Artigo: Você já planejou sua carreira para 2016?

Por Dolores Affonso

É isso mesmo. Não é um erro de digitação, nem você leu errado! Estou falando do planejamento da sua carreira para 2016 sim. Se você deseja estar em um nível diferente, numa outra empresa, num cargo específico; ou seja, ter o sucesso que você quer em 2016, precisa começar a se mexer já!

Isso não significa que o ano de 2015 está perdido ou será só de planos; muito pelo contrário, será de planejamento e aplicação prática! Mas o planejamento tem que começar agora. Você deve saber que todas as empresas que não querem ficar “apagando incêndios” diariamente fazem planejamentos de curto, médio e longo prazos, que são revistos periodicamente e constantemente adaptados à nova realidade.

E você? Tem feito isso com sua carreira? Todo profissional que não quer ficar para trás e que tem objetivos definidos deve fazer o mesmo.

Você já deve ter ouvido falar que, num bom planejamento, as empresas avaliam o mercado, buscando oportunidades que possam aproveitar e ameaças que devem evitar e se avaliam internamente, observando as forças que precisam manter e as fraquezas que devem melhorar. Para isso, costumam usar a Matriz SWOT.

Para quem não sabe o que é, a Matriz SWOT – Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) – tem o objetivo de ajudar nesta análise e na construção de cenários para planejamento das ações.
Na gestão de carreira, com um coaching, é possível fazer o mesmo: planejar, construir cenários e realizar ações, alcançando os objetivos.

Para você entender melhor e começar já a aplicar as ferramentas de coaching para obter os resultados que almeja e estar no patamar que deseja em 2016, ou quem sabe ainda em 2015, compartilho uma das ferramentas mais poderosas: a Matriz SWOT.
Transportando a matriz empresarial para sua carreira, podemos considerar que:

Análise Externa: diz respeito ao mercado de trabalho, com suas oportunidades e ameaças. Neste contexto, você deve analisar e listar todas as oportunidades: novas posições na empresa, outras empresas, novos nichos, novas leis, ou seja, os movimentos do mercado. Com relação às ameaças, deve ficar atento aos concorrentes diretos e indiretos dentro da empresa e fora dela, mudanças na empresa, movimentos do mercado etc.

Análise Interna: diz respeito a você, seus pontos fortes e fracos. Deve ser muito sincero e crítico consigo mesmo nesta etapa, pois é preciso analisar-se com cuidado. Liste suas habilidades, competências, potencial, mas avalie também suas dificuldades e limitações em todas as áreas.

Após listar tudo isso, reflita sobre cada quadrante que combina:

Fraquezas e Ameaças: identifique como suas fraquezas, se combinadas às ameaças, podem prejudicar sua carreira e como você pode diminuir este impacto negativo. Trabalhe nas suas fraquezas, melhorando-as. Busque um novo conhecimento, uma nova habilidade etc.

Fraquezas e Oportunidades: desenvolva estratégias que possam minimizar os pontos fracos, juntamente com o aproveitamento das oportunidades. Busque crescimento, desenvolvimento, mudança.

Forças e Ameaças: tire o máximo proveito dos seus pontos fortes. Use-os para minimizar as ameaças. Utilize suas competências e habilidades.

Força e Oportunidades: aproveite ao máximo as oportunidades, sempre usando seus pontos fortes para potencializá-las.
Pense nisso, aplique e veja os resultados em sua carreira!

Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade (www.congressodeacessibilidade.com ).

Custo médio da energia para a indústria subiu para R$ 403,8 por MWh, diz Firjan

O custo médio da energia para a indústria brasileira subiu de R$ 402,2 por megawatt-hora (MWh) para R$ 403,8 por MWh, diz o estudo Quanto Custa a Energia Elétrica para a Indústria do Brasil?, divulgado hoje (4) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O aumento é de12% em relação ao custo médio de R$ 360,7 registrado no final de 2014. O valor considera a entrada em vigor da bandeira tarifária mais os primeiros reajustes do ano, informou à Agência Brasil o gerente de Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Cristiano Prado.

Com isso, a previsão de aumento do custo da energia para a indústria foi atualizada pela Firjan, passando de 27,3% no ano passado para 34,3%, devido ao fim do subsídio do Tesouro Nacional. “Considerando que provavelmente teremos bandeira tarifária vermelha o ano inteiro, a previsão de aumento chega a 40% para este ano. Isso sem incluir o aumento do custo de energia de Itapu, que vai ser repassado, e o que as distribuidoras  podem pedir de reajuste extraordinário, que não sabemos quanto é”, disse Prado. A expectativa é que o custo da energia para a indústria nacional supere 40% no decorrer deste ano, podendo atingir em dezembro R$ 504,81 por MWh.

Prado disse que a discussão que tem de ser feita é como se pode diminuir, eventualmente, o impacto disso sobre a indústria. “Ninguém quer fazer estripulia no setor. Já percebemos que tem que ser feito de forma estrutural mas, para discussão, sempre defendemos a redução dos impostos, e o governo sempre disse que isso diminuiria a arrecadação. Agora, porém, no momento em que a base está aumentando muito, talvez seja possível reduzir os impostos e, ainda assim, aumentar a arrecadação. Esse é um caminho que pode e deve ser discutido.”

Para ele, a gravidade do aumento do custo da energia não atinge somente a indústria. “Atinge o país como um todo. Engloba o preço dos produtos que chegam à mesa do trabalhador, que vão ficar mais caros e eleva o custo também das mercadorias exportadas pelo Brasil”, disse o economista. A situação pode pôr em risco a indústria nacional, avaliou.

O Brasil ocupa atualmente a sexta posição entre os 28 países que têm o custo de energia mais caro do mundo para a indústria. A liderança do ranking é ocupada pela Índia, com custo de R$ 596,96 por MWh.

No ranking estadual de custo médio industrial, o Pará apresenta o maior custo (R$ 548,88), e o Amapá, o menor (R$ 324,65). São Paulo perdeu uma posição e passou para a décima sétima colocação, com o aumento de 0,7% no custo da energia após o reajuste das distribuidoras CPFL Jaguari, CPFL Mococa, CPFL Santa Cruz, CPFL Sul Paulista e CPFL Leste Paulista.

Agreste de Pernambuco oferece opções de retiros espirituais durante o Carnaval

No agito das cidades não é fácil encontrar tempo livre para descansar. E fazer isso em meio à natureza, cercado de amigos, é mais difícil ainda. Por isso, os retiros espirituais realizados anualmente no período de Carnaval costumam ser procurados pelas pessoas que desejam reservar o feriadão para refletir e fazer novas amizades.

No interior de Pernambuco, a Igreja Adventista do Sétimo Dia promove este ano retiros espirituais em diversos lugares. Chácaras, clube, praia e até um antigo internato vão receber fieis no período de 13 a 17 de fevereiro. Durante o feriadão, os participantes vão orar, louvar e promover momentos de reflexão sobre temas da Bíblia. A maioria das programações vai incluir palestras para jovens, seminários para casais, atividades esportivas para todas as idades e recreação para crianças.

É o caso do retiro previsto para ser realizado no antigo Educandário Nordestino Adventista (ENA), em Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco, que dispõe ao todo de 500 vagas. De acordo com os organizadores, além de cultos e palestras, haverá campeonatos esportivos, passeios a cachoeira e trilha.  Para as crianças será realizado o Kids Day, um dia de diversão com pula-pula, piscina de bolinhas e apresentação da Turma do Nosso Amiguinho.

Confira agenda dos retiros do Agreste de Pernambuco

Onde: Antiga sede do Educandário Nordestino Adventista (ENA) – (Belém de Maria/PE)

Localização: Belém de Maria (PE)

Instalações: Dormitórios, apartamentos (valor do aluguel do apartamento não incluso na inscrição), área para montar barracas de acampamento e quadra de esportes

Quando: 13 a 17 de fevereiro de 2015

Inscrição: R$ 200 (adulto), R$ 100 (crianças entre 7 e 10 anos), crianças entre 0 e 6 anos não pagam (alimentação inclusa)

Vagas: 500

Quem pode ir: Público em geral

Programação: Cultos, palestras para jovens, seminários para casais, concurso musical, atividades esportivas (futsal, vôlei e basquete) e recreação para crianças

Contato: Marcelo – (81) 9150-1413 / (87) 9962-5135

 

Onde: Chácara Devaneios (Brejão/PE)

Localização: Fazenda Mata do Mel, Brejão, a 20 km de Garanhuns

Instalações: Alojamento feminino e alojamento masculino, área para montar barracas de acampamento, piscina, campo de futebol e voleibol

Quando: 13 a 18 de fevereiro de 2015

Inscrição: R$ 40 (sem alimentação) ou R$ 90 (alimentação inclusa)

Vagas: 120

Quem pode ir: Público em geral

Programação: Cultos a cada quatro horas, durante todo o período do retiro; culto diariamente às 5h30; palestras para casais e jovens; evangelismo na vizinhança da chácara programado para o sábado (14) e Santa Ceia

Contato: Paulo (87) 9940-5146

 

Onde: Clube de Campo Quatro Cantos (Pesqueira/PE)

Localização: Estrada PE 217 (que liga Pesqueira a Alagoinha), situado a 4 km de Pesqueira

Instalações: Alojamento feminino e alojamento masculino, área para montar barracas de acampamento, piscina, quadra de vôlei, campo de futebol e salão de jogos

Quando: 13 a 17 de fevereiro de 2015

Inscrição: R$ 60 (alimentação inclusa)

Vagas: 200

Quem pode ir: Público em geral

Programação: cultos, gincana e palestra

Contato: César (87) 9185-4268

 

Onde: Chácara (Chã Grande/PE)

Localização: Chã Grande (PE)

Instalações: Casa (reservada para idosos), área para montar barracas de acampamento e piscina

Quando: 13 a 17 de fevereiro de 2015

Inscrição: R$ 100 (alimentação inclusa)

Vagas: 50

Quem pode ir: Membros e visitantes da Igreja Adventista

Programação: Cultos, palestras, gincana, atividades esportivas

Contato: Elizandra (81) 9833-0011 / (81) 9239-6790

Shopper Experience recruta recém-aposentados brasileiros para atuarem como clientes secretos

A Shopper Experience, maior empresa do Brasil em avaliação do atendimento ao consumidor por meio de pesquisas com clientes secretos, está selecionando brasileiros recém-aposentados, beneficiários da Previdência Social brasileira. O Projeto Aposentados, que está sendo desenvolvido pela empresa, tem a proposta de avaliar o atendimento prestado nos postos do INSS.  A visita é sigilosa e remunerada; os interessados em fazer a inscrição devem enviar um e-mail para contato@secretshopper.com.br com o título APOSENTADOS.

Com expertise no consumo inclusivo, a Shopper Experience criou, em 2010, o núcleo “Peritos da terceira idade”. Com a iniciativa, a empresa possui mais de 3.700 clientes secretos com mais de 60 anos, os “espiões-consumidores”, testando o atendimento prestado aos consumidores sêniores. O “Peritos da terceira idade” surgiu da análise de atendimento de “clientes secretos” com mais de 60 anos – profissionais liberais, aposentados e donas de casa que integram a equipe de pesquisadores da terceira idade.

“A Shopper Experience tem uma base com mais de 80 mil pessoas que atuam como clientes secretos, sendo 5% da terceira idade. Começamos a observar que nos relatos de atendimento desses pesquisadores palavras como invisível e descaso se repetiam, ou seja, o atendimento ao idoso está sendo negligente e desrespeitoso. A partir daí, decidimos investir em um projeto que possa dar origem a um levantamento criterioso e amplo; que possa mostrar aos empresários o dano financeiro e social causado por um atendimento equivocado”, afirma Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e pioneira no Brasil na metodologia.

Na opinião da executiva, empresários e gestores de empresas ainda não despertaram para o real significado e o potencial de negócios representado pela terceira idade. “O consumo da terceira idade é similar aos demais, mas há demandas específicas. Para citar um exemplo, podemos apontar a numeração em roupas. Nem todos os clientes enxergam as etiquetas e isso pode ser constrangedor.

O ideal é que o vendedor, delicadamente, mencione as especificações da peça”, afirma a executiva, acrescentando que uma queixa frequente é que muitos vendedores tratam os idosos como “consumidores invisíveis”; em outras situações, o preconceito é evidente, pois funcionários olham para os clientes da terceira idade e acham que eles não vão comprar.

Mais idosos, mais desafios

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de pessoas com mais de 60 anos soma hoje 14,5 milhões – 8,6% da população total do país. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, sendo que em 1991 essa parcela de brasileiros correspondia a 7,3% da população.

“As estatísticas são claras e mostram que é imperativo mudar a cultura de serviços, sobretudo do atendimento ao consumidor. Diante desse cenário, o novo desafio do varejo é entender como o atendimento é conduzido hoje, as principais falhas e as oportunidades de melhoria. Ao entender os anseios do cliente da terceira idade, o empresário pode reduzir as perdas nas vendas do presente, além de antecipar produtos e serviços que podem potencializar o desempenho no futuro”, analisa a presidente da Shopper, acrescentando que a Shopper Experience atua nesse cenário, auxiliando o empresário a se preparar para atingir novos patamares de atendimento ao cliente.

SHOPPER EXPERIENCE

Com produtos inovadores e serviços exclusivos, a Shopper Experience – empresa brasileira líder da indústria de mystery shopping (cliente secreto) – produz conhecimento sobre a experiência dos clientes com produtos e marcas. O trabalho de uma equipe formada por especialistas experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto – conceito que foi implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e presidente da Shopper Experience –, faz com que a Shopper Experience tenha o maior índice de recompra e recomendação do setor, atendendo a clientes como C&A, Bradesco e TAM, entre outros.

A Shopper Experience possui uma área de negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de “barriga no balcão”. Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, 80 mil consumidores, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante – o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas. Entre os produtos da Shopper Experience, destacam-se Secret Shopper/Cliente SecretoCustomer Experience e Pesquisas ad hoc (qualitativas e quantitativas).

Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, é autora do livro “Cliente secreto – A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor”. A executiva ministra palestras internacionais e nacionais; atua há 15 anos no Conarec e é responsável pela pesquisa e premiação “As empresas que mais respeitam o consumidor”.www.shopperexperience.com.br

Caruaru realiza dia D de combate à dengue e a chikunguya neste sábado

A secretaria de saúde de Caruaru, realiza neste sábado, 7, o dia D de combate à dengue e a chikunguya. A equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental estará no Marco Zero a partir das 8h, realizando um trabalho de conscientização à população, com abordagens educativas, distribuição de panfletos e orientações. Também haverá a distribuição de peixes  como um método alternativo de controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A ação tem como objetivo alertar e avançar no processo de sensibilização e adesão da população às propostas de prevenção da dengue e febre chikunguya. Por meio do Setor de Vigilância Ambiental que vem intensificando as ações de controle do mosquito transmissor da Dengue e Febre chikunguya, os Agentes estarão visitando residências, realizando tratamento focal, difícil acesso, recolhimento de pneus, tratamento Peri focal em pontos estratégicos e pontos de ônibus.

As atividades não são isoladas e o coordenador do PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue), Daniel Silva, ressalta a participação de uma equipe de 124 agentes de endemias, realizando as visitas e orientações domiciliares em 13 bairros do município.

Crise hídrica já eleva o custo de vida do consumidor, aponta Fecomercio

A crise no abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, em curso desde o ano passado, já refletiu no custo de vida do paulistano. Segundo o Custo de Vida por Classe Social (CVCS) para a região metropolitana de São Paulo, apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), sofreram impacto grupos como Alimentação e bebidas e Habitação.

Enquanto os preços de produtos e serviços cresceram em média 6% no acumulado de 2014, o subgrupo Refrigerante e água mineral – subitem do grupo Alimentação e bebidas, integrante do grupo Alimentação no domicílio – registrou incremento de 13,3% no período. Em 2013, o subgrupo havia se elevado em 6,73%.

Quando se avalia o mesmo subitem, de Refrigerante e água mineral, no grupo Alimentação fora do domicílio, o aumento detectado foi de 6,43%, enquanto em 2013 a alta havia sido de 11,63%. A elevação dos preços foi maior em 2013, pois não houve reajuste de imposto sobre bebidas frias em 2014. Com isso, o repasse de custos ao consumidor direto por estabelecimentos como bares e restaurantes – que possuem estoques menores do que supermercados, por exemplo – foi menor no ano passado.

De acordo com o levantamento, o peso desses dois subitens, dentro e fora do domicílio, somados, atingiu praticamente 1% do peso geral do CVCS. Isso significa que esses aumentos provocaram um impacto de 0,1 ponto porcentual no total do índice de 2014. Ou seja, se os preços do grupo estivessem estáveis, o CVCS encerraria o ano com alta de 5,9% (e não de 6%). Em 2013, a contribuição desses dois subitens foi ligeiramente inferior: de 0,08%.

Em Habitação, o impacto foi diferente em dois subitens que integram o grupo. Enquanto os preços médios do subitem Taxa de água e esgoto, cujo peso é de 1,3% no CVCS geral, acumularam queda de 27,34% em 2014 (graças à adoção de bonificação para os consumidores que economizassem água), o subitem Energia elétrica residencial encerrou 2014 com incremento de 16,49% – contribuindo com 0,54% de aumento no índice geral. O motivo foi o maior uso de energia térmica para complementar o abastecimento, dependente de hidrelétricas.

Na avaliação da FecomercioSP, além de encurtar o poder de compra das famílias, tanto a água como a energia são essenciais para a sobrevivência humana e para o setor produtivo. Em 2015, os preços desses bens essenciais tendem a se manter elevados até que haja uma reversão da atual situação.

Tratamento tributário diferenciado
Com o anúncio da redução da base de cálculo da água, publicado nesta terça-feira (3) no Diário Oficial, enquadrando o recurso como um item da cesta básica, a FecomercioSP avalia que os preços devem sofrer menor pressão altista, tendo em vista que a carga tributária incidente passa a ser menor.

O decreto altera a base de cálculo do ICMS e é válido para embalagens retornáveis de dez a 20 litros.

Com a alteração, um garrafão de água de 20 litros com o valor de R$ 13,50, com alíquota atual de 18%, passará a ter carga tributária de 7%. Isso significa que esse mesmo item passará a custar cerca de R$ 12, ou seja, deve haver uma queda estimada de 11%. Levando em conta que o peso da água na composição geral do IPV (Índice de Preços do Varejo, que compõe o CVCS) é de 0,95%, a medida deve implicar um recuo de -0,12 ponto porcentual no indicador.

A assessoria econômica reforça que não houve uma alteração de alíquota, somente a base de cálculo foi modificada para se chegar a uma nova carga tributária, por meio da redução da base de cálculo. Esse tipo de alteração é concedida pelo Poder Executivo via decreto, focando em produtos específicos de acordo com o cenário econômico.

Metodologia
O Custo de Vida por Classe Social (CVCS) é formado pelo Índice de Preços de Serviços (IPS) e pelo Índice de Preços do Varejo (IPV) e utiliza informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE. Contemplam as cinco faixas de renda familiar (A, B, C, D e E) para avaliar os pesos e os efeitos da alta de preços na região metropolitana de São Paulo em 247 itens de consumo. A estrutura de ponderação é fixa e baseada na participação dos itens de consumo obtida pela POF de 2008/2009 para cada grupo de renda e para a média geral. O IPS avalia 66 itens de serviços e o IPV, 181 produtos de consumo.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ela representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 155 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – aproximadamente 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Mercado Cultural de Gravatá com programação neste fim de semana

Todos os fins de semana, os comerciantes dos boxes do Mercado Cultural de Gravatá , com o apoio da Prefeitura através da Secretaria de Turismo, oferecem aos clientes uma programação especial, com música de qualidade, infraestrutura e gastronomia variada.

No sábado, 7 de fevereiro, tem Jarbas Travassos, e no domingo, 8 de fevereiro, é a vez de Waldir Lyra se apresentar. A entrada é gratuita, e as atrações se apresentam a partir das 13h.

Caruaru entre as 40 cidades com melhores números de formalização de MEIs

O município de Caruaru sempre se destacou pelo grande potencial empreendedor, sobretudo com as micro ou pequenas empresas. Por muito tempo o município viveu uma realidade de alto índice de informalidade, algo característico da situação da maioria dos comerciantes das feiras. Mas, os dados divulgados no Portal do Empreendedor apontam que essa informalidade vem diminuindo substancialmente. Esta nova realidade também é confirmada pela Sala do Empreendedor e pelas entidades que ajudam no desenvolvimento dessas empresas.

No universo de crescimento de formalização se destacam os Microempreendedores Individuais. No Brasil, são 4.703,992 pessoas registradas como MEIs e, em Caruaru, são 7.378, o que mostra que nossa região realmente se destaca. Os três setores que se destacam no universo dos MEIs são: comércio varejista de vestuário e acessórios, 1.069 pessoas; facção de peças de vestuário, 438 pessoas; e cabeleireiros, 433 pessoas. No geral, é observado que há uma proximidade na quantidade de homens e mulheres que são MEIs e a faixa etária mais comum entre eles é 31 e 40 anos.

Outro dado positivo foi divulgado pela Receita Federal sobre a quantidade de pessoas que se cadastraram no Simples Nacional em 2014, que somam 15.712 empresários.

Em 2014, o Sebrae Nacional, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizou um levantamento para observar os avanços no processo de implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos 5.565 municípios brasileiros. Nesta mesma análise, Caruaru ficou entre os 40 municípios que mais apoiam o empreendedorismo no País. Os critérios da seleção consideram pontos como: o apoio que o município oferece para os pequenos empreendedores participarem das compras governamentais, a facilidade e desburocratização oferecida para a abertura de empresas, a atuação do Agente de Desenvolvimento local, o cenário econômico local, suas oportunidades e potencial.

Como estudar bem mesmo cansado?

Por Paulo Ribeiro, consultor e empreendedor

Um dos maiores problemas enfrentados por quem precisa estudar é conseguir conciliar uma rotina de estudoscom todas as outras atividades e obrigaçõesdesgastantes que as pessoas normalmente já possuem.

Casa, trabalho, família, cuidados com a saúde, entre outros. Muitos são os compromissos que demandam tempo e energia. Mas, para passar no vestibular, num concurso público, em exames ou certificações, é importante aprender a conciliar os estudos com o restante das atividades.

Mais que tempo, é preciso considerar também a disposição, ou energia, para conseguir realizar tudo. Afinal, de nada adianta estudar durante a madrugada, cansado, se no outro dia tudo já for esquecido. Nessa situação, muitos se perguntam: é possível estudar bem mesmo cansado?

Para ajudar nessa missão, o expert em aprendizado, Paulo Ribeiro, desenvolveu uma metodologia chamada A2E: Ajuste Atividade – Energia. Ela consiste em fazer o ajuste ideal de atividades a serem desempenhadas durante o dia com a energia de cada pessoa ao realizar as atividades.

Por exemplo, pode-se dividir o estudo do inglês entre: escuta, pronúncia, leitura e escrita. Para cada uma dessas atividades, o cérebro reage de uma maneira diferente. Algumas são mais cansativas que outras algumas precisam de total atenção. Da mesma maneira ocorre com outros conteúdos: a teoria e a prática, memorizar ou fazer exercícios, e por aí vai.

Dessa forma, é interessante adequar as atividades que exigem mais energia aos momentos em que o estudante se encontra mais disposto. De contrapartida, pode-se deixar os conteúdos mais “leves” para quando o estudante se sentir mais cansado. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a disposição do aluno em busca de um melhor rendimento.

Paulo oferece um curso gratuito chamado “Aprenda Mais, Estude Menos”, com dicas e táticas para um estudo mais eficaz. O link para inscrições: http://aprendizadoacelerado.com/curso-gratis/

Ele é recomendado para qualquer pessoa que deseje aprender técnicas para um estudo mais eficiente, que permitam bons resultados em concursos, vestibulares, exames da OAB, certificações, ou outros.

 

Mais de 70 milhões foram emprestados aos microempresários de Caruaru

A Diretoria de Microcrédito da Prefeitura de Caruaru fez o balanço de crédito que foi liberado até 2014, os resultados superaram a expectativa. Até agora foram R$ 71.199.450,66 em crédito, apenas do programa CrediAmigo, que é uma iniciativa do Banco do Nordeste voltada ao microempresário. Em Caruaru essas pessoas são pequenos comerciantes, mototaxistas, feirantes, cabeleireiros, entre outras modalidades, que têm participação significativa no giro da economia local.

Segundo o balanço, só no mês de novembro de 2014, o valor contratado foi de R$ 1.315,394,75, que foram investidos nos setores do comercio, prestação de serviço e microindústria.

A parceria entre a Prefeitura e o BN iniciou em 2011 e desde então vem surpreendendo na quantidade de pessoas beneficiadas e na baixa inadimplência. O CredAmigo tem os juros mais baixos do mercado e oferece acompanhamento com orientações para sugerir a melhor aplicação do dinheiro no negócio.

“Podemos dizer que esses 70 milhões são um marco na história de desenvolvimento socioeconômico da cidade. É notório que há muita dificuldade em começar um negócio e manter um bom crédito no mercado. Oferecemos esta opção com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, gerar empregos e aumentar a renda das pessoas”, acrescentou o diretor de Microcrédito da Prefeitura, Zélio Ribeiro.

Quem deseja solicitar ou tirar dúvidas sobre o programa, pode ir até a Diretoria de Microcrédito, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Rio Branco, nº 315, no Centro. A documentação necessária para solicitar o crédito é: CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência e comprovante de renda (caso tenha).