Rodrigo Pinheiro oficializa filiação ao PSD ao lado de Raquel Lyra, assume presidência municipal e reforça base do partido em Pernambuco

A noite desta segunda-feira (10) marcou um novo capítulo na trajetória política do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, com sua filiação oficial ao Partido Social Democrático (PSD). O evento, realizado no Maria José Recepções 1, lotou o espaço e reuniu lideranças de várias regiões do estado, consolidando o peso político de Caruaru no cenário estadual.

Além de oficializar sua entrada na legenda, Rodrigo também assumiu a presidência municipal do PSD. Em seu discurso, destacou a importância da palavra confiança como eixo de sua trajetória política e da aliança com a governadora Raquel Lyra. “Esse ato de filiação ao PSD só ratifica a certeza que temos no trabalho da governadora Raquel Lyra e da gestão estadual, que hoje entrega resultados concretos nos quatro cantos de Pernambuco. Estamos juntos nesse mesmo time, que trabalha com seriedade, escuta a população e retribui a confiança com ações reais, especialmente para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

“Enquanto alguns antecipam campanhas e apostam no discurso vazio, a gente escolheu trabalhar. Confiança se retribui com trabalho. Sempre estive ao lado de Raquel porque acredito na política feita com responsabilidade, no tempo certo, e com compromisso verdadeiro com Caruaru e com Pernambuco”, completou Rodrigo, que foi aplaudido por uma plateia formada por políticas, autoridades locais, estaduais e correligionários.

Raquel Lyra destacou a importância da aliança com Rodrigo e o projeto político em construção: “Rodrigo, filiar você ao nosso partido é mais do que um gesto político, é a reafirmação de um compromisso com Caruaru e com Pernambuco. A gente sempre falou da necessidade de unir nossa cidade e agora estamos juntos, com um propósito claro: fazer o nosso povo prosperar, sem deixar ninguém para trás”.

A governadora também reforçou o foco no trabalho e mandou um recado aos adversários: “Quem está focado em eleição não cuida do povo. A gente está aqui trabalhando com seriedade, entregando resultados de verdade, enquanto outros só pensam em palanque. A nossa política é feita no chão, não em cima de discursos em cima de um palanque. E é por isso que 2026 começa agora, com muito trabalho, pé no chão e compromisso com quem mais precisa”.

Também estiveram presentes ao evento: a vice-governadora Priscila Krause; a vice-de Caruaru, Dayse Silva; o ex-governador João Lyra Neto; o então presidente municipal do PSD, Osmarino Lamartine; o vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira; o presidente municipal do Podemos, Anderson Luiz; o deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos); e os prefeitos de Riacho das Almas, Belém de Maria, Cortes e Salgueiro, Dió Filho, Beto do Sargento, Fátima Borba e Fabinho Lizandro, respectivamente; além de demais autoridades.

Opinião: Cautelas Essenciais na Aquisição Imobiliária — Evitando Golpes de Vendedores

A compra de um imóvel é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer na vida e, por isso, exige uma série de cuidados e precauções. Infelizmente, o mercado imobiliário também é um terreno fértil para golpes e fraudes, que podem causar grandes prejuízos aos compradores desavisados. Este artigo tem como objetivo orientar sobre as cautelas essenciais para evitar cair em armadilhas e garantir uma aquisição imobiliária segura e tranquila.

A análise minuciosa da documentação do imóvel é o primeiro e mais crucial passo para evitar problemas. Para Lívia Santos, advogada especialista em Direito e Mercado Imobiliário, é fundamental verificar a regularidade da propriedade junto ao Cartório de Registro de Imóveis, conferindo a existência de ônus que possam comprometer a transação, se o vendedor de fato representa o proprietário — ainda que por meio de procuração —, a eventual existência de débitos registrados na matrícula, penhoras, entre outros. Tudo isso é possível por meio da consulta da matrícula do imóvel, cuja certidão pode ser emitida em até quatro horas em algumas cidades.

A análise da situação financeira e jurídica do vendedor é tão importante quanto saber o que está sendo comprado, pois golpistas frequentemente se aproveitam da ingenuidade dos adquirentes, apresentando-se como proprietários legítimos — mesmo sem sê-lo — ou ocultando dívidas que podem recair sobre o imóvel. Certidões de processos cíveis, criminais, de protestos e trabalhistas são alguns dos documentos que requerem análise cuidadosa.

Além dos documentos mencionados, quando se tratar de pessoa jurídica, é importante verificar o Contrato Social e eventuais alterações, a fim de identificar quem tem poderes para assinar pela empresa.

Uma dica: desconfie de imóveis com preços muito abaixo do valor de mercado sem justificativa aparente ou de vendedores que apressam demais a negociação e se recusam a apresentar a documentação completa.

A aquisição de um imóvel é um processo complexo, que exige paciência, pesquisa e cautela. Para a especialista, seguir essas orientações pode não apenas proteger o negócio, mas também garantir que o sonho da casa própria — ou a liquidez do investimento — não se transforme em um pesadelo.

Em caso de qualquer dúvida ou suspeita, não hesite em procurar orientação jurídica especializada.

Sobre Lívia Santos

É advogada, fundadora do escritório Lívia Santos Advocacia, especialista em Direito Imobiliário Empresarial e em Atividades Específicas para Loteamentos pelo Secovi/SP. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/PE.

Festival de Inverno de Garanhuns inicia sua 33ª edição nesta quinta-feira (10)

Em clima de música, arte e cultura, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está prestes a encantar multidões. Nesta quinta-feira (10), acontece a abertura oficial do maior festival multicultural da América Latina. O evento segue até o dia 27 de julho e pelo segundo ano consecutivo acontece sob a gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o patrocínio do Governo do Estado — por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) — além da Esportes da Sorte. O Festival também recebe o apoio de O Boticário, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas passem pela cidade durante os 18 dias do evento, proporcionando um impacto direto em setores de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio, turismo, serviços e economia criativa. Com um retorno econômico de aproximadamente 200 milhões na economia local, a ocupação hoteleira ultrapassa 90%, gerando milhares de empregos temporários. Mais do que números, o FIG deixa um legado duradouro: fomenta os equipamentos turísticos da cidade, promove a inclusão de artistas locais e fortalece o cenário cultural e econômico de Garanhuns durante o ano todo.

Com o tema ‘Tradição Viva, Cultura em Movimento’, a programação reúne centenas de atrações, espalhadas por 20 polos culturais, contemplando diversas linguagens artísticas, como música, circo, dança, teatro, literatura, artes visuais, fotografia, audiovisual e oficinas. Garanhuns receberá artistas de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria selecionada por meio dos editais convocatórios da Secretaria de Cultura, que também é responsável pela coordenação geral do evento.

“O Festival de Inverno é um evento de 35 anos que atrai pessoas de todo o Brasil desde a sua primeira edição. Por todo esse histórico e por ser um festival único, com o clima característico que apenas Garanhuns possui, segue movimentando e colocando a cidade no cenário nacional. O FIG também é um dos principais ativos econômicos de Garanhuns. Durante todo o mês de julho uma grande cadeia produtiva é impactada positivamente, gerando empregos diretos e indiretos, renda e oportunidades em diversas áreas”, destaca o prefeito Sivaldo Albino.

HOMENAGEM — O xilogravurista e cordelista J. Borges é o homenageado do FIG em 2025. Natural de Bezerros, o artista consagrado foi responsável por eternizar o imaginário nordestino com a arte criada através dos entalhes na madeira. Desde personagens populares da cultura regional, como cangaceiros, vaqueiros e cantadores até seres encantados, anjos e demônios, o artista falecido em 2024 se eternizou como um dos grandes mestres da cultura popular.

“O festival é um grande celeiro cultural. Além dos shows, o evento promove outras tantas manifestações artísticas, tais como teatro, artesanato, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e gastronomia. Este ano, a homenagem ao mestre J. Borges reforça essa diversidade, com exposições e atividades que conectam a tradição da xilogravura e expressões artísticas contemporâneas”, completa a secretária de Cultura, Sandra Albino.

IDENTIDADE VISUAL — A identidade visual do 33º FIG foi criada pelo xilogravurista e ilustrador Bacaro Borges. A proposta estética do FIG foi desenvolvida com o objetivo de representar, através da xilogravura, a alma do festival, suas múltiplas linguagens, além da identidade cultural do Nordeste e da cidade de Garanhuns. A arte criada por Bacaro traz figuras do povo, cenas cotidianas, manifestações culturais de rua e expressões típicas do Agreste pernambucano. “É uma satisfação enorme fazer este trabalho tão especial, porque o Festival de Inverno de Garanhuns é um evento conhecido nacionalmente e mundialmente. E a gente tem toda uma história com a cidade também. É uma cidade que eu particularmente gosto muito”, destacou o artista, que é filho de J. Borges.

MÚSICA – Além da Praça Mestre Dominguinhos, outros polos estarão abrigando as apresentações musicais, entre eles o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas, bem como o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.

CULTURA POPULAR – O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna vai reunir, de 19 a 27 de julho, atrações de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Cavalo Marinho Boi Pintado, Mestre João Limoeiro, Orquestra Henrique Dias e Coco Raízes de Arcoverde, comandado pelo Mestre Assis Calixto, também reconhecido como Patrimônio Vivo desde 2019. Além das apresentações no palco, os finais de semana contarão com cortejos saindo do Relógio das Flores, nos dias 12, 13, 19, 20 e 26 de julho, com atrações como o tradicional Boi da Macuca, Troça Carnavalesca John Travolta, o Bloco da Saudade, entre outros grupos.

GALERIA GALPÃO – Localizada na Escola Municipal Pe. Agobar Valença, a Galeria Galpão abrange uma vasta programação de artes visuais, fotografia e gastronomia. Dentre as atrações, o Projeto Xilogravura nas Escolas – Exposição Cosmovisões, de Cacau Arcoverde, propõe uma imersão no universo da arte que eternizou J. Borges. Além da exposição artística, o projeto vai transcender linguagens, com o relançamento do eBook “Atravessar, Apreender, Ensinar, ser Artista” e a exibição do documentário “J. Borges, Uma Vida na Xilogravura”.

CASA DOS SABERES – Diversas oficinas serão promovidas de 14 a 18 de julho na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, poesia, literatura, confecção de mamulengos, entre outros.

VIRTUOSI NA SERRA – Em sua XVIII edição, o Virtuosi na Serra abrange seis concertos de música erudita na Capela do Seminário São José, cartão postal da Cidade das Flores. Os pianistas Luis Felipe Oliveira e Lucas Thomazinho, o violista Rafaell Altino e a Orquestra Jovem de Pernambuco, responsável pela noite de abertura, sob regência de Carlos Anísio.

TEATRO – A programação do FIG contempla grandes espetáculos de teatro adulto, alternativo e infantil, que acontecem a partir da sexta-feira (18). Dentre os destaques, estão a apresentação inédita em Garanhuns do espetáculo ‘O Figurante’, com Mateus Solano; ‘Mulheres Solteiras Procuram’, com Luciano Szafir e Pitty Webo e ‘A Luta’, com Amaury Lorenzo. Todos os espetáculos serão realizados no Centro Cultural do Sesc Garanhuns.

SESC E SEBRAE – O Centro Cultural do Sesc Garanhuns vai contar com uma série de ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.

Ações da Prefeitura de Garanhuns
Durante todo o Festival de Inverno, a Secretaria de Saúde de Garanhuns vai atuar no Polo Mestre Dominguinhos com pronto atendimento, disponibilizando equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde para atender a população. Os polos da Lona de Circo Índia Morena, Palco Zé da Macuca e Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna também serão resguardados por ambulâncias e técnicos de enfermagem para prestação de primeiros socorros. Pensando na segurança dos consumidores, a Vigilância Sanitária atuará com fiscais que vão monitorar o acondicionamento e validade de alimentos e bebidas na área interna e externa de todos os polos, durante as tardes e noites do evento.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai distribuir equipes de assistentes sociais, educadores sociais e psicólogos, identificando crianças e adolescentes com pulseiras e realizando educação e prevenção, além de direcionar os trabalhadores do evento quanto à proibição da venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos. Em parceria com o Conselho Tutelar, a SASDH promove, nas dependências do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), o “Espaço Acolher”, com o objetivo de resguardar menores desacompanhados, perdidos, em situação de risco social ou que sejam flagradas realizando trabalho infantil.

No Polo Mestre Dominguinhos, a população também conta com o Camarote da Acessibilidade, local reservado para pessoas com deficiência que desejam curtir os shows. O espaço é gratuito e conta com intérprete de Libras, banheiro químico adaptado, programação em Braille e ampliada, técnico em enfermagem, material para primeiros socorros e profissionais de apoio. O local tem capacidade para 50 pessoas e o agendamento deve ser realizado na Casa dos Conselhos, na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis, ou pelo telefone (87) 99800-0019 (ligações e whatsapp). A comunidade surda também pode realizar o agendamento pela Central de Interpretação de Libras, no mesmo endereço e horário, ou pelo WhatsApp (81) 99736-2015.

Por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a pasta promove uma série de abordagens sociais nos polos e estabelecimentos privados, com o objetivo de alertar os comerciantes e população geral quanto às situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e do trabalho infantojuvenil. Nos dias 18 e 25 de julho, o Creas também realizará uma blitz educativa no posto da Polícia Rodoviária Federal. Já no Parque Euclides Dourado, durante o período de 16 a 27 de julho, a SASDH também irá montar uma tenda de orientações e prevenção à violações de direitos das crianças e adolescentes.

A segurança também é prioridade para o Festival de Inverno. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) atuará em uma central de videomonitoramento na Praça Mestre Dominguinhos, com câmeras instaladas nos acessos, no interior da praça e também no Parque Euclides Dourado. Além disso, a AMSTT também terá um efetivo de guardas municipais e agentes nos diversos polos do festival, atuando no controle de trânsito, orientação a pedestres e motoristas e na realização de rondas ostensivas e preventivas.

Garanhuns também conta com a Patrulha da Mulher, efetivo exclusivo para combate à violência de gênero. O serviço funciona 24 horas por dia e, para entrar em contato, a população pode ligar para 153 ou (87) 3762-7097, telefone da Guarda Municipal.

A Secretaria da Mulher deu início à distribuição de cartazes informativos da campanha “Ei, Moça” em bares, restaurantes e barracas nas proximidades do Polo Mestre Dominguinhos. O material traz frases de alerta e orientações sobre situações de risco, além de divulgar os canais disponíveis para denúncias. Durante o FIG, também serão entregues panfletos com informações sobre a prevenção da violência contra as mulheres. Além disso, em parceria com a Patrulha da Mulher, a Secretaria fará o acolhimento e o acompanhamento de possíveis vítimas, oferecendo suporte emocional e social durante o evento.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Defesa Animal de Garanhuns realiza mais uma edição do projeto Guardiões Ambientais. A iniciativa promove a sustentabilidade ambiental através da coleta seletiva dentro do evento. Durante a programação, profissionais que atuam como recicladores de resíduos sólidos vão receber fardamentos, alimentação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e, ao final de cada noite, poderão revender o material coletado a uma Associação de Catadores de Resíduos Sólidos parceira do evento.

A programação completa do 33º Festival de Inverno de Garanhuns está disponível no site fig.com.br e também no perfil oficial do Instagram do evento @figgaranhunsoficial.

Filiados do PSD estão animados com a filiação do prefeito Rodrigo Pinheiro

Filiados do Partido Social Democrático em Caruaru estão animados com o ingresso oficial à legenda do prefeito Rodrigo Pinheiro. A filiação de Rodrigo ocorrerá, na noite desta quinta-feira (10), a partir das 18h55, em uma casa de recepção local, contando com as participações da governadora de Pernambuco e atual presidente estadual do PSD, Raquel Lyra, e de demais lideranças correligionárias.

Em entrevistas ao Blog Capital, na tarde desta quarta-feira (09), o presidente e o vereador do PSD Caruaru, respectivamente, Osmarino Lamartine e Raminho Xavier, exaltaram a chegada de Rodrigo Pinheiro à legenda, que atualmente lidera o ranking de gestões em prefeituras no Estado, totalizando, agora, 70.

“A chegada de Rodrigo fortalecerá e muito à base do PSD em Caruaru e em todo o Estado, haja vista que ele já se consolidou como uma das principais lideranças políticas pernambucanas. O sentimento de todos do partido, compartilhado pelos vereadores Raminho Xavier e João Neto, é de muita felicidade de passarmos a contar no nosso quadro, com atuação e liderança do prefeito”, avaliou Osmarino.

“A filiação de Rodrigo Pinheiro representa um ganho enorme para o quadro do PSD, que já havia se fortalecido bastante com a chegada da governadora Raquel. Acredito que esse alinhamento partidário entre o prefeito e a governadores trará ainda mais melhorias para nossa Caruaru e o nosso mandato, assim como o de João Neto, se tende a se fortalecer ainda mais na Câmara”, analisou Raminho.

Governo do Estado lança licitação para construção de Batalhão de Polícia Militar

Cumprindo agenda na Mata Norte do Estado, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta terça-feira (8), importantes obras nas áreas de segurança e recursos hídricos. Durante visita ao município de Goiana, a chefe do Executivo estadual anunciou o início das obras da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com o objetivo de eliminar o rodízio de abastecimento de água na cidade e autorizou a publicação do edital de licitação para a construção da nova sede do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM). As duas ações somam investimentos no valor de R$ 18,5 milhões. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente.

“Estamos mudando a situação da Mata Norte do nosso Estado. Daremos fim ao rodízio de água em Goiana com a ativação de cinco poços e toda a estrutura necessária para garantir o abastecimento diário para a população. Ao mesmo tempo, estamos investindo R$ 12 milhões na construção do 27º Batalhão da Polícia Militar, fortalecendo a segurança da Mata Norte. É assim que o nosso governo trabalha, com planejamento, responsabilidade e entregas que chegam de verdade à vida das pessoas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com investimentos no valor de R$ 12 milhões, o novo batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) vai atender oito municípios da Mata Norte “Hoje, a companhia independente do município responde pelas cidades de Goiana, Condado, Itaquitinga e Itambé. Com a instalação do novo batalhão, haverá reforço de efetivo e viaturas, ampliando também a área de responsabilidade para Timbaúba, Camutanga, Ferreiros e Aliança”, detalhou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Com área total de 2.637,81 m², o projeto arquitetônico inclui guarita, bloco principal, quadra, recepção, auditório, setor administrativo, salas de reunião, refeitório, alojamentos e espaço para armazenamento de materiais. A execução da obra ficará sob responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com prazo estimado de 10 meses após a ordem de serviço.

Presente na solenidade, o prefeito de Goiana, Marcílio Régio, enalteceu a importância da iniciativa. “A chegada do Batalhão da Polícia Militar é um sonho de 30 anos, não somente de Goiana, mas de toda região da Zona da Mata. É uma obra muito importante. Isso mostra o compromisso do Governo do Estado com o nosso município”, pontuou o gestor municipal.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Executada pela Compesa, a obra de reforço no sistema de abastecimento de água de Goiana terá um investimento de R$ 6,5 milhões. O projeto inclui a reativação de cinco poços do Polo Farmacoquímico, a implantação de uma estação elevatória de água bruta e a construção de um novo reservatório metálico.

“Além da ação da Compesa, há uma série de investimentos que serão direcionados à requalificação da estação de tratamento de água para solucionar o problema histórico de baixa qualidade da água aqui em Goiana. Vamos começar a entregar esses poços a partir de agosto, e os cinco serão totalmente entregues até janeiro de 2026″, detalhou o diretor-presidente da Compesa, Alex Campos.

Com o aumento na oferta de água de 70 litros por segundo, a expectativa é que mais de 55 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas. O deputado estadual Antonio Moraes ressaltou que esta era uma necessidade da população da região. “Uma das grandes reclamações de Goiana era o abastecimento de água. O Governo do Estado está cumprindo o compromisso com essa obra muito aguardada pela população”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos) e Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas); o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; e o presidente da Câmara de Vereadores de Goiana, Eduardo Batista. Ainda acompanharam a agenda os prefeitos Eder Waltter (Vicência), Pedro Freitas (Aliança), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Henrique Queiroz (Buenos Aires), Albino Silva (Condado) e Paquinha (Macaparana).

Com R$ 6 milhões em investimentos, Programa Transforma PE chega ao Agreste com evento nas cidades de Garanhuns e de Caruaru

Micro, pequenas e médias empresas do Agreste pernambucano têm encontro marcado com a inovação, nesta terça-feira (8), durante a 1ª Rodada de Conexões do Programa Transforma PE, que será realizada das 14h às 17h, no Sebrae Garanhuns. Já, nessa quarta-feira (09) acontecerá a 2ª Rodada de Conexões, das 15h às 18h, no Armazém da Criatividade, em Caruaru.

Os eventos marcam o início das ações presenciais do programa no interior e busca aproximar empresários locais de oportunidades de financiamento para a transformação digital.

A iniciativa, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), vai destinar R$ 6 milhões a projetos de inovação desenvolvidos por empresas de base tradicional em parceria com empresas de tecnologia e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). Cada proposta poderá receber até R$ 100 mil, com previsão de apoio a até 60 projetos em todo o estado.

“Queremos democratizar o acesso à inovação e mostrar que a transformação digital também é para o pequeno negócio tradicional, como padarias, oficinas, lojas, confecções e outros segmentos que movimentam a economia local”, afirma a secretária de CT&I de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

O objetivo é impulsionar a transformação digital de negócios com atuação consolidada, mas que ainda não incorporaram soluções tecnológicas em seus processos. “As rodadas serão grandes oportunidades para empreendedores da região entenderem como participar do edital e iniciarem conexões com possíveis parceiros de inovação, promovendo também maior competitividade e geração de empregos em diversas regiões do estado”, destaca o diretor de Avanço Tecnológico da Secti/PE, Obionor Nóbrega.

O Transforma PE utiliza recursos do Fundo Inovar, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). A presença é gratuita e aberta ao público nos eventos. Mais informações sobre o edital e o Transforma PE estão disponíveis no site da Facepe e da Secti-PE.

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand para apurar o desvio de recursos públicos e fraudes em contratos em municípios do Ceará. Um dos alvos é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), que teve seu gabinete na Câmara dos Deputados vasculhado por agentes. As informações são do Congresso em Foco

As buscas foram autorizadas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da PF e com aval da Procuradoria-Geral da República.

A investigação aponta que o parlamentar estaria envolvido no repasse irregular de emendas parlamentares para prefeituras do Ceará, com parte dos recursos sendo desviada para financiar campanhas eleitorais. Além do deputado, outras cinco pessoas são alvo dos mandados. Gilmar Mendes também autorizou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em ativos de investigados e a apreensão de dados de celulares.

Esquema envolvia emendas, empresas e prefeituras

Segundo a PF, o grupo criminoso articulava o direcionamento de verbas públicas a prefeituras mediante pagamento de propina, além de manipular licitações em favor de empresas ligadas ao esquema. Os crimes investigados incluem lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e captação ilícita de sufrágio.

O nome de Júnior Mano surgiu nas investigações após uma prefeita denunciar, ainda em 2022, que aliados do deputado negociavam o repasse de emendas com retorno financeiro irregular. Ao menos 51 municípios cearenses teriam recebido os recursos, usados para consolidar a base política do grupo.

STF abrirá investigação sobre autoridades com foro

Gilmar Mendes determinou ainda a abertura de uma apuração específica sobre a eventual participação de autoridades com foro privilegiado na destinação ilícita de emendas. O ministro também mandou compartilhar todas as provas com a Controladoria-Geral da União para que servidores envolvidos possam ser responsabilizados administrativamente.

A Operação Underhand é a terceira ação da PF no Ceará relacionada ao mesmo esquema, sucedendo as operações Mercado Cláusula e Vis Occulta. Até a publicação desta reportagem, o deputado Júnior Mano não se pronunciou publicamente sobre o caso.

TJPE abre concurso para novos servidores; confira as oportunidades

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou, na noite desta segunda-feira (7/7), o Edital nº 01/2025, que regulamenta o concurso público para provimento de cargos de servidores(as) da instituição. O documento foi publicado no Diário de Justiça eletrônico nº 174/2025.

O concurso oferece vagas para cadastro de reserva para os cargos de Analista Judiciário – APJ, Função Judiciária; Analista Judiciário – APJ, Apoio Especializado/Analista de Sistemas; Oficial de Justiça – OPJ; Técnico Judiciário – TPJ, Função Judiciária; e Técnico Judiciário – TPJ Apoio Especializado/Programador de Computador.

As inscrições começam na próxima quarta-feira (9/7) e seguem até o dia 5 de agosto. Os valores são de R$ R$140,00 para os cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça e de R$100,00 para Técnico Judiciário.

As provas serão realizadas nos dias 21/9 (nível médio) e 28/9 (nível superior).

Acompanhe todas as informações sobre o concurso para servidores por meio dos canais oficiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Inscrições pelo endereço eletrônico www.ibfc.org.br

Edinho Silva é eleito novo presidente nacional do PT

O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva foi eleito, nesta segunda-feira (7), o novo presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores). A sigla realizou, no último domingo (6), o PED (Processo de Eleições Diretas), que escolheu os novos dirigentes do partido nos níveis nacional, estadual e municipal. As informações são da CNN.

O resultado foi proclamado mesmo com a indefinição sobre o pleito no diretório de Minas Gerais, que havia sido judicializado. A segunda instância do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) derrubou uma liminar nesta segunda e permitiu que a eleição no estado seja feita.

Edinho tinha apoiado velado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele pertence à CNB (Construindo Um Novo Brasil), corrente majoritária do PT, e substitui o senador Humberto Costa (PE) no comando do partido. Costa, por sua vez, estava como interino após Gleisi Hoffmann deixar a presidência da sigla para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula.

Conflito entre Poderes: o risco da escalada e a importância do diálogo

O recente embate entre o Executivo e o Congresso Nacional, provocado pela revogação de decretos presidenciais relacionados ao IOF, acendeu um alerta no sistema político brasileiro. A tensão exposta mostra o quanto a relação entre os Poderes da República — especialmente entre Executivo e Legislativo — se tornou frágil, repleta de disputas de protagonismo e riscos institucionais.

Em meio a esse cenário, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, teve um gesto que merece ser destacado: suspendeu tanto os decretos do presidente Lula quanto os atos do Congresso que os derrubaram. Mais do que uma decisão jurídica, o ato representou um chamado à responsabilidade institucional, com a convocação de uma audiência de conciliação entre as partes. A mensagem é clara: o conflito aberto entre os Poderes é perigoso.

Escalada de tensões, revanches legislativas e retaliações políticas não constroem soluções — ao contrário, agravam a crise democrática e fragilizam o pacto republicano. O protagonismo de Moraes, nesse momento, evidencia que o Judiciário pode — e deve — ser um agente de equilíbrio, não apenas um julgador técnico, mas um facilitador do diálogo.

Há um temor real de que o Congresso, ao impor derrotas ao Executivo, esteja sinalizando uma disposição de avançar também sobre o Judiciário. O episódio do IOF foi interpretado por ministros do Supremo como um aviso: o Legislativo está disposto a testar seus limites. E quando os limites institucionais são desafiados sem um mínimo de prudência, a democracia corre riscos.

É preciso reconhecer que as tensões entre os Poderes fazem parte da dinâmica democrática, mas é fundamental que essas disputas se deem dentro dos marcos do diálogo, da institucionalidade e do respeito mútuo. Quando as regras do jogo são substituídas por tentativas de imposição ou afrontas simbólicas, todos perdem: o governo, o parlamento, o Judiciário e, sobretudo, a sociedade.

A conciliação proposta por Moraes não resolve o impasse por si só. Mas é um passo importante. É a demonstração de que, mesmo em tempos polarizados, ainda há espaço para a política no sentido mais nobre do termo — como arte de construir consensos e preservar a estabilidade democrática.

O Brasil não pode se dar ao luxo de alimentar crises institucionais permanentes. Diante dos desafios econômicos, sociais e ambientais que o país enfrenta, o mínimo que se espera dos Poderes da República é maturidade e compromisso com o bem comum.

Que a conciliação seja um caminho — e não apenas um gesto.