Central garante classificação antecipada para fase eliminatória da Série D

Pedro Augusto

A três rodadas do término da fase de grupos da Série D 2025, o Central já se encontra classificado para a próxima etapa. A classificação por antecedência se deu na tarde desse domingo, no Luiz Lacerda, diante do Santa Cruz-RN.

A Patativa derrotou a equipe potiguar por 1 a 0, com o gol de falta do volante Augusto Potiguar, já no segundo tempo, pulando para 23 pontos e chegando à vice-liderança do grupo A3.

O alvinegro caruaruense agora visita o América-RN, no próximo domingo (13), a partir das 16h30, na Arena das Dunas. Além do Central, o Santa Cruz também já está classificado para fase eliminatória da Série D.

TJPE instala Juizado do Frio para atender a população durante o Festival de Inverno de Garanhuns

Com o intuito de resguardar a população que estará aproveitando o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está instaurando, por meio da Coordenadoria dos Juizados Especiais do Estado, o plantão do Juizado do Frio, voltado ao atendimento de casos envolvendo crimes de menor potencial ofensivo, causas cíveis e do consumo de menor complexidade. Os plantões funcionarão nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 do mês de julho, das 21h às 2h, na Rua XV de novembro, número 08, Centro.

De acordo com o coordenador dos Juizados Especiais em Pernambuco, juiz Roberto Pedrosa, a presença do TJPE em eventos de grande fluxo de pessoas é essencial e visa garantir uma prestação jurisdicional rápida e adequada, para assegurar maior segurança ao cidadão. “O atendimento do Juizado do Frio se dará no âmbito dos crimes de menor potencial ofensivo, a exemplo de lesão corporal leve, ameaça, injúria, calúnia, difamação e dano simples, vias de fato, perturbação do sossego alheio, desobediência, desacato, entre outros. Ressaltando que as ocorrências de mais graves serão redirecionadas de acordo com as suas competências”, explica.

O Juízado do Frio atenderá também queixas cíveis e de relação de consumo, que envolvem problemas relacionados a produtos e serviços adquiridos durante o evento, como compras com defeito ou não cumprimento de serviços.

Essa é a segunda edição do Juizado do Frio, iniciativa que opera no mesmo modelo dos Juizados do Folião e do Forró, com a presença de juízes e servidores, contando com as parcerias do Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social e os seus órgãos competentes.

Confira o Ato 593/2025 que instala o Juizado Especial Itinerante Cível e das Relações de Consumo e Criminal, denominado “Juizado do Frio”, que também designa magistrados(as) e servidores(as) selecionados(as) por meio do Edital 4/2025 para os referidos plantões. Os feitos cíveis e criminais processados durante o plantão serão distribuídos no Sistema Judicial Eletrônico (PJe), conforme fluxo próprio à matéria.

Serviço:

Evento: Juizado do Frio

Local: Garanhuns

Endereço: na Rua XV de novembro, número 08, Centro

Plantões: Dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 do mês de julho, durante o Festival de Inverno, no município de Garanhuns. Ou seja, todos os finais de semana de 11 a 26 de julho.

Polo Mestre Vitalino celebra ponto alto do São João de Caruaru 2025, com grandes públicos e shows

Na véspera e no dia de São João 2025, respectivamente nessa segunda-feira (23) e terça-feira (24), o Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura, em Caruaru, comportou públicos excelentes, que cantaram, dançaram e celebraram o ponto alto da festa, conferindo a grandes shows sob os ritmos do forró raiz, de vaquejada e do vanerão.

Quem abriu a programação da segunda foi o cantor caruaruense Matheus Lima, que trouxe ao palco um repertório recheado de sucessos do sertanejo sob o ritmo do forró. Na sequência, Dudu do Acordeon e Nádia Maia, fizeram o melhor do forró raiz ainda relembrando canções eternas do forró das antigas.

Na terça, a primeira atração a subir ao palco foi Brucelose. Considerada como uma das melhores do forró das antigas de todos os tempos, a banda pernambucana foi acompanhada em coro pela verdadeira multidão que já se fazia presente, recordando sucessos de seus mais de 35 anos de carreira, a exemplos de “Doce Pecado”, “Sede de Te Amar” e “Raios de Neon”.

Na sequência, Brasas do Forró levou a todos a esquecerem, que o feriado de São João estava se despedindo do calendário 2025, fazendo os seus hits sob os ritmos do vanerão e do forró de vaquejada. “Em Caruaru, nos sentimos em casa! Foi maravilhoso passar a tarde de São João, na Capital do Forró”, celebrou um dos líderes da banda, o cantor Assum Preto.

Fechando a programação, Lucas Aboiador, como o seu próprio nome já ressalta, fez quase duas horas de apresentação, cantando o melhor do forró de vaquejada. “Estava até um pouco resfriado, mas quando cheguei por aqui no Alto do Moura, senti a vibração do público, e qualquer doença foi embora. O show da tarde desta terça, foi histórico na minha carreira”, comentou Lucas.

No Polo Mestre Vitalino, os shows serão retomados, neste sábado (28) – véspera de São Pedro -, com Petrúcio Amorim, Edu e Maraial, e Magnatas do Forró. As três apresentações marcarão o término da edição deste ano dos festejos juninos de Caruaru, no Alto do Moura.

A programação completa pode ser acessada na página oficial do São João de Caruaru no Instagram: @saojoaocaruaru.oficial. Por lá, também são compartilhadas informações sobre horários ou possíveis alterações na programação.

Polo das Quadrilhas

Responsável por abrilhantar ainda mais a festa, o Polo das Quadrilhas, no Centro Multicultural do Alto do Moura, foi palco de apresentações belíssimas, na véspera e dia de São João, e encerrará a sua programação 2025, também neste sábado (28), com programação vasta.

FIC Garanhuns debate “Liberdade de Imprensa e de Expressão” com estudantes de Direito

A FIC Garanhuns (Faculdade Integrada CETE) promove mais uma edição do Café Jurídico, nesta quarta-feira (18/06). Com o tema “Liberdade de Imprensa e de Expressão”, os jornalistas Gésika Rodrigues e Aquilles Soares vão compartilhar conhecimentos e experiências com os presentes, a partir das 17h.

O encontro, que é aberto ao público e tem vagas limitadas, acontece no Auditório da FIC. As inscrições devem ser feitos através do link disponível na Bio do perfil oficial da FIC no Instagram (@ficgaranhuns). Vai haver entrega de certificado de 3h/ aula aos participantes. O diretor acadêmico da FIC Garanhuns, Humberto Rochimin, destaca a importância de debater temas atuais como este “os estudantes, sobretudo do Direito, precisam estar abertos a discussões como esta, que orientam e fundamentam a futura rotina de atividades profissionais”.

A jornalista Gésika Rodrigues tem vasta experiência como produtora, repórter e editora de TV e assessoria de imprensa. Atualmente é assessora de comunicação da Secretaria de Educação de Garanhuns. A profissional destaca que, como jornalista, entende que falar sobre liberdade de imprensa e liberdade de expressão é falar sobre um direito da sociedade. “Ao abordar este tema com estudantes de Direito, ampliamos a importância desse debate, que está voltado não só para os profissionais de imprensa, mas para todos os cidadãos que precisam ter acesso à informação clara e confiável”.

Já o jornalista Aquilles Soares desenvolve criação de conteúdo voltado para web/redes sociais, produção de roteiros para campanhas e trabalhos de marketing no setor público. Atualmente é coordenador de Comunicação da Secretaria de Cultura de Garanhuns. É também sócio da Baião de Três Produções, empresa sediada em Garanhuns, que busca promover o entretenimento por meio de eventos e outros serviços. O profissional adianta que o encontro será uma experiência muito rica e proveitosa poder discutir sobre liberdade de expressão e de imprensa com estudantes de Direito. “Falar sobre este tema é trazer à tona os pilares da democracia. Em tempos de desinformação é fundamental reforçar o papel do jornalismo livre e responsável na garantia dos direitos fundamentais das pessoas”.

A Faculdade Integrada CETE (FIC) oferece cursos de graduação em Direito, Farmácia, Enfermagem, Estética e Cosmética, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e Educação Física. A unidade de ensino fica na BR-423, bairro São José, em Garanhuns, onde também funciona o FIC Técnico, que oferece os cursos Técnico de Enfermagem e Análises Clínicas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (87) 99600-7779 (WhatsApp). É possível acompanhar as novidades da FIC através do site institucional www.ficgaranhuns.com.br e do perfil oficial no Instagram @ficgaranhuns.

TJPE lança Programa Novos Caminhos em solenidade no Palácio da Justiça

Empregabilidade e autonomia cidadã para adolescentes e egressos das unidades de acolhimento, através da capacitação e da articulação com instituições parceiras – órgãos públicos e empresas privadas, voltando-se para a inclusão desses jovens no mercado de trabalho, propiciando, deste modo, um futuro cidadão e pleno. Com este objetivo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, lançou, na manhã desta terça-feira (17/6), o Programa Novos Caminhos, com foco em adolescentes que se encontram na faixa etária de 14 a 17 anos.

A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede administrativa do TJPE, e contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; do coordenador da Infância e Juventude, desembargador Élio Braz; da juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital , Laura Simões; da presidente Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE), Sandra Paes Barreto, e também de representantes do Poder Legislativo, como a deputada estadual Dani Portela; de instituições parceiras, colaboradores, equipes técnicas, adolescentes e empresas cidadãs que ajudaram a iniciar o projeto.

O Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos e a Egressos de Unidades de Acolhimento foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução N° 543/2024. O Programa foi idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em 2013. A iniciativa do Tribunal catarinense foi tão exitosa, que foi expandida para outros Tribunais de Justiça do país, a partir da Diretriz Estratégica N° 11 da Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, através da qual as Cortes de Justiça foram convidados a desenvolver protocolos institucionais com entidades da sociedade civil, instituições de ensino, empreendedores e empresários, objetivando, assim, viabilizar o processo de desinstitucionalização dos jovens que vivem em instituições de acolhimento institucional.

Assim, desde 2024, o TJPE vem atuando na implantação do Programa Novos Caminhos, como projeto piloto na 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital. E para isto, conta atualmente com a parceria das seguintes instituições: Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE); Associação Comercial de Pernambuco (ACP); Projeto Acolher, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Due Incorporadora; Guard Center e Equipe; Instituto Aliança; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE); Instituto JCPM; Escola Dom Bosco; Empresa Guard Center; Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Assistência Social e Combate a Fome; Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB – PE); Ministério Público de Pernambuco (MPPE); e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6).

O presidente do TJPE destacou a relevância da parceria com diversas instituições, como entidades da sociedade social civil, instituições de ensino, empresas e empreendedores. “O programa busca a capacitação desses jovens, para fomentar a sua empregabilidade, visando à melhoria das perspectivas de futuro para milhares de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, que, ao completarem 18 anos, muitas vezes precisam deixar abrigos sem o suporte adequado para ingressar no mercado de trabalho ou dar continuidade aos estudos”, afirmou.

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco em atenção às metas e orientações do CNJ também aderiu ao Programa Novos Caminhos. A Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE estará atenta aos encaminhamentos, com o foco voltado às crianças e adolescentes acolhidos de maneira que possamos garantir um futuro melhor para esses jovens”, afirmou o coordenador da Infância e Juventude do TJPE, desembargador Élio Braz.

Para a titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, juíza Laura Simões, o Programa Novos Caminhos contribuirá para a transformação da realidade dos adolescentes em situação de acolhimento, com o objetivo de conquistar para eles, uma vida digna e autônoma. Para isso, o programa contempla três eixos muito importantes para o desenvolvimento do potencial humano: educação, saúde e empregabilidade.

“Cabe ressaltar que em Pernambuco há várias ações desenvolvidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário e pela sociedade civil, que buscam contribuir para o bem-estar de crianças e adolescentes que estão em instituições de acolhimento. Por meio da Resolução n. 543 do CNJ, que instituiu o Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e adolescentes Acolhidos e a Egressos de Unidades de Acolhimento, a 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, veio contribuir com o desenvolvimento do projeto piloto e a articulação com todos os atores já mencionados. Deste modo, o Programa Novos Caminhos, inspirado no modelo adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e com o Acordo de Cooperação Técnica do Conselho Nacional de Justiça, vem somar a estas ações, ao sistematizar e otimizar recursos, na construção de um fluxo, no qual nossos adolescentes, com perfil de 14 a 17 anos, possam ser atendidos em suas individualidades”, pontua a magistrada.

“Deste modo, o Programa Novos Caminhos, inspirado no modelo adotado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e com o Acordo de Cooperação Técnica do Conselho Nacional de Justiça, vem somar a estas ações, ao sistematizar e otimizar recursos na construção de um fluxo, no qual nossos adolescentes, com perfil de 14 a 17 anos, possam ser atendidos em suas individualidades”, complementa.

A presidente da AAJUPE, Sandra Paes Barreto, falou do objetivo da Associação ao participar desse programa. “Estamos comprometidos com a justiça social e participamos de iniciativas que de fato contribuem com a população que realmente necessita de apoio. Os jovens que participam desse programa precisam de auxílio para conquistar um futuro promissor. Estamos aqui inseridos nessa grande parceria para que juntando esforços consigamos mudar a vida de jovens que buscam por uma oportunidade de capacitação e um futuro mellhor”, observou.

Presente à solenidade, a jovem Victória Adriana da Silva, de 18 anos, participou da iniciativa por meio da capacitação promovida por uma das empresas parceiras do programa, a Guard Center, especializada em segurança privada. “Através do Programa Novos Caminhos fui encaminhada pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, participei da seleção e consegui passar. Hoje trabalho na área administrativa de Recursos Humanos da empresa”, revelou.

Programa novos Caminhos – Eixos de Atuação:

O Programa Novos Caminhos foi estruturado a partir de quatro eixos principais de atuação, descritos no Artigo 3º da Resolução CNJ N° 543/2024.
Educação Básica e Profissional

Ensino Fundamental e Médio – O programa garante o acesso à educação formal, possibilitando aos jovens a conclusão dos estudos e a conquista de diplomas.

Cursos profissionalizantes – Capacitações em diversas áreas, como informática, gastronomia, saúde e construção civil, preparam os jovens para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de inserção profissional.

Oficinas e atividades – Aulas de música, teatro, esportes e outros temas contribuem para o desenvolvimento integral dos jovens, estimulando sua criatividade, habilidades sociais e autoestima.

Vida Saudável

Acompanhamento médico e odontológico – Profissionais especializados garantem o cuidado integral da saúde física dos jovens, promovendo seu bem-estar e qualidade de vida.

Palestras e workshops – Abordam temas como saúde sexual e reprodutiva, prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis, conscientizando os jovens sobre seus direitos e responsabilidades.

Apoio psicossocial – A equipe oferece suporte individualizado para auxiliar os jovens a lidar com traumas e desafios da vida em acolhimento, construindo resiliência e autoconfiança.

Empregabilidade

Inserção no mercado de trabalho – Conectam os jovens com empresas parceiras, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a conquista de oportunidades de carreira.

Orientação profissional – Auxilia os jovens na escolha de uma profissão compatível com suas habilidades e interesses, elaborando currículos e preparando-os para entrevistas.

Acompanhamento pós-colocação – A equipe acompanha os jovens em seus primeiros passos no mercado de trabalho, oferecendo suporte e orientação para garantir sua adaptação e sucesso profissional.

Parcerias

Articulação com a sociedade – Parcerias com a sociedade e outras instituições voltadas ao apoio e ampliação das atividades ofertadas.
Premiação de empresas parceiras – Reconhecimento das empresas que oferecem oportunidades de estágio, aprendizagem ou emprego efetivo aos jovens atendidos pelo programa, por meio da entrega de certificado e do selo de empresa cidadã.

A pedagoga da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Alexsandra Rabelo analisa o trabalho que vem desenvolvendo desde que começou a atuar na área da Infância e Juventude, ressaltando o quanto os adolescentes acolhidos sofrem com o medo do futuro, principalmente ao estar prestes a atingir a maioridade e não contar com uma rede de apoio familiar e material.

“Muitos saem da proteção do acolhimento sem perspectiva do que seria a vida deles, como, por exemplo, onde morar, como ter o próprio sustento, entre outras questões. Essa escuta dos adolescentes e das adolescentes sempre me sensibilizou, pois é um medo real. Diante disto, desenvolvemos algumas intervenções, porém nunca tivemos uma maior participação da sociedade civil. Quando o Conselho Nacional de Justiça instituiu o Programa Nacional Permanente de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos e a Egressos de Unidades de Acolhimento fiquei muito satisfeita, pois finalmente o olhar se voltou de maneira muito proativa para essa temática, não só para aqueles que atingem a maioridade, sem possibilidade de retorno familiar, como também para aqueles que retornam para o seio familiar e precisam de um suporte para seguirem os seus caminhos, com transformações em suas vidas”, comenta a pedagoga.

Confira a Resolução N° 543/202 do CNJ na íntegra.

Prefeitura de Caruaru intensifica ações para prevenir queda de árvores e promover arborização sustentável

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), vem intensificando a identificação e avaliação das árvores com risco de tombamento na cidade. A maioria dessas árvores são algarobas, espécie exótica originária do Sudeste Asiático e da Índia, plantada no passado como solução para arborização, mas que, ao longo do tempo, se mostrou inadequada para o nosso ambiente urbano.

Segundo o secretário executivo da pasta, Alexandre Leite, “as algarobas possuem raízes superficiais, o que aumenta consideravelmente o risco de queda, especialmente em períodos chuvosos ou de solo encharcado. Além disso, trata-se de uma espécie invasora, que impede o crescimento de outras árvores ao seu redor, interfere em tubulações e rompe calçadas”.

A SSB está atuando na erradicação das algarobas que oferecem maior risco e, paralelamente, conduz um processo de recomposição com o plantio de espécies nativas, adequadas ao ambiente urbano. “Estamos selecionando árvores com copas amplas, que gerem sombra e contribuam para a redução das ilhas de calor, mas que tenham raízes profundas, evitando danos à infraestrutura urbana”, destaca Alexandre.

Para garantir a continuidade e expansão desse trabalho, a Prefeitura está ampliando sua rede de viveiros de mudas. Além do viveiro da Unidade de Conservação da Serra dos Cavalos e da sementeira do Parque Severino Montenegro, será implantado um novo viveiro no Parque Janelas para o Rio. “Essa estrutura vai aumentar significativamente nossa capacidade de produção e distribuição de mudas para plantio e doação à população”, afirma o secretário executivo.

Neste período chuvoso, a Secretaria está priorizando podas emergenciais de árvores que apresentam risco iminente, com um cronograma mais amplo de manutenção previsto para o fim do inverno, quando as condições climáticas forem mais adequadas.

A população pode colaborar com esse processo. Caso identifiquem árvores em risco de queda ou que estejam causando danos a estruturas como caixas d’água, cisternas ou redes de esgoto, os cidadãos podem protocolar o pedido de erradicação junto à Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB). Após análise técnica e emissão de laudo, a SSB realiza a remoção autorizada, acompanhada da compensação ambiental com novas mudas.

A URB está localizada na Rua Visconde de Inhaúma, nº 1191, no bairro Maurício de Nassau. Já a SSB funciona na Sementeira Municipal, na Avenida José Marques da Fonte, bairro Indianópolis. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Outras informações: (81) 9 8384-3216.

CARUARU CELEBRA CORPUS CHRISTI COM FERIADO MUNICIPAL, PROCISSÃO E GRANDE SHOW RELIGIOSO

A Diocese de Caruaru convida toda a população a vivenciar intensamente a Solenidade de Corpus Christi, que neste ano será ainda mais especial: a data volta a ser feriado municipal. No dia 19 de junho (quinta-feira), a cidade será tomada por uma profunda experiência de fé, adoração e comunhão, celebrando a presença real de Jesus na Eucaristia.

Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, é uma das festas mais significativas do calendário litúrgico da Igreja Católica. Celebra-se a presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados durante a Santa Missa, sendo uma ocasião de testemunho público da fé católica. A solenidade acontece sempre numa quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa.

Neste ano, a programação começa às 14h, na Igreja do Convento dos Capuchinhos, com a Exposição do Santíssimo Sacramento e Adoração. Às 16h, será celebrada a Santa Missa Solene, presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo Diocesano. Logo após, às 17h, os fiéis seguirão em Procissão Eucarística até a Catedral de Caruaru. Este momento também mantém viva a tradição dos tapetes de Corpus Christi, confeccionados pelas paróquias, por onde passará a procissão.

À noite, a celebração continua com um grande momento de louvor e evangelização. A partir das 19h, no Pátio de Eventos de Caruaru, haverá shows com Eliana Ribeiro e a banda Anjos de Resgate, dois grandes nomes da música católica no Brasil.

Que os fieis possam preparar a alma, reunir suas famílias e viver essa profunda jornada espiritual. Unidos como Igreja, mostrando que Caruaru é terra eucarística!

SERVIÇO:

Celebração de Corpus Christi
📅 Data: 19 de junho de 2025
📍 Locais: Igreja do Convento dos Capuchinhos / Catedral de Caruaru / Pátio de Eventos de Caruaru
🕑 14h – Exposição do Santíssimo e Adoração
🕓 16h – Santa Missa presidida por Dom José Ruy, Bispo de Caruaru
🕔 17h – Procissão Eucarística até a Catedral de Caruaru
🎶 19h – Shows com Eliana Ribeiro e Anjos de Resgate (no Pátio de Eventos)

Startups pernambucanas ganham ponte com o Reino Unido em novo programa de internacionalização

O ecossistema de inovação pernambucano deu mais um salto internacional. Nesta semana, por meio do programa Global.PE, o Governo de Pernambuco embarcou com 13 startups de base tecnológica para uma imersão nos principais polos de inovação do Reino Unido, com passagens por Londres, Birmingham e Manchester.

Com investimento de R$ 500 mil, a iniciativa está sendo promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e executada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), como parte das ações do programa Inova PE. O objetivo é claro: acelerar a internacionalização de soluções tecnológicas pernambucanas e posicionar o estado no radar global da inovação.

Super NINA, Interato Sistemas, Senfio, Musique, Happen, Escribo – Education Your Way, Zimbo, Camílio Empreendimentos Ltda, VOLTZX Tecnologia e Inovação LTDA, Evalle Engenharia e Serviços Ltda, Valley Space Tech, Rade Soluções e Consultoria, e LOC foram as startups selecionadas para a missão internacional.

A missão acontece até 18 de junho e conta com uma agenda estratégica de conexões com empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores internacionais. Um dos destaques será a participação das startups na London Tech Week, maior evento de tecnologia e inovação da Europa, além da integração à missão LATAC (Latin America and the Caribbean), voltada à conexão de países latino-americanos com o ecossistema britânico.

“O Global.PE é uma oportunidade única para que as startups pernambucanas conheçam ecossistemas maduros, troquem experiências, estabeleçam parcerias e tragam de volta uma nova visão de negócios para o Estado”, afirma a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

As empresas também participaram do Global Impact Bootcamp (GIB), programa de formação promovido pela consultoria uGlobally, em parceria com o UK-Brazil Tech Hub, iniciativa do governo britânico voltada ao desenvolvimento de empreendedores com potencial de atuação global.

“Pernambuco é hoje um polo de inovação com potencial de impacto global. Estamos muito felizes com essa parceria, que fortalece as conexões entre o Reino Unido e o Brasil e ajuda as startups locais a se posicionarem no cenário internacional”, destaca o cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani.

O Global.PE conta com recursos do Fundo Inovar-PE e é executado com apoio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).

Prazo para prestação de contas partidárias se encerra em 30 de junho

Encerra-se em duas semanas, precisamente em 30 de junho, o período para que as agremiações políticas encaminhem à Justiça Eleitoral a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2024. Tal entrega configura-se como obrigatória e deve ser realizada exclusivamente por intermédio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA).

Conforme a Lei dos Partidos Políticos (lei nº 9.096/1995), o balanço contábil do diretório nacional da legenda deve ser remetido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os diretórios estaduais devem encaminhar a prestação de contas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e os diretórios municipais, aos juízes eleitorais. A Justiça Eleitoral deve determinar a publicação dos balanços na imprensa oficial ou, na ausência desta, a afixação dos documentos no cartório eleitoral.

A prestação de contas partidária é submetida à fiscalização da Justiça Eleitoral, que avalia se as informações apresentadas refletem a real movimentação financeira da legenda, abrangendo receitas, despesas e a aplicação de recursos públicos, como os provenientes do Fundo Partidário.

O processo possui caráter jurisdicional e deve incluir os dados informados no SPCA, bem como os documentos comprobatórios exigidos. A resolução TSE nº 23.604, de dezembro de 2019, estabelece os itens que devem compor a prestação de contas. Entre eles, destacam-se:

Relação identificando o presidente, o tesoureiro ou aqueles que desempenharam funções equivalentes, bem como aqueles que os tenham efetivamente substituído no exercício financeiro da prestação de contas;
Relação das contas bancárias abertas;
Conciliação bancária, caso existam débitos ou créditos que não tenham constado dos respectivos extratos bancários na data de sua emissão;
Demonstrativo de recursos recebidos e distribuídos do Fundo Partidário;
Demonstrativo de doações recebidas;
Demonstrativo de obrigações a pagar;
Demonstrativo de dívidas de campanha;
Extrato da prestação de contas contendo o resumo financeiro do partido;
Demonstrativo de transferência de recursos para campanhas eleitorais efetuados a candidatos e diretório partidário definitivo ou provisório, identificando, para cada destinatário, a origem dos recursos distribuídos;
Demonstrativo de Contribuições Recebidas.
Os diretórios municipais que não tenham movimentado recursos financeiros nem arrecadado bens estimáveis em dinheiro no exercício financeiro de 2024 estão dispensados de apresentar a prestação de contas à Justiça Eleitoral, bem como de enviar declarações à Receita Federal. No entanto, é imprescindível que o responsável partidário entregue uma declaração formal de ausência de movimentação financeira no período.

A eventual desaprovação das contas por parte da Justiça Eleitoral não impede a participação do partido nas eleições. Contudo, tal decisão pode acarretar sanções administrativas, como a devolução de recursos ao Tesouro Nacional, a suspensão de novas cotas do Fundo Partidário e outras medidas determinadas pela legislação eleitoral.

Bolsonaro pede anulação da delação de Mauro Cid no STF

A defesa de Jair Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da delação premiada de Mauro Cid. Segundo os advogados do ex-presidente, o ex-ajudante de ordens teria mentido em depoimento recente e violado as cláusulas de sigilo previstas no acordo com a Polícia Federal.

A petição foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre a trama golpista. O pedido foi motivado por reportagem da revista Veja, que afirma que Cid usou redes sociais para vazar trechos sigilosos da delação.

Rede social da esposa

Durante a oitiva, Cid negou que usava redes sociais para se comunicar com investigados. Disse desconhecer o perfil “Gabriela R” no Instagram, nome que coincide com o de sua esposa, Gabriela Cid. Para a defesa de Bolsonaro, há indícios de que ele utilizou esse canal para divulgar conteúdo sigiloso.

Os advogados argumentam que, ao mentir e expor trechos da colaboração, Cid teria comprometido o acordo, o que justificaria sua anulação. Entre os benefícios ameaçados, está o direito de responder ao processo em liberdade.

Resposta da defesa

Em nota, a defesa de Mauro Cid afirmou que a reportagem da Veja é “mentirosa” e negou qualquer vínculo entre o ex-ajudante de ordens e o perfil citado. Também solicitou investigação sobre a titularidade das contas.

Cid firmou delação premiada com a PF no âmbito das investigações sobre tentativas de golpe e ataques ao sistema eleitoral. Ele já implicou diretamente Bolsonaro e ex-integrantes do governo em ações de desestabilização democrática.

Oitiva no STF

Na semana passada, Moraes iniciou os interrogatórios do chamado “núcleo 1” da trama golpista. Bolsonaro prestou depoimento, negou a intenção de dar um golpe de Estado e afirmou confiar nas instituições.

O caso segue sob sigilo e pode ter desdobramentos com impacto direto no futuro jurídico do ex-presidente. Se a delação for anulada, parte das provas obtidas poderá ser comprometida.