Antonio Coelho destina R$ 300 mil para fortalecer a apicultura no Cabo de Santo Agostinho

O deputado Antonio Coelho (UB) visitou, nesse domingo (30) a Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Cabo de Santo Agostinho (AAMC) acompanhado de Daniel Paluca, importante liderança da região. E logo no encontro inicial com os associados, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda de R$ 300 mil para a instituição. O investimento, previsto para o Orçamento de 2026, objetiva fortalecer a produção de mel no município e região. Os recursos serão aplicados na aquisição de kits apícolas para os produtores locais.

Antonio Coelho destacou que irá cobrar do Governo do Estado a execução da emenda e afirmou que retornará à comunidade para realizar a entrega dos equipamentos. “Este foi o primeiro projeto que Daniel nos apresentou: impulsionar a apicultura. A causa do associativismo, de unir pequenos produtores, é algo com que eu me identifico bastante. Já contribuí para a construção de casas de mel em Petrolina, também doamos kits apícolas a outras associações no Estado, e sabemos o quanto o associativismo é um instrumento poderoso para que o pequeno produtor tenha as mesmas oportunidades que o grande”, afirmou o deputado.

O parlamentar ressaltou, ainda, a determinação dos produtores. “Conhecemos a capacidade e a ousadia da nossa gente de trabalhar, produzir e construir uma vida mais digna para suas famílias”, sublinhou.

Durante a visita, Antonio Coelho ouviu os desafios e as necessidades da AAMC e se colocou à disposição para fortalecer ainda mais a atividade no município. A expectativa é de que dezenas de famílias cabenses sejam diretamente beneficiadas com o investimento, além de impulsionar toda a cadeia produtiva do mel na região.

O presidente da Associação, Gil Costa, destacou o momento ímpar em não só receber o deputado Antonio Coelho na sede da instituição, mas, principalmente, o anúncio do encaminhamento da emenda parlamentar. “Um recurso muito importante, que vai contribuir para alavancar as ações realizadas pela associação”, enfatizou o gestor.

Daniel Paluca comemorou o início de uma parceria exitosa e duradoura. “É um pontapé importante para a apicultura, que é uma atividade econômica do segmento agrícola muito importante para a nossa região”, frisou.

Operação Ativos de Carbono vistoria 15 postos em Caruaru e interdita oito em Pernambuco

A segunda fase da Operação Ativos de Carbono resultou na interdição de oito postos de combustíveis em Pernambuco. A ação fiscalizou 36 estabelecimentos em nove municípios do estado, incluindo 15 postos vistoriados somente em Caruaru. Também foram alvo da operação unidades localizadas no Recife, Olinda, Cupira, Petrolina, Agrestina, Brejinho, Glória do Goitá, São José do Egito e Toritama.

Coordenada nacionalmente pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), a operação envolve 19 estados e o Distrito Federal. Em Pernambuco, a força-tarefa reúne a Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Operações Estratégicas, o Procon-PE, o Ipem, além do apoio das Polícias Militar e Civil.

De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o valor devido em impostos — o chamado crédito tributário — já ultrapassa R$ 1 milhão desde o início da ação. A expectativa é de que esse montante cresça à medida que as análises forem concluídas. Dos 36 postos mapeados, 24 já tiveram as fiscalizações encerradas; desses, oito foram interditados, o equivalente a um terço dos estabelecimentos com análise finalizada.

O MPPE aponta que há indícios de sonegação fiscal em pelo menos 20 postos vistoriados. Entre as principais irregularidades estão a omissão da entrada de combustíveis, ausência de comprovação da origem do produto, falta de documentação, omissão de notas fiscais e uso de maquininhas de cartão não autorizadas pela Secretaria da Fazenda. Em alguns casos, os estabelecimentos sequer registravam a entrada dos combustíveis posteriormente revendidos.

Sete dos oito postos interditados permanecem fechados. Um deles conseguiu retomar o funcionamento após quitar o débito indicado pelo Cira. Outros dois, localizados no Recife e em Olinda, devem continuar interditados por ao menos um ano, devido à reincidência nas infrações fiscais, conforme informou a Diretoria de Operações Estratégicas da Sefaz.

No total, cerca de 56% dos postos vistoriados apresentaram algum tipo de irregularidade. Na primeira fase da operação, foram ajuizadas ações criminais e execuções fiscais contra contribuintes que somam R$ 53 milhões inscritos na dívida ativa do estado.

Uma terceira etapa já está prevista. Ela deve aprofundar a investigação sobre a propriedade dos estabelecimentos, com o objetivo de identificar empresas criadas exclusivamente para fraudar o fisco e distorcer a concorrência no setor. Essa fase terá foco na recuperação dos valores devidos e pode incluir pedidos de prisão preventiva de devedores contumazes, caso o Ministério Público julgue necessário.

Rodrigo Pinheiro reúne amigos e núcleo político em confraternização e ratifica o apoio ao pré-candidato Anderson Luiz

Em clima de confraternização, um dia após a repercussão positiva da participação do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz na Rádio Cultura, no programa Mesa Redonda, o prefeito de Caruaru, reuniu, nesse sábado, amigos e seu núcleo político para agradecer pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e celebrar as parcerias que marcaram o primeiro ano de seu mandato após a reeleição em primeiro turno.

Durante o encontro, Rodrigo destacou a importância dos avanços em seu governo que vem transformado Caruaru e reforçou, mais uma vez, seu apoio ao nome de Anderson Luiz para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. O prefeito reconheceu o comprometimento do secretário de Articulação Política com as demandas do município e afirmou que sua pré-candidatura representa continuidade, força e responsabilidade com o futuro da cidade.

Anderson Luiz relembrou a trajetória ao lado do prefeito e agradeceu a confiança depositada em seu trabalho ao longo dos anos. Ele afirmou estar preparado para a nova missão e que não medirá esforços para contribuir com o desenvolvimento de Caruaru e região.

Tanto Anderson quanto Rodrigo também reiteraram o alinhamento com a gestão da governadora Raquel Lyra e demonstraram confiança na reeleição da aliada política, destacando que o trabalho conjunto tem trazido importantes resultados para a região.

170 famílias beneficiadas pelo Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida receberão chaves da casa própria nesta sexta-feira (05), em Igarassu

A Viana e Moura Construções, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Igarassu e a Caixa Econômica Federal, irá realizar, nesta sexta-feira (05), a partir das 14h, a entrega do condomínio Jardim Monjope, em Igarassu. O empreendimento, com investimento de R$55 milhões, conta com subsídios do programa Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e irá beneficiar, no total, 431 famílias. Também estarão presentes no evento representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), da Neoenergia e do Cartório de Registro de Imóveis do município.

O Jardim Monjope é o primeiro condomínio de casas lançado pela Viana e Moura na Região Metropolitana. O diretor de vendas e incorporação imobiliária da construtora, Leonardo Queiroz, ressalta que o empreendimento representa um passo importante para o crescimento de Igarassu. “Estamos entregando um empreendimento que vai transformar a vida de cerca de 2 mil pessoas, oferecendo moradia de qualidade, lazer e segurança. Além disso, a iniciativa ainda vem impulsionar o desenvolvimento do entorno e fortalecer a infraestrutura urbana da região”, ressalta.

Na ocasião, 170 famílias beneficiadas receberão as chaves das suas casas, que fazem parte da primeira etapa do empreendimento. Ao unir o padrão de qualidade das residências populares à estrutura e segurança de um condomínio, a infraestrutura foi construída para proporcionar maior conforto e bem-estar aos moradores por meio de recursos como: guarita 24 horas, garagem, áreas de convivência e espaços de lazer com quadras esportivas, churrasqueiras, piscina e salão de festas.

Com uma área de 71.924,65m², o espaço também irá dispor do Caminho Pipa, projeto dedicado à primeira infância, com playground e mini campos. “Esse é apenas o primeiro passo, estamos desenvolvendo novos condomínios no mesmo padrão nos municípios de São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes, ampliando ainda mais nosso compromisso com a Região Metropolitana do Recife (RMR) e com as famílias que sonham em conquistar a casa própria”, conclui Leonardo Queiroz.

Aeroporto de Garanhuns será administrado pela mesma concessionária do Aeroporto de Guarulhos

Boa notícia para Garanhuns! O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a B3 realizaram, na última quinta-feira (27/11), pela manhã, o leilão da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa que prevê investimentos privados para a modernização de 19 aeroportos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste.

A boa notícia para Garanhuns é que o aeroporto da cidade estava na lista e deu tudo certo, a concessão vai para a mesma concessionária administradora do Aeroporto de Guarulhos – São Paulo. O Aeroporto de Garanhuns receberá investimentos na ordem de R$ 22,1 milhões, que inclui obras de ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros, além da construção de RESA. Além de Garanhuns, os aeroportos de Araripina e Serra Talhada, em Pernambuco, também estavam na lista desta rodada do leilão, o total de investimentos, somando os três aeroportos, ultrapassa os R$ 80 milhões.

Para o prefeito Sivaldo Albino, a iniciativa mostra mais uma vez a prioridade que o Governo Federal dá a Garanhuns. “Temos certeza que a iniciativa privada administrando nosso aeroporto trará mais investimentos e desenvolvimento regional para o Agreste. Agradecemos ao Presidente Lula e ao Ministro Sílvio Costa Filho por possibilitar mais esta grande iniciativa que contempla Garanhuns e região”, afirmou o prefeito.

O Ministro Sílvio Costa Filho afirmou no evento: “Hoje, celebramos um marco importante para o desenvolvimento do nosso estado. Com a concessão dos aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns vamos ampliar as conexões, os negócios e o turismo, gerando emprego e renda para os pernambucanos. Esses investimentos são fundamentais para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Pernambuco”.

SAIBA MAIS

O AmpliAR integra o conjunto de ações federais voltadas ao fortalecimento da aviação regional e prevê, ao longo das próximas fases, a modernização de até 100 aeroportos em todo o País. Nesta etapa inicial, foram ofertados 19 aeroportos por meio de um modelo simplificado de concessão, com mecanismos de reequilíbrio contratual que visam atrair investimentos e garantir sustentabilidade operacional. Os contratos terão duração de 30 anos.

COMPESA RETOMA TESTES DA INVERSÃO DA ADUTORA DE JUCAZINHO

A Compesa retomou nesta sexta-feira (28), os testes da inversão da adutora de Jucazinho para levar água do Rio São Francisco para os municípios de Riacho das Almas, Cumaru Passira e zona rural de Caruaru. Essa etpa havia sido suspensa, na última terça-feira (25), após um vazamento em trecho da tubulação na Rua Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, em Caruaru, por onde passa a adutora.

A meta da Compesa é que essa primeira fase de testes até Riacho das Almas tenha andamento pelos próximos 15 dias. Na sequência, entrará em testes o trecho Cumaru-Passira. A obra da inversão da adutora de Jucazinho foi a solução técnica encontrada pela Compesa para garantir o abastecimento dos municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e zona rural de Caruaru diante do colapso iminente da barragem, que está com apenas 1,11% de sua capacidade total.

A Compesa investiu R$ 4 milhões na obra. Foram trocados 1.100 metros de tubulações antigas da adutora de Jucazinho nas ruas San Marino e Clara Nunes, em Caruaru, além da implantação de uma elevatória (sistema de bombeamento) na ETA Salgado, em Caruaru, para bombear a água do Rio São Francisco até Riacho das Almas. Além disso, foram instalados seis dispositivos e 13 ventosas para controlar melhor as pressões da água e ainda foi implantado uma válvula de retenção para dar uma segurança adicional ao sistema.

Em Congresso Nacional de Vereadores, Rodrigo Pinheiro defende ampliação da presença feminina nos espaços de poder

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, na manhã desta sexta-feira (28), da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV), reúne representantes de vários estados e marca a criação de uma nova associação voltada ao fortalecimento do legislativo municipal.

Em seu discurso, Rodrigo defendeu o aumento da presença feminina nos espaços de poder. Ele lembrou que, em Caruaru, metade do primeiro escalão é composto por mulheres e cerca de 75% do quadro da Prefeitura é feminino. “As mulheres precisam estar presentes, de fato, no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e em todos os poderes. Aqui, fazemos esse compromisso valer na prática”, disse.

Rodrigo mencionou ainda a importância de discutir regras do sistema proporcional e temas ligados à representatividade. “Só com debate franco conseguimos melhorar o sistema e valorizar ainda mais o trabalho dos vereadores e vereadoras”, pontuou. Ao final, desejou um bom evento aos participantes. “Que seja um grande congresso, com medidas assertivas e resultados melhores para a população. Que a democracia sempre vença”, concluiu.

Pré-candidato a estadual, Anderson Luiz já conta com o apoio da metade dos vereadores de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

Prestes a ingressar no PSD, seguindo os caminhos de seus líderes políticos Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, o atual secretário municipal de Articulação Política e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Luiz, contará com o apoio de peso para chegar até ao mandato na Alepe.

Além do apoio da governadora e do prefeito de Caruaru, o pré-candidato já firmou aliança com 11 vereadores da Câmara Municipal de Vereadores, devendo  ampliar ainda mais o grupo de apoio até a disputa eleitoral.

Pedirão votos para Anderson, durante a campanha nas Eleições 2026: Bruno Lambreta, Galego de Lajes, Hugo Leonardo Chaves, Jorge Quintino, João Neto, Raminho Xavier, Carlinhos da Ceaca, Aline Nascimento, Edmilson do Salgado, Edilson do MST e Lula Torres e Paulinho.

A soma representa quase a metade do quadro atual de parlamentares que compõem a Casa. Em paralelo, também já declararam apoio à candidatura de Anderson Luiz, os ex-vereadores Ranilson Enfermeiro e Izaac da Saúde, assim como o suplente de vereador Bafo.

Anderson, conforme já é sabido, fará dobradinha com o pré-candidato a federal Fernando Monteiro e com a atual deputada estadual Rosa Amorim, que no próximo ano, disputará a vaga para Câmara Federal.

Confira a programação completa da 4ª Seresta Natalina de Caruaru

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Estação Ferroviária de Caruaru será palco da 4ª Seresta Natalina. Promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, o evento, que já está marcado no calendário da cidade, reunirá atrações que celebram a identidade regional com uma programação perfeita para toda a família.

Na sexta-feira (5), o evento terá início às 20h, com shows da banda Os Veteranos, que retorna após o sucesso da última edição, e da tradicional banda de brega Labaredas, eternizada na música pernambucana com sucessos como “Garotinha Linda”.

No sábado (6), a programação terá início às 19h, com os shows Didi canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, reunindo artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Confira a programação completa:

* Sexta-feira (5)
Os Veteranos
Labaredas

* Sábado (6)
Didi Canta Saudade
Gilliard
Natal Oxente

Congresso rejeita 52 vetos ao PL do licenciamento ambiental

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (27), 52 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei (PL) que elimina ou flexibiliza regras para o licenciamento ambiental no Brasil. O texto foi apelidado pelos críticos de “PL da Devastação”. No total, foram analisados 59 vetos.

Os parlamentares apreciaram ainda 28 destaques apresentados pelo PT e PSOL, como forma de tentar manter os vetos presidenciais. Na Câmara dos Deputados, os destaques foram rejeitados por 295 votos a 167. No Senado, foram 52 a 15 pela derrubada.

O governo conseguiu, por outro lado, adiar a análise de sete dos vetos referentes ao Licenciamento Ambiental Especial (LAE), nova modalidade criada que previa o licenciamento de forma simplificada e com “fase única” para obras consideradas “estratégicas”.

Ao vetar o dispositivo da LAE, o Executivo editou a Medida Provisória (MP) 1308 de 2025, mantendo a previsão desse instrumento ambiental. Porém, em vez de licenciamento em fase única, a MP editada pelo governo prevê equipes exclusivas destinadas para dar celeridade aos licenciamentos de obras consideradas estratégicas, mantendo todas as fases hoje previstas para liberação de empreendimentos.

O relator da MP 1308 na Câmara é o deputado Zé Vitor (PL-MG). A medida precisa ser analisada até o dia 5 de dezembro para não perder a validade. A comissão que analisa a MP é presidida pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), importante liderança da bancada ruralista no Parlamento.

Apoiado pelo agronegócio e setores empresariais, o PL do Licenciamento Ambiental vem sendo denunciado como grave retrocesso por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com a derrubada dos vetos, são retomados dispositivos como o que autoriza o autolicenciamento para obras de porte médio, chamado de Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Essa modalidade requer apenas um compromisso dos empreendedores para liberação das obras, sem os estudos ambientais exigidos atualmente.

A derrubada dos vetos permite ainda transferir a definição dos parâmetros ambientais do licenciamento da União para estados e Distrito Federal (DF); retira atribuições de órgãos ambientais como Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e limita a consulta aos povos indígenas e comunidades quilombolas afetados pelos empreendimentos.

O Legislativo ainda derrubou o veto do governo que impediu retirar a Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa. A derrubada do veto reduz as exigências para desmatar o bioma que mantém atualmente cerca de 24% da vegetação original.

O Observatório do Clima, que reúne 161 organizações sociais e ambientais, afirma que a derrubada desses vetos é o maior retrocesso ambiental da história do país, e logo após a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).

“Manter os vetos de Lula é crucial para impedir o esvaziamento do licenciamento ambiental, o principal instrumento de prevenção de danos ambientais do país, criado há mais de quatro décadas pela Política Nacional do Meio Ambiente, de 1981”, disse o Observatório, em nota.

Alcolumbre pauta tema após COP30
Deputados e senadores favoráveis aos vetos do presidente Lula criticaram o presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), por pautar o tema após a COP30, enquanto há muitos outros vetos na fila para serem apreciados.

Alcolumbre argumentou que a votação do licenciamento ambiental era necessária para destravar o processo legislativo.

“Há regiões inteiras aguardando que o Congresso finalize essa discussão para que grandes projetos saiam do papel, gerando empregos, renda e crescimento econômico — sempre com responsabilidade ambiental”, disse o presidente do Senado.

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), falando como líder do PT, destacou que a votação do tema após a COP30 reflete uma decisão política de setores privados que querem flexibilizar as regras ambientais no Brasil.

“O momento em que se está trazendo para votar, logo depois da Conferência do Clima, tem uma posição política de setores que desnortearam o debate do licenciamento ambiental para defender interesses menores e não interesses do país, não interesses da sociedade brasileira”, disse.

Debate
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) avaliou que a derrubada dos vetos vai aumentar o desmatamento ao transferir para os estados e o Distrito Federal a responsabilidade por definir parâmetros e critérios para o licenciamento ambiental.

“Vai se criar uma verdadeira guerra ambiental na tentativa de levar algum tipo de empreendimento sem o devido rigor e, portanto, [sem] a proteção dos nossos biomas e do nosso meio ambiente”, afirmou.

O deputado José Vitor (PL-MG) argumentou, por outro lado, que o projeto aprovado respeita o meio ambiente e que o atual modelo de licenciamento no Brasil impede a realização de obras. Ele ainda defendeu a exclusão do Ibama dos processos de liberação de obras.

“Nenhum de nós aqui está abrindo mão para qualquer flexibilização ou qualquer ponto que coloque em risco o meio ambiente. Depois de um órgão ambiental, como uma secretaria de estado de meio ambiente, fazer toda a análise técnica e conceder uma autorização, que, mesmo assim, precisava do carimbo do Ibama, um carimbo que, de fato, não protege nada”, afirmou.

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), defendeu que o Brasil explore suas riquezas.

“[O governo] quer colocar travas no agronegócio, que é a única coisa que ainda está dando certo, economicamente, no Brasil. Aí querem colocar aqui o veto no licenciamento ambiental votado por essas duas Casas. O verdadeiro Brasil que nós temos é o Brasil que explora as suas riquezas do agro”, afirmou.

Por sua vez, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) argumentou que os atrasos que, eventualmente ocorrem, no processo de licenciamento ambiental é resultado do desmonte praticado contra os órgãos ambientais ao longo dos anos.

“Se existe morosidade hoje é por conta do desmantelamento do governo anterior com relação à pauta ambiental, que retirou salários, diárias, combustível e instrumentos para que esses servidores pudessem agir”, comentou.

Gadêlha também criticou que órgãos ambientais como Ibama, Funai, Iphan e outros passam a ter um caráter de “observador” sem que os seus pareces tenham “caráter vinculante” nos processos de licenciamento.