Morre, aos 81 anos, Jimmy Cliff, um dos maiores nomes do reggae

Jimmy Cliff, uma das maiores lendas do reggae em todos os tempos, morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos. Latifa Chambers, sua mulher, anunciou a morte do cantor em suas redes sociais.

“É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, morreu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Agradeço à família, amigos, colegas artistas e colaboradores que compartilharam esta jornada com ele.”

Latifa também se dirigiu aos fãs de Cliff: “Para seus fãs ao redor do mundo, por favor saibam que seu apoio era a força dele ao longo de toda a carreira. Ele realmente adorava o amor de cada um de seus fãs”.

Ela agradeceu ainda a equipe médica que cuidou de seu marido e finalizou seu texto assim: “Jimmy, meu querido, descanse em paz. Seguirei seus desejos. Espero que vocês respeitem nossa privacidade neste momento difícil. Daremos outras notícias mais adiante”.

Pioneiro
Jimmy Cliff é um dos pioneiros do reggae e é considerado uma verdadeira lenda do gênero musical que surgiu na Jamaica. A longa carreira do cantor começou oficialmente em 1967, com o disco Hard Road to Travel.

Através das décadas, Cliff lançou dezenas de álbuns e singles e ganhou o Grammy pelos discos Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012). Realizou grandes turnês pelo mundo todo e tem uma relação especial com o Brasil. Em 1968, participou do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro e se tornou muito querido por aqui, o que o fez voltar várias vezes. Se apresentou no país em 1984, em 1990, 1993 e 1998. Ele até chegou a morar no Rio de Janeiro e em Salvador durante alguns anos.

Boa parte de suas canções eram de protesto ou abordavam temas sociais, assunto de grande interesse de Cliff. Entre seus maiores sucessos estão músicas como “Reggae NIght”, “Rebel in Me”, “We All Are One”, “Many Rivers to Cross”, “Vietnam”, “I Can See Clearly Now” (de Johnny Nash), entre outros.

Seu último disco, Refugees, foi lançado em 2022.

Galeria Boi abre as portas em Caruaru com exposição coletiva Nova Fornos

Com curadoria de Carlos Mélo, mostra coletiva reúne oito artistas de diferentes gerações e territórios em um diálogo sobre arte, resistência e novas geografias culturais

Com uma perspectiva que alia formação crítica, agenciamento e orientação de seu elenco, a Galeria Boi será inaugurada no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com a exposição NOVA FORNOS, no dia 27 de novembro de 2025, às 16h. Com curadoria de Carlos Mélo, a mostra reúne 20 trabalhos de oito artistas de gerações e territórios distintos, com a proposta de apresentar um recorte da arte contemporânea em sua diversidade estética, política e experimental para além dos eixos estabelecidos do circuito de arte. A exposição terá obras de Rafael Chavez (PB), Oriana Duarte (PB), Ratinho (PE), Pedro Vinício (PE), Edson Barros Atikum (PE), Beto Shwafaty (SP), Paul Setúbal (SP) e Beatriz Albuquerque (Portugal).

O público encontrará na mostra formatos e linguagens variados, como as pinturas com formas de botijas de Rafael Chavez, os objetos aceleradores de partículas de Oriana Duarte, os monstros coloridos de barro de Ratinho, as pinturas faladas de Pedro Vinício, as fissuras político-ambientais de Edson Barrus Atikum, a reescrita histórico-documental de Beto Shwafaty, o corpo como máquina de guerra nas instalações de Paul Setúbal e as narrativas diaspóricas da performer Beatriz Albuquerque. São obras que se cruzam em torno de questões ligadas ao território, à ancestralidade e à experimentação estética.

Fundada em 2021, em Caruaru (PE), a 130 km do Recife, a Galeria Boi é uma extensão do projeto artístico Primeira Bienal do Barro do Brasil, idealizada pelo artista e diretor Carlos Mélo, em 2014, e apresentada na mesma cidade. O espaço atua como polo de pesquisa, documentação e exibição de produções artísticas contemporâneas, com foco em práticas conceituais e contra-hegemônicas, especialmente oriundas do Agreste pernambucano e outras localidades nem sempre mapeadas no escopo do circuito de arte dito “oficial”.

Para Carlos Mélo, a proposta da Galeria Boi é deslocar a centralidade do circuito artístico e estabelecer novas conexões. “Não estamos interessados em reproduzir o modelo dos grandes centros, mas em reafirmar que a produção de conhecimento e de potência estética também nasce no interior. O Agreste tem uma economia vibrante, mas historicamente lhe foi negada a formação simbólica necessária para que a arte circule, seja debatida e valorizada. Nossa missão é criar um outro eixo de circulação e formação de arte, ativar redes locais, formar público, tensionar hierarquias territoriais e afirmar que a arte contemporânea não chega para ocupar um vazio, mas para dialogar com práticas, memórias e formas de saber existentes – com novas conexões, não fronteiras”, sintetizou.

Minibiografias dos artistas:

Rafael Chavez (1996, Santa Luzia–PB): artista autodidata paraibana cuja obra multimídia explora corpo, território e identidades queer, celebrando a diversidade do sertão nordestino.

Oriana Duarte (1966, Campina Grande–PB): artista com pesquisa sobre o corpo humano, sobretudo o feminino, explorando seus sentidos simbólicos e representações de gênero.

Ratinho (1986, Caruaru–PE): artista do Alto do Moura, começou no barro, inspirado em Mestre Vitalino. Explora barro, ossos e dentes em esculturas, além de pintura e fotografia.

Pedro Vinicio (2005, Garanhuns–PE): iniciou na pintura e, na pandemia, migrou para ilustrações digitais, com imagens e frases de humor ácido sobre a crise política e sanitária.

Edson Barrus Atikum (1962, Carnaubeira da Penha–PE): artista multimídia, criador de espaços como Rés do Chão e BCúbico. Atua entre arte, pesquisa e ativismo ambiental.

Beto Shwafaty (1977, São Paulo–SP): artista, pesquisador e curador que investiga relações entre espaço, história e política, em esculturas, instalações, vídeos e intervenções.

Paul Setúbal (1987, Aparecida de Goiânia–GO): artista que explora o corpo como campo de conflito e poder em esculturas, vídeos, performances e instalações.

Beatriz Albuquerque (1983, Porto–Portugal): artista interdisciplinar que cruza performance e multimédia. Estudou com Marina Abramović e integrou seu grupo em NY.

PRF apreende mais de R$27 mil e porções de droga no Recife

Dois homens que estavam em um carro com R$27,4 mil sem origem declarada foram detidos, no domingo (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Dentro do veículo, também foram apreendidas três porções de maconha.

Policiais realizavam uma fiscalização na rodovia, quando avistaram um carro trafegando com a velocidade acima do normal. Ao abordar o veículo, os ocupantes admitiram que estavam consumindo maconha e, após uma verificação, foram encontrados cerca de R$5 mil.

Inicialmente, o motorista alegou que havia sacado o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no dia anterior. Mas após uma busca detalhada, foram encontrados mais R$22 mil, embaixo do tapete e atrás do banco do veículo.

O motorista era inabilitado e o carro estava com o licenciamento atrasado. A equipe também descobriu a partir de denúncias que o veículo é suspeito de ser utilizado para roubo a carga.

A dupla foi encaminhada junto com o passageiro à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), em Campo Grande, na Zona Norte da capital.

Na Delegacia, o motorista alegou que não sabia que havia dinheiro no veículo. O passageiro tinha passagem na polícia por tráfico de drogas e roubo de veículo.

Procon Caruaru inicia última semana do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, reforça que esta é a última semana do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2025, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A ação segue até o dia 30 de novembro pelo site da Febraban, enquanto o atendimento presencial no Procon Caruaru ocorre até sexta-feira (28).

O mutirão é desenvolvido em conjunto com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Podem ser renegociadas dívidas de pessoa física que não tenham bens como garantia e que ainda não estejam prescritas, abrangendo:
* Cartão de crédito;
* Cheque especial;
* Empréstimo pessoal;
* Crédito consignado;
* Outras modalidades de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras.

As instituições participantes oferecem condições diferenciadas para facilitar o pagamento e a quitação das pendências. Não entram na ação dívidas com garantia real (como veículos, motos ou imóveis), contas prescritas ou contratos cujas parcelas estejam em dia.

Os consumidores podem negociar pelos canais digitais ou presenciais das instituições financeiras, com as mesmas condições em todos os formatos. A orientação é contactar diretamente o banco ou financeira e informar o interesse em negociar pelo mutirão.

Para confirmar se uma instituição está participando da ação, basta procurar o Procon Caruaru, localizado na Rua Silvino Macêdo, nº 71, Maurício de Nassau. O órgão também oferece atendimento pelo WhatsApp (81) 98384-5909, telefone (81) 3101-0088 e pela plataforma Caruaru Digital.

1ª Turma do STF decide manter prisão de Bolsonaro por unanimidade

Os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) firmaram entendimento unânime a favor da manutenção da prisão preventiva de Jair Bolsonaro, decretada no último sábado (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal do golpe. Com isso, o ex-presidente seguirá na sala de Estado da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília (DF).As informações são do Congresso em Foco.

Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator, firmando o entendimento de que havia tentativa de fuga por parte do ex-presidente, até então preso em regime domiciliar. A sessão segue aberta até as 20h.

Os ministros consideraram que Bolsonaro:

descumpriu medidas judiciais diversas vezes;
deteriorou deliberadamente a tornozeleira;
foi alvo de mobilização que poderia facilitar fuga;
tem histórico que aponta risco real de evasão;
liderou organização criminosa condenada por tentativa de golpe;
ameaça a ordem pública e a aplicação da lei penal.
O que está em julgamento

Os ministros analisam se confirmam a decisão que converteu a prisão domiciliar em preventiva. A mudança foi adotada após três fatores principais:

a tentativa de Bolsonaro de abrir com ferro de solda a tornozeleira eletrônica, na madrugada de sábado (22);
a convocação de uma “vigília” em frente à residência do ex-presidente, feita por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
a proximidade do trânsito em julgado da condenação a 27 anos e 3 meses de prisão pelo golpe de Estado.
O voto de Alexandre de Moraes

Relator, Moraes destacou que Bolsonaro “é reiterante no descumprimento” das medidas cautelares impostas ao longo de 2025. Segundo o ministro, o ex-presidente violou regras que proibiam o uso de redes sociais, o recebimento de visitas com celulares e qualquer manipulação do equipamento de monitoramento eletrônico.

Moraes citou o relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, segundo o qual, o equipamento possuía “sinais claros e importantes de avaria”, com marcas de queimaduras em toda sua circunferência.

Ele também registrou a confissão do próprio Bolsonaro: “Informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”.

Para Moraes, a ação foi dolosa. Bolsonaro “violou dolosa e conscientemente” o equipamento de monitoramento eletrônico.

Risco concreto de fuga

O relator também apontou:

a convocação da vigília como tentativa de tumultuar a fiscalização;
a proximidade da Embaixada dos EUA, a 13 km da casa de Bolsonaro – “distância que pode ser percorrida em 15 minutos de carro”;
antecedentes de planos de fuga elaborados pela “organização criminosa” durante o processo do golpe;
a fuga do deputado Delegado Alexandre Ramagem, condenado no mesmo esquema: “Evadiu-se do país […] com a finalidade de se furtar à aplicação da lei penal”.
Moraes concluiu que “não há dúvidas sobre a necessidade da conversão da prisão domiciliar em prisão preventiva”.

O relatório do ministro reconstrói uma sequência de violações cometidas por Bolsonaro desde julho:

uso de redes sociais, apesar da proibição;
vídeos exibindo a tornozeleira;
discursos transmitidos online;
contatos proibidos;
visitas com celulares;
participação indireta em mobilizações.
O voto de Flávio Dino

Em voto didático, Flávio Dino detalhou o conceito de prisão preventiva, citando o artigo 312 do Código de Processo Penal:

“A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública […] quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.”

Dino alertou que grupos mobilizados poderiam repetir condutas similares às ocorridas em 8 de janeiro de 2023. Ele também destacou riscos à vizinhança do condomínio Solar de Brasília, onde Bolsonaro mora: “Configuraria risco evidente à ordem pública, expondo moradores e propriedades privadas a potenciais danos”.

O ministro enfatizou que o próprio condenado, de maneira reiterada e pública, manifestou que jamais se submeteria à prisão. “Não é aceitável que justamente um ex-presidente da República […] tente violar e desmoralizar tão exitoso sistema.”

A expectativa é que a decisão seja confirmada por unanimidade, mantendo Bolsonaro detido enquanto se encerra o prazo para recursos do processo do golpe, antes do início da execução da pena de 27 anos e 3 meses.

Processo: Pet 14.129

Em Bom Jardim, governadora Raquel Lyra autoriza início das obras da PE-088 e firma convênio para construção de duas escolas

Em mais um movimento para acelerar a interiorização das ações estaduais, a governadora Raquel Lyra anunciou, neste domingo (23), dois investimentos estratégicos para Bom Jardim. A chefe do Executivo estadual autorizou o início das obras de requalificação da PE-088, que receberá R$ 27,8 milhões, e confirmou a construção de duas escolas em tempo integral, fruto de convênio com a prefeitura. As iniciativas atendem demandas históricas e reforçam a presença do Estado no Agreste Setentrional. Durante a passagem pela cidade, a governadora também visitou o Parque da Pedra do Navio e a fábrica de estofados J. Confort.

“O povo de Bom Jardim sonhava com a PE-088 virando realidade. Essa obra foi prometida diversas vezes, mas será realizada pela nossa gestão. A requalificação da estrada vai ampliar o acesso a serviços essenciais, garantindo mais dignidade para o povo do Agreste. Só nesta região, já investimos mais de R$ 350 milhões em requalificação de vias. Atendendo a um pedido do prefeito, também estamos destinando quase R$ 10 milhões para a construção de duas escolas em tempo integral, cada uma com capacidade para cerca de 500 alunos. Nosso governo segue chegando a onde poucos chegaram, apoiando os municípios para que possam cumprir seu papel”, destacou a chefe do Executivo estadual.

Com 31 quilômetros de extensão, a PE-088 liga Bom Jardim à divisa com a Paraíba. A obra prevê serviços de reciclagem e restauração do pavimento, drenagem superficial e profunda, sinalização, instalação de defensas metálicas e ações de proteção ambiental, incluindo a revegetação de áreas degradadas.

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, reforçou que, além de fortalecer a mobilidade regional, a requalificação da rodovia terá impacto direto na economia do Agreste Setentrional. “A estrada vai beneficiar diretamente os municípios de Orobó, João Alfredo e Salgadinho, que têm na PE-088 sua principal via de acesso, garantindo o escoamento da produção local e ampliando as conexões da região”, explicou o titular da pasta.

Na área da educação, foi anunciado a construção de duas escolas em tempo integral no município, por meio de convênio firmado com a prefeito, através do programa Juntos pela Educação. A unidade do distrito de Tamboatá já está em obras e deve ser concluída até o fim do próximo ano, enquanto a escola de Umari inicia sua construção nos próximos dias. Cada unidade receberá investimento previsto de R$ 4,7 milhões.

“A governadora tem a meta de gerar 15 mil novas vagas de ensino fundamental em tempo integral nos municípios. Os convênios firmados hoje vão justamente nesse sentido, ampliando a oferta para os estudantes e fortalecendo a educação em todas as etapas, da primeira infância até o ensino médio”, afirmou o secretário executivo de Educação, Nathanael Silva.

Para o prefeito de Bom Jardim, Janjão, o Estado tem retomado o protagonismo no apoio aos municípios por meio de entregas e políticas públicas estruturadas. “Além dos anúncios de hoje, que são muito importantes, já temos diversas parcerias. São ônibus escolares, cozinhas comunitárias, além de 700 mulheres beneficiadas pelo Mães de Pernambuco. É um compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da educação e do desenvolvimento”, declarou o gestor municipal.

Ainda durante a visita ao município, a governadora esteve no Parque da Pedra do Navio, uma das principais atrações turísticas da cidade, e também nas instalações da fábrica J. Confort, empresa do setor de colchões e estofados que movimenta o polo industrial da região. As autorizações de início de obras foram oficializadas durante a inauguração da Arena Umariense Fábio Lima, em um momento que reuniu diversas outras ações da prefeitura.

Presente nas agendas, o deputado federal Fernando Rodolfo pontuou que o Governo de Pernambuco tem atuado de forma próxima e parceira com os municípios, atendendo às principais demandas da população. “Os investimentos feitos aqui hoje mostram que o relacionamento do governo com os prefeitos é algo que não se via em Pernambuco há muito tempo. Hoje temos uma gestão que dialoga, trabalha e resolve. Isso faz toda a diferença, não só para os prefeitos e prefeitas, mas para o cidadão que está na ponta”, afirmou.

Acompanharam a agenda o diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER), André Fonseca; os prefeitos Paquinha (Macaparana), Juliana de Chaparral (Casinhas), Joel Gonzaga (Feira Nova), Lidonaldo da Farinha (Frei Miguelino), Joia (Salgadinho), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério) e Zé Luiz (Lagoa do Carro). Também estiveram presentes os vice-prefeitos Dão da Lavanderia (Vertentes), Miltão Filho (Ribeirão) e Arsênio do Minério (Bom Jardim); o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, além de vereadores, secretários municipais e outras lideranças da região.

Bolsonaro tem prisão mantida e alega surto ao queimar tornozeleira

Após a realização da audiência de custódia de Jair Bolsonaro neste domingo (23), a juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita, do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, determinou a manutenção da prisão preventiva do ex-presidente. Com isso, ele permanecerá na superintendência da Polícia Federal ao menos até a segunda-feira (24), quando a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal deverá deliberar sobre o mérito da decisão.

Durante a audiência, Bolsonaro foi questionado sobre o motivo da tentativa de ruptura da sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda. Ele respondeu ter agido movido por “paranoia” decorrente do uso de medicamentos psiquiátricos, citando a sertralina (antidepressivo) e pregabalina (ansiolítico e antiepilético).

“O depoente afirmou que estava com ‘alucinação’ de que tinha alguma escuta na tornozeleira, tentando então abrir a tampa. O depoente afirmou que não se lembra de surto dessa natureza em outra ocasião”, relatou a juíza na ata da audiência. Bolsonaro alegou ter começado o tratamento há quatro dias antes da tentativa.

Bolsonaro revelou que já possuía o equipamento em casa, e disse que ninguém mais sabia da tentativa de romper o instrumento. “Afirmou que começou a mexer com a tornozeleira tarde da noite e parou por volta de meia-noite. Informou que as demais pessoas que estavam na casa dormiam e que ninguém percebeu qualquer movimentação”.

O ex-presidente também negou a intenção de fuga, e que não via possibilidade da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) provocar qualquer tipo de tumulto que pudesse facilitar uma fuga.

Veja a íntegra da ata da audiência de custódia.

Entenda

Jair Bolsonaro teve a prisão preventiva decretada na manhã de sábado (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após a Polícia Federal informar risco de fuga e a violação da tornozeleira eletrônica às 0h08 do mesmo dia. Durante análise pericial, o ex-presidente confessou que a tentativa de rompimento foi proposital: ele tentou derreter o instrumento com um ferro de solda.

A decisão converteu a prisão domiciliar em preventiva e determinou o recolhimento imediato do ex-presidente à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. O ex-presidente ficou detido na sala de Estado: pequeno quarto com cama, escrivaninha, ar condicionado, televisão, frigobar e armários próprios. Unidades parecidas foram disponibilizadas aos demais ex-presidentes presos em decisões anteriores.

A ordem foi fundamentada em dois pontos centrais: o rompimento do monitoramento eletrônico, a convocação de uma vigília por Flávio Bolsonaro nas imediações do condomínio do ex-presidente – o que, segundo Moraes, poderia tumultuar a fiscalização e facilitar a fuga – e as fugas de familiares e aliados. O ministro também ressaltou a proximidade do trânsito em julgado da condenação de Bolsonaro na Ação Penal 2.668.

Retirada das tarifas por Trump é vitória da diplomacia brasileira

Os EUA anunciaram a retirada da tarifa extra de 40% aplicada a café, carne e outros produtos brasileiros. No decreto, Donald Trump citou conversa telefônica com Lula como marco das negociações bilaterais.

Com efeito, é impossível não ressaltar a vitória da diplomacia brasileira – essa velha artesã de pontes, que coleciona feitos discretos, porém decisivos. Foi assim em tantos casos, como no acordo que desanuviou a crise com a Bolívia no episódio da nacionalização do gás; foi assim na reconstrução institucional do Haiti, onde o Brasil liderou a missão de paz; foi assim quando Rui Barbosa, na Conferência de Haia, ergueu a voz pelo princípio da igualdade entre as nações, inscrevendo-nos no mapa moral da diplomacia mundial. Diplomacia é isso: quando a conversa, bem conduzida, abre portas que o confronto jamais abriria.

O Congresso em Foco mantém, há longa data, uma parceria valorosa com o Sinditamaraty (Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores), sempre atento às pautas e às condições de trabalho daqueles que carregam, silenciosamente, a voz do Brasil pelo mundo. Aproveitando a oportunidade, talvez não haja momento mais apropriado do que este para o Congresso Nacional brasileiro escutar – de verdade – os pleitos dos integrantes do Itamaraty, que precisam de ajustes no arcabouço legal para melhor servir ao país.

Os resultados, como se vê, falam por si. Sem o trabalho discreto, técnico e incansável do corpo diplomático brasileiro, acordos como o recém-costurado com os Estados Unidos simplesmente não existiriam. São conquistas que não se fazem diante das câmeras, mas nas madrugadas de negociações, nos corredores de organismos internacionais, nas ligações que evitam crises e nas conversas que abrem portas. Valorizar quem defende o Brasil lá fora é fortalecer o próprio país aqui dentro. E a pauta dos diplomatas é, no fundo, pauta do Estado brasileiro.

Pauta legislativa e frente parlamentar

Quatro propostas em tramitação no Congresso e no governo federal compõem a pauta legislativa acompanhada pelo Sinditamaraty, que representa todos os servidores do Ministério das Relações Exteriores, e pela Associação e Sindicato dos Diplomatas do Brasil (ADB Sindical). As medidas tratam de ajustes tributários, regras para importação de veículos, modernização de concursos e reestruturação da carreira diplomática.

As entidades esperam acelerar a tramitação dessas propostas com a criação da Frente Parlamentar Mista do Serviço Exterior Brasileiro, que aguarda os trâmites finais para ser instalada. A frente recebeu o apoio de mais de 200 parlamentares.

O projeto de lei 5.473/2025, em análise final na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, reúne ajustes ao projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e inclui temas de interesse direto da diplomacia. Entre os pontos centrais está a Emenda 10-T, que preserva o limite de 25% da base de cálculo do Imposto de Renda sobre salários pagos em moeda estrangeira a servidores brasileiros lotados no exterior.

A medida mantém o tratamento atualmente aplicado, alinhado à Lei 9.250/1995, e evita mudanças na tributação de quem atua em missões internacionais. Se aprovado na CAE, o texto segue diretamente para a Câmara.

Outro item de interesse da categoria é o projeto de lei 1.409/2025, que autoriza a importação de veículos com pelo menos 30 anos de fabricação e de um veículo pertencente a servidores que retornam ao Brasil após dois anos ininterruptos de atuação no exterior. A proposta, já aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor, será analisada pela CCJ da Câmara, que avaliará sua constitucionalidade e técnica legislativa.

Mudança no ingresso e reestruturação de carreiras

Uma proposta de emenda à Lei 8.829/1993, atualmente sob análise no gabinete da deputada Érika Kokay (PT-DF), pretende modernizar o concurso para Assistentes e Oficiais de Chancelaria.

Hoje, o processo tem duas etapas, incluindo um curso eliminatório. O modelo é considerado caro e lento, dificultando concursos regulares e contribuindo para o déficit atual de mais de 900 vagas nas duas carreiras.

A proposta sugere concurso de etapa única, com provas ou provas e títulos, seguido de curso de formação apenas capacitador, realizado após a posse.

O Sinditamaraty e a ABD Sindical enviaram ao Ministério das Relações Exteriores uma proposta para mudar a Lei 11.440/2006, que trata da reestruturação da carreira de diplomata. O texto integra as negociações da Mesa Setorial de Negociação Permanente e cumpre o que está previsto no Acordo nº 32. Após avaliação interna no MRE, a proposta deverá ser encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação.

INSS: cadastro biométrico será obrigatório para novos benefícios

A partir do dia 21 de novembro, as solicitações de novos benefícios ao Instituto Nacional ao Seguro Social (INSS) deverão ser feitas por meio de comprovação biométrica. Elaborada com o objetivo de combater fraudes, a mudança não será aplicada em benefícios ativos.

De acordo com o instituto, a implantação do cadastro biométrico alcançará, de forma gradual, os demais beneficiários, mas sem risco de bloqueios automáticos.

“Quem já é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio não precisa tomar nenhuma medida imediata”, informa o INSS.

Nos casos em que se fizer necessária a atualização biométrica, o INSS entrará em contato com o beneficiário por meio de um comunicado individual, que, segundo o instituto, será feito com antecedência para providenciar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), “sem qualquer impacto no recebimento do seu pagamento”.

O documento de referência a ser usado para a biometria será a Carteira de Identidade Nacional.

Segundo o instituto, as mudanças visam modernizar o sistema, de forma a garantir que os recursos “cheguem a quem realmente tem direito”.

Veja quem está dispensado da obrigatoriedade

De acordo com o instituto, a regulamentação prevê algumas situações em que a exigência de cadastro biométrico será dispensada. São elas:

Enquanto o poder público não oferecer alternativas para o público abaixo:

• Pessoas com mais de 80 anos;

• Pessoas com dificuldade de deslocamento por motivo de saúde (com comprovação);

• Moradores de áreas de difícil acesso (como comunidades ribeirinhas atendidas pelo PREVBarco);

• Migrantes em situação de refúgio e apátridas;

• Residentes no exterior.

Temporariamente, para quem solicitar os seguintes benefícios até 30 de abril de 2026:

• Pessoas que requererem salário maternidade;

• Pessoas que requererem benefício por incapacidade temporária;

• Pessoas que requererem pensão por morte;

Cronograma:

• A partir de 21 de novembro de 2025: Qualquer novo pedido de benefício ao INSS exigirá que o cidadão possua um cadastro biométrico. Nesta primeira fase, serão aceitas as biometrias da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor.

• A partir de 1º de maio de 2026: Quem solicitar um novo benefício e não possuir nenhuma biometria nos documentos aceitos (CIN, CNH ou TSE) precisará emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para dar andamento ao pedido. Para quem já tem biometria, nada muda.

• A partir de 1º de janeiro de 2028: A CIN se tornará o único documento com biometria aceito para todos os requerimentos e manutenções de benefícios no INSS, unificando e simplificando a identificação.

Novembro Azul: profissionais da saúde reforçam a importância da prevenção e da alimentação na saúde do homem

A campanha Novembro Azul reforça a necessidade de atenção à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina no Brasil. Mesmo com os avanços da medicina, o preconceito e o medo ainda são grandes obstáculos. Muitos homens evitam procurar o médico e acabam descobrindo a doença em estágios mais avançados, quando o tratamento se torna mais complexo e as chances de cura diminuem.

Para o médico Dr. Pedro Paulo, da OncoAgreste, romper esse tabu é uma urgência. “Ainda existe resistência, mas precisamos quebrar esse ciclo. O câncer de próstata tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Exames simples, como o PSA e o toque retal, podem fazer toda a diferença”, destaca o especialista. O médico lembra que o cuidado começa muito antes da consulta. “Ter uma rotina de autocuidado, praticar atividade física e manter hábitos saudáveis são pilares para reduzir o risco não só do câncer de próstata, mas também de várias outras doenças crônicas”, completa.

Além do acompanhamento médico, a alimentação equilibrada tem papel fundamental na prevenção. A nutricionista oncológica Maria Albuquerque explica que alguns nutrientes contribuem para a proteção das células e a regulação hormonal, fatores diretamente ligados à prevenção do câncer. “Frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em antioxidantes, como o tomate e o azeite de oliva, têm ação protetora. Já o consumo excessivo de carnes processadas, álcool e frituras deve ser evitado”, orienta Maria. Ela reforça que a nutrição também é parte importante do tratamento. “Durante o enfrentamento do câncer, uma alimentação adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico, minimizar efeitos colaterais e melhorar a disposição do paciente. Cuidar do corpo é cuidar da recuperação”, afirma.

Ambos os especialistas concordam que o Novembro Azul é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção, mas ressaltam que os cuidados devem se estender durante todo o ano. “A saúde masculina ainda é pouco discutida, e precisamos mudar essa cultura. Consultas regulares, boa alimentação e informação são os melhores aliados”, resume o Dr. Pedro Paulo.

Neste mês, a mensagem é clara: prevenir é o melhor caminho. Cuidar da saúde não é sinal de fraqueza, é um gesto de amor próprio, coragem e responsabilidade com o futuro.

Serviços:
👩‍⚕️ Maria Albuquerque – Nutricionista Oncológica (Caruaru-PE)
📍 Atendimentos presenciais e online
📲 Instagram: @maria.nutionco – www.instagram.com/maria.nutionco

Dr. Pedro Paulo
Médico hematologista da OncoAgreste
@drpedropaulohematocaruaru
@oncoagreste