PGR arquiva denúncia contra senador que disse querer “enforcar” Marina

A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou o pedido de investigação contra o senador Plínio Valério (PSDB-AM) por conta da declaração em que afirmou ter tido vontade de “enforcar” a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A frase foi dita em março, durante um evento realizado dias após a participação da ministra na CPI das ONGs, no Senado.

“Imagine o que é tolerar Marina 6 horas e dez minutos sem enforcá-la”, disse o senador na ocasião.

Na decisão, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que, embora as declarações do parlamentar tenham “aparente cunho ameaçador”, elas ocorreram fora da CPI e após o encerramento da reunião, o que, segundo ele, afasta a configuração de crime de constrangimento ilegal.

“A ministra Marina não foi obrigada a manter nenhum comportamento indesejado ou contrário à sua vontade”, justificou Gonet.

Outro ponto levantado pela PGR é que, para dar início a uma investigação por crime de ameaça, seria necessário que a própria ministra apresentasse uma representação formal, o que não ocorreu. A denúncia foi feita pela deputada federal Luciene Cavalcanti (Psol-SP), que argumentou que a fala configurava violência política de gênero.

O procurador-geral também afastou a possibilidade de enquadramento em ação penal pública incondicionada, que não depende de representação da vítima. Segundo ele, a conduta de Plínio Valério “não foi praticada por razões da condição do sexo feminino ou em situação de violência doméstica ou familiar”.

Reações de Marina e aliados

Ao comentar o episódio, Marina Silva afirmou que a fala do senador é uma forma de incitar a violência contra a mulher e criticou o tom de “brincadeira” usado por Plínio Valério:

“Com a vida dos outros não se brinca. Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”, disse a ministra durante o programa Bom Dia, Ministra, do governo federal.

Marina também destacou que mulheres, mesmo em posições de poder, continuam expostas a ataques. “Mesmo em posições de poder e visibilidade como a minha, as mulheres ainda estão sujeitas a ataques”, afirmou.

Sem arrependimento

Em sessão plenária no Senado, Plínio Valério voltou a tratar o episódio como uma brincadeira:

“Um ano se passou [desde a sessão na CPI] e fui receber uma medalha. Em tom de brincadeira, eu disse: imagine vocês o que é ficar com a Marina seis horas e 10 minutos sem ter vontade de enforcá-la”, disse o senador. “Todo mundo riu, foi brincadeira. Se você perguntar: você faria de novo? Não. Mas se arrepende? Não. Foi uma brincadeira.”

O senador também defendeu sua conduta durante a CPI: “Por ser mulher, por ser ministra, por ser negra, por ser frágil, foi tratada com toda delicadeza”.

Em nota, Plínio atribuiu a repercussão do caso a disputas políticas regionais: “Para minha surpresa, esse incidente ganhou dimensão, ao ser discutido inclusive no plenário do Senado Federal, creio eu que a partir de uma disputa eleitoral regional. Passei a ser chamado até de misógino e machista. Minha vida pessoal e minha trajetória política desmentem esses adjetivos”.

Novo embate na Comissão de Infraestrutura

O clima de tensão entre Marina e Plínio voltou a se acirrar em 27 de maio, durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado. O senador provocou a ministra ao afirmar que “a mulher Marina merecia respeito, a ministra não”, o que gerou novo bate-boca.

Marina exigiu uma retratação. “Se o senhor me pede desculpa, eu permaneço. Como não pede desculpa, eu vou me retirar”, declarou, deixando a reunião.

O presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO), também se envolveu na discussão, dirigindo-se à ministra com a frase: “Se ponha no seu lugar”.

Em resposta aos episódios, aliados de Marina Silva apresentaram representações no Conselho de Ética do Senado contra Plínio Valério e Marcos Rogério. Os parlamentares são acusados de violência política de gênero e de quebra de decoro parlamentar. As representações seguem aguardando análise.

PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem por uso político da Abin

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que investigou o uso político da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro e indiciou 35 pessoas. Entre os alvos estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu filho Carlos Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da agência. As informações são do Congresso em Foco. 

Segundo a PF, Ramagem montou uma estrutura ilegal de espionagem, usada para monitorar opositores do governo entre 2019 e 2021. Carlos Bolsonaro teria liderado o chamado “gabinete do ódio”, que usava os dados para ataques públicos. Bolsonaro, por sua vez, foi apontado como beneficiário direto da estrutura.

Software espião

A espionagem foi feita com o software israelense First Mile, que rastreia a localização de pessoas a partir de torres de celular, de acordo com a investigação. A ferramenta teria sido usada para monitorar autoridades como Alexandre de Moraes (STF), Rodrigo Maia (presidente da Câmara, na época), o senador Renan Calheiros e jornalistas.

A PF também indiciou o atual diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa, por suposta obstrução das investigações. Segundo o pesquisador, a cúpula da agência tentou dar aparência de legalidade às ações clandestinas.

Núcleos de atuação

A investigação revelou a existência de cinco núcleos. O primeiro é o político, com Carlos Bolsonaro e assessores que atuaram como ponte entre ele e a Abin. O segundo, chamado de Alta Gestão, envolve Ramagem e servidores da agência.

Outro núcleo, apelidado de Portaria 157, teria tentado ligar adversários ao PCC. Já o Tratamento Log era responsável por operar o First Mile. Há ainda registros de interferência direta em inquéritos da PF, com mapeamento de rivais eleitorais no Rio.

Próximos passos

A conclusão do inquérito foi enviada ao Supremo Tribunal Federal. Caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se oferece denúncia contra os indiciados. O caso pode abrir uma nova frente judicial contra Bolsonaro e seu entorno político.

Pleno do TJPE elege nova desembargadora eleitoral e nova desembargadora para compor o Órgão Especial do Judiciário estadual pernambucano

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu nesta segunda-feira (16/06), às 16h, durante sessão extraordinária uma nova desembargadora para compor a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) na classe juíza de Direito. A magistrada Roberta Viana Jardim foi eleita por unanimidade de votos, concorrendo com mais três magistradas de 3ª Entrância. A eleição seguiu os critérios da lista feminina, uma inovação instituída pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

A juíza Roberta Viana, pós-graduada em Direito Eleitoral pelo Instituto dos Magistrados do Nordeste – IMN, ocupará a vaga deixada pelo desembargador eleitoral Frederico de Morais Tompson, que concluirá o mandato de dois anos na Corte Eleitoral, em 15 de agosto. A posse da nova desembargadora eleitoral está prevista para novembro deste ano. Atualmente, a direção do TRE-PE é composta pelo presidente, Cândido Saraiva; e pelo vice-presidente, desembargador Fernando Cerqueira.

Currículo – Nascida no Recife, Roberta Viana formou-se em Direito, em 1991, pela Faculdade de Direito do Recife. Ingressou na magistratura, em 1997, e começou a atuar como juíza substituta na Comarca de Lagoa de Itaenga. Sua trajetória também conta com passagem pelas comarcas de Feira Nova, Paudalho, Carpina, Olinda e Paulista, onde foi titularizada na 1ª Vara de Família.

Chegou à Capital em 2012, atuando na 5ª Vara Cível. Também respondeu como juíza auxiliar das 1ª e 2ª Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Foi promovida à juíza titular da 2ª Vara de Execuções de Títulos Extrajudiciais, Seção A, em 2015, onde estava atuando até a nomeação para o cargo de juíza assessora da CGJ-PE.

Atualmente, é juíza da 3ª entrância e titular da 36ª Vara Cível da Capital – Seção A; integra a Ouvidora da Mulher, junto à Ouvidoria-Geral do TJPE, biênio 2024/2026; integra também à Comissão Executiva do Programa Moradia Legal; é membro da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – biênio 2024/2026; compõe, na qualidade de titular, o Conselho Gestor do Fundo Especial do Registro Civil do Estado de Pernambuco (FERC-PE).

Foi juíza assessora especial da Corregedoria Geral da Justiça – biênio 2022/2024, atualmente designada para exercer a função de juíza corregedora auxiliar da 3ª Entrância, biênio 2024/2026; integrou o Núcleo de Cooperação Judiciária do ano de 2023; o Comitê Gestor das Demandas Decorrentes das Inspeções do CNJ, no ano 2023; compôs o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo – GMF do TJPE, em 2023; e a Comissão de Acompanhamento dos Trabalhos do Mutirão Processual Penal (CATMPP) também no ano 2023. Ao longo da carreira ainda foi designada para compor o Grupo Decisório de Gestão do SICOR; e integrou o Núcleo de Monitoramento de Perfil de Demandas (NUMOPEDE).

Eleição para compor o Órgão Especial

Durante a sessão do Pleno, houve ainda a eleição da desembargadora do TJPE Andréa Brito, também por unanimidade de votos, para compor o Órgão Especial, em razão do término do segundo biênio do desembargador Ruy Trezena Patu Júnior, em 26 de agosto deste ano.

O Órgão Especial do TJPE é um colegiado composto por 20 desembargadores, sendo formado pela mesa diretora (presidente, 1º e 2º vice-presidentes e corregedor geral), membros natos (desembargadores mais antigos) e membros eleitos pelo Tribunal Pleno. O grupo colegiado julga recursos, processos administrativos, e outras matérias específicas definidas pelo regimento interno do TJPE, além de exercer funções administrativas e de gestão do tribunal.

Currículo – Andréa Epaminondas Tenório de Brito, é recifense, filha do juiz de Direito Aluiz Tenório de Brito e Zeneide Maria Epaminondas de Tenório. Bacharela pela Faculdade de Direito do Recife em janeiro de 1988, instituição também alma mater de seu pai, que lecionara a cadeira de Direito Civil.

Eleita Desembargadora pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no dia 4 de novembro de 2024, em histórico julgamento de edital para acesso ao tribunal com inscrições exclusivamente femininas, conquanto ação afirmativa de gênero, medida adotada pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Foi assessora do desembargador do TJPE João Davi de Souza Filho e Promotora de Justiça do Estado de Pernambuco, por cerca de um ano. Magistrada há trinta e três anos, teve Tacaratu, situada no médio São Francisco, por primeira comarca de atuação. Posteriormente, trabalhou nas comarcas de Belo Jardim, no Agreste do estado, em Macaparana (Mata Norte) e na cidade de Olinda. Em seguida, assumiu a titularidade de uma das varas da comarca de Camaragibe. Por fim, chegou à comarca do Recife, sendo titularizada na 12ª Vara de Família e Registro Civil, onde trabalhou por quase vinte e seis anos. Atualmente, integra a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

NIOJ – Com a gestão voltada para o enfrentamento à violência doméstica, o presidente do TJPE citou, durante a sessão, o projeto do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais (NIOJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que foi premiado e recebeu moção de aplauso e louvor na Câmara dos Deputados por sua atuação na redução do feminicídio, em Caruaru. O projeto, que visa garantir maior agilidade no cumprimento de medidas protetivas de urgência, foi elogiado por sua iniciativa inovadora e resultados extraordinários, sendo considerado pioneiro em Pernambuco.

O NIOJ, criado em 2024, tem como principal objetivo garantir maior agilidade no cumprimento de mandados judiciais, com foco em medidas protetivas de urgência, proporcionando um acompanhamento integral às mulheres vítimas de violência. A iniciativa, que envolve a interlocução entre magistrados, oficiais de justiça e Polícia Militar, tem apresentado resultados positivos, como a redução do tempo de cumprimento das ações e um acompanhamento mais efetivo das vítimas.

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático entra em vigor nesta segunda-feira (16). Extensão do Pix, a ferramenta permite ao usuário autorizar pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI). O cliente autoriza uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador.ebc Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segundaebc Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Desde o fim de maio, o Pix automático está disponível para todos os clientes do Banco do Brasil. A maior parte das instituições financeiras, no entanto, só começa a oferecer o serviço nesta segunda.

A ferramenta pretende beneficiar tanto empresas quanto consumidores. De acordo com o Banco Central (BC), o débito automático beneficiará até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.

Para as empresas, a nova tecnologia facilitará a cobrança ao simplificar a adesão à cobrança automática. Isso porque, o débito automático exige convênios com cada um dos bancos, o que na prática só era possível a grandes companhias. Com o Pix automático, bastará a empresa ou o MEI pedir a adesão ao banco onde tem conta.

Como funciona
•     Empresa envia pedido de autorização de Pix automático a cliente

•     No aplicativo do banco ou instituição financeira, o cliente acessa a opção “Pix automático”

•     Lê e aceita os termos da operação

•     Define a periodicidade da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo por transação

•     A partir da data acordada, o sistema faz os débitos automaticamente

•     Cobrança pode ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados

•     Usuário pode cancelar autorização e ajustar valores e periodicidade a qualquer momento

Tipos de contas
O Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. O pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos, é feito por outra modalidade, o Pix agendado recorrente, obrigatório desde outubro de 2024.

Algumas contas pagas com Pix automático
•     Contas de consumo (luz, água, telefone)

•     Mensalidades escolares e de academias

•     Assinaturas digitais (streaming, música, jornais)

•     Clubes de assinatura e serviços recorrentes

•     Outros serviços com cobrança periódica

Algumas empresas, principalmente micro e pequenas, usavam o Pix agendado recorrente para cobranças periódicas. O Pix automático promete simplificar as operações de cobrança.

No Pix agendado recorrente, o pagador tinha de digitar a chave com a conta da empresa, o valor e a periodicidade da cobrança, o que poderia levar a erros e divergências. No Pix automático, o usuário receberá uma proposta de adesão, bastando confirmar a cobrança, podendo ajustar valores e a frequência dos pagamentos.

Segurança
O Pix automático traz alguns riscos de segurança. O principal são falsas empresas que enviam propostas de cobrança que irão para contas de terceiros. Para minimizar o risco de golpes, o BC editou uma série de normas para as empresas que aderirem ao Pix automático.

Bancos e instituições de pagamentos deverão checar uma série de informações das empresas, divididas em três eixos: dados cadastrais, compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço ofertado no Pix automático e histórico de relacionamento com o participante. Para impedir fraudes por empresas recém-criadas, somente empresas em atividade há mais de seis meses poderão oferecer a nova modalidade do Pix.

As regras de segurança que os bancos deverão checar são as seguintes:

•     Data de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); situação cadastral dos sócios e administradores no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e outras informações da empresa;

•     Compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço oferecido para o Pix automático;

•     Quantidade de funcionários, valor do capital social e faturamento;

•     Tempo de abertura da conta e uso de outros meios de cobrança;

•     Frequência das transações com o participante.

Em domingo histórico, multidão lota Pátio de Eventos celebrando a multiculturalidade do São João de Caruaru

Caruaru viveu mais uma noite de festa, emoção e muita música neste domingo (15), no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. No dia histórico de retomada da drilha junina, milhares de pessoas acompanharam uma programação que misturou ritmos e tradições, reforçando a grandiosidade do Maior e Melhor São João do Mundo.

A abertura da noite ficou por conta de Fael Mariz, paulista de nascença, mas pernambucano de coração. Com um repertório que passeou entre o forró, o sertanejo e os grandes sucessos da atualidade, Fael conquistou o público logo nos primeiros acordes, aquecendo a multidão com sua energia contagiante.

Em seguida, foi a vez de Batista Lima subir ao palco com um show emocionante. Além de seu repertório de forrós românticos, o cantor trouxe o jingle do São João de Caruaru, que ganhou uma nova versão na sua voz em 2025.

“Caruaru foi a primeira a cidade que abraçou o meu projeto solo. E, cada vez mais, as emoções foram aumentando. De repente, veio o convite para dar voz ao jingle oficial do São João. Eu fiquei honrado. Fiquei tão preocupado de dar o melhor de mim que passei quase cinco horas gravando e regravando essa música. Foi uma das maiores responsabilidades que já tive e vai ficar no meu coração pra sempre”, contou.

A terceira atração da noite foi Bell Marques, que reforçou a energia da drilha no palco, misturando axé com forró. Nos bastidores, o cantor elogiou a iniciativa. “Esse projeto da drilha é muito bacana e, com certeza, vai se ampliar. Eu acho que isso vai trazer novas vertentes para Caruaru e acho que Caruaru merece isso porque a cidade cresce muito. Hoje, fiquei impressionado, mais uma vez, com a estrutura dessa festa gigante”, afirmou.

Encerrando a programação, Zé Vaqueiro fez uma apresentação eletrizante, reunindo os principais sucessos de sua carreira. Com carisma e muita conexão com o público, o cantor cearense levou emoção e animação ao palco, fechando com chave de ouro esta data especial.

Poder Judiciário de Pernambuco vai lançar Programa Novos Caminhos nesta terça-feira (17)

Viabilizar a empregabilidade de adolescentes e egressos das unidades de acolhimento, por meio de capacitação e da articulação com instituições públicas e privadas, visando a sua inclusão no mercado de trabalho, propiciando, assim, uma vida plena e cidadã para esses jovens. Com esse objetivo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, lançará, nesta terça-feira (17/6), às 9h30, o Programa Novos Caminhos. A solenidade de lançamento será realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede administrativa do TJPE, e contará com a presença de membros da Justiça estadual, e também de representantes de instituições parceiras do Sistema de Justiça de Pernambuco, colaboradores, equipes técnicas, adolescentes e empresas cidadãs que ajudaram a iniciar o projeto.

O Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos e a Egressos de unidades de acolhimento foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução N° 543/2024, tendo sido idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em 2013. A iniciativa do TJSC foi tão exitosa, representando efetivamente uma iniciativa inovadora e garantidora de um futuro para jovens em situação de acolhimento, que foi expandida para outras unidades de Cortes de Justiça do país, a partir da Diretriz Estratégica N° 11 da Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, através da qual os Tribunais de Justiça do país foram convidados a desenvolver protocolos institucionais com entidades da sociedade civil, instituições de ensino, empreendedores e empresários, objetivando, deste modo, viabilizar o processo de desinstitucionalização dos jovens que vivem em instituições de acolhimento institucional.

Assim, desde 2024, o TJPE vem atuando na implantação do Programa Novos Caminhos, como projeto piloto na 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital. Para isto, conta atualmente com a parceria das seguintes instituições: Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE); Associação Comercial de Pernambuco (ACP); Projeto Acolher, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Instituto Aliança; Instituto JCPM; Escola Dom Bosco; Empresa Guard Center; Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Assistência Social e Combate a Fome; Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE); Ministério Público de Pernambuco (MPPE); e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6).

Para a titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, juíza Laura Simões, o Programa Novos Caminhos contribuirá para a transformação da realidade dos adolescentes em situação de acolhimento, com o objetivo de conquistar para eles, uma vida digna e autônoma. Para isso, o programa contempla três eixos muito importantes para o desenvolvimento do potencial humano: educação, saúde e empregabilidade.

“Cabe ressaltar que em Pernambuco há várias ações desenvolvidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário e pela sociedade civil, que buscam contribuir para o bem-estar de crianças e adolescentes que estão em instituições de acolhimento. Por meio da Resolução n. 543 do CNJ, que instituiu o Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e adolescentes Acolhidos e a Egressos de Unidades de Acolhimento, a Primeira Vara da Infância e Juventude da Capital, veio contribuir com o desenvolvimento do projeto piloto e a articulação com todos os atores já mencionados. Deste modo, o Programa Novos Caminhos, inspirado no modelo adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e com o Acordo de Cooperação Técnica do Conselho Nacional de Justiça, vem somar a estas ações, ao sistematizar e otimizar recursos, na construção de um fluxo, no qual nossos adolescentes, com perfil de 14 a 17 anos, possam ser atendidos em suas individualidades”, pontua a magistrada.

Programas Novos Caminhos

Seguindo o modelo de sucesso da Justiça catarinense, o Programa Novos Caminhos foi estruturado a partir de quatro eixos principais de atuação, descritos no Artigo 3º da Resolução CNJ N° 543/2024:

Educação Básica e Profissional

Ensino Fundamental e Médio – O programa garante o acesso à educação formal, possibilitando aos jovens a conclusão dos estudos e a conquista de diplomas.

Cursos profissionalizantes – Capacitações em diversas áreas, como informática, gastronomia, saúde e construção civil, preparam os jovens para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de inserção profissional.

Oficinas e atividades – Aulas de música, teatro, esportes e outros temas contribuem para o desenvolvimento integral dos jovens, estimulando sua criatividade, habilidades sociais e autoestima.

Vida Saudável

Acompanhamento médico e odontológico – Profissionais especializados garantem o cuidado integral da saúde física dos jovens, promovendo seu bem-estar e qualidade de vida.

Palestras e workshops – Abordam temas como saúde sexual e reprodutiva, prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis, conscientizando os jovens sobre seus direitos e responsabilidades.

Apoio psicossocial – A equipe oferece suporte individualizado para auxiliar os jovens a lidar com traumas e desafios da vida em acolhimento, construindo resiliência e autoconfiança.

Empregabilidade

Inserção no mercado de trabalho – Conectam os jovens com empresas parceiras, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a conquista de oportunidades de carreira.

Orientação profissional – Auxilia os jovens na escolha de uma profissão compatível com suas habilidades e interesses, elaborando currículos e preparando-os para entrevistas.

Acompanhamento pós-colocação – A equipe acompanha os jovens em seus primeiros passos no mercado de trabalho, oferecendo suporte e orientação para garantir sua adaptação e sucesso profissional.

Parcerias

Articulação com a sociedade – Parcerias com a sociedade e outras instituições voltadas ao apoio e ampliação das atividades ofertadas.

Premiação de empresas parceiras – Reconhecimento das empresas que oferecem oportunidades de estágio, aprendizagem ou emprego efetivo aos jovens atendidos pelo programa, por meio da entrega de certificado e do selo de empresa cidadã.

Jorge Quintino propõe telemedicina para acelerar diagnóstico de autismo em Caruaru

O vereador Jorge Quintino apresentou na Câmara de Caruaru uma proposta inovadora e urgente para a saúde infantil do município: a criação de um Programa Municipal de Telemedicina com foco em neuropediatria. A medida tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento especializado e acelerar o diagnóstico precoce de condições neurológicas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, epilepsias e distúrbios genéticos.

Segundo o parlamentar, o mapeamento do autismo e de outras atipicidades precisa ser tratado como prioridade na saúde pública.

“A identificação precoce permite que a criança receba acompanhamento adequado desde os primeiros sinais. Mas hoje, com a escassez de neuropediatras, muitas famílias enfrentam filas intermináveis, o que compromete o cuidado e o apoio social”, alertou.

A proposta prevê a realização de triagens, atendimentos remotos e acompanhamentos clínicos, por meio de parcerias com universidades, clínicas especializadas e profissionais de saúde. Jorge Quintino também sugere que a Prefeitura conduza estudos de viabilidade para formalizar convênios voltados à detecção precoce de atipicidades e doenças raras.

O vereador citou ainda experiências bem-sucedidas em outras cidades, como Sobral (CE), São Bernardo do Campo (SP) e Teresina (PI), que já utilizam a telemedicina para reduzir filas, acelerar diagnósticos e integrar melhor os níveis de atenção à saúde.

“A telemedicina é uma solução ética, viável e urgente. Com ela, vamos ampliar o cuidado com nossas crianças e enfrentar um dos maiores gargalos da rede pública de saúde em Caruaru”, concluiu.

Números oficiais divulgados pela AMC comprovam que a Fiscalização Eletrônica contribuiu para redução de 47,36% de mortes e diminuição de 83,16% de veículos acima da velocidade no trânsito de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), realizou um balanço do uso da fiscalização eletrônica por velocidade. No comparativo entre o primeiro semestre de 2024 e de 2025, com base nas ações implementadas para controlar e reduzir a velocidade dos veículos, visando zerar o número de mortes no trânsito, comprovou-se que houve uma redução de 47,36% no número de óbitos por sinistro de trânsito.

Os pontos com alto índice de sinistros com mortes, como a Avenida Adjar da Silva Casé e a Avenida Agamenon Magalhães, não tiveram registro de óbitos após a fiscalização eletrônica. “Tivemos a redução em quase 50% do número de óbitos no primeiro semestre em comparação com o primeiro do ano passado, esse ano não foi registrado nenhum acidente com morte próximo aos locais em que existem fiscalização eletrônica, mostrando como está sendo importante esse trabalho, o nosso bem maior sempre será nossa vida”, pontuou o presidente da AMC, Coronel Edson Nóbrega.

A velocidade máxima permitida para uma via é indicada pelo Código de Trânsito Brasileiro, obedecendo suas características técnicas e condições de trânsito. Os condutores, no geral, seguem respeitando o limite de velocidade. Nos primeiros cinco meses ano foram 26.351.428 veículos (99,7%) que passaram nos 19 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade, apenas 0,23% dos motoristas desrespeitaram o limite previsto na sinalização.

Após a ativação da fiscalização eletrônica, no mês de dezembro foi registrada a redução de 83,16% de veículos acima da velocidade.

Rodrigo Pinheiro comemora sucesso da segurança em Caruaru e é contemplado com três viaturas em Brasília

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou nesta segunda-feira (9) da sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara de Deputados, em Brasília. Na oportunidade, foram apresentados dados que colocam o município em destaque em todo o país pelo enfrentamento à violência, sobretudo relacionado à violência contra a mulher.

O prefeito foi recebido na Câmara dos Deputados pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. A sessão, presidida pelo deputado federal Coronel Meira, destacou a eficácia do trabalho realizado em Caruaru por meio do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ) que fez o município alcançar a marca de mais de um ano sem feminicídios.

Durante a sessão, o prefeito recebeu, em nome do município, a notícia de que a cidade vai ganhar novos equipamentos de segurança e três novas viaturas, sendo duas para a Patrulha Maria da Penha Municipal e uma para o NIOJ.

O deputado Coronel Meira destacou que o investimento vai contribuir para que o município continue avançando. “O prefeito realmente tem um compromisso sério com a segurança pública e isso mostra exatamente pelas atitudes dele, melhorando os batalhões, dando uma dinâmica diferente pra segurança pública através da Guarda Municipal, contratando mais guardas municipais, mais agentes de trânsito, enfim, uma preocupação que é importantíssima. Quando a violência em Pernambuco cresce, em Caruaru praticamente vai zerando”, destacou.

“Viemos mostrar o case de sucesso que é a segurança pública de Caruaru para o Brasil. No enfrentamento à violência contra a mulher e em todas as áreas da segurança pública, temos construído um trabalho que é referência para todo o país. Sempre que a gente vem a Brasília, voltamos com novidades, equipamentos e novos investimentos para continuar investindo em Caruaru”, destacou Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura de Caruaru apresenta avanços econômicos em reunião da ACIC Jovem

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, participou, nessa segunda-feira (9), da quarta reunião ordinária da ACIC Jovem, realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). O secretário Jaime Anselmo foi o convidado da ocasião e apresentou um panorama dos avanços na área econômica do município.

Na apresentação, foram destacados dados atualizados sobre a abertura de empresas, que atualmente pode ser concluída em menos de 24 horas, uma redução de 75,9% em relação a 2020, quando o processo levava, em média, mais de três dias. Também foram apresentados os saldos positivos na geração de empregos, que colocam Caruaru como o município que mais gera empregos no interior de Pernambuco nos últimos anos.

O secretário ainda fez um balanço das ações desenvolvidas pela SEDETEC desde o final de 2024, apresentou os principais programas voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios, além do estimulo a novas lideranças. A reunião reforçou a importância do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade, promovendo um espaço inovador e favorável ao empreendedorismo.

“A ACIC é uma importante entidade na nossa sociedade civil organizada aqui em Caruaru, e um dos papeis da ACIC Jovem é esse fomento a novas lideranças que serão as lideranças do futuro. Então, esse diálogo e esse estreitamento são muito importantes para que a gente possa apresentar o que está sendo feito, pois nós estamos hoje construindo Caruaru do futuro em conjunto com essas novas lideranças buscando um futuro melhor para a nossa cidade.” Destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Anselmo.