Sesc celebra os patrimônios vivos de Caruaru

Caruaru, no Agreste pernambucano, é uma cidade que se desenvolveu, ao longo dos anos, por meio do comércio, sendo uma das principais do Polo de Confecções do estado. Mas a cidade é reconhecida, mundialmente, pela cultura do forró e, principalmente, pela arte do barro eternizada pelo Mestre Vitalino.

Por ser um celeiro de artistas, nas mais diversas linguagens, possui vinte patrimônios vivos reconhecidos pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. E algumas dessas celebridades serão protagonistas do projeto “Territórios de Memória e Patrimônio” que o Sesc Caruaru realiza de 17 a 19 de novembro. As atividades serão desenvolvidas na unidade e em escolas públicas.

“Teremos a presença de pessoas que, através de sua arte, fazem de Caruaru um polo cultural de grande relevância não só para Pernambuco, mas para o Brasil também, seja na música, nas artes visuais, na literatura ou no teatro. E para que as novas gerações conheçam suas histórias, vamos leva-los para interagir com alunos da rede pública por meio das oficinas”, explica Conceição de Paulo, gerente do Sesc Caruaru.

Na segunda (17), as ações começam às 9h, com a Oficina de Manipulação de Mamulengos, que será ministrada pelo Mestre Seba, na Escola Felisberto de Carvalho. Das 15h às 17h, as atividades serão no Centro Educacional do Sesc. Lá, acontecem as oficinas de Manipulação de Mamulengos, com o Mestre Seba, de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife, e de Escultura em Barro, com a Mestra Terezinha Gonzaga. Às 16h, a Escola Felisberto de Carvalho recebe o sanfoneiro Gilvan Neves para uma apresentação musical.

Na terça (18), a programação será na Escola Estadual Santo Amaro. Às 9h, a Mestra Terezinha Gonzaga realiza a oficina de Escultura em Barro. Já às 15h, será a vez da apresentação do Coral Madrigal de Caruaru. Na quarta (19), na Escola José Carlos Florêncio, acontecem a oficina de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife, às 9h, e a apresentação do cantor Walmir Silva, às 16h.

Às 19h, no Teatro Rui Limeira Rosal, com entrada gratuita, Arary Marrocos, diretora do TEA – Teatro Experimental do Agreste, o compositor Onildo Almeida e Roberto Gercino, mestre do Boi Tira teima, participam da palestra “Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, que será mediada por Cláudia Pinto, diretora de Relações Institucionais do Instituto Histórico de Caruaru.

Ainda no dia 19, às 20h, o Sesc realiza o Encontro de Corais, no Teatro Rui Limeira Rosal, logo após a palestra com os patrimônios vivos. A apresentação terá os corais Madrigal de Caruaru, Canto Livre do Sesc, o da AABB (Associação Atlética banco do Brasil) e o da Seduc (Secretaria de Educação de Caruaru.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Projeto Territórios de Memória e Patrimônio”
Realização: Sesc Caruaru
Data: de 17 a 19 de novembro
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp)

Programação
Segunda (17)
9h | Escola Felisberto de Carvalho
Oficina de Manipulação de Mamulengos, com Mestre Seba

15h | Centro Educacional do Sesc Caruaru
Oficina de Manipulação de Mamulengos, com o Mestre Seba
Oficina de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife
Oficina de Escultura em Barro, com a Mestra Terezinha Gonzaga

16h | Escola Felisberto de Carvalho
Apresentação musical com o cantor Gilvan Neves

Terça (18)
9h | Escola Estadual Santo Amaro
Oficina de Escultura em Barro, com a Mestra Terezinha Gonzaga

15h | Escola José Carlos Florêncio
Apresentação do Coral Madrigal de Caruaru

Quarta (19)
9h | Escola José Carlos Florêncio
Oficina de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife

16h | Escola José Carlos Florêncio
Apresentação musical com o cantor Walmir Silva

19h | Teatro Rui Limeira Rosal (entrada gratuita)
Palestra “Patrimônio Cultural, Material e Imaterial” com Arary Marrocos, Onildo Almeida e Roberto Gercino
Mediação de Cláudia Pinto

20h | Teatro Rui Limeira Rosal (entrada gratuita
Encontro de Corais

Prefeitura de Caruaru utiliza técnica inovadora para realizar reparos nas vias

A Prefeitura de Caruaru realiza, diariamente, reparos em diferentes vias espalhadas pelo município, como uma manutenção necessária para ajustar trechos danificados por inúmeros motivos. Para isso, a gestão tem apostado em uma técnica conhecida como “bripar”, que garante uma série de vantagens em relação às intervenções que costumam ser realizadas com argamassa, por exemplo.

Um dos benefícios que mais chama atenção é o tempo de cura, ou seja, o período em que a área que passou por reparos precisa permanecer interditada. No caso do “bripar”, os trechos são liberados para uso imediatamente após a conclusão dos trabalhos, enquanto que, nos casos do uso de argamassa, pode levar, no mínimo, 28 dias para que isso aconteça.

“Essa característica pode representar uma vantagem importante para a rotina da população. Imagine que um reparo é realizado no meio da manhã e a área estará livre para a passagem de veículos em questão de minutos, evitando dificuldades no acesso à rua ou à própria garagem”, explica a secretária executiva de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Danielly Almeida.

Outra vantagem do “bripar” é a durabilidade. Isso porque a técnica cria um pavimento onde o rejuntamento de brita e emulsão asfáltica aumenta a resistência da estrutura, permitindo que a pavimentação suporte cargas maiores do que o paralelepípedo assentado de forma convencional, devido a sua flexibilidade. E, neste caso, a durabilidade também está atrelada a economia para os cofres públicos.

Tanto a Siurb quanto a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) executam a técnica nas vias da Capital do Agreste. Este é o caso dos reparos que estão sendo realizados esta semana no bairro Nina Liberato, na Zona Oeste, que estão alcançando localidades como a Avenida 22 de Abril, uma das principais vias de acesso ao bairro, e também a Rua do Frevo.

“A utilização do bripar assegura que a via seja liberada para o fluxo de veículos no menor tempo possível, reduzindo os impactos na mobilidade urbana — como a necessidade de alteração das rotas de ônibus ou de desvios por parte dos moradores — e minimizando transtornos na rotina dos cidadãos”, destaca o gerente de Engenharia da AMC, Pedro Matos.

ENTENDA COMO FUNCIONA – A primeira etapa do pavimento é uma base (camada de areia). Sobre ela, são assentados os paralelepípedos. Entre as pedras, é realizada a colocação de agregados. A área é compactada com um compactador vibratório para garantir a densidade e o acabamento. Em seguida, aplica-se a emulsão asfáltica sobre a brita, que penetra nas juntas e atua como um ligante.

Governo de Pernambuco reforça comunicação e desloca Fulvio Vagner para nova função estratégica

Pedro Augusto/Blog Capital 

O Diário Oficial deste sábado (15) oficializou a saída de Fúlvio Vagner da presidência da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). O jornalista, que estava à frente da TV Pernambuco, passa a assumir uma nova missão na comunicação institucional do Estado em um momento considerado decisivo para a gestão.

Fulvio foi nomeado secretário executivo da pasta comandada por Rodolfo Costa Pinto e ficará responsável por ampliar a relação junto à imprensa, coordenando a divulgando as ações do governo Raquel Lyra. A movimentação ocorre em um cenário marcado pelo início da preparação para o ano eleitoral de 2026, quando a governadora deverá disputar a reeleição.

Com sólida experiência em rádio e televisão, Fulvio Vagner é considerado um dos nomes de confiança da governadora. A expectativa é que a reestruturação contribua para ampliar a visibilidade das políticas públicas do Estado e consolidar uma comunicação mais alinhada com os desafios do próximo ciclo político.

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu no tarifaço

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (14) tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo.

Em setembro, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apurou a atuação do parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e ministros da Corte. A investigação foi conduzida pela Polícia Federal que indiciou o parlamentar.

Com a decisão, o próximo passo será a abertura de uma ação penal contra o deputado. Durante a instrução do processo, ele poderá indicar testemunhas, apresentar provas de inocência e pedir diligências específicas que sejam interessantes para sua defesa.

Eduardo deixou o Brasil em fevereiro deste ano e está nos Estados Unidos (EUA). O parlamentar pediu licença do mandato de 120 dias. Desde dia 20 de julho, quando a licença terminou, o deputado não comparece às sessões e poderá ser cassado por faltas.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30

Julgamento
O julgamento virtual começou às 11h de hoje. Até o momento, o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pelo recebimento da denúncia e para transformar o deputado em réu.

Para o relator, existem provas de que Eduardo Bolsonaro participou das articulações para o governo dos Estados Unidos sancionar as exportações brasileiras e aplicar a Lei Magnitsky contra ele e outras autoridades do Brasil.

“A grave ameaça materializou-se pela articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos da América, com a aplicação de tarifas de exportação ao Brasil, suspensão de vistos de entradas de diversas autoridades brasileiras nos Estados Unidos da América e a aplicação dos efeitos da Lei Magnitsky a este ministro relator”, disse Moraes.

A votação ficará aberta até o dia 25 de novembro. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia.

Somente os quatro ministros vão votar sobre a questão. Com saída de Luiz Fux para a Segunda Turma do STF, uma cadeira está vaga e só será preenchida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um ministro para suceder Luís Roberto Barroso, que se aposentou.

Defesa
Pelas redes sociais, Eduardo Bolsonaro classificou o voto de Moraes como “caça às bruxas”.

“Moraes vota para me tornar réu. Outros candidatos anti-establishment, como o próprio Jair Bolsonaro, e favoritos ao Senado sofrerão a mesma perseguição. É o sistema se reinventando para sobreviver. Tudo que sei é via imprensa, já que jamais fui citado. Por que Moraes não usa os canais oficiais com os EUA?”, escreveu.

A defesa de Eduardo Bolsonaro foi feita pela Defensoria Pública da União (DPU). Durante a investigação, Moraes determinou a notificação do deputado, mas ele não constituiu advogado nem apresentou defesa.

No fim de outubro, a DPU pediu a rejeição da denúncia, argumentando que o deputado não é autor das sanções e que suas manifestações são “exercício legítimo da liberdade de expressão e do mandato parlamentar”.

Sesc realiza oficinas de Hip Hop em Arcoverde

Um movimento cultural, surgido nos anos 1970, nos Estados Unidos, vem se difundido mundo afora como um símbolo da resistência dos jovens negros. É o Hip Hop, que une o rap (ritmo e poesia), o DJing (criação de batidas), o graffiti (expressão visual) e o breakdance (dança de rua) para formar cultura urbana com forte ênfase na expressão social, política e de identidade.

Com o objetivo de valorizar o movimento, o Sesc Arcoverde promove, nos dias 16 e 20 de novembro, duas oficinas de Hip Hop, na biblioteca da unidade, com entrada gratuita.

A primeira, neste domingo (16), às 14h, faz parte do Circuito Breaking Itinerante Cypher Pernambuco, idealizado pelo Hip Hop Olinda, com incentivo estadual do Edital Fomento PNAB – Categoria IV (Diversidade, Cultura e Periferia) 2024/2025. A segunda, na quinta-feira (20), também às 14h, integra o 1º Encontro dos Quatro Elementos do Hip Hop Arcoverdense.

“A ideia é estimular o surgimento de novos breakers e promover uma prática que desenvolva a autonomia intelectual e física de quem participa, contribuindo, também, para acabar com os discursos e comportamentos opressivos sobre a comunidade do movimento”, afirma Mário Lopes, bibliotecário do Sesc Arcoverde.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Oficinas de Hip Hop, no Sesc Arcoverde
Datas: 16 e 20 de novembro
Local: Biblioteca José Lins do Rêgo (Rua Capitulino Feitosa, s/n, Centro)
Entrada gratuita
Informações: (87) 3822-2901 (Whatsapp)

Prefeitura de Caruaru reúne representantes de entidades do comércio para apresentar melhorias no trânsito

Nesta quinta-feira (13), na sala de monitoramento, a Prefeitura de Caruaru se reuniu com representantes de entidades do comércio para apresentar ações de melhoria no trânsito do município. O diálogo foi conduzido pelo secretário de Articulação Política, Anderson Luiz; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo e o presidente da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, Coronel Edson Nóbrega.

Na reunião, foram apresentadas diversas ações importantes visando a segurança viária e mobilidade urbana em Caruaru. Em 2025, foram implementadas no município 20 lombadas, 14 faixas elevadas para travessia de pedestres, 1561 placas de sinalização e 349 faixas de pedestres.

Outro tema relevante foram as vagas de estacionamento rotativo, que, atualmente, totalizam 1300 vagas e mais 120 em implantação. No centro da cidade, ações de conscientização para condutores e pedestres estão sendo intensificadas, devido ao aumento no fluxo viário no período de fim de ano.

O momento teve a importante participação dos representantes de entidades do comércio. Estiveram na reunião o presidente do Sindloja, Augusto Costa; o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura; o diretor da Acic, Marcilio Sales; e o 3° vice-presidente da CDL, Almir Leite.

Anderson Luiz enfatizou a importância da reunião: “O fim de ano é um período de muito movimento em Caruaru e, por isso, é essencial manter o diálogo aberto com quem faz o comércio acontecer. A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro está sempre disposta a ouvir e buscar soluções conjuntas para melhorar as condições e a mobilidade em toda a cidade”, pontuou o Secretário de Articulação Política de Caruaru.

“É importante demais a gente conversar com os órgãos da Prefeitura. A gente sabe que o trânsito é uma questão muito séria e muito sensível das cidades. Lógico, temos técnicos na AMC, eles sabem como fazer essa gestão do trânsito, da mobilidade, mas as entidades também precisam ser ouvidas para a gente entender que o comércio é importante, as pessoas precisam chegar até os centros comerciais para poder comprar. A gente agradece muito à gestão municipal de Caruaru por abrir esse espaço para a gente dar as ideias e sugestões de melhoria tanto para as empresas quanto para a população de Caruaru”, enfatizou o presidente do Sindloja, Augusto Costa.

AMC promove mais uma capacitação para os novos Agentes de Trânsito

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), promoveu mais uma importante capacitação para os novos Agentes de Trânsito. Os 39 servidores concluíram o curso de Direitos Humanos Aplicados ao Trânsito, realizado durante a semana na Escola de Governo, totalizando 24 horas de curso.

Nas palestras e debates, foram discutidas pautas referentes a sexualidade, raça, gênero, comportamentos sociais e as formas corretas de abordagem e reconhecimento de gênero e nome social. O curso também contou com orientações de como abordar um condutor com transtorno do espectro autista (TEA).

“Durante o curso, aprendemos diversos conceitos, que vão desde o tratado universal dos direitos humanos e a Constituição Federal até exemplos reais sobre a importância de tratar com respeito e garantir a igualdade para diferentes tipos de público, como, por exemplo, pessoas com o transtorno do espectro autista. Portanto, foi um curso que reforçou a relevância do papel que o agente de trânsito desempenha na sociedade”, destacou o agente Martins.

Após operação da PF, ex-prefeito de Lajeado deixa o governo estadual

Após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), o ex-prefeito de Lajeado (RS), Marcelo Caumo, pediu nesta quinta-feira (13) afastamento do cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.

A Operação Lamaçal, deflagrada na última terça-feira (11), apura crimes contra a administração pública e lavagem de capitais oriundos de desvio de recursos públicos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) repassados à administração de Lajeado durante as enchentes ocorridas em maio de 2024.

Caumo, que ocupa o cargo de secretário estadual desde abril deste ano, disse nas redes sociais que pediu o desligamento para se dedicar a fazer os esclarecimentos sobre as denúncias.

“Mesmo sem ter ciência ainda dos dados do processo, a gente vai fazer as defesas, mas fica com aquele sentimento de injustiça muito latente no coração”, disse o ex-prefeito, que esteve à frente da administração de Lajeado entre 2017 e 2023.

Operação
Segundo a PF, foram verificadas irregularidades em procedimento licitatório realizado pela prefeitura de Lajeado para contratação de empresa para a prestação de serviços terceirizados de psicólogo, assistente social, educador social, auxiliar administrativo e motorista. A dispensa da licitação foi realizada com a justificativa do estado de calamidade pública declarado pelo município em 2024.

“Há indícios de que a contratação direta da empresa investigada tenha ocorrido sem observância da proposta mais vantajosa e os valores contratados estariam acima do valor de mercado”, diz a PF. O valor total dos contratos é de cerca de R$ 120 milhões.

Lajeado foi uma das cidades mais atingidas durante as enchentes no Rio Grande do Sul.

Ainda na terça-feira, o governo do Rio Grande do Sul informou em nota que a investigação não tem qualquer relação com a atuação de Marcelo Caumo enquanto secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do estado.

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao menos dois parlamentares são investigados por suposto envolvimento na cobrança ilegal de mensalidades associativas de milhões de aposentados e pensionistas. Eles são alvo de uma nova etapa da operação Sem Desconto que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (13).

Servidor de carreira do instituto, Oliveira presidiu o INSS de novembro de 2021 a março de 2022, quando assumiu o comando do Ministério da Previdência Social, onde permaneceu até o fim do governo Bolsonaro, em 31 de dezembro de 2022. Na época, ele atendia pelo nome de José Carlos Oliveira, o qual alterou recentemente, por motivos religiosos, para Ahmed Mohamad Oliveira.

Em setembro, Oliveira depôs à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS e assegurou só ter tomado ciência da fraude relacionada às mensalidades associativas em abril deste ano, após a deflagração da primeira etapa da Operação Sem Desconto.

Autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, a operação desta manhã também atingiu o deputado federal Euclydes Pettersen Neto (Republicanos-MG) e o deputado estadual maranhense Edson Cunha de Araújo (PSB-MA), alvos de mandados judiciais de busca e apreensão.

Pettersen é citado nas investigações da PF e da CGU por supostamente ter vendido um avião a uma das entidades associativas investigadas. Já Araújo é vice-presidente de outra das associações, a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA).

A Agência Brasil tenta contato com a defesa do ex-ministro e dos deputados Euclydes Pettersen Neto e Edson Cunha de Araújo e atualizará esta reportagem tão logo consiga suas manifestações.

Operação
Policiais federais e auditores da CGU estão cumprindo 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão em 15 unidades da federação.

Os cumprimentos atingem os estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

“Estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, divulgou a Polícia Federal.

Mais cedo, a PF informou que prendeu o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto.

A defesa de Stefanutto informou que, até o momento, não teve acesso ao teor da decisão que resultou na prisão de seu cliente.

“Trata-se de uma prisão completamente ilegal, uma vez que Stefanutto não tem causado nenhum tipo de embaraço à apuração, colaborando desde o início com o trabalho de investigação”, diz a nota ao manifestar confiança de que comprovará a inocência do ex-presidente do instituto.

Caruaru apresenta experiência da Lavanderia Pública em evento internacional sobre políticas de cuidado

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, participou, nesta semana, da Academia de Cuidados, evento internacional promovido em Brasília. O convite partiu do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que custeou a participação das representantes caruaruenses. A programação reuniu gestoras e gestores públicos, sindicatos e representantes empresariais da América Latina e do Caribe, com o objetivo de promover a formação, o diálogo e a troca de experiências sobre políticas e ações de cuidado.

Durante o painel “A garantia do direito ao cuidado no território: experiências de implementação e territorialização das políticas de cuidados”, realizado nesta quarta-feira (12), a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, apresentou a experiência da Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque como uma iniciativa inovadora na política municipal de cuidados. O diálogo foi mediado pela Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva, e contou com representantes do Rio de Janeiro e de Honduras.

Inaugurada em junho de 2025, a Lavanderia foi concebida como um espaço coletivo voltado à promoção da autonomia, do acolhimento e da equidade de gênero. Localizada no Residencial Luiz Bezerra Torres, a unidade conta com 26 máquinas de lavar, 30 secadoras e 26 tanquinhos, além de sala de máquinas, área de passadoria, copa, sala administrativa, varal externo, espaço de convivência com roda de cuidado e uma horta comunitária.

A Academia de Cuidados é uma realização da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério das Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (CINTERFOR/OIT), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Instituto Social do Mercosul (ISM) e o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).

I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero

A viagem também foi uma oportunidade de entregar convites do I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, que acontecerá em Caruaru no dia 25 de novembro, integrando as atividades da campanha ‘21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’. Na ocasião, a secretária da Mulher, Luana Marabuco, entregou convites a representantes do Ministério Público, além da ex-procuradora-geral Raquel Dodge, da atriz Luiza Brunet, ativista do enfrentamento à violência contra a mulher e de deputados federais.

Além disso, a gestora também realizou outras agendas na capital federal, incluindo participação no Congresso Nacional do Ministério Público, reuniões no Ministério das Mulheres e pautas no Observatório da Mulher e na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência.