Pesquisa IPESPE/Folha de Pernambuco aponta Raquel Lyra na liderança da disputa pelo Governo de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na liderança da primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Pernambuco realizada pelo Instituto IPESPE em parceria com a Folha de Pernambuco. No cenário estimulado de primeiro turno, a gestora estadual registra 44% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), alcança 42%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo mostra que a força eleitoral de Raquel Lyra está concentrada principalmente no interior do estado. Nesse recorte, a governadora soma 54% da preferência dos entrevistados, contra 35% de João Campos. Já na capital pernambucana e na região metropolitana, o socialista leva vantagem, atingindo 51% dos votos no Recife e 50% na periferia, enquanto Raquel registra 31% em ambas as áreas.

A pesquisa também aponta desempenho favorável da governadora em diversos segmentos do eleitorado. Entre os homens, Raquel Lyra alcança 49%, contra 37% de João Campos. Ela também lidera entre os jovens de 16 a 24 anos, com 49%, e mantém vantagem nas faixas etárias de 25 a 44 anos, com 46%, e de 45 a 59 anos, com 47%. No recorte por escolaridade, a pessedista registra 54% entre eleitores com ensino superior e 45% entre aqueles com ensino médio. Já na análise por renda, Raquel chega a 51% entre os entrevistados que recebem mais de cinco salários mínimos e marca 50% entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos.

Na projeção de segundo turno, o cenário segue equilibrado, mas com Raquel Lyra novamente à frente. A governadora aparece com 45% das intenções de voto, enquanto João Campos soma 44%. O levantamento ouviu mil eleitores pernambucanos entre os dias 11 e 14 de junho de 2026, com nível de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-06997/2026 e PE-07168/2026.

Ativação de churrasco da Seara se destaca no São João de Caruaru

Quem passa pela praça de alimentação do São João de Caruaru encontra um espaço que tem se consolidado como ponto de encontro para famílias e grupos de amigos durante a programação da festa. A área da Seara oferece opções de churrascos feitos na hora, com produtos da marca, além de um ambiente voltado à convivência e ao lazer dos visitantes.

Ao lado do estande, um palco com apresentações de forró, o Polo Camarão, anima o público ao longo da programação, contribuindo para o clima típico das celebrações juninas e ampliando as opções de entretenimento para quem circula pelo local.

O espaço também recebe ações interativas e a participação de criadores de conteúdo convidados para registrar momentos da festa e compartilhar experiências nas redes sociais. Entre os nomes que passaram pelas ativações estão Eslovênia Marques, Karolly Raissa e Samara Souto. A programação digital inclui ainda conteúdos produzidos por Ary Mirelle, que apresenta receitas inspiradas na culinária junina utilizando produtos da marca.

A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Seara durante o São João de Caruaru 2026, evento realizado entre os dias 30 de maio e 27 de junho e que reúne milhares de visitantes em diferentes polos espalhados pela cidade. Com foco em churrasco e na experiência do público, o espaço busca oferecer mais uma opção de convivência para quem participa da maior festa junina do Nordeste.

Prefeitura de Caruaru promove Aulão de São João no Polo Camarão

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realiza nesta terça-feira (16) o tradicional Aulão de São João, reunindo dança, música e muita animação em uma programação especial voltada para toda a comunidade. O evento acontecerá às 19h, no Polo Camarão, localizado na Estação Ferroviária.

Com a participação dos professores Belarmino Júnior, Hilka Nogueira, Eveline Lins, Nido Silva, Marcos Mercury e Jonatan Flores, o aulão promete transformar o espaço em um grande arraial fitness, unindo ritmos juninos e exercícios físicos em uma experiência de integração, bem-estar e valorização da cultura nordestina.

A iniciativa busca incentivar hábitos saudáveis por meio da prática esportiva, ao mesmo tempo em que celebra uma das maiores tradições de Caruaru durante o período junino. A expectativa é reunir participantes de diferentes idades em uma noite marcada por alegria, inclusão e muita movimentação.

*Serviço*
Evento: Aulão de São João
Data: 16 de junho de 2026
Horário: 19h
Local: Polo Camarão – Estação Ferroviária (Rua Silva Filho, 7 – Maurício de Nassau).

Diogo Cantarelli declara apoio a Anderson Luiz e reforça projeto político de Rodrigo Pinheiro

O ex-vereador e ex-secretário municipal de Caruaru, Diogo Cantarelli, declarou apoio ao pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD), nome que integra o projeto político liderado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro. O gesto fortalece a articulação do grupo para as eleições de 2026 e amplia a base de apoios em torno da pré-candidatura.

Além da trajetória política construída em Caruaru, Diogo mantém uma forte ligação com sua cidade natal, Itacuruba, no Sertão pernambucano, onde também possui importantes relações políticas e comunitárias. A chegada do ex-vereador ao grupo de Anderson Luiz amplia o diálogo do pré-candidato com diferentes regiões do Estado e reforça a estratégia de interiorização do projeto.

“Recebo o apoio de Diogo com muita gratidão e senso de responsabilidade. Ele conhece de perto os desafios de Caruaru, tem uma história de serviços prestados à nossa cidade e mantém uma relação muito próxima com o nosso Sertão. Seguimos unidos, ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro, construindo um projeto que pensa no presente, mas, principalmente, no futuro de Caruaru e de Pernambuco”, afirmou Anderson Luiz.

Fagner dos Animais comemora sucesso do Pet Day no Salgado

A mais recente edição do Pet Day, promovida pela Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal foi marcada por grande participação da população e resultados expressivos no bairro do Salgado. Realizado na última sexta-feira (12), o evento ofereceu diversos serviços gratuitos voltados à saúde e ao bem-estar dos animais.

Durante a ação, foram disponibilizados atendimentos veterinários, vacinação, castração, desverminação, orientações aos tutores, distribuição de brindes por parceiros e também adoção de animais, incentivando a posse responsável e a busca por novos lares para cães e gatos.

Ao todo, mais de 200 animais foram atendidos. Um dos principais resultados alcançados foi a eliminação da fila de espera para castrações no bairro do Salgado. Todos os cadastros que estavam no banco de dados da AME Animal foram contemplados durante a ação, zerando a demanda existente na localidade.

Para Fagner, o resultado demonstra a importância de iniciativas que aproximam os serviços da população. “É um resultado maravilhoso. Além dos atendimentos realizados, conseguimos orientar muitos tutores sobre os cuidados necessários com os animais e sobre a importância da castração, que contribui para a saúde dos pets e para o controle populacional”, destacou.

Novas edições do Pet Day já estão sendo planejadas e deverão contemplar outros bairros do município nos próximos meses.

Em clima de festa, Rodrigo Pinheiro recebe governadora Raquel Lyra no Alto do Moura

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, neste sábado (13), no Alto do Moura, um dos principais polos do São João de Caruaru. A governadora esteve acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause, além de secretários estaduais. Rodrigo participou da agenda ao lado de secretários municipais, do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz, do deputado federal Túlio Gadêlha, que esteve acompanhado da jornalista Fátima Bernardes, e do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. A comitiva percorreu o espaço cumprimentando forrozeiros, turistas e comerciantes.

Durante a visita, Rodrigo destacou a parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo de Pernambuco na realização da festa e lembrou dos investimentos em mobilidade realizados para facilitar o acesso ao bairro. “Mais uma vez recebendo a nossa governadora, que é parceira da nossa festa. Estruturamos a cidade para receber os turistas e para quem mora aqui também. Entregamos recentemente a nova ponte que liga a BR-232 ao Alto do Moura, uma obra importante que garante mais mobilidade, segurança e conforto para quem vem aproveitar o São João”, afirmou o prefeito.

Raquel Lyra ressaltou a importância da cultura popular e o apoio do Estado à realização do evento. “O coração fica quentinho e a gente vê aqui o que temos de mais genuíno, que é a nossa cultura. Eu não poderia deixar de estar aqui no Alto do Moura para curtir o Maior São João do Mundo. O Governo do Estado está presente desde o patrocínio até a entrega de um São João mais seguro”, destacou a governadora. A receptividade calorosa do público marcou a passagem da comitiva pelo polo, considerado um dos principais símbolos da cultura e da tradição junina de Caruaru.

OPINIÃO — Apesar da liderança, nova pesquisa mostra João Campos em trajetória de queda e Raquel Lyra em curva de crescimento

A nova pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta semana traz uma informação que vai além da simples fotografia eleitoral do momento. Embora João Campos continue aparecendo numericamente à frente na disputa pelo Governo de Pernambuco, a evolução dos números ao longo do tempo revela uma dinâmica que começa a chamar a atenção de analistas políticos.

Em setembro de 2025, o socialista registrava 59% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra aparecia com apenas 24%. Naquele momento, a vantagem de João era confortável: 35 pontos percentuais.

Mas os levantamentos seguintes passaram a mostrar um movimento contínuo de aproximação. Em dezembro, a diferença caiu para 27 pontos. Em fevereiro de 2026, recuou para 20. Já em abril, o intervalo entre os dois principais concorrentes diminuiu para 17 pontos.

Agora, na pesquisa mais recente divulgada pela CNN, João Campos aparece com 45% das intenções de voto, contra 40% de Raquel Lyra. A distância entre ambos é de apenas cinco pontos percentuais. Considerando a margem de erro do levantamento, esse intervalo pode chegar a apenas um ponto.

O dado mais relevante, entretanto, não está no resultado isolado desta rodada, mas na tendência observada ao longo de toda a série histórica. Enquanto João Campos acumula sucessivas quedas nas medições da Real Time Big Data, Raquel Lyra registra crescimento consistente desde o início do acompanhamento.

Na prática, o que se observa é uma mudança significativa no cenário eleitoral. O que há poucos meses parecia uma disputa amplamente favorável ao ex-prefeito do Recife transformou-se em uma corrida muito mais equilibrada.

A movimentação também dialoga com o que já havia sido apontado pela mais recente pesquisa Datafolha, que indicou uma redução importante da vantagem anteriormente atribuída a João Campos. Os números sugerem que a disputa está mais aberta do que muitos imaginavam no início do processo eleitoral.

Sob a ótica da ciência política, situações como essa não são comuns. É relativamente raro observar um candidato iniciar uma pré-campanha com vantagem superior a 30 pontos e assistir, ao longo de vários levantamentos consecutivos, à redução gradual dessa distância, enquanto o adversário mantém crescimento sustentado.

Ainda é cedo para antecipar qualquer desfecho eleitoral. Mas os dados já permitem afirmar que Pernambuco vive um dos cenários mais interessantes do país neste ciclo. Caso a tendência registrada pelas pesquisas continue se confirmando nos próximos meses, a disputa entre João Campos e Raquel Lyra poderá se tornar um caso emblemático de recuperação eleitoral, daqueles que costumam ser estudados por estrategistas, marqueteiros e cientistas políticos por muitos anos.

AMC se reúne com representantes da Feira da Moda de Caruaru para debater estratégias de mobilidade

Nessa quarta-feira (10), foi realizada, na sede da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, uma importante reunião com representantes da AMC e da Feira da Moda do município.

O encontro teve o objetivo de debater estratégias para otimizar a mobilidade urbana durante as feiras de grande movimentação de veículos, compradores e visitantes, como, por exemplo, as feiras da última semana (4 e 5 de junho), que reuniram mais de 100 mil pessoas.

“Uma reunião muito importante, fomos muito bem recebidos pelo coronel [Nóbrega] e toda a sua equipe. Foi uma reunião de sugestões para justamente evitar as retenções [no trânsito] principalmente nos dias de feira. Essas feiras que vão acontecer até o São João serão bem movimentadas, tudo que nós tratamos com ele [coronel Nóbrega], ele realmente vai ver com a sua equipe para melhorar a mobilidade da feira”, frisou o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura.

Prefeitura disponibiliza 400 cadeiras para idosos assistidos pela rede socioassistencial no show de Roberto Carlos

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome disponibilizará, exclusivamente para o show de Roberto Carlos, que acontecerá na próxima sexta-feira (12), 400 cadeiras destinadas a idosos já acompanhados pela rede socioassistencial do município e seus respectivos acompanhantes.

Os assentos ficarão localizados em uma área próxima ao palco, garantindo mais conforto e acessibilidade ao público atendido pela secretaria durante a apresentação.

Parte dos lugares instalados na área em frente ao palco também será destinada a convidados, incluindo convidados do artista.

Não haverá inscrições nem sorteio para acesso aos lugares disponibilizados.

Jogos do Brasil na Copa vão alterar expediente; confira os horários

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou portaria com orientações sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2026.

As regras valem para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De forma excepcional, os órgãos poderão flexibilizar o horário de trabalho nos dias das partidas. A autorização prevê saída antecipada dos agentes públicos, conforme o horário do jogo. Segundo a Portaria Nº 4.779, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro de 2026.

Nos dias em que os jogos ocorrerem às 14h, a liberação poderá ocorrer a partir das 11h. Para partidas às 16h, a saída será autorizada a partir das 13h; às 17h, a partir das 14h; às 18h, a partir das 15h e às 19h, a partir das 16h, sempre no horário de Brasília.

Nos jogos marcados para as 21h30, poderão sair às 18h30 os servidores cujo expediente se encerre depois desse horário.

Nas partidas às 22h, a liberação será a partir das 19h para aqueles com jornada além desse horário.

Para quem atua presencialmente fora do Programa de Gestão, a compensação de horas ocorrerá com antecipação ou extensão da jornada diária. Já os participantes do programa, em regime presencial ou de teletrabalho, deverão cumprir integralmente as entregas previstas em seus planos de trabalho.

Caso a compensação não seja feita, haverá desconto proporcional na remuneração. O limite de compensação é de até duas horas diárias para servidores, empregados públicos e temporários, e de uma hora diária para estagiários.

A portaria determina ainda que os órgãos sigam em funcionamento durante os jogos, caso o servidor prefira manter o expediente normal. Os dirigentes também devem assegurar a continuidade dos serviços essenciais.