Dubai Fit promove arraiá beneficente com música, solidariedade e clima junino em Caruaru

A Dubai Fit vai transformar o estacionamento da academia em um grande arraial solidário no próximo dia 11 de junho, a partir das 19h. O evento, que une tradição nordestina, música ao vivo e ação social, terá entrada mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível.

Para participar da festa, os interessados devem realizar a troca dos alimentos pela pulseira de acesso diretamente na recepção da academia. Toda a arrecadação será destinada a ações beneficentes, reforçando o compromisso da Dubai Fit com a solidariedade e o apoio à comunidade.

O arraiá contará com uma programação musical animada, trazendo ao palco as atrações Laura Martins, Jeff Ferraz e Guilherme Topado, que prometem embalar o público com muito forró e sucessos que combinam perfeitamente com o clima junino.

Além dos shows, o evento promete reunir alunos, familiares e convidados em uma noite marcada pela descontração, comidas típicas, decoração temática e muito arrasta-pé.

Serviço
Arraiá Beneficente Dubai Fit
Data: 11 de junho
Horário: A partir das 19h
Local: Estacionamento da Dubai Fit – Rua Treze de maio, 90, bairro Nossa Srª das Dores
Entrada: 2 kg de alimento não perecível
Troca da pulseira: Recepção da academia
Atrações: Laura Martins, Jeff Ferraz e Guilherme Topado

Governadora Raquel Lyra comanda formatura e entrega 182 novos oficiais da PMPE para reforçar segurança pública de Pernambuco

Em mais um passo importante para o fortalecimento da segurança pública de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (8), a formatura de 182 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A turma, composta de 142 homens e 40 mulheres, passa a reforçar os batalhões em toda a Região Metropolitana do Recife, a partir de 15 junho. A formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcou um avanço no recompletamento do efetivo da corporação, garantindo a segurança da população pernambucana.

“Hoje entregamos, após 12 meses de formação, 182 novos oficiais para a Polícia Militar de Pernambuco. Eles se somam aos mais de 6.500 profissionais das forças de segurança já nomeados desde janeiro de 2023. Vivemos o melhor momento da nossa história na redução dos crimes violentos, das mortes e dos roubos, mas sabemos que ainda há muito a avançar. Por isso, estamos fazendo o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco, com mais de R$ 2 bilhões aplicados em equipamentos, estrutura e na formação de novos policiais, bombeiros e policiais civis”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife. Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.

“Mais um dia de festa para a segurança pública em Pernambuco. É a recomposição do efetivo sendo feita de maneira sucessiva. São investimentos concretos e que estão se tornando realidade para o povo pernambucano. O efetivo que vem chegando só nos dá uma perspectiva de melhora na segurança pública em Pernambuco”, destacou Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco.

Durante a solenidade, os novos oficiais receberam a espada, um símbolo da carreira, e devolveram o espadim, marcando o encerramento do ciclo formativo. O gesto reforça o compromisso com a disciplina militar, a hierarquia e a defesa da sociedade pernambucana.

O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto da formação. “Hoje é um momento importante, é um momento festivo e de continuação de entregas. Hoje, mais 182 novos policiais militares chegam para liderar nossa instituição. Essa formatura consolida a gestão e liderança da Polícia Militar de Pernambuco. Ao total, nós vamos ter uma entrega de 520 novos oficiais para os futuros 35 anos da corporação”, afirmou.

O primeiro colocado do CFO, o aspirante a oficial Gustavo Maciel, de 26 anos, natural de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, destacou a emoção do momento. “Eu tenho a Polícia Militar no meu sangue e no meu coração desde os 16 anos. Para mim, é uma vitória o dia de hoje, uma conquista muito grande. Sou orgulhoso em poder servir à bicentenária Polícia Militar de Pernambuco”, disse.

A nomeação dos novos oficiais da Polícia Militar integra o Programa Juntos pela Segurança, que destina R$ 2,3 bilhões à segurança pública de Pernambuco. Além dos novos oficiais, uma terceira turma está prevista para ser formada até o fim deste ano, todas provenientes do concurso unificado de 2023, que prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores para as operativas da SDS até 2026.

Presente na solenidade, o deputado federal Túlio Gadêlha, ressaltou a importância da formatura para a segurança da população. “O Governo de Pernambuco cuida do povo. Com essa formatura de hoje, o povo do nosso Estado recebe profissionais qualificados e prontos para estar na rua, cuidando da nossa população”, frisou.

Estiveram presentes o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Renato Antunes e Jarbas Filho; os secretários estaduais Roberto Asfora Filho (Turismo e Lazer), Ana Maraíza (Administração) e coronel Hercílio Mamede (Casa Militar). Também participaram o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Eduardo Araripe; o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro; e o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra.

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A pasta informou que 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos após a vacinação, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.

“Essa descontinuidade tem um objetivo que é a ação de precaução, para que o Ministério da Saúde, a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e o Butantan aprofundem a investigação nos 42 casos, que são episódios de reações adversas da vacina, para buscar fatores de risco nessas pessoas, fazer uma espécie de estudo de caso-controle”, disse em coletiva de imprensa.

“O Ministério da Saúde tem total confiança na capacidade institucional do Butantan”, destacou Padilha ao enfatizar a importância da vacinação para a redução e eliminação de doenças no país.

A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde.

Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantan foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.

Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, que é a indicação aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO).

Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, de unidades básicas de saúde, por exemplo. Os casos graves registrados foram identificados nesse público-alvo.

O Ministério da Saúde destaca que a decisão de descontinuar a estratégia de vacinação não invalida a eficácia do imunizante. E as pessoas que foram vacinadas ainda usufruem do benefício que a vacina oferece, que é a proteção contra a dengue.

A recomendação do sistema de farmacovigilância dá mais tempo para que sejam realizados estudos adicionais para encontrar eventuais fatores de risco.

Serão investigados o histórico clínico das pessoas, as doenças preexistentes, os fatores de risco individuais, as causas alternativas, possíveis desvios de qualidade e erros de imunização.

Casos graves
A vigilância é permanente e parte da rotina do PNI, com fluxo de investigação posterior. Os casos graves foram analisados pelo Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e outros Imunobiológicos (Cifavi) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (Ctai), que recomendou a suspensão da vacinação com o imunizante do Butantã.

Das pouco mais de 500 mil doses aplicadas em todo o país, 3.703 pessoas tiveram sintomas parecidos com os da dengue – 0,7% do total de vacinados.

Desses, 42 apresentaram sintomas de alarme, que são: dor abdominal, vômito persistente ou sangramento – 0,008% dos vacinados – eventos raros, porém inesperados, já que não foram relatados durante a fase de estudos da vacina.

Três pessoas apresentaram sintomas graves e foram hospitalizadas:

Uma mulher, 39 anos, apresentou febre, mialgia e náuseas seis dias após receber a vacina, evoluindo para sintomas de dengue grave, com choque e necessidade de UTI; recebeu alta.
Uma mulher, 48 anos, desenvolveu sintomas de dengue grave, com comprometimento neurológico (meningoencefalite) 19 dias após a vacinação; evoluiu para óbito.
Um homem, 58 anos, iniciou quadro febril cinco dias após a vacinação, evoluindo rapidamente para sintomas de dengue graves, com choque refratário; evoluiu para óbito.
Observação
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a população que recebeu a vacina do Instituto Butantan nos últimos 21 dias terá um acompanhamento especial para identificar algum sinal ou qualquer outra reação adversa.

A orientação do Ministério da Saúde é procurar uma unidade de saúde em caso de intensificação dos seguintes sintomas: febre, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, sangramentos, sonolência intensa, irritabilidade, sinais de desidratação ou piora do estado geral.

Reavaliação da estratégia
Em nota, o Instituto Butantan informou que a vacinação contra a dengue será temporariamente interrompida para reavaliação da estratégia vacinal. A medida visa garantir a segurança da população nas próximas etapas da vacinação.

“O Instituto Butantan, como já demonstrado em casos recentes, seguirá trabalhando com o mais absoluto rigor para aprofundar as informações sobre o uso da vacina para que, em se confirmando sua segurança, a vacinação possa ser retomada em breve, com toda a tranquilidade para a população atendida pelo SUS”, disse a instituição.

Segundo o Instituto, a vacina teve eficácia global de 79,6% e 89% contra a dengue grave em estudo publicado em revista científica internacional. Nos três municípios onde houve vacinação em massa da população, o acompanhamento de farmacovigilância se mostrou positivo, sem casos importantes de reação adversa na população.

*Texto ampliado às 18h08 para acréscimo de informações

Maior Cuscuz do Mundo atrai milhares de pessoas por mais um ano

Foi realizada, nesse domingo (7), no Alto do Moura, a comemoração de uma das comidas gigantes mais importantes do São João de Caruaru: o Maior Cuscuz do Mundo. Em sua 33ª edição, o evento reuniu milhares de pessoas.

Patrícia Silva faz parte da organização do evento há oito anos e destacou o orgulho em desenvolver esse trabalho. “Queria deixar registrado meu orgulho, como empresa e como equipe, de fazer parte do Maior Cuscuz do Mundo. Não existe São João de Caruaru sem o cuscuz. Não é apenas uma comida que as pessoas vêm e comem, ele se tornou uma tradição cultural de Caruaru. Tanto que estamos levando cuscuz para outros estados. As pessoas estão começando a valorizar ainda mais a nossa cultura”, contou.

O cuscuz, que impressiona por sua estrutura gigante, alimenta tranquilamente a multidão com seus 800 kg de flocos de milho e 200 kg de acompanhamentos. O público vibrou com o momento mais esperado da tarde, quando a cuscuzeira foi destampada após a chegada do Trio Asas da América, que arrastou uma multidão na caminhada do forró.

Ainda no trio, o idealizador José Augusto, Patrimônio Vivo de Caruaru, fez um emocionante discurso sobre a importância do cuscuz para a cultura local, sendo bastante aplaudido pelo público presente.

A grandiosidade do cuscuz não atrai apenas caruaruenses e turistas. Comerciantes de outras cidades também aproveitam a oportunidade para aumentar a renda, como é o caso de José Paulo. “Eu sou de Recife e venho há cinco anos aproveitar a festa e vender minhas balas. Na primeira vez, foram amigos que me convidaram e, depois, vi a possibilidade de comercializar meus produtos. É o que venho fazendo nos últimos anos. Consigo me divertir e ganhar dinheiro ao mesmo tempo”, destacou.

Mas não são apenas turistas e comerciantes que prestigiam o evento. Os próprios caruaruenses também fazem questão de participar da festa. Segundo Lucivânia Ramos, o Maior Cuscuz do Mundo é uma das celebrações mais aguardadas do período junino. “Particularmente, a festa de hoje é a que eu mais gosto. Já venho por cinco anos consecutivos e, por ser durante o dia, a gente curte bem mais e ainda consegue ir para o pátio à noite”, finalizou.

Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho celebra 43 anos como patrimônio ambiental de Caruaru

Nesse domingo (7), o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, celebra 43 anos de existência. Administrado pela Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), o espaço é um dos principais patrimônios ambientais de Caruaru e desempenha papel fundamental na conservação dos recursos naturais da região.

A Prefeitura de Caruaru, reforça o compromisso com a conservação da área, a proteção da biodiversidade e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à sustentabilidade, garantindo que Serra dos Cavalos continue sendo uma referência ambiental para Pernambuco e para o Brasil.

Com uma importante área de reserva ambiental, o parque abriga remanescentes da Mata Atlântica, diversas espécies da fauna e da flora nativas, além de nascentes que contribuem para o equilíbrio ecológico e para a segurança hídrica do município. Ao longo de mais de quatro décadas, o Parque consolidou-se como um símbolo da preservação ambiental e da conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

“Celebrar os 43 anos de Serra dos Cavalos é reafirmar o compromisso de Caruaru com a preservação ambiental. Este patrimônio natural protege nossa biodiversidade, nossas nascentes e contribui para a qualidade de vida da população, sendo um legado que deve ser cuidado e valorizado por todas as gerações”, destacou o secretário, Fagner dos Animais.

Governadora Raquel Lyra entrega novos 40 ônibus e avança na renovação da frota do transporte na Região Metropolitana do Recife

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (8), 40 novos ônibus que passam a reforçar a frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Garantindo segurança e conforto, os veículos possuem ar-condicionado, plataforma elevatória para pessoas com deficiência e espaço reservado para usuários de cadeira de rodas. Os novos equipamentos foram adquiridos através do novo PAC do governo federal. Anualmente, o Governo de Pernambuco investe cerca de R$ 500 milhões no transporte coletivo da RMR, garantindo um amplo programa de renovação, modernização e melhoria da qualidade do transporte público.

“Temos trabalhado para melhorar o transporte público de passageiros na Região Metropolitana do Recife. Desde 2023, já entregamos 420 novos ônibus com ar-condicionado, estamos trabalhando nas melhorias dos corredores de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste, em reformas de terminais, dentre outras ações, como as melhorias das vias metropolitanas. Tudo isso, para que todos os usuários do sistema, possam ir e voltar para casa com tranquilidade e segurança”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os veículos serão operados pela empresa Mobibrasil e atenderão as cidades de Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Olinda. Os veículos seguem um padrão de controle de emissões, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, além de oferecer maior eficiência operacional. Com a nova remessa, o Governo do Estado alcança a marca de 80 ônibus novos incorporados ao sistema em 2026, reforçando o compromisso da gestão estadual com a modernização da frota e a melhoria da mobilidade urbana.

“Temos enfrentado o desafio de transformar a mobilidade urbana na RMR. Hoje, com a entrega desses novos ônibus, chegando à marca de 80 unidades destinadas em 2026, o Governo de Pernambuco busca ampliar e renovar nossas frotas em cidades estratégicas da RMR”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas, falou sobre as ações da gestão estadual na mobilidade urbana. “Também temos dado prioridade tanto para a requalificação dos corredores de BRT quanto das estações e dos terminais integrados. O Grande Recife tem feito sua parte, garantindo uma boa experiência ao cidadão que usa o transporte público todos os dias”, enfatizou.

A motorista Elaine Cristina, que exerce a profissão há 17 anos, destacou o impacto que os novos ônibus vão trazer no dia a dia. “Como profissional, a gente quer trabalhar com conforto e levar esse conforto para o usuário. Os carros novos garantem isso. Nós, motoristas, temos muito que agradecer”, pontuou a profissional.

Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Eduardo da Fonte; os deputados estaduais João Paulo, Romero Sales Filho, Izaías Régis, Pastor Cleiton Collins e Henrique Queiroz Filho; os prefeitos Fátima Borba (Cortês) e Henrique Queiroz (Buenos Aires); os vereadores do Recife Alef Collins, Davi Muniz e Agora é Rubem.

Há 20 anos sem ficar em dia: motocicleta é flagrada pela PRF em Caruaru

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta sexta-feira (5), uma motocicleta que estava com o licenciamento atrasado há 20 anos, na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O veículo possuía diversas irregularidades e era conduzido por um condutor inabilitado.

Policiais realizavam uma ronda, quando avistaram uma motocicleta sem retrovisores no Km 135 da rodovia. Durante a abordagem, a equipe constatou que o último licenciamento emitido para o veículo era de 2005.

Outras irregularidades foram verificadas, como pneus carecas, placa ilegível e escapamento ineficiente. O condutor não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e disse que havia adquirido a motocicleta há oito dias.

Além disso, o capacete utilizado pelo condutor não possuía películas refletivas nem o selo do Instituto Nacional de Metrologia Legal (Inmetro). A equipe emitiu autuações pelas irregularidades e a motocicleta foi recolhida ao pátio.

Noite Católica leva fé e emoção ao Pátio de Eventos do São João de Caruaru

A Noite Católica do Maior e Melhor São João do Mundo reuniu fiéis nesta quinta-feira (4), no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru. A programação foi marcada por momentos de oração e louvor, destacando a tradição religiosa que integra o calendário do São João.

A primeira atração da noite foi Albanita de Cássia, que abriu a programação com canções de fé. Em seguida, o grupo Colo de Deus subiu ao palco e conduziu o público em um momento de adoração, reunindo pessoas de diferentes idades em uma celebração marcada pela espiritualidade.

Emocionada, a psicóloga Karla Barros acompanhou a pregação de Colo de Deus, em oração “É a presença de Cristo que eu sinto. Quando a gente se abre, se permite, ele vem”, relatou.

Encerrando a programação, William Sanfona levou ao público um repertório que uniu a tradição nordestina e a música católica, fechando a noite em clima de devoção e alegria.

A programação completa do Maior e Melhor São João do Mundo está disponível no perfil oficial do São João de Caruaru nas redes sociais. instagram.com/saojoaocaruaru.oficial/

MP orienta partidos a reforçar apoio a mulheres, negros e indígenas nas eleições

Em orientação enviada aos partidos políticos nesta quarta-feira (3), o Ministério Público Eleitoral recomendou a adoção de medidas para garantir a efetividade das políticas afirmativas voltadas às candidaturas femininas, negras e indígenas nas eleições gerais de 2026. As informações são do Congresso em Foco.

O documento orienta as legendas a dar transparência à distribuição de recursos públicos de campanha, assegurar o repasse proporcional de verbas e tempo de propaganda e adotar ações concretas de prevenção à violência política de gênero, raça e etnia.

A recomendação foi assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, e considera decisões recentes do TSE e do STF que consolidaram mecanismos de inclusão e participação de grupos historicamente sub-representados no processo eleitoral.

Entre as orientações, o MPF recomenda que os partidos divulguem os critérios utilizados para a distribuição de recursos oriundos dos fundos públicos de campanha, especialmente aqueles destinados às candidaturas femininas, negras e indígenas. A Procuradoria também orienta que os repasses sejam realizados até 30 de agosto de 2026, prazo definido pela Justiça Eleitoral para permitir a utilização efetiva dos recursos durante a campanha.

O documento ainda recomenda que as legendas garantam um volume mínimo de recursos para cada candidatura contemplada pelas ações afirmativas, de forma a assegurar condições reais de disputa. Segundo o MPE, os valores reservados para mulheres, pessoas negras e indígenas não poderão ser utilizados para financiar candidaturas fora dos percentuais previstos na legislação eleitoral.

No campo da propaganda eleitoral, a orientação é para que os partidos distribuam o tempo de rádio e televisão de forma proporcional e suficiente para garantir visibilidade efetiva às candidaturas femininas, negras e indígenas, respeitando os critérios estabelecidos pela jurisprudência do STF e do TSE.

A recomendação também trata do enfrentamento à violência política. O MPE orienta as siglas a adotarem medidas concretas de prevenção, repressão e combate à violência política de gênero, raça e etnia. Entre as possibilidades está o uso de recursos eleitorais para custear a segurança pessoal de candidatas e financiar ações institucionais voltadas ao enfrentamento desse tipo de prática.

No caso das candidaturas indígenas, a Procuradoria destaca a necessidade de apoio logístico, comunicacional e financeiro adequado às especificidades territoriais e culturais dos povos originários. Segundo o documento, os partidos devem assegurar que o financiamento proporcional previsto pela Justiça Eleitoral produza efeitos concretos e não se limite ao cumprimento formal das cotas.

A recomendação será encaminhada aos procuradores regionais eleitorais para divulgação e acompanhamento nos estados durante o processo eleitoral de 2026.

Líder nas pesquisas e no digital: Estudo aponta Raquel Lyra como governadora mais popular do Brasil

Raquel Lyra (PSD) é a governadora com maior engajamento orgânico do Brasil no Instagram. Os dados são da plataforma internacional Fanpage Karma, uma das principais ferramentas de monitoramento e inteligência de mídias sociais do mundo, analisados pelo estudo da BN3 Marketing Baseado em Números, consultoria especializada em comunicação política e marketing digital. A coleta dos dados considerou o período de 1º a 31 de maio de 2026 e avaliou o desempenho dos 27 governadores brasileiros a partir da soma de reações, comentários e compartilhamentos gerados em publicações públicas no Instagram.

No ranking nacional de engajamento, a governadora de Pernambuco, ficou à frente de gestores de estados com maior população como Tarcísio de Freitas (Republicanos – São Paulo) e Ratinho Junior (PSD – Paraná), e de outros chefes do executivo estadual de diversas regiões com grande relevância nacional, como Eduardo Leite (PSD–RS), Jerônimo Rodrigues (PT – Bahia) e Jorginho Mello (PL – Santa Catarina). O levantamento fez o tratamento dos dados de reações, comentários e compartilhamentos gerados em publicações públicas no Instagram. Ou seja: nada de bots ou engajamento artificial. É o povo interagindo de verdade.

Esse crescimento aponta a consonância de uma maior percepção das entregas do governo, e os dados que colocam Raquel liderando entre os governadores mais engajados do país, confirmam o ritmo de crescimento de sua presença digital. Segundo o levantamento da BN3, o perfil de Raquel no instagram registrou durante o mês de maio mais de 4 milhões e 455 mil interações orgânicas. Já a plataforma de análise socialblade, aponta a governadora um ganho de mais de 92 mil seguidores apenas no mês de maio, ultrapassando a marca de 1 milhão e 773 contas seguindo o perfil de Raquel na rede social da Meta.

Liderança e aprovação também nas pesquisas

Engajamento no digital, avalanche de apoios no corpo a corpo, e na política do dia a dia. As últimas pesquisas divulgadas em Pernambuco e em diversos institutos (Veritá, Múltipla e Datafolha) colocam a governadora na liderança nas intenções de votos e com uma sólida e crescente aprovação.
A pesquisa Datafolha, divulgada na última semana de maio, mostra Raquel com 48% das intenções de voto e o ex-prefeito de Recife, João Campos (PSB) com 43%.
Após três anos e quatro meses de governo, a gestão de Raquel Lyra apresenta alto índice de aprovação. Dois em cada três eleitores de Pernambuco (67%) aprovam o trabalho do governo estadual.

O ranking completo do TOP 5 Governadores

Para visualizar melhor o desempenho dos gestores, veja a tabela abaixo com os cinco governadores mais engajados do Brasil em maio de 2026: