Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Armazém da Criatividade em Petrolina e impulsiona inovação no Sertão

No fim da tarde desta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra autorizou, em Petrolina, o início das obras do Armazém da Criatividade, iniciativa em parceria com o Porto Digital. Com investimentos de R$ 51 milhões na interiorização da inovação, além da implantação da unidade, o plano de expansão dos espaços prevê unidades avançadas em Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe. Antes da cerimônia, a chefe do Executivo estadual visitou, ao lado do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, a Carreta Digital, iniciativa do Governo Federal voltada à capacitação itinerante de jovens de baixa renda. A ação foi realizada na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

“O início das obras do Armazém da Criatividade representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização da inovação e da tecnologia. Em parceria com o Porto Digital, estamos criando um ambiente que vai estimular o empreendedorismo, formar talentos, apoiar novos negócios e gerar oportunidades para a população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Armazém da Criatividade será construído com a proposta de aproximar infraestrutura, formação de talentos, apoio a startups e transformação digital das principais cadeias produtivas do interior, criando condições para a geração de empregos qualificados, o aumento da competitividade e o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento. O local escolhido para abrigar o Porto Digital Petrolina será o antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado às margens do Rio São Francisco.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, ressaltou o papel da pasta no fortalecimento tecnológico. “É muito importante contar com um instrumento como o Porto Digital em Petrolina. O Ministério das Comunicações tem o papel de fortalecer a infraestrutura digital no Brasil e, aqui em Pernambuco, não está sendo diferente”, afirmou o ministro.

O espaço que abrigará o equipamento está localizado em um terreno de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do Armazém da Criatividade. “O Porto Digital é uma política pública consolidada, que agora chega a Petrolina, no Sertão do São Francisco. O que estamos trazendo hoje é mudança de vida e inovação para a juventude”, afirmou a titular da pasta.

Anfitrião do evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou a chegada da iniciativa. “É um momento marcante e histórico para a nossa cidade. As startups terão a oportunidade de iniciar suas atividades e atuar na inclusão digital, na geração de empregos, de oportunidades e de educação, mas, acima de tudo, na promoção da cidadania”, afirmou o gestor municipal.

A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços. “Petrolina tem condições que não vemos em nenhum outro lugar do Brasil. O município é referência no agro e na exportação, e esperamos que, em um futuro próximo, também se torne um grande polo exportador de inovação e tecnologia”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Para o presidente da Fundação Nilo Coelho e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o início das obras representa a concretização de um sonho e um investimento no futuro das novas gerações. “O Governo de Pernambuco está realizando esse sonho, resgatando esse projeto e, acima de tudo, ajudando a construir um novo futuro para essa criançada e para as gerações que aqui vão sonhar junto conosco”, destacou.

Acompanharam o evento o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho; os deputados estaduais Antônio Coelho e Edson Vieira; os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Corrinha de Geomarco (Dormentes), Cloves Ramos (Afrânio), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Thallita Fonseca (Camutanga) e Rogério Ferreira (Jatobá); além de vereadores e lideranças locais.

São João: CRO-PE orienta população sobre cuidados com a saúde bucal durante as festas juninas

Com a chegada do período junino, marcado pelas tradicionais comidas típicas e pelas celebrações em todo o Nordeste, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) orienta a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal durante as festividades. Durante essa época do ano, é comum o aumento no consumo de alimentos ricos em açúcar e de maior rigidez, como pé de moleque, milho, cocada, pipoca e maçã do amor, que podem provocar problemas como fraturas dentárias, quebra de restaurações e danos em aparelhos ortodônticos.

O presidente do CRO-PE, João Godoy, destaca que é possível aproveitar o São João sem abrir mão dos cuidados com a saúde bucal. “As festas juninas fazem parte da nossa cultura e são um momento de confraternização muito importante para os pernambucanos. Mas é fundamental que a população tenha atenção ao consumo excessivo de alimentos muito duros e açucarados, além de manter a rotina de higiene bucal mesmo durante os festejos”, afirmou.

O CRO-PE reforça que a escovação após as refeições, o uso diário do fio dental e a ingestão adequada de água ajudam a prevenir problemas como cáries, inflamações gengivais e mau hálito. A orientação também vale para pacientes que utilizam próteses, facetas, lentes de contato dental e aparelhos ortodônticos, já que esses casos exigem ainda mais cuidado na mastigação de alimentos mais rígidos.

O Conselho também alerta que, em situações de dor, fraturas dentárias ou qualquer outra urgência odontológica durante o período junino, a recomendação é procurar um cirurgião-dentista regularmente inscrito no CRO-PE. “A prevenção continua sendo o melhor caminho para garantir um São João tranquilo, com saúde e qualidade de vida”, completou João Godoy.

Câmara de Caruaru encerra sessões do semestre legislativo com pacote de projetos aprovados

A Câmara Municipal de Caruaru encerrou, nesta quinta-feira (18), as sessões ordinárias do primeiro semestre legislativo com a aprovação de uma ampla pauta de projetos voltados à gestão pública, inclusão social, mobilidade urbana e meio ambiente. Após a sessão ordinária, os vereadores realizaram uma reunião extraordinária para concluir a tramitação das matérias apreciadas ao longo do dia.

Entre os destaques está a ampliação da gratuidade no transporte coletivo para pessoas com fibromialgia e outras doenças correlatas, além da criação do Programa Municipal de Micro Florestas Urbanas de Caatinga. Também avançaram propostas relacionadas à reestruturação de cargos públicos, regulamentação do estacionamento rotativo e alterações nas regras de funcionamento do Conselho Tutelar.

O Legislativo ainda aprovou projetos que tratam da reorganização de conselhos municipais, ampliação de direitos para pessoas com deficiência, mudanças na carreira fiscal e medidas administrativas para diferentes áreas da gestão municipal. Em discussão única, foram aprovadas a regulamentação da Lei do Governo Digital na Câmara e a denominação de espaços da nova sede do Poder Legislativo.

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o Título de Cidadania Caruaruense ao advogado Saulo de Tarso Gomes Amazonas e o parecer prévio do Tribunal de Contas sobre as contas do Executivo referentes ao exercício de 2024. A maior parte das matérias recebeu votação unânime, marcando o encerramento do semestre legislativo com uma pauta extensa e diversificada.

Confira os horários dos shows do Alto do Moura deste fim de semana

O Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura, se prepara para mais um fim de semana de intensa movimentação durante o São João de Caruaru 2026. Reconhecido como um dos espaços mais tradicionais da festa e considerado o maior centro de artes figurativas das Américas, o polo reúne música, gastronomia, artes plásticas, dança e manifestações culturais que atraem milhares de visitantes de Pernambuco e de diversas partes do Brasil.

Ao longo do período junino, o Alto do Moura se transforma em um verdadeiro palco da cultura nordestina. Além dos shows, o público encontra uma rica programação cultural, ateliês de mestres artesãos, apresentações de grupos folclóricos, culinária regional e o acolhimento característico da comunidade local. Todos os anos, centenas de milhares de pessoas circulam pelo polo, consolidando o espaço como um dos destinos mais procurados do Maior e Melhor São João do Mundo.

Neste fim de semana, a programação do Polo Mestre Vitalino promete animar moradores e turistas com grandes nomes da música nordestina. No sábado (20), a partir das 12h, sobem ao palco Petrúcio Amorim, um dos compositores mais importantes do forró, além de Noda de Caju e Garota Safada. Já no domingo (21), das 12h em diante, a festa continua com Forró da Brucelose e os cantores Novinho da Paraíba e Matheus Vinni.

A expectativa é de mais uma grande presença de público, movimentando a economia local e fortalecendo a tradição do Alto do Moura como um espaço onde a arte, a cultura popular e o forró se encontram para celebrar a identidade nordestina. Com atrações para todas as idades e uma experiência que vai muito além da música, o polo segue como uma das principais referências do São João de Caruaru.

Polo das Quadrilhas – O Polo das Quadrilhas é um dos espaços mais emblemáticos e emocionantes do São João de Caruaru, reunindo grupos que mantêm viva uma das mais importantes tradições juninas do Nordeste. Ao longo da programação, o público acompanha apresentações marcadas por coreografias elaboradas, figurinos coloridos, encenações temáticas e muito talento, valorizando a cultura popular e o trabalho desenvolvido durante todo o ano pelos quadrilheiros. Realizado no Centro Multicultural do Alto do Moura, o polo se tornou referência para amantes da dança e das tradições juninas, atraindo espectadores de diversas cidades e fortalecendo o papel das quadrilhas como patrimônio cultural e expressão artística fundamental da identidade nordestina.

Confira, abaixo, a programação deste fim de semana:

Polo Mestre Vitalino

Sábado, 20 de junho
Petrúcio Amorim – 12h
Noda de Caju – 14h
Garota Safada – 16h

Domingo, 21 de junho
Brucelose – 12h
Novinho da Paraíba – 14h
Matheus Vinni – 16h

Polo das Quadrilhas

Sábado, 20 de junho (a partir das 12h)
Lourival Lira e Banda Bagagem
Quadrilha Junina Flor de Caruá
Grupo Tradição de Caruaru
Quadrilha Junina Brincantes do Sertão
Quadrilha Junina Animadrilha
Quadrilha Junina Zé Matuto

Domingo, 21 de junho (a partir das 12h)
Forrozão Pé de Moleke
Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru

Caruaru recebe comitiva internacional para conhecer experiência exitosa de inclusão sanitária na agricultura familiar

Referência nacional no fortalecimento da agricultura familiar, Caruaru recebeu, nesta semana, uma comitiva formada por representantes de instituições nacionais e internacionais para conhecer experiências exitosas do município na área de inclusão sanitária. A agenda foi coordenada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Istituto Zooprofilattico Sperimentale delle Venezie (IZSVe), da Itália.

A programação incluiu visitas a agroindústrias familiares certificadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), onde a comitiva conheceu ações de adequação sanitária, inclusão produtiva e fortalecimento da produção rural. Durante os encontros, também foram apresentados os avanços de Caruaru na estruturação de políticas públicas para o setor e discutidas possibilidades de futuras cooperações técnicas.

“Esse intercâmbio valoriza o trabalho desenvolvido no município e fortalece nossas ações voltadas à inclusão produtiva, à regularização sanitária e à geração de oportunidades para os produtores rurais”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento.

Líder do governo Lula, Jaques Wagner é alvo da PF em caso do Banco Master

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a nona fase da Operação Compliance Zero. Entre os alvos está o líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner, que é investigado por suposta participação em um esquema ligado ao sistema financeiro. Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Bahia e São Paulo, autorizados pelo ministro André Mendonça, do STF.

Outro investigado é o empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro. Segundo a PF, a operação busca esclarecer a possível atuação de um agente público com foro privilegiado em irregularidades envolvendo o Banco Master e outras instituições financeiras. Os nomes dos alvos não foram divulgados oficialmente pela corporação.

Além das buscas, a Justiça determinou medidas cautelares como monitoramento eletrônico, suspensão de passaportes e proibição de contato entre os investigados. De acordo com a Polícia Federal, os fatos apurados podem configurar crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A Compliance Zero investiga suspeitas de fraudes financeiras, negociações irregulares de ativos e possíveis esquemas de corrupção. Jaques Wagner, que ainda não se pronunciou sobre a operação, já havia tido o nome citado em reportagens relacionadas a negócios envolvendo o Banco Master. O senador nega qualquer participação em irregularidades.

PF volta às ruas e lança nova ofensiva da Operação Compliance nesta quinta-feira

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente público em um esquema de irregularidades envolvendo instituições do sistema financeiro nacional.

Em nota, a corporação informou que cumpre 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal. O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado; e Augusto Ferreira Lima, sócio no Banco Master, estão entre os alvos.

Segundo a PF, também estão sendo cumpridas medidas cautelares como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaporte.

“Os fatos investigados podem caracterizar, em tese, os crimes de corrupção passiva, de corrupção ativa e de lavagem de dinheiro”, detalhou a nota.

Em nota, a defesa de Augusto Lima considerou “desnecessárias” as diligências realizadas pela PF na manhã de hoje.

“Augusto Lima está há seis meses à disposição das autoridades para esclarecer os fatos em apuração. De todo modo, as medidas contribuirão para demonstrar que os fatos apurados nesta fase da investigação são rigorosamente lícitos”.

PRF apreende carga de conhaque avaliada em mais de R$ 500 mil; mercadoria era transportada sem nota fiscal

Uma carga de 2.400 caixas de conhaque avaliada em mais de meio milhão de reais, que era transportada sem nota fiscal, foi apreendida, na noite de terça-feira (16), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi realizado durante uma fiscalização na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano.

Polícias realizavam uma fiscalização na rodovia, quando deram ordem de parada a um caminhão coberto por lonas. Ao abrir o compartimento de carga do veículo, foram encontradas 2.400 caixas de conhaque, contendo cada uma 12 garrafas do produto. Ao todo foram apreendidos, 25,9 mil litros da bebida.

O motorista informou que havia pego a mercadoria em São Paulo para entregar em Custódia, no Sertão.

O caminhão foi conduzido ao pátio, para ser encaminhado à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), para a adoção dos procedimentos legais

Adquirir bebidas sem nota fiscal representa um grave risco à saúde do consumidor. Esses produtos podem vir do mercado clandestino e conter metanol ou outra substância que coloque em risco a vida das pessoas.

18 de Junho – Dia do Orgulho Autista, por Jorge Quintino

O Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, é um momento de reflexão, conscientização e valorização da diversidade humana. A data nos convida a compreender o autismo para além de uma visão limitada aos desafios e dificuldades, reconhecendo que pessoas autistas possuem características próprias, formas singulares de perceber o mundo e inúmeras potencialidades.

Falar em orgulho autista não significa ignorar as necessidades de apoio, acompanhamento terapêutico, acessibilidade ou políticas públicas eficazes. Pelo contrário, significa defender que cada pessoa autista tem o direito de ser respeitada em sua individualidade, de receber os suportes necessários e de participar plenamente da vida em sociedade.

O orgulho está em afirmar que o autismo não diminui a dignidade de ninguém. Pessoas autistas podem estudar, trabalhar, criar, inovar, estabelecer relações afetivas e contribuir de maneira significativa para suas comunidades quando encontram ambientes acolhedores e oportunidades reais de desenvolvimento.

Mais do que celebrar uma data, o Dia do Orgulho Autista nos lembra da importância de combater o preconceito, promover a inclusão e construir uma sociedade capaz de reconhecer que as diferenças não são obstáculos à convivência, mas elementos que enriquecem a experiência humana. Respeitar, ouvir e incluir pessoas autistas é um compromisso de todos nós.

Jorge Quintino é vereador em Caruaru e defensor da causa autista!

No Sertão do Araripe, governadora Raquel Lyra entrega PE-560 e 84 títulos de propriedade

“Não se brinca com a esperança do povo.” Foi com essas palavras que a governadora Raquel Lyra marcou o encerramento de uma extensa agenda de entregas e investimentos no interior do Estado, nesta quarta-feira (17). Em Bodocó, no Sertão do Araripe, a gestora entregou a PE-560, obra aguardada há cerca de 60 anos pela população da região, além de garantir mais segurança jurídica para 84 famílias com a entrega de títulos de propriedade e reforçar a educação municipal com dois novos ônibus escolares.

“Estamos trabalhando para fazer a diferença. Oitenta e quatro famílias receberam as escrituras das suas casas, em Pernambuco já foram quase 20 mil. Também entregamos mais de 11 quilômetros de estrada entregue com a PE-560, com mais de R$ 30 milhões investidos, muitas vezes já prometido. Onde passa estrada, passa dignidade, passa desenvolvimento econômico. Mais do que isso, é a conexão de um povo que trabalha, estuda aqui, faz seu comércio. Não se brinca com a esperança do povo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Uma das entregas foi a da PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba e que era aguardada há cerca de seis décadas pelos moradores da região. Com extensão de 14,4 quilômetros e investimento de R$ 31,8 milhões, a obra beneficia diretamente mais de 34 mil pessoas, promovendo mais segurança viária, mobilidade e desenvolvimento econômico para o Araripe.

O prefeito de Bodocó, Dr. Otávio, celebrou a conclusão de uma demanda histórica da população. “Estamos fazendo a maior entrega de infraestrutura da história de Bodocó. Muitas vezes foi frustração, mas hoje é a concretização de um pedido do povo. A estrada nos ajuda muito, mas tem muita coisa sendo feita”, declarou.

A intervenção contemplou serviços de terraplenagem, drenagem, implantação de pavimentação, acostamentos, sinalização horizontal e vertical, construção de bueiros e de uma ponte com 30 metros de extensão, além de dispositivos de proteção ambiental. A nova rodovia elimina trechos de leito natural, reduz o tempo de deslocamento e fortalece o escoamento da produção local.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da região. “Com essa estrada, chegamos a mais de R$ 900 milhões de investimento na malha viária do sertão. São estradas que garantem o desenvolvimento local, além da segurança viária para a população sertaneja”, disse.

O senador Fernando Dueire ressaltou o trabalho conjunto para viabilizar os investimentos no Sertão. “Temos trabalhado muito de mãos dadas porque ninguém faz nada sozinho”, afirmou.

Durante a agenda, a governadora também entregou 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres. A iniciativa garante segurança jurídica às famílias e assegura o direito definitivo à moradia.

Uma das beneficiárias foi Maria de Fátima Ferreira da Silva, que celebrou o momento tão aguardado pela família. “É um momento de gratidão. Hoje recebemos em mãos o documento que comprova que o que nós tínhamos há anos realmente é nosso. Nada compra isso”, disse.

A deputada estadual Socorro Pimentel destacou a transformação vivida pela região. “É nítida a diferença do Araripe no passado recente e o que ele é hoje. Estamos vivenciando um momento de transformação, inaugurando essa rodovia tão sonhada para o povo da nossa região”, afirmou. O deputado estadual Jarbas Filho classificou a agenda como histórica para o município. “São mais de 80 títulos de posse que vão dar dignidade às pessoas que esperavam isso há tanto tempo. Mas a grande entrega de hoje é um sonho que o povo esperou por 60 anos, que é a PE-560”, disse.

O deputado federal Túlio Gadêlha ressaltou o impacto social das ações realizadas pelo Estado.“Essa é a importância de ter representantes que conheçam a terra. A primeira política pública é ter o título, e essas famílias receberam hoje e têm recebido cada vez mais ações do Estado, impactando na vida da população”, afirmou.

Já o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou a parceria entre Estado e municípios para tirar projetos do papel. “Muitas vezes os prefeitos têm a vontade, mas não têm a parceria estadual para transformar os planos em realidade. Hoje os municípios têm a sorte de contar com uma mão amiga que ajuda”, declarou.

No município, a gestora também entregou dois novos ônibus escolares para a rede pública de ensino de Bodocó, com investimento de R$ 798 mil.

Acompanharam a agenda o secretário Túlio Vilaça (Casa Civil), o secretário executivo de Educação, Marcos Nunes; os prefeitos Teto Teixeira (Moreilândia), George de Sidney (Granito), Júnior Pinto (Exu), Elbinha (Trindade) e Corrinha de Geomarco (Dormentes); o vice-prefeito de Ouricuri, Assis, e outras lideranças locais.