Prefeitura de Caruaru realiza concurso público para assistentes sociais e psicólogos

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Administração (SAD), publicou no Diário Oficial o Edital nº 03, de 2025. O documento trata de um novo concurso público, realizado pelo município, com vagas para assistentes sociais e psicólogos. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (24), e estão sendo disponibilizadas 50 vagas.

Para assistentes sociais, foram abertas 30 oportunidades. O edital indica que 26 delas são destinadas à Ampla Concorrência (AC), duas para Pessoas com Deficiência (PcD) e outras duas para Pessoas Negras (PN). A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e os aprovados receberão R$ 2.100 mensais. É obrigatório ter o curso superior completo em Serviço Social e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

No caso de psicólogos, foram disponibilizadas 20 vagas. O certame indica que 17 delas são para AC, uma para PcD e outras duas para PN. Para psicólogos, a carga horária semanal também será de 30 horas de atuação e os aprovados também receberão R$ 2.100 mensais. Além da graduação em Psicologia, também é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

“O concurso será composto por provas dissertativas e argumentativas, a serem aplicadas no dia 08 de fevereiro de 2026. A previsão é que o resultado final do concurso seja divulgado no dia 30 de abril do próximo ano. Nos dois casos, as provas incluirão questões de conhecimentos específicos, português, legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) além, claro, de questões dissertativas”, observa a secretária de Administração, Michely Martins.

INSCRIÇÕES E OUTROS DETALHES – O edital e os anexos poderão ser consultados pelo site do Ibam Concursos (www.ibam-concursos.org.br). As inscrições custam R$ 97 e poderão ser realizadas entre às 8h do dia 24 de novembro de 2025 e às 23h59 do dia 05 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site do Ibam. Isenções da taxa de inscrição poderão ser solicitadas no decorrer da próxima semana, entre a segunda-feira (24) e a sexta-feira (28).

Quartas de final do Campeonato Municipal de Futebol de Várzea movimentam o fim de semana em Caruaru

A fase decisiva do 1º Campeonato Municipal de Futebol de Várzea será destaque neste domingo (23), com a disputa das quartas de final da competição, promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes. Os jogos acontecem no Estádio Antônio Inácio de Souza, o Vera Cruz, reunindo oito equipes na briga por uma vaga nas semifinais.

Os confrontos começam às 8h, quando o Chelsea entra em campo para enfrentar o Londrina. Na sequência, às 9h40, o Centralzinho encara o Paulista.

No período da tarde, o Internacional enfrenta o Santos às 14h15, seguido pelo confronto entre Independente e Barcelona, às 15h40, encerrando a rodada decisiva.

O Campeonato Municipal de Futebol de Várzea tem como objetivo valorizar o esporte amador, incentivar a prática esportiva nas comunidades e fortalecer o futebol de base em Caruaru.

Psol pede prisão imediata de Ramagem após deputado ser visto em Miami

O Psol protocolou, nessa quarta-feira (19), um pedido de prisão imediata contra o deputado federal Delegado Alexandre Ramagem (PL-RJ) no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Polícia Federal (PF), sob a alegação de risco concreto de fuga. O documento, assinado pelo deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), faz referência direta a uma reportagem do portal PlatôBR, publicada no mesmo dia, que afirma que o parlamentar está vivendo em Miami, nos Estados Unidos, em um condomínio de luxo.

Delegado da Polícia Federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão, além de 50 dias-multa, por participação na tentativa de golpe de Estado. Durante as investigações, ele foi proibido de deixar o Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes e teve de entregar todos os passaportes. Não há informação pública de que os documentos tenham sido devolvidos.

Risco de fuga e descumprimento de medidas

No ofício enviado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o Psol afirma que as informações sobre a suposta estadia de Ramagem em Miami “potencialmente configuram risco de fuga ou impedimento de execução de pena”. O texto destaca ainda que o paradeiro internacional do deputado, se confirmado, representa “risco concreto à aplicação da lei penal”.

A sigla solicita à PF e ao STF:

avaliação imediata da decretação de prisão cautelar, como preventiva;
verificação da localização de Ramagem, com eventual pedido de extradição ou cooperação internacional com os EUA;
confirmação sobre posse ou devolução de passaportes;
medidas de monitoramento caso a prisão não seja decretada.
O partido argumenta que a permanência de Ramagem fora do país, somada à ausência de confirmação sobre documentos de viagem, agrava o temor de evasão. A gravidade dos crimes, tentativa de golpe e organização criminosa, também é apontada como justificativa para uma intervenção urgente.

Mandato e passaporte diplomático

Segundo a reportagem do PlatôBR, Ramagem estaria licenciado do mandato até 12 de dezembro. No entanto, no sistema da Câmara o mandato aparece como “em exercício”, e o passaporte diplomático do parlamentar segue marcado como “válido”. No vídeo publicado pelo site, Ramagem aparece entrando em um condomínio, com roupa esportiva, ao lado da esposa.

Essas inconsistências reforçam, segundo o Psol, a necessidade de medidas imediatas para evitar o descumprimento da sentença.

A defesa de Ramagem não se manifestou sobre o assunto até o momento.

Condenação e medidas impostas

Ramagem foi condenado pela Ação Penal 2668 e tornou-se um dos principais alvos das investigações sobre a tentativa de golpe, que envolveram militares, dirigentes de órgãos de Estado e aliados políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante a apuração, Moraes determinou que o deputado:

fosse proibido de sair do país;
entregasse seus passaportes;
e cumprisse outras medidas cautelares.
Caso se confirme que o ex-diretor da Abin esteja vivendo no exterior, segundo o Psol, isso configuraria flagrante violação dessas determinações.

Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, do Banco Master

A Justiça Federal decidiu, nesta quinta-feira (20), manter a prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, detido pela Polícia Federal durante a Operação Compliance Zero, que apura um esquema de fraudes financeiras envolvendo a emissão de títulos falsos e prejuízos bilionários.

A decisão foi tomada pela desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que rejeitou um pedido liminar apresentado pela defesa para colocar o banqueiro em liberdade.

Indícios de gestão fraudulenta e risco às investigações

Segundo a magistrada, a prisão preventiva foi decretada com base em “indícios veementes de gestão fraudulenta e organização criminosa”. Ela ressaltou que os elementos reunidos pelo Ministério Público e pela Polícia Federal indicam um comportamento reiterado dos investigados para atrapalhar as investigações, o que, para o TRF-1, impede a revogação da prisão neste momento.

Além do pedido liminar negado, um habeas corpus apresentado pela defesa de Vorcaro também será analisado pelo tribunal, mas ainda sem data definida.

Leia Mais
Veja quem são os executivos do Banco Master presos pela PF

Títulos falsos e promessa de ganhos irreais

Vorcaro e outros seis executivos foram presos na última segunda-feira (17) em ação coordenada pela PF contra fraudes no Sistema Financeiro Nacional. Eles são investigados por:

gestão fraudulenta;
gestão temerária;
organização criminosa;
emissão e venda de títulos de crédito falsos.
O grupo teria comercializado papéis fraudulentos ao BRB (Banco de Brasília) e vendido CDBs com rentabilidade até 40% acima do mercado – promessa considerada irreal pelos investigadores. Segundo a PF, o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões.

No total, a operação cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e sete prisões, em ações realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Prisão ocorreu após avanço em negociações de venda do banco

A prisão de Vorcaro ocorreu horas depois de o consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master, negócio que foi automaticamente interrompido quando o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da instituição e determinou a indisponibilidade dos bens de seus controladores.

A liquidação veio pouco mais de um mês após o BC rejeitar outra tentativa de compra do Master, feita pelo BRB.

Argumentos da defesa: “sem risco de fuga”

A defesa de Daniel Vorcaro sustenta que:

não há risco de fuga, já que o banqueiro tem esposa e filho no Brasil;
ele estava proibido pela Justiça de gerir instituições financeiras, reduzindo qualquer risco de continuidade delitiva;
as buscas e apreensões já foram concluídas;
Vorcaro viajava a Dubai para reunião com investidores, e sua rota de voo foi apresentada à PF;
a liquidação do Banco Master pelo BC seria um fator que retira justificativa para a prisão preventiva.
Os advogados também tentam substituir a prisão por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.

Monitoramento e suspeita de fuga

Vorcaro foi preso no Aeroporto de Guarulhos, por volta das 22h de segunda-feira, quando se preparava para embarcar ao exterior. Segundo a PF, ele estava sendo monitorado e a ação foi antecipada para evitar uma possível fuga.

O TRF-1 deve analisar o habeas corpus nos próximos dias, mas, por ora, o entendimento da Corte é de que a manutenção da prisão é necessária para:

garantir a ordem pública,[
evitar interferências nas investigações,
e impedir eventual fuga.
A investigação segue em curso, com foco na atuação do Banco Master e no suposto esquema que teria enganado investidores e movimentado cifras bilionárias.

Ceaca e SAS reforçam ações de proteção à infância em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) e da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou, nessa quarta-feira (19) mais uma ação integrada de combate ao trabalho infantil no centro de abastecimento, nesta quarta-feira (19). A iniciativa reforça o compromisso do município com a proteção das crianças e adolescentes, garantindo acolhimento, orientação e o encaminhamento adequado para cada família identificada em situação de vulnerabilidade.

Durante a fiscalização, equipes da Ceaca e dos serviços socioassistenciais atuaram de forma conjunta, realizando abordagens, conversando com responsáveis e direcionando os casos para acompanhamento especializado. O objetivo é assegurar direitos básicos, prevenir riscos e fortalecer a rede de apoio às famílias.

A presidente da Ceaca, Renata Senna, destaca a importância da ação contínua no local. “Estamos trabalhando lado a lado com a Assistência Social para garantir que nenhuma criança esteja em situação de risco. Nosso compromisso é com a proteção, o cuidado e o acolhimento das famílias que passam pela Ceaca. Esse trabalho integrado é fundamental para transformar realidades.”

As ações seguirão de forma permanente, ampliando o monitoramento e fortalecendo a rede de proteção social em Caruaru.

Confira detalhes sobre o funcionamento dos serviços públicos municipais nesta quinta (20) e na sexta (21)

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Administração (SAD), informa quais repartições públicas do município funcionarão e quais os horários estarão atendendo nesta quinta-feira (20), quando será celebrado o Dia da Consciência Negra, e na sexta-feira (21), que será ponto facultativo.

Secretaria de Saúde: UPA, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru – Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionarão normalmente.

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-estar Animal: os parques municipais estarão funcionando das 6h às 18h. A Via Parque funcionará das 6h às 22h. A AME Animal também estará fechada e os atendimentos serão retomados na segunda (24).

Secretaria da Mulher: o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma Silva Lira (CRM) segue com funcionamento 24h. Também é possível entrar em contato com o CRM por meio do número: (81) 98384-4310.

Secretaria Executiva do Parque 18 de Maio: a Feira da Moda de Caruaru funcionará normalmente na quinta (20), das 9h às 22h, e na sexta (21), das 4h às 13h.

Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome: mantém o plantão do auxílio funeral, pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O atendimento da pernoite para a população em situação de rua funciona normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, bairro Nossa Senhora das Dores (rua paralela à Rua Saldanha da Gama). A equipe de abordagem social também estará em atividade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa: o Centro de Atendimento ao Turista, no Monte Bom Jesus, funcionará das 8h às 20h.

Ceaca: o administrativo será fechado e o mercado funcionará normalmente.

Hospital Regional do Agreste terá investimentos de R$133 milhões

Considerado uma referência na saúde pública do Estado, o Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, no Agreste Central, será contemplado com uma grande obra de ampliação. O Governo do Estado investirá R$ 133,3 milhões na construção de um anexo, que vai mais do que dobrar a capacidade de atendimento da unidade de saúde. O hospital passará a ter 370 leitos – hoje possui 157. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (19).

“Estamos melhorando e ampliando a rede hospitalar em todo estado. Esse investimento de R$ 133,3 milhões no Hospital Regional do Agreste é mais uma prova disso, com benefícios que irão chegar não apenas para os moradores de Caruaru, mas também dos municípios vizinhos. Em maio deste ano, já havíamos dado início ao atendimento no Hospital da Mulher da Agreste para assegurar às mulheres da região um atendimento especializado sem a necessidade de se deslocar para o Recife. A cada ação, vamos transformando para melhor a saúde em Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Além do aumento do número de leitos, o bloco anexo do HRA terá novos ambulatório e laboratório. O objetivo da ampliação é agilizar e humanizar o atendimento, evitando o deslocamento de pacientes para unidades de saúde localizadas no Recife ou na Região Metropolitana.

“A publicação do edital de licitação para ampliar o HGA nos dá uma enorme felicidade, pela importância do projeto. A gestão da governadora Raquel Lyra, em uma nova frente, vai aumentar de forma significativa a capacidade instalada de um hospital que é estratégico. O HGA está às margens da BR-232 e é referência para o Agreste e Sertão. Além da ampliação na assistência, vai dar suporte valioso às grandes emergências da Região Metropolitana com a redução de transferência de pacientes da região para as unidades da capital. Trata-se de mais uma ação direcionada no fortalecimento da saúde do interior”, reforçou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O projeto de ampliação do HRA foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Esta é uma licitação emblemática para a melhoria da saúde pública de Pernambuco. O hospital, que hoje tem 157 leitos, vai ganhar 213 novos leitos, totalizando 370. Com isso, garantimos um atendimento mais ágil e mais assertivo para a população de todo o Agreste”, frisou o secretário titular da Sepe, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Obras e Habitação (Cehab). O prazo é de 18 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. “Estamos falando de uma expansão histórica para o Hospital Regional do Agreste. A Cehab tem orgulho de conduzir uma obra que vai transformar a capacidade de atendimento e levar mais dignidade aos pacientes de toda a região”, pontuou o diretor presidente da Cehab, Paulo Lira.

Juntos pela Segurança: governadora Raquel Lyra inaugura primeira Policlínica da Polícia Civil de Pernambu

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quarta-feira (19), a Policlínica da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), um espaço voltado ao cuidado da saúde física e mental dos policiais civis ativos e inativos do Estado. Localizado no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, o equipamento recebeu um investimento da ordem de R$ 4,6 milhões e oferece aos servidores atendimento clínico e psicológico, além de ações preventivas e de promoção de qualidade de vida. A policlínica é a primeira unidade de saúde da história de Pernambuco criada com o objetivo de cuidar integralmente do bem-estar dos policiais civis. Na ocasião, também foi entregue uma van para atendimento multidisciplinar itinerante dos policiais civis do interior do Estado. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a inauguração.

“Essa é mais uma entrega que marca uma série de medidas que o Governo tem adotado para valorizar a segurança pública. Este é um espaço de referência para cuidarmos melhor dos nossos servidores, que todo dia colocam as suas vidas em risco e trabalham para garantir a segurança de Pernambuco. Nosso papel enquanto Governo do Estado é fazer com que os serviços públicos sejam continuamente aprimorados, e continuaremos nesse foco. Vamos em frente!”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

A Policlínica inicia uma nova fase na história da Polícia Civil de Pernambuco, sendo mais uma ação reestruturadora do Governo de Pernambuco voltada às forças policiais do Estado. Dentre os serviços oferecidos estão: atendimento ambulatorial em psicologia, fisioterapia, enfermagem, odontologia, educação física, farmácia, terapias integrativas e serviço social; programas e projetos de reabilitação física, vacinação, ocupacional, saúde bucal e atividade física, dentre outros; atendimento terapêutico com técnicas como meditação, tai chi chuan, acupuntura e reik.

O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou o quanto a policlínica era um desejo da corporação. “Esta unidade é a realização de um anseio dos policiais civis de Pernambuco, que dedicam as suas vidas à segurança da população. Isso revela a preocupação do Governo do Estado com a saúde dos policiais e, nesse momento, dos policiais civis de Pernambuco, que têm uma atuação imprescindível para a redução dos índices de violência”, disse o secretário.

O prédio que sedia o equipamento conta com quatro pavimentos, 41 ambientes e foi completamente requalificado, recebendo novos aparelhos de ar-condicionado, mobiliário de escritório e geladeiras para o armazenamento de vacinas. Além da melhoria da estrutura física, também foi contratado o serviço de diagnóstico do perfil epidemiológico na Corporação, que representa a realização de estudo do estado de saúde dos policiais civis, visando a identificação dos problemas de saúde, fatores de risco e tendências ao longo do tempo. Este é um serviço inédito em Pernambuco, que servirá de parâmetro para a criação de programas de prevenção e promoção da saúde do efetivo.

O delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro, enfatizou a valorização dos profissionais da segurança pública pelo Governo de Pernambuco. “A ação faz parte do projeto de fortalecimento da Polícia Civil como um todo. O espaço tem um poder simbólico muito grande, porque é um projeto que trata de cuidar do nosso servidor, tanto na questão da saúde física, quanto da psicológica e emocional”, pontuou. O diretor de Recursos Humanos da Polícia Civil, Benedito Anastácio, destacou que “esse espaço foi muito desejado. Era um sonho, estamos trabalhando para que os nossos policiais tenham condições de trabalhar em prol da nossa população”.

Presente na inauguração, o deputado estadual Antônio Moraes, falou sobre as entregas da atual gestão na área da segurança. “As coisas estão fluindo e as obras estão sendo entregues, porque temos um Governo do Estado empenhando em cuidar do povo e dos servidores com uma estrutura séria e bem montada”, disse o parlamentar.

Estiveram presentes na entrega o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, o comandante-geral do Corpo de Bombeiro de Pernambuco, Francisco Cantarelli, além do gerente-geral da Polícia Científica de Pernambuco, Wagner Bezerra.

Carro roubado capota e é recuperado pela PRF em Caruaru

Um carro roubado que havia capotado na BR 104, em Caruaru, foi recuperado na terça-feira (18), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo possuía registro de roubo desde o dia 28 de outubro deste ano, no Recife.

Por volta das 18h30, a PRF foi acionada para atender um capotamento no Km 66 da rodovia. Ao chegar no local, encontrou um carro na faixa da esquerda da rodovia e sem ninguém por perto.

De acordo com populares, o motorista teria perdido o controle da direção e em seguida abandonou o veículo junto com o passageiro. A equipe da PRF realizou uma verificação no veículo e descobriu que o veículo possuía diversas adulterações e um registro de roubo.

O carro foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru, para ser devolvido ao proprietário.

“Caruaru, Natal Iluminado”: espetáculo de luz e celebração marca o lançamento da maior decoração natalina da história da cidade

O clima natalino tomou conta de Caruaru na noite desta terça-feira (18), com o lançamento da iluminação 2025, que traz o tema “Caruaru, Natal Iluminado”. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a edição deste ano marca um crescimento histórico na ornamentação da cidade, com 20 locais contemplados, 628 pontos de iluminação em árvores naturais e 268 itens decorativos.

Uma das grandes novidades deste ano é a decoração natalina na zona rural a partir da sexta-feira (21), em Xicuru, Peladas, Murici, Vila do Rafael e Malhada de Barreiras Queimadas. Na zona urbana, novas localidades foram incluídas: Praça Academia das Cidades, Praça Teotônio Vilela, Praça Professor Heleno Torres, Via Parque I e letreiro, Praça Pedro de Souza, Pórtico e Av. José Rodrigues de Jesus.

O destaque na cidade é a Estação Ferroviária, com uma árvore luminosa de mais de 15 metros de altura, o letreiro luminoso “2026” e um conjunto de itens decorativos. Outros pontos da cidade ganharam um reforço na decoração luminosa, são eles: Marco Zero, Praça do Rosário, Av. Agamenon Magalhães, Av. Rio Branco, Av. Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Alto do Moura e Praça João Cabeludo.

O prefeito Rodrigo Pinheiro celebrou o lançamento reforçando o impacto cultural e econômico da decoração. “Simbolicamente, a gente faz esse lançamento com um investimento jamais feito antes no quesito Natal em Caruaru. Em breve, também estaremos anunciando a programação da Seresta Natalina. Tudo isso movimenta os principais pontos da cidade e da zona rural, atraindo turistas e compradores para a Feira da Moda de Caruaru e todo o comércio”, comemorou.