Começa nesta quinta-feira a Copa do Mundo de 2026

Começa hoje (11), às 14h30, o evento esportivo mais apaixonante, detentor das maiores audiências do planeta: a Copa do Mundo, que, em 2026, terá três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá.

Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 5 bilhões de pessoas acompanharam a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Só a partida final, disputada entre as seleções da Argentina e da França, contabilizou mais de 1,5 bilhão de espectadores. Foi a maior audiência esportiva da história, de acordo com o relatório oficial da Fifa.

No ambiente digital, também segundo dados oficiais, o alcance acumulado ficou em aproximadamente 262 bilhões de visualizações em diferentes plataformas e quase 6 bilhões de interações.

Unir o mundo
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, diz que os recordes de audiência obtidos pelo futebol durante a Copa do Mundo se devem ao fato de esse esporte carregar consigo “a magia de unir o mundo”.

Essa união descrita por Infantino possibilita conexões culturais que foram bastante percebidas pelos brasileiros durante a Copa de 2014, tanto nos estádios do país como nos arredores das arenas e pontos turísticos das cidades que sediaram as partidas.

As expectativas da atual edição, com três países-sede e número recorde de seleções participantes (48 em vez de 32), é fazer da Copa de 2026 a maior e mais inclusiva da história.

Caldeirão cultural
Além de ampliar a dimensão territorial do torneio, a edição de 2026 reforçará uma característica tradicional das Copas do Mundo: a diversidade, uma vez que se trata de um torneio que reúne culturas, estilos e histórias diferentes.

Isso porque possibilitará conexões culturais entre as torcidas em três diferentes países. Cada um com suas características e identidades próprias.

Novidades
Em 2026, além de novidades que darão o tom das próximas Copas, como o número maior de países participantes, há algumas curiosidades a serem observadas durante a atual edição.

Por exemplo, o jogo de abertura repetirá o confronto entre México e África do Sul – o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.

Outra curiosidade é que o Estádio Azteca será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026).

Cerimônia de abertura
Com relação à cerimônia de abertura, a Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México, Toronto e Los Angeles.

Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.

No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.

Artistas
Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.

Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Lisa, Rema e Tyla, além da brasileira Anitta.

No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.

Polêmicas
Antes mesmo de começar, a Copa de 2026 já tem servido de ambiente fértil para polêmicas, principalmente por conta das políticas interna e externa estadunidenses.

Em meio à guerra contra o Irã, os EUA têm adotado políticas migratórias consideradas abusivas, dificultando vistos, de forma a restringir a entrada de jogadores, árbitros e torcedores em seu território.

Um dos casos envolve o jogador iraquiano Aymen Hussein, retido por várias horas na imigração dos EUA, onde passou por um interrogatório rigoroso. Considerado destaque da equipe, ele teve o celular inspecionado antes de ser liberado para entrar no país. Outros integrantes da delegação não tiveram a entrada autorizada.

Os EUA barraram também a entrada do premiado árbitro Omar Artan, da Somália, quando chegava ao aeroporto Internacional de Miami, vindo de Istambul. Ele foi considerado inadmissível devido a “preocupações com a verificação de antecedentes”, segundo a alfândega, em comunicado que não especificou quais seriam tais preocupações. Esta seria a primeira vez que um árbitro da Somália participaria de uma Copa do Mundo.

Já a delegação iraniana teve de mudar seus planos, após ter sido proibida de pernoitar em território estadunidense. Em princípio, estava programado que eles ficariam hospedados no estado norte-americano do Arizona.

Diante da negativa por parte do governo estadunidense, a solução foi hospedar a delegação na cidade de Tijuana, no México, para onde terão de retornar após cada partida disputada nos EUA.

Há também relatos de torcedores iranianos que tiveram seus ingressos cancelados há poucos dias do início do mundial.

TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2025

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, as contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes a 2025, mas com diversas ressalvas e alertas relacionadas à execução orçamentária e financeira.

Os ministros seguiram na íntegra o parecer do relator das contas da União, Benjamin Zymler, que em seu voto afirmou que “as contas são fidedignas”. Contudo, Zymler apontou problemas no controle de renúncias fiscais e na trajetória da dívida pública, entre outros.

Entre aș principais ressalvas indicadas está o empréstimo de R$ 12 bilhões aos Correios, que, na avaliação do relator, foi aprovado pelo governo sem análise técnica adequada.

“Não houve um exame adequado do plano de recuperação nem dos riscos fiscais associados à concessão de garantia, pela União, ao empréstimo tomado à Empresa de Correios e Telégrafos”, disse Zymler ao apresentar o resultado do exame nas contas feito pelo corpo técnico do TCU.

As contas foram examinadas em sessão extraordinária na sede do TCU, em Brasília, que contou com a presença de três ministros de governo: Bruno Moretti (Planejamento), Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Miriam Belchior (Casa Civil).

No relatório, Zymler reconheceu o cumprimento da meta fiscal para 2025, que era de gastos iguais às receitas, com tolerância de 0,25% de déficit. Contudo, ele ressalvou que o déficit do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) ficou em 0,47%, o equivalente a R$ 58,6 bilhões.

Outro ponto ressalvado pelo relator foi o tamanho das despesas que ficaram, por aprovação do Congresso, de fora da meta fiscal formal, na ordem de R$ 48,7 bilhões. Isso prejudica a confiança nas regras fiscais, destacou Zymler.

O corpo técnico do TCU apontou a discrepância entre o esforço fiscal realizado e aquele necessário para estabilizar a trajetória da dívida pública. Segundo cálculos da corte de contas, seria necessário um superávit primário de 1,94% no Governo Central.

Entre os alertas, o relatório apontou, por exemplo, a rigidez na execução orçamentária, com 91,4% dos gastos realizados pelo governo sendo de natureza obrigatória.

Outro alerta diz respeito ao tamanho das renúncias fiscais, que chegam a R$ 544 bilhões, ou 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Desse montante, 47% não têm prazo de vigência, enquanto mais de 47% de 21 das principais politicas não passam por avaliação periódica. Tais renúncias comprometem o esforço para que o governo cumpra a meta fiscal.

O TCU também destacou a pressão sobre as contas públicas exercida pelo patamar elevado da taxa básica de juros da economia, a Selic, que se encontra em 14,5% ao ano e majora o custo da dívida pública.

O parecer aprovado pelo plenário do TCU deverá agora ser encaminhado ao Congresso Nacional, a quem cabe a decisão final sobre a aprovação das contas de governo, ou seja, se elas atendem ao novo arcabouço fiscal.

Governadora Raquel Lyra lança projeto Areninhas para construção de 203 campos de futebol em todo o Estado

Reforçando o compromisso com a inclusão social e o incentivo à prática esportiva em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (10), o projeto Areninhas. Com investimento de R$ 74,3 milhões do Governo de Pernambuco, a iniciativa prevê a construção de 203 campos de futebol com estrutura moderna e acessível em todos os municípios pernambucanos. As Areninhas terão como foco a promoção da convivência comunitária, especialmente entre jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o lançamento.

“As Areninhas vão transformar nosso chão. Esses equipamentos têm esse poder, mas as cidades não têm condições de fazer sozinhas. Mais uma vez, o Governo do Estado está dando as mãos aos municípios pernambucanos. A gente só tem um Estado com cidades justas, onde se permite incluir as pessoas na prática esportiva e no lazer”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os campos terão um tamanho padrão, com 24 metros de largura e 34 metros de comprimento, com área total de 665,49 m². O gramado será sintético, seguindo a tendência observada em algumas das principais ligas de futebol do mundo. Além disso, com a iluminação, os equipamentos também poderão ser utilizados à noite. Ao redor do gramado, serão instalados alambrados, ampliando a segurança e a participação da comunidade. Para a construção do espaço é necessária a manifestação formal de interesse do município.

A secretária de Esportes, Ivete Lacerda, falou que as Areninhas serão um marco na história do Estado. “Estamos priorizando e fortalecendo o esporte pernambucano em todos os nossos municípios. Além disso, o Governo do Estado está chegando nas comunidades, fomentando sonhos e buscando novos talentos”, disse a titular da pasta.

O projeto das Areninhas foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). A obra, que tem prazo de conclusão de 60 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, será fiscalizada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Após estarem prontos, os equipamentos serão geridos pela Secretaria de Esportes.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro, explicou como os municípios podem solicitar o equipamento. “A prefeitura apresenta o terreno ao Estado. Assim que for analisada a viabilidade, será dada autorização de início de obras. Já temos um grande volume de terrenos em vários municípios. Vamos trabalhar para que elas sejam entregues o mais rápido possível”, disse.

Presente na assinatura, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Esse é mais um projeto para o povo de Pernambuco. As várias comunidades que receberão as Areninhas terão um espaço, com qualidade, para sonhar”, pontuou o gestor municipal. O prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho, complementou. “O esporte pode ser política pública de inclusão e as Areninhas serão instrumentos para formar cidadãos. Nós, gestores municipais, só temos que agradecer”, destacou o prefeito.

O deputado estadual Kaio Maniçoba destacou a importância social e esportiva do projeto para a população pernambucana. “As Areninhas serão espaços de saúde pública, com muita qualidade, para todos os cidadãos pernambucanos”, pontuou o parlamentar.

O projeto prevê que os municípios de: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Caruaru (Agreste Central) e Petrolina (Sertão do São Francisco) terão, cada um, três areninhas; Já em Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata (RMR), Vitória de Santo Antão (Mata Sul) e Garanhuns (Agreste Meridional), serão construídas duas Areninhas. Todos os outros municípios do Estado terão uma Areninha, promovendo a democratização do acesso ao esporte em todo o território pernambucano.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Antonio Moraes, Edson Vieira, Wanderson Florêncio, France Hacker e Aglailson Victor; os prefeitos Lucielle Laurentino (Bezerros), Fredson Brito (São José do Egito), Dona Graça (Catende), Paquinha (Macaparana), Severino Silvestre (Passira), Edson Lopes (Lagoa do Ouro), Saulo Maruim (Brejão), Dió Filho (Riacho das Almas), Zé Elias Filho (Calçado), Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Elias Meu Fii (Pombos), Gena Lins (Taquaritinga do Norte), Sóstenes Rubano (Camocim de São Félix), Diógenes Patriota (Tuparetama), Júnior de Rivaldo (Saloá), Araújo (Amaraji), Marcos da Roça (Chã de Alegria), Sandro Advogado (Chã Grande), Zé Roberto (Ferreiros), Thiago de Miel (Xexéu), Armando Pimentel (Itambé), Elcione Ramos (Igarassu), Éder Waltter (Vicência), Aleudo Benedito (Serrita), Jaiminho (Glória do Goitá), Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata), Erivan Júlio (Salgadinho), Orlando Jorge (Limoeiro), Fátima Borba (Cortês) e Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde).

CCJ da Câmara aprova PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, a admissibilidade de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A medida recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários, permitindo que a proposta avance para a próxima etapa de tramitação no Congresso Nacional.

Com a aprovação na CCJ, o texto seguirá para análise de uma comissão especial, responsável por discutir o mérito da proposta e apresentar eventuais alterações. Parlamentares já articulam mudanças na redação original, retirando dispositivos relacionados ao voto obrigatório e à redução da idade mínima para candidatura a cargos eletivos, mantendo o foco principal na questão da responsabilização criminal de adolescentes.

Entre os defensores da PEC está o deputado federal Coronel Assis (PL-MT), relator da matéria. Ele argumenta que jovens entre 16 e 17 anos devem responder criminalmente por delitos de maior gravidade, como homicídio doloso, latrocínio, estupro e outros crimes hediondos. A proposta também prevê que adolescentes condenados cumpram pena em unidades separadas dos presos adultos.

A iniciativa, apresentada originalmente em 2015 pelo ex-deputado Gonzaga Patriota, voltou ao centro do debate legislativo e dividiu opiniões entre os parlamentares. Enquanto apoiadores afirmam que a mudança atende a um anseio da sociedade por maior rigor no combate à criminalidade, críticos defendem o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação, inclusão social e ressocialização de adolescentes, em vez da ampliação do encarceramento juvenil.

TJPE realiza Semana dos Juizados Especiais a partir de segunda-feira (15/6)

Do dia 15 a 19 de junho, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza a 3ª Semana Nacional dos Juizados Especiais. O evento acontece em conformidade com a Resolução nº 359 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como finalidade valorizar, dar visibilidade e aprimorar a gestão dos Juizados Especiais, sendo parte do calendário estratégico do TJPE. A ação tem como objetivo aprimorar a prestação jurisdicional, ao prezar pela solução célere, pacífica e dialógica dos conflitos sociais.

As atividades serão desenvolvidas pela Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), contando, também, com instituições de ensino superior, órgãos públicos, empresas com grande volume de processos no sistema dos Juizados e apoio das unidades integrantes do órgão. As ações ocorrerão em diversas cidades do Estado, com destaque para Recife, Caruaru, Gravatá e Vitória de Santo Antão. A programação inclui mutirões de audiências, pautas de esforço concentrado para conciliações e instruções processuais, cursos promovidos pela Escola Judicial, palestras educativas, ações de cidadania e atividades itinerantes dos Juizados Especiais.

Para a coordenadora dos Juizados Especiais, a juíza Fernanda Chuahy, a articulação com as diferentes entidades fortalece o serviço. “Nesta edição, mantivemos a parceria com a Esmape e vamos promover cursos de aperfeiçoamento em IA e cursos de gestão. Além disso, ampliamos essa rede de colaboração para viabilizar mutirões de conciliação em Turmas Recursais e antecipações de audiências. No Compaz e na Central dos Juizados, realizaremos orientações de como registrar uma queixa virtual, com a presença da Defensoria Pública, do Grupo Itaú, de empresas de energia e água e Cartório. No Ambulatório do TJPE, serão realizadas ações voltadas para a saúde e cidadania. Já nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão, também haverá mobilização e atividades como distribuição de folders dos Juizados cíveis, fazendários e criminais. Instalaremos o I Juizado Itinerante de grandes eventos em Gravatá e, assim, vamos divulgar os Juizados e mostrar a importância de estarmos juntos e levar a justiça para a comunidade”, pontua.

No dia 15, a programação começa com um evento no Centro Integrado de Cidadania (CIC) para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O encontro acontece a partir das 9h e reúne membros do Juizado Especial Criminal do Idoso (Jecrim), da Defensoria Pública de Pernambuco, Delegacia da Pessoa Idosa e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 48ª Promotoria de Justiça Criminal do Idoso. O CIC fica na Rua da Glória, 301, no bairro da Boa Vista.

Durante o evento, serão realizadas rodas de conversa e palestras com psicólogos, assistentes sociais e membros do Judiciário, assim como a divulgação de boas práticas do Jecrim e atendimentos do Projeto Apoio Legal, cujo objetivo é realizar a escuta qualificada e acolher pessoas idosas e familiares em situação de violação de direitos ou de violência. Além disso, serão realizadas emissões de Carteira de Identidade Nacional pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), bem como atendimentos pela Defensoria Pública e serviços de saúde oferecidos pela Diretoria de Saúde do TJPE.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. A data é um lembrete global do combate à negligência, o abuso financeiro e a violência física ou psicológica contra a população sênior; atitudes reconhecidas como violações graves aos direitos humanos. Parte da equipe de atendimento psicossocial do Jecrim, a psicóloga Diane Varisco ressalta que a violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diversas formas. “Muitas vezes, essas situações ocorrem de forma silenciosa, dentro do próprio ambiente familiar, causando sofrimento e comprometendo a dignidade, a autonomia e a qualidade de vida da pessoa idosa. O enfrentamento da violência exige o compromisso de toda a sociedade. É fundamental promover o respeito, a valorização da experiência de vida, a inclusão social e a garantia dos direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa”, observa.

O Programa Juizado na Comunidade levará orientação jurídica, serviços de cidadania e atendimentos diversos à população, em parceria com instituições públicas e privadas, incluindo Defensoria Pública, Compesa, Neoenergia, Itaú, universidades e entidades, no Compaz Leda Alves, no dia 16 de junho. No local, serão realizadas palestras de sensibilização em matéria criminal, orientação para utilização do aplicativo Queixa Digital e emissão de segundas vias de certidões.

A semana será encerrada no dia 19 de junho com o lançamento de melhorias no aplicativo TJPE+ e no sistema Juizado Digital, além da divulgação de precedentes e teses firmadas pela Turma Estadual de Uniformização, reforçando o compromisso do Poder Judiciário pernambucano com a inovação, a eficiência e a ampliação do acesso à Justiça.

Confira a programação:

Dia 15/06

RECIFE :

• 9h – Abertura da Semana Nacional no Juizado Criminal do Idoso da Capital e realização de atividades voltadas aos jurisdicionados, com apoio da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE);
• Divulgação institucional dos Juizados Especiais em ônibus de grande circulação, mediante afixação de cartazes informativos em linguagem simples;
• Distribuição de material informativo acerca das competências dos Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo, Criminais, da Fazenda Pública e das Turmas Recursais;
• Das 7h às 19h – pauta de esforço concentrado de audiências de conciliação e instrução da Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais;
• Das 8h às 12h – curso “Do indicador ao impacto: gestão, produtividade e eficácia jurisdicional”, promovido pela Escola Judicial de Pernambuco – Esmape, na modalidade remota síncrona;
• Das 14h às 18h – curso de Letramento Digital em Inteligência Artificial para Juizados Especiais, promovido pela Esmape, na modalidade remota síncrona;
• Palestra na Universidade Católica de Pernambuco – Unicap sobre violência contra a pessoa idosa.

Dia 16/06

RECIFE:

• Das 7h às 19h – pauta de esforço concentrado de audiências de conciliação e instrução da Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais;
• Das 8h às 12h – curso “Do indicador ao impacto: gestão, produtividade e eficácia jurisdicional”, promovido pela Esmape, na modalidade remota síncrona;
• Das 14h às 18h – realização do Programa Juizado na Comunidade, no Compaz Leda Alves, com palestras de sensibilização em matéria criminal e proteção à pessoa idosa, orientação para utilização do aplicativo Queixa Digital, prestação de serviços à população pela Defensoria Pública e ações em parceria com instituições públicas e privadas, como Grupo Itaú, Neoenergia, Compesa, e emissão de 2as vias de certidões.

CARUARU:

• Mutirão de audiências criminais do Juizado Especial Criminal.

Dia 17/06

RECIFE:

• Das 7h às 19h – pauta de esforço concentrado de audiências de conciliação e instrução;
• Das 8h às 17h – pauta de conciliação no 1º Colégio Recursal;
• Das 8h às 18h – curso “Do indicador ao impacto: gestão, produtividade e eficácia jurisdicional”, promovido pela Esmape, na modalidade presencial.

CARUARU:

• Programa Juizado na Comunidade – ação de cidadania no Bairro São João da Escócia, em parceria com a Asces-Unita.

Dia 18/06

RECIFE:

• Das 7h às 19h – pauta de esforço concentrado de audiências de conciliação e instrução;
• Das 8h às 12h – realização do Programa Juizado na Comunidade na Central dos Juizados, com prestação de serviços à população em parceria com Defensoria Pública, Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Afogados, Neoenergia, Compesa, Itaú, Uninassau, Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, Secretaria de Saúde do Recife;
• Divulgação institucional dos Juizados Especiais mediante distribuição de material informativo acerca das competências e dos canais de atendimento.

Dia 19/06

RECIFE:

• Das 7h às 19h – pauta de esforço concentrado de audiências de conciliação e instrução;
• Às 15h – lançamento de melhorias no aplicativo TJPE+ e no sistema Juizado Digital;
• Divulgação, no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça de Pernambuco, dos precedentes e teses firmados pela Turma Estadual de Uniformização – TUJ.

CARUARU:

• Divulgação institucional dos Juizados Especiais em emissora de rádio local;
• Funcionamento do Juizado Especial do Forró – Juizado Especial Itinerante de Grandes Eventos durante o Festival de São João de Caruaru.

GRAVATÁ:

• Funcionamento do Juizado Especial Itinerante de Grandes Eventos em Gravatá.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO:

• Divulgação dos Juizados Especiais na feira livre, mediante distribuição de folders explicativos acerca de suas competências e dos procedimentos para registro e atermação de queixas.

Confira toda a programação da 3ª Semana Nacional dos Juizados Especiais AQUI.

Pelo segundo ano consecutivo, Educação em Tempo Integral de Caruaru é destaque nacional

Através de uma iniciativa que busca identificar e valorizar as práticas educacionais das escolas em tempo integral no país, Caruaru recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento de suas práticas e experiências pedagógicas.

Este ano, o reconhecimento veio por dois projetos distintos, a Feira da Grosslanca, executado na ETI Irmã Ceciliana Gross, e a Olimpíadas de Empreendedorismo Interescolares, desenvolvida em parceria com a empresa Cubo dos Negócios, que contempla todas as ETIs do município.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação e as práticas inspiradoras passam a integrar o Mapa de Experiências Inspiradoras em Educação Integral do Brasil. “Como professora da rede e idealizadora do projeto, ver nossa escola sendo reconhecida e levando o nome de Caruaru para o Brasil inteiro é mais que um reconhecimento, é a valorização do nosso trabalho e execução com maestria dos nossos estudantes, protagonistas disso tudo”, pontuou a professora e idealizadora da Grosslanca, Laila Larissa.

Advogada de Caruaru destaca parceria com a ADIT Brasil em evento em Maceió

O Encontro Nacional sobre Desenvolvimento Imobiliário e Turístico da ADIT Brasil, realizado em Maceió, não foi apenas um evento técnico, mas uma celebração histórica das duas décadas de atuação da entidade. Representando Caruaru e o interior de Pernambuco, a advogada Lívia Santos, especialista em Direito Imobiliário e fundadora do Lívia Santos Advocacia, marcou presença e ressaltou a importância da parceria com a ADIT.

“Este evento em Maceió foi emblemático por comemorar os 20 anos de uma instituição que tanto contribui para o desenvolvimento imobiliário e turístico do Brasil. Estar presente como associada e representante do interior de Pernambuco foi fundamental para acompanhar os debates sobre as tendências e o futuro das cidades, e reafirmar nossa parceria com a ADIT”, comentou Lívia Santos.

O evento em Maceió trouxe à pauta as discussões sobre o futuro das cidades, reunindo grandes nomes do setor imobiliário e turístico para debater os desafios e oportunidades em um mercado em constante transformação. A presença de Lívia Santos, como representante da advocacia de Caruaru e região, contribuiu para os debates com a expertise de quem atua no desenvolvimento urbano.

Lívia Santos soma a experiência à frente de seu escritório boutique com a diretoria jurídica na COTEST-EPP, empresa com quase 40 anos de tradição em loteamentos e engenharia. Além disso, ela cumula cargos de destaque em entidades como a OAB/PE, onde está vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário, e o IBRADIM, onde coordena nacionalmente o grupo de mulheres.

Governo de Pernambuco e CEDPI investem R$ 3,5 milhões através do FEDIPE em projeto voltado à população idosa rural do Agreste

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH) e do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FEDIPE), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), firmou Termo de Fomento com o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) para execução do Projeto Viver Agreste.

Com investimento total de R$ 3,5 milhões e duração de 14 meses, a iniciativa beneficiará pessoas idosas de comunidades rurais do Agreste, com ações voltadas à autonomia, segurança alimentar, acesso à água, saúde e participação social. A primeira parcela, de R$ 3 milhões, já foi liberada na primeira semana de junho do corrente ano, garantindo o início das atividades.

O projeto prevê o fortalecimento de quintais agroecológicos, implantação de tecnologias de acesso à água, assistência técnica especializada e ações de saúde, além de atividades culturais e de convivência que estimulem o envelhecimento ativo.

Para a secretária Joanna Figueirêdo, a iniciativa representa um avanço na consolidação da política pública voltada à pessoa idosa. “Enquanto Governo do Estado unimos esforços para levar mais dignidade, autonomia e qualidade de vida às pessoas idosas das comunidades rurais do Agreste”, destacou.

A presidente do CEDPI, Iaura Lima, reforçou que o objetivo é transformar direitos em ações concretas. “Queremos garantir dignidade, proteção social e um envelhecimento ativo e saudável para a população idosa em todo o estado”, afirmou.

Já a presidente do SERTA, Zuleide Bezerra, ressaltou que o projeto fortalece o protagonismo das pessoas idosas. “A iniciativa reconhece o valor das pessoas idosas como sujeitos de direitos, promovendo autonomia, vínculos comunitários e desenvolvimento sustentável”, pontuou.

O projeto Viver Agreste integra as ações financiadas pelo FEDIPE que recebe recursos de pessoas físicas e jurídicas, órgãos e entidades públicas, organismos nacionais e internacionais, dotações orçamentárias do Estado e destinações do Imposto de Renda, viabilizando investimentos em ações, programas e projetos voltados à população idosa de Pernambuco.

Curso técnico em Mecânica do SENAI Belo Jardim está com inscrições abertas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Belo Jardim está com inscrições abertas para curso técnico na área de Mecânica, com início das aulas previsto para o dia 20 de julho. Para se inscrever, é necessário ter, no mínimo, 16 anos de idade e Ensino Fundamental completo. As aulas serão realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

O investimento é de R$ 99,90 na matrícula, além de 20 parcelas de R$ 580 ou R$ 522 para pagamentos efetuados dentro do prazo de vencimento, com desconto de pontualidade.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Escola Técnica do SENAI Belo Jardim, localizada na Rua Abílio de Barros Correia, no Centro da cidade. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar documento de identificação (RG, CIN, CNH ou CPF), e-mail, telefone para contato e comprovante de residência. Para mais informações, os(as) interessados(as) podem entrar em contato pelo número (81) 98213-2151.

São João 2026: 77% dos empresários do Polo de Confecções de Pernambuco preveem desempenho superior ao do ano passado

A indústria têxtil e de confecções de Pernambuco vive um momento de alta confiança e forte expectativa de crescimento para o período junino. É o que aponta a edição especial de São João do ICETEC – Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e de Confecções, divulgada pelo NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco). Os dados mostram que 77% dos empresários do setor acreditam que os resultados comerciais deste ano serão melhores ou muito melhores quando comparados aos do São João de 2025. A pesquisa completa está disponível no site www.ntcpe.org.br.

O otimismo reflete o fortalecimento da atividade econômica na região, que é intensamente impulsionada pela sazonalidade cultural, pelo expressivo aumento na circulação de compradores e pela escalada na demanda regional por vestuário. Segundo o levantamento, desenvolvido em parceria com a Macro BI Consultoria, apenas 11,5% dos entrevistados estimam estabilidade nos resultados e outros 11,5% preveem um cenário inferior.

O peso estratégico das festas juninas para o faturamento das empresas foi amplamente corroborado pelos dados. Para 51,9% dos entrevistados, o impacto financeiro do período sobre o faturamento é considerado moderado (crescimento de 15% a 30%), enquanto 28,8% classificam o impacto como alto (de 30% a 50%) e 7,7% como muito alto (acima de 50%). Somadas, as parcelas evidenciam que, para quase 90% do arranjo produtivo local, o São João é um pilar de sustentação indispensável. Além disso, 67,3% das marcas apontam que a data contribui muito para o negócio e 9,6% a definem como o seu maior diferencial competitivo.

​A antecipação e a preparação operacional do Polo de Confecções foram primordiais para o ciclo 2026. Em relação ao ritmo de produção, no momento da coleta dos dados, 57,7% das indústrias já estavam com a produção junina ativa; 15,4% encontravam-se em fase de planejamento final; e 11,5% avaliavam elevar ainda mais a capacidade instalada. Impulsionados pela alta demanda, 86,5% dos empresários confirmaram o aumento no volume de peças produzidas.

Embora 51,9% tenham informado que a estrutura interna era suficiente para absorver os pedidos, o aquecimento gerou desdobramentos operacionais importantes: 15,4% ampliaram o uso de facções externas; 13,5% estenderam jornadas através de horas extras; e 9,6% recorreram a contratos temporários, com 72,7% destas vagas temporárias absorvendo de 1 a 5 novos trabalhadores por empresa.

O levantamento do ICETEC também estabeleceu um comparativo direto com outra data de grande relevância comercial, o Dia das Mães. Os resultados demonstram que, no Polo de Confecções de Pernambuco, o São João exerce um impacto muito mais amplo e profundo sobre a dinâmica econômica regional, gerando maior mobilização industrial, estoques mais robustos e um fluxo superior de consumidores.

Em relação aos desafios operacionais e pressões de custos, apesar do horizonte comercial amplamente favorável, o empresariado sinaliza pressões inflacionárias estruturais na produção. Expressivos 69,3% das empresas declararam ter realizado reajustes nos preços finais dos produtos para preservar o equilíbrio financeiro e assegurar a sustentabilidade operacional. Os custos com matéria-prima despontaram como o principal gargalo produtivo, apontados por 40,4% do setor, seguidos por logística (32,7%) e custos com mão de obra (21,2%).

Somado a isso, as cadeias globais e regionais de suprimentos impuseram desafios extras: 53,8% dos negócios relataram ter enfrentado algum nível de dificuldade com o abastecimento de insumos para o período. A concorrência agressiva com produtos importados permaneceu no topo das preocupações operacionais de longo prazo, sendo listada por 46,2% das lideranças como o maior desafio atual do polo, à frente da escassez de mão de obra em períodos de pico (19,2%) e da necessidade de capital de giro para antecipação de linhas de produção (17,3%).

O levantamento traz, ainda, um raio-X do consumidor e de canais de venda. Em relação ao Perfil do Cliente, o mercado apresenta um consumidor mais cauteloso, com 80,8% dos empresários percebendo maior sensibilidade aos preços. Sobre os ​Canais de Comercialização, a loja física permanece na liderança absoluta, sendo o principal canal para 44,2% das marcas. No entanto, a força do omnichannel e a digitalização consolidam-se fortemente através do Instagram (30,8%), seguido pelo WhatsApp (11,5%) e pelo canal de atacado tradicional (11,5%). E no que diz respeito ao ​Giro de Estoque, mesmo com as pressões logísticas, a eficiência no escoamento de mercadorias surpreendeu positivamente: 96,1% das empresas indicaram melhora (84,6%) ou grande melhora (11,5%) nos seus níveis de estoque.

O fechamento do indicador consolida o sucesso da temporada e a resiliência do ecossistema de moda do estado: 53,8% dos produtores declararam-se totalmente satisfeitos com os resultados do ciclo junino de 2026, enquanto 36,5% mantiveram uma postura neutra e apenas 7,7% declararam insatisfação. “Os dados apresentados confirmam que o São João não é apenas uma manifestação cultural, mas sim um dos motores econômicos mais vitais para o Polo de Confecções de Pernambuco. O alto índice de confiança, mesmo diante de um cenário desafiador de custos de matéria-prima e concorrência com importados, demonstra a maturidade e a agilidade comercial das nossas indústrias em responder com rapidez e eficiência ao mercado nacional”, ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.