite punições severas a autoridades estrangeiras.
Para a PGR, essas ações configuram tentativa de pressionar e intimidar os ministros responsáveis por analisar processos do ex-presidente.

Moraes: indícios apontam ambiente de intimidação

No voto, Alexandre de Moraes afirmou haver “relevantes indícios” de que as ações de Eduardo criaram um ambiente de instabilidade institucional com a finalidade de influenciar decisões da Corte.

“As condutas tinham como objetivo gerar um cenário de instabilidade, com sanções a autoridades brasileiras e prejuízos ao país, para coagir os ministros do Supremo a decidir a favor de Jair Bolsonaro”, escreveu.

Moraes destacou também que a denúncia da PGR apresenta narrativa consistente, garantindo ao deputado conhecimento pleno das acusações e assegurando o exercício da ampla defesa.

Segundo o ministro, o que se vê no caso é uma tentativa de defender interesses pessoais, projetando pressão política internacional sobre julgadores brasileiros.

Entre as medidas articuladas, segundo a denúncia, estão:

sobretaxa de 50% a produtos brasileiros nos EUA;
cancelamento de vistos de ministros do Supremo;
inclusão de Moraes na Lei Magnitsky, mecanismo de sanções econômicas;
medidas que afetaram também outras autoridades, como o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Próximos passos

Com a denúncia aceita, a ação penal entra na etapa de produção de provas. Somente após esse período, a 1ª Turma decidirá se Eduardo Bolsonaro será condenado ou absolvido.

O processo se soma a outros desdobramentos envolvendo as investigações sobre a tentativa de golpe de 2022 e as tentativas de interferência em decisões do STF relacionadas ao ex-presidente.

Processo: Inq 4.995

Caruaru fortalece protagonismo rural com parceria entre Prefeitura e Instituto Federal de Pernambuco

Com foco em ampliar liderança e participação no campo, teve início nesta terça-feira (25) o Curso de Organização e Participação Comunitária, fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Agroecologia, Campesinato e Sustentabilidade (NEAPCS) do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. As próximas etapas acontecerão nos dias 2 e 9 de dezembro, na Comunidade Católica da Restauração, no Sítio Brejo Novo.

A formação integra o esforço da gestão em fortalecer a autonomia das comunidades rurais, abordando temas como organização comunitária, mecanismos de participação social, diagnósticos locais e práticas sustentáveis que estimulem o desenvolvimento do território. A iniciativa consolida o compromisso da SDR em promover políticas estruturantes e voltadas ao fortalecimento do campo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a ação representa um avanço importante na construção de comunidades mais preparadas e protagonistas. “Estamos investindo na capacidade organizativa das famílias rurais, oferecendo ferramentas para que cada comunidade faça suas próprias escolhas e construa soluções de forma participativa. Esse é o caminho para um desenvolvimento rural mais forte, humano e sustentável.”

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado pela PRF em Gravatá

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na noite desta segunda-feira (24), um veículo T-Cross com registro de roubo. Dois homens foram detidos durante fiscalização na BR-232, em Gravatá/PE.

Durante a verificação, os policiais identificaram adulterações em diversos elementos do veículo. A análise permitiu confirmar que se tratava de um automóvel roubado em 30 de agosto deste ano, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

No momento da abordagem, o passageiro quebrou propositalmente o celular que portava. Ele possuía passagens na polícia por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

O motorista disse ter adquirido o carro há três meses no Rio de Janeiro por R$110 mil, mas não soube informar nome do vendedor.

O veículo e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Vitória de Santo Antão, pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Festa de Nossa Senhora da Conceição reúne fiéis no Marco Zero de Caruaru

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição será celebrada de 29 de novembro a 8 de dezembro de 2025, no Marco Zero de Caruaru, unindo fé, história e devoção no coração da cidade. Este ano, o tema escolhido — “Ave, cheia de graça” — convida o povo de Deus a contemplar a beleza da Imaculada, aquela que acolheu o chamado do Senhor com humildade e obediência.

Durante os dez dias de programação, os fiéis participarão de Missas, Novena, oração do Terço, além da presença de diversas paróquias, comunidades e movimentos da Diocese. A festa quer ser espaço de acolhida, reconciliação e encontro fraterno, abrindo as portas para quem deseja se aproximar dos sacramentos e da vida espiritual.

O ponto alto será no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, com:
• 6h30 – Ofício da Imaculada Conceição
• 7h – Missa
• 10h – Missa Solene
• 15h – Missa
• 19h – Procissão luminosa, saindo do Marco Zero, com participação das paróquias, movimentos, pastorais e autoridades do município.

A Igreja convida todos a deixar-se tocar pela graça de Deus, como Maria, que nos aponta o caminho da confiança e da esperança. Que esta festa renove a fé do povo caruaruense e fortaleça a unidade da nossa Diocese, sob o manto da Mãe Imaculada.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra cumpre agendas com ministros para discutir sobre andamento de obras estruturantes em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra desembarcou em Brasília, nesta terça-feira (25), para cumprir uma série de compromissos na capital do país, ao lado de ministros de Estado, com o objetivo de realizar o acompanhamento de obras em parceria com o governo federal. Iniciando a agenda, a gestora encontrou com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar das atualizações dos investimentos do governo federal e da liberação de recursos para manutenção de projetos essenciais no Estado, como o Metrô do Recife e a Adutora do Agreste. A agenda da chefe do Executivo estadual foi finalizada com um encontro com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

“Estar em Brasília é sempre sinônimo de buscar melhorias para o nosso povo, para nosso estado de Pernambuco. Neste dia, recebida por ministros, conseguimos dialogar com o governo federal sobre obras estruturantes que vão levar água e avanços na mobilidade para a população”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Na agenda com o ministro Rui Costa, a gestora dialogou sobre o cronograma dos recursos para o desenvolvimento das obras em Pernambuco. No início da tarde, a chefe do Executivo almoçou com o ministro de Defesa, José Múcio, momento de continuação do diálogo sobre os avanços na infraestrutura para Pernambuco receber a Escola de Sargentos do Exército e o convênio firmado com o Comando Militar do Nordeste para novo centro de visitantes no Parque Nacional dos Guararapes. Essa iniciativa, firmada ontem entre o Governo de Pernambuco e o Comando Militar do Nordeste (CMNE), integra a estratégia de preservar e ativar patrimônios tombados.

Em seguida, a gestora reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da manutenção da BR-232 e o andamento de obras importantes realizadas em parceria entre a União e o Estado. No final do dia, a governadora teve uma agenda com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para reforçar o diálogo entre o Estado e a companhia, avançando nas tratativas para garantir que créditos pendentes da Petrobras contribuam para o desenvolvimento econômico pernambucano.

Com prestígio nacional, Fernando Monteiro sela entrada no PSD ao lado de Kassab, Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro

O deputado federal Fernando Monteiro oficializou, nesta terça-feira (25), sua filiação ao PSD em cerimônia realizada na Liderança do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento reuniu importantes figuras da política nacional, como o presidente da sigla, Gilberto Kassab, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (PSD/BA), os ministros Alexandre Silveira, André de Paula e José Múcio Monteiro, além de senadores e deputados federais.

A comitiva pernambucana contou com a importante presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, acompanhado do secretário municipal de Articulação Política, Anderson Luiz, e vereadores do município. Os secretários do Governo de Pernambuco: Túlio Vilaça, Rodolfo Costa Pinto e André Teixeira, também estavam presentes, no que reforça a relevância política da movimentação e o prestígio de Fernando em Pernambuco e em Brasília.

Durante sua fala, a governadora Raquel Lyra destacou que Fernando Monteiro chega como o primeiro deputado federal do PSD em Pernambuco no exercício do mandato. “O PSD lhe recebe de braços abertos. Você chega para somar, representar nosso partido e ajudar na defesa dos interesses do estado. Aqui fazemos política do jeito certo, com responsabilidade e compromisso”, afirmou, agradecendo a presença das lideranças municipais e estaduais. Raquel ainda enfatizou a importância da união para fortalecer o partido e ampliar as entregas de governo.

O presidente Gilberto Kassab ressaltou que a filiação coroa um diálogo iniciado há mais de uma década. “Desde 2012 tento trazê-lo para o PSD. A sua chegada qualifica a bancada e fortalece nosso trabalho em Pernambuco”, disse. O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, também destacou o acolhimento ao novo filiado: “O PSD é um partido que cuida das pessoas que chegam. Fernando se soma a uma bancada comprometida”, disse.

Encerrando o ato, Fernando Monteiro agradeceu a confiança e afirmou que inicia uma nova etapa com propósito definido. “Chego ao PSD para contribuir com a construção de um partido forte em Pernambuco, ao lado de lideranças como André de Paula, André Teixeira, Túlio Vilaça e Rodrigo Pinheiro. Hoje, dou o primeiro passo de uma caminhada para mostrar que Pernambuco tem trabalho, tem entrega e tem liderança com a governadora Raquel Lyra. É um dia de alegria e responsabilidade”, declarou o deputado.