Natal do Sertão será no dia 14 de dezembro; saiba como levar esperança a quem precisa

O coração do Agreste volta a pulsar solidariedade com mais uma edição do Natal do Sertão, ação social que, há 17 anos, transforma o dezembro de famílias carentes do interior de Pernambuco. O projeto, que nasceu do desejo de fazer o bem, retorna a Tacaimbó para renovar sonhos e levar um pouco de alegria a quem mais precisa.

A entrega das doações será realizada no Posto Cruzeiro, às margens da BR-232, no dia 14 de dezembro, das 8h às 12h. Cada gesto conta: alimentos, roupas, brinquedos ou contribuições financeiras podem fazer a diferença no natal de muitas crianças e adultos.

Para quem deseja ajudar, os pontos de arrecadação estão abertos em:

Caruaru – Óticas Arcoverde

Recife – Centro Espírita Irmã Gertrudes (Rua Franco Gondim, 51, Santana)

As doações em dinheiro podem ser feitas pelo PIX (CNPJ): 24.416.042/0001-76 – Centro Espírita Irmã Gertrudes.

Em um período em que a solidariedade abraça mais forte, cada contribuição se transforma em esperança. Para mais informações, os contatos disponíveis são (81) 99282-9318 e (81) 97913-5911

STF determina execução das penas de Bolsonaro e mais réus do Núcleo 1

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta terça-feira (25) o fim do processo para os réus do Núcleo 1 da trama golpista, ocorrida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Com a decisão, os mandados de prisão para cumprimento de pena estão sendo cumpridos neste momento. 

O trânsito em julgado do processo foi reconhecido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, após o fim do prazo para apresentação de novos recursos, que terminou ontem (24). 

No dia 14 deste mês, por unanimidade, a Primeira Turma da Corte rejeitou o primeiro recurso de Bolsonaro e de mais seis réus. 

Confira as penas definidas para os condenados: 

– Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

– Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

 – Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos; 

– Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;

– Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos; 

– Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos; 

– Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.

Águas de Pernambuco: governadora Raquel Lyra autoriza a implantação de sistema de abastecimento de água em comunidades rurais do município de Sairé

Ampliando a distribuição de água em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta segunda-feira (24), o início das obras de implantação do sistema de abastecimento de água em Cruzeiro do Oeste e Jabuticaba, comunidades rurais do município de Sairé, no Agreste Central. Resultado de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a prefeitura de Sairé, o projeto conta com o investimento de R$ 5 milhões e atenderá 2.600 pessoas com água tratada. A cerimônia, que contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.

“Hoje foi autorizada a implantação do sistema simplificado de abastecimento que irá beneficiar mais de duas mil pessoas que vivem em comunidades rurais no município de Sairé. O Governo de Pernambuco tem trabalhado e garantido mais de R$ 850 milhões em sistemas como esses para que as populações tenham acesso à água tratada em suas localidades. Nosso objetivo é universalizar o acesso à água nas casas de todos os pernambucanos”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Serão implantados 5.800 quilômetros de adutoras e 9 mil metros de rede de distribuição. Ainda serão construídas duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento), além de dois reservatórios. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas em agosto de 2026. Do total de R$ 5 milhões, o aporte de R$ 3 milhões será do Governo do Estado e R$ 2 milhões do município de Sairé.

“Os investimentos executados em Sairé demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança hídrica de Pernambuco, não somente com a zona urbana, mas com a zona rural também, para que possamos de fato ter uma universalização da água”, comentou o secretário-executivo de Saneamento, Artur Coutinho.

Para o prefeito de Sairé, Gildo Dias, a obra terá um impacto positivo para toda a cidade. “Esse é um momento histórico para o povo de Sairé. Agradeço a governadora Raquel Lyra e a todos que fazem o Governo de Pernambuco. É uma obra de grande importância que vai atender a população que mais precisa na nossa cidade”, pontuou.

Presente no evento, o deputado Joãozinho Tenório exaltou a iniciativa. “O Governo do Estado só começa uma obra com dinheiro garantido, vemos isso desde o início da atual gestão. O Estado tem obras do Litoral ao Sertão e agora o povo de Sairé tem ainda mais a comemorar”, destacou.

Acompanharam a solenidade, os prefeitos Paulo Galvão (Ilha de Itamaracá), Fátima Borba (Cortês), Miruca (Água Preta) e Júnior de Beto (Palmares).

Morre, aos 81 anos, Jimmy Cliff, um dos maiores nomes do reggae

Jimmy Cliff, uma das maiores lendas do reggae em todos os tempos, morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos. Latifa Chambers, sua mulher, anunciou a morte do cantor em suas redes sociais.

“É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, morreu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Agradeço à família, amigos, colegas artistas e colaboradores que compartilharam esta jornada com ele.”

Latifa também se dirigiu aos fãs de Cliff: “Para seus fãs ao redor do mundo, por favor saibam que seu apoio era a força dele ao longo de toda a carreira. Ele realmente adorava o amor de cada um de seus fãs”.

Ela agradeceu ainda a equipe médica que cuidou de seu marido e finalizou seu texto assim: “Jimmy, meu querido, descanse em paz. Seguirei seus desejos. Espero que vocês respeitem nossa privacidade neste momento difícil. Daremos outras notícias mais adiante”.

Pioneiro
Jimmy Cliff é um dos pioneiros do reggae e é considerado uma verdadeira lenda do gênero musical que surgiu na Jamaica. A longa carreira do cantor começou oficialmente em 1967, com o disco Hard Road to Travel.

Através das décadas, Cliff lançou dezenas de álbuns e singles e ganhou o Grammy pelos discos Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012). Realizou grandes turnês pelo mundo todo e tem uma relação especial com o Brasil. Em 1968, participou do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro e se tornou muito querido por aqui, o que o fez voltar várias vezes. Se apresentou no país em 1984, em 1990, 1993 e 1998. Ele até chegou a morar no Rio de Janeiro e em Salvador durante alguns anos.

Boa parte de suas canções eram de protesto ou abordavam temas sociais, assunto de grande interesse de Cliff. Entre seus maiores sucessos estão músicas como “Reggae NIght”, “Rebel in Me”, “We All Are One”, “Many Rivers to Cross”, “Vietnam”, “I Can See Clearly Now” (de Johnny Nash), entre outros.

Seu último disco, Refugees, foi lançado em 2022.

Galeria Boi abre as portas em Caruaru com exposição coletiva Nova Fornos

Com curadoria de Carlos Mélo, mostra coletiva reúne oito artistas de diferentes gerações e territórios em um diálogo sobre arte, resistência e novas geografias culturais

Com uma perspectiva que alia formação crítica, agenciamento e orientação de seu elenco, a Galeria Boi será inaugurada no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com a exposição NOVA FORNOS, no dia 27 de novembro de 2025, às 16h. Com curadoria de Carlos Mélo, a mostra reúne 20 trabalhos de oito artistas de gerações e territórios distintos, com a proposta de apresentar um recorte da arte contemporânea em sua diversidade estética, política e experimental para além dos eixos estabelecidos do circuito de arte. A exposição terá obras de Rafael Chavez (PB), Oriana Duarte (PB), Ratinho (PE), Pedro Vinício (PE), Edson Barros Atikum (PE), Beto Shwafaty (SP), Paul Setúbal (SP) e Beatriz Albuquerque (Portugal).

O público encontrará na mostra formatos e linguagens variados, como as pinturas com formas de botijas de Rafael Chavez, os objetos aceleradores de partículas de Oriana Duarte, os monstros coloridos de barro de Ratinho, as pinturas faladas de Pedro Vinício, as fissuras político-ambientais de Edson Barrus Atikum, a reescrita histórico-documental de Beto Shwafaty, o corpo como máquina de guerra nas instalações de Paul Setúbal e as narrativas diaspóricas da performer Beatriz Albuquerque. São obras que se cruzam em torno de questões ligadas ao território, à ancestralidade e à experimentação estética.

Fundada em 2021, em Caruaru (PE), a 130 km do Recife, a Galeria Boi é uma extensão do projeto artístico Primeira Bienal do Barro do Brasil, idealizada pelo artista e diretor Carlos Mélo, em 2014, e apresentada na mesma cidade. O espaço atua como polo de pesquisa, documentação e exibição de produções artísticas contemporâneas, com foco em práticas conceituais e contra-hegemônicas, especialmente oriundas do Agreste pernambucano e outras localidades nem sempre mapeadas no escopo do circuito de arte dito “oficial”.

Para Carlos Mélo, a proposta da Galeria Boi é deslocar a centralidade do circuito artístico e estabelecer novas conexões. “Não estamos interessados em reproduzir o modelo dos grandes centros, mas em reafirmar que a produção de conhecimento e de potência estética também nasce no interior. O Agreste tem uma economia vibrante, mas historicamente lhe foi negada a formação simbólica necessária para que a arte circule, seja debatida e valorizada. Nossa missão é criar um outro eixo de circulação e formação de arte, ativar redes locais, formar público, tensionar hierarquias territoriais e afirmar que a arte contemporânea não chega para ocupar um vazio, mas para dialogar com práticas, memórias e formas de saber existentes – com novas conexões, não fronteiras”, sintetizou.

Minibiografias dos artistas:

Rafael Chavez (1996, Santa Luzia–PB): artista autodidata paraibana cuja obra multimídia explora corpo, território e identidades queer, celebrando a diversidade do sertão nordestino.

Oriana Duarte (1966, Campina Grande–PB): artista com pesquisa sobre o corpo humano, sobretudo o feminino, explorando seus sentidos simbólicos e representações de gênero.

Ratinho (1986, Caruaru–PE): artista do Alto do Moura, começou no barro, inspirado em Mestre Vitalino. Explora barro, ossos e dentes em esculturas, além de pintura e fotografia.

Pedro Vinicio (2005, Garanhuns–PE): iniciou na pintura e, na pandemia, migrou para ilustrações digitais, com imagens e frases de humor ácido sobre a crise política e sanitária.

Edson Barrus Atikum (1962, Carnaubeira da Penha–PE): artista multimídia, criador de espaços como Rés do Chão e BCúbico. Atua entre arte, pesquisa e ativismo ambiental.

Beto Shwafaty (1977, São Paulo–SP): artista, pesquisador e curador que investiga relações entre espaço, história e política, em esculturas, instalações, vídeos e intervenções.

Paul Setúbal (1987, Aparecida de Goiânia–GO): artista que explora o corpo como campo de conflito e poder em esculturas, vídeos, performances e instalações.

Beatriz Albuquerque (1983, Porto–Portugal): artista interdisciplinar que cruza performance e multimédia. Estudou com Marina Abramović e integrou seu grupo em NY.

PRF apreende mais de R$27 mil e porções de droga no Recife

Dois homens que estavam em um carro com R$27,4 mil sem origem declarada foram detidos, no domingo (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Dentro do veículo, também foram apreendidas três porções de maconha.

Policiais realizavam uma fiscalização na rodovia, quando avistaram um carro trafegando com a velocidade acima do normal. Ao abordar o veículo, os ocupantes admitiram que estavam consumindo maconha e, após uma verificação, foram encontrados cerca de R$5 mil.

Inicialmente, o motorista alegou que havia sacado o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no dia anterior. Mas após uma busca detalhada, foram encontrados mais R$22 mil, embaixo do tapete e atrás do banco do veículo.

O motorista era inabilitado e o carro estava com o licenciamento atrasado. A equipe também descobriu a partir de denúncias que o veículo é suspeito de ser utilizado para roubo a carga.

A dupla foi encaminhada junto com o passageiro à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), em Campo Grande, na Zona Norte da capital.

Na Delegacia, o motorista alegou que não sabia que havia dinheiro no veículo. O passageiro tinha passagem na polícia por tráfico de drogas e roubo de veículo.

Procon Caruaru inicia última semana do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, reforça que esta é a última semana do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2025, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação segue até o dia 30 de novembro pelo site da Febraban, enquanto o atendimento presencial no Procon Caruaru ocorre até sexta-feira (28).

O mutirão é desenvolvido em conjunto com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Podem ser renegociadas dívidas de pessoa física que não tenham bens como garantia e que ainda não estejam prescritas, abrangendo:
* Cartão de crédito;
* Cheque especial;
* Empréstimo pessoal;
* Crédito consignado;
* Outras modalidades de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras.

As instituições participantes oferecem condições diferenciadas para facilitar o pagamento e a quitação das pendências. Não entram na ação dívidas com garantia real (como veículos, motos ou imóveis), contas prescritas ou contratos cujas parcelas estejam em dia.

Os consumidores podem negociar pelos canais digitais ou presenciais das instituições financeiras, com as mesmas condições em todos os formatos. A orientação é contactar diretamente o banco ou financeira e informar o interesse em negociar pelo mutirão.

Para confirmar se uma instituição está participando da ação, basta procurar o Procon Caruaru, localizado na Rua Silvino Macêdo, nº 71, Maurício de Nassau. O órgão também oferece atendimento pelo WhatsApp (81) 98384-5909, telefone (81) 3101-0088 e pela plataforma Caruaru Digital.

1ª Turma do STF decide manter prisão de Bolsonaro por unanimidade

Os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) firmaram entendimento unânime a favor da manutenção da prisão preventiva de Jair Bolsonaro, decretada no último sábado (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal do golpe. Com isso, o ex-presidente seguirá na sala de Estado da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília (DF).As informações são do Congresso em Foco.

Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator, firmando o entendimento de que havia tentativa de fuga por parte do ex-presidente, até então preso em regime domiciliar. A sessão segue aberta até as 20h.

Os ministros consideraram que Bolsonaro:

descumpriu medidas judiciais diversas vezes;
deteriorou deliberadamente a tornozeleira;
foi alvo de mobilização que poderia facilitar fuga;
tem histórico que aponta risco real de evasão;
liderou organização criminosa condenada por tentativa de golpe;
ameaça a ordem pública e a aplicação da lei penal.
O que está em julgamento

Os ministros analisam se confirmam a decisão que converteu a prisão domiciliar em preventiva. A mudança foi adotada após três fatores principais:

a tentativa de Bolsonaro de abrir com ferro de solda a tornozeleira eletrônica, na madrugada de sábado (22);
a convocação de uma “vigília” em frente à residência do ex-presidente, feita por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
a proximidade do trânsito em julgado da condenação a 27 anos e 3 meses de prisão pelo golpe de Estado.
O voto de Alexandre de Moraes

Relator, Moraes destacou que Bolsonaro “é reiterante no descumprimento” das medidas cautelares impostas ao longo de 2025. Segundo o ministro, o ex-presidente violou regras que proibiam o uso de redes sociais, o recebimento de visitas com celulares e qualquer manipulação do equipamento de monitoramento eletrônico.

Moraes citou o relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, segundo o qual, o equipamento possuía “sinais claros e importantes de avaria”, com marcas de queimaduras em toda sua circunferência.

Ele também registrou a confissão do próprio Bolsonaro: “Informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”.

Para Moraes, a ação foi dolosa. Bolsonaro “violou dolosa e conscientemente” o equipamento de monitoramento eletrônico.

Risco concreto de fuga

O relator também apontou:

a convocação da vigília como tentativa de tumultuar a fiscalização;
a proximidade da Embaixada dos EUA, a 13 km da casa de Bolsonaro – “distância que pode ser percorrida em 15 minutos de carro”;
antecedentes de planos de fuga elaborados pela “organização criminosa” durante o processo do golpe;
a fuga do deputado Delegado Alexandre Ramagem, condenado no mesmo esquema: “Evadiu-se do país […] com a finalidade de se furtar à aplicação da lei penal”.
Moraes concluiu que “não há dúvidas sobre a necessidade da conversão da prisão domiciliar em prisão preventiva”.

O relatório do ministro reconstrói uma sequência de violações cometidas por Bolsonaro desde julho:

uso de redes sociais, apesar da proibição;
vídeos exibindo a tornozeleira;
discursos transmitidos online;
contatos proibidos;
visitas com celulares;
participação indireta em mobilizações.
O voto de Flávio Dino

Em voto didático, Flávio Dino detalhou o conceito de prisão preventiva, citando o artigo 312 do Código de Processo Penal:

“A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública […] quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.”

Dino alertou que grupos mobilizados poderiam repetir condutas similares às ocorridas em 8 de janeiro de 2023. Ele também destacou riscos à vizinhança do condomínio Solar de Brasília, onde Bolsonaro mora: “Configuraria risco evidente à ordem pública, expondo moradores e propriedades privadas a potenciais danos”.

O ministro enfatizou que o próprio condenado, de maneira reiterada e pública, manifestou que jamais se submeteria à prisão. “Não é aceitável que justamente um ex-presidente da República […] tente violar e desmoralizar tão exitoso sistema.”

A expectativa é que a decisão seja confirmada por unanimidade, mantendo Bolsonaro detido enquanto se encerra o prazo para recursos do processo do golpe, antes do início da execução da pena de 27 anos e 3 meses.

Processo: Pet 14.129

Em Bom Jardim, governadora Raquel Lyra autoriza início das obras da PE-088 e firma convênio para construção de duas escolas

Em mais um movimento para acelerar a interiorização das ações estaduais, a governadora Raquel Lyra anunciou, neste domingo (23), dois investimentos estratégicos para Bom Jardim. A chefe do Executivo estadual autorizou o início das obras de requalificação da PE-088, que receberá R$ 27,8 milhões, e confirmou a construção de duas escolas em tempo integral, fruto de convênio com a prefeitura. As iniciativas atendem demandas históricas e reforçam a presença do Estado no Agreste Setentrional. Durante a passagem pela cidade, a governadora também visitou o Parque da Pedra do Navio e a fábrica de estofados J. Confort.

“O povo de Bom Jardim sonhava com a PE-088 virando realidade. Essa obra foi prometida diversas vezes, mas será realizada pela nossa gestão. A requalificação da estrada vai ampliar o acesso a serviços essenciais, garantindo mais dignidade para o povo do Agreste. Só nesta região, já investimos mais de R$ 350 milhões em requalificação de vias. Atendendo a um pedido do prefeito, também estamos destinando quase R$ 10 milhões para a construção de duas escolas em tempo integral, cada uma com capacidade para cerca de 500 alunos. Nosso governo segue chegando a onde poucos chegaram, apoiando os municípios para que possam cumprir seu papel”, destacou a chefe do Executivo estadual.

Com 31 quilômetros de extensão, a PE-088 liga Bom Jardim à divisa com a Paraíba. A obra prevê serviços de reciclagem e restauração do pavimento, drenagem superficial e profunda, sinalização, instalação de defensas metálicas e ações de proteção ambiental, incluindo a revegetação de áreas degradadas.

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, reforçou que, além de fortalecer a mobilidade regional, a requalificação da rodovia terá impacto direto na economia do Agreste Setentrional. “A estrada vai beneficiar diretamente os municípios de Orobó, João Alfredo e Salgadinho, que têm na PE-088 sua principal via de acesso, garantindo o escoamento da produção local e ampliando as conexões da região”, explicou o titular da pasta.

Na área da educação, foi anunciado a construção de duas escolas em tempo integral no município, por meio de convênio firmado com a prefeito, através do programa Juntos pela Educação. A unidade do distrito de Tamboatá já está em obras e deve ser concluída até o fim do próximo ano, enquanto a escola de Umari inicia sua construção nos próximos dias. Cada unidade receberá investimento previsto de R$ 4,7 milhões.

“A governadora tem a meta de gerar 15 mil novas vagas de ensino fundamental em tempo integral nos municípios. Os convênios firmados hoje vão justamente nesse sentido, ampliando a oferta para os estudantes e fortalecendo a educação em todas as etapas, da primeira infância até o ensino médio”, afirmou o secretário executivo de Educação, Nathanael Silva.

Para o prefeito de Bom Jardim, Janjão, o Estado tem retomado o protagonismo no apoio aos municípios por meio de entregas e políticas públicas estruturadas. “Além dos anúncios de hoje, que são muito importantes, já temos diversas parcerias. São ônibus escolares, cozinhas comunitárias, além de 700 mulheres beneficiadas pelo Mães de Pernambuco. É um compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da educação e do desenvolvimento”, declarou o gestor municipal.

Ainda durante a visita ao município, a governadora esteve no Parque da Pedra do Navio, uma das principais atrações turísticas da cidade, e também nas instalações da fábrica J. Confort, empresa do setor de colchões e estofados que movimenta o polo industrial da região. As autorizações de início de obras foram oficializadas durante a inauguração da Arena Umariense Fábio Lima, em um momento que reuniu diversas outras ações da prefeitura.

Presente nas agendas, o deputado federal Fernando Rodolfo pontuou que o Governo de Pernambuco tem atuado de forma próxima e parceira com os municípios, atendendo às principais demandas da população. “Os investimentos feitos aqui hoje mostram que o relacionamento do governo com os prefeitos é algo que não se via em Pernambuco há muito tempo. Hoje temos uma gestão que dialoga, trabalha e resolve. Isso faz toda a diferença, não só para os prefeitos e prefeitas, mas para o cidadão que está na ponta”, afirmou.

Acompanharam a agenda o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER), André Fonseca; os prefeitos Paquinha (Macaparana), Juliana de Chaparral (Casinhas), Joel Gonzaga (Feira Nova), Lidonaldo da Farinha (Frei Miguelino), Joia (Salgadinho), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério) e Zé Luiz (Lagoa do Carro). Também estiveram presentes os vice-prefeitos Dão da Lavanderia (Vertentes), Miltão Filho (Ribeirão) e Arsênio do Minério (Bom Jardim); o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, além de vereadores, secretários municipais e outras lideranças da região.

Bolsonaro tem prisão mantida e alega surto ao queimar tornozeleira

Após a realização da audiência de custódia de Jair Bolsonaro neste domingo (23), a juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita, do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, determinou a manutenção da prisão preventiva do ex-presidente. Com isso, ele permanecerá na superintendência da Polícia Federal ao menos até a segunda-feira (24), quando a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal deverá deliberar sobre o mérito da decisão.

Durante a audiência, Bolsonaro foi questionado sobre o motivo da tentativa de ruptura da sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda. Ele respondeu ter agido movido por “paranoia” decorrente do uso de medicamentos psiquiátricos, citando a sertralina (antidepressivo) e pregabalina (ansiolítico e antiepilético).

“O depoente afirmou que estava com ‘alucinação’ de que tinha alguma escuta na tornozeleira, tentando então abrir a tampa. O depoente afirmou que não se lembra de surto dessa natureza em outra ocasião”, relatou a juíza na ata da audiência. Bolsonaro alegou ter começado o tratamento há quatro dias antes da tentativa.

Bolsonaro revelou que já possuía o equipamento em casa, e disse que ninguém mais sabia da tentativa de romper o instrumento. “Afirmou que começou a mexer com a tornozeleira tarde da noite e parou por volta de meia-noite. Informou que as demais pessoas que estavam na casa dormiam e que ninguém percebeu qualquer movimentação”.

O ex-presidente também negou a intenção de fuga, e que não via possibilidade da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) provocar qualquer tipo de tumulto que pudesse facilitar uma fuga.

Veja a íntegra da ata da audiência de custódia.

Entenda

Jair Bolsonaro teve a prisão preventiva decretada na manhã de sábado (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após a Polícia Federal informar risco de fuga e a violação da tornozeleira eletrônica às 0h08 do mesmo dia. Durante análise pericial, o ex-presidente confessou que a tentativa de rompimento foi proposital: ele tentou derreter o instrumento com um ferro de solda.

A decisão converteu a prisão domiciliar em preventiva e determinou o recolhimento imediato do ex-presidente à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. O ex-presidente ficou detido na sala de Estado: pequeno quarto com cama, escrivaninha, ar condicionado, televisão, frigobar e armários próprios. Unidades parecidas foram disponibilizadas aos demais ex-presidentes presos em decisões anteriores.

A ordem foi fundamentada em dois pontos centrais: o rompimento do monitoramento eletrônico, a convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro nas imediações do condomínio do ex-presidente – o que, segundo Moraes, poderia tumultuar a fiscalização e facilitar a fuga – e as fugas de familiares e aliados. O ministro também ressaltou a proximidade do trânsito em julgado da condenação de Bolsonaro na Ação Penal 2.668.