No Sertão do São Francisco, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 23 milhões em investimentos para educação e infraestrutura de Orocó

Cumprindo extensa agenda no Sertão do São Francisco nesta quarta-feira (17), a governadora Raquel Lyra esteve em Orocó para autorizar obras e anunciar novos investimentos nas áreas de educação e infraestrutura. Com aporte no valor de R$ 23,7 milhões, o Governo de Pernambuco autorizou a construção de uma nova escola em tempo integral e o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, importante polo de fruticultura irrigada do Sertão pernambucano. Na ocasião, a gestora também entregou a segunda Cozinha Comunitária do município.

“Estamos chegando a Orocó com investimentos que transformam a vida das pessoas, fortalecendo a educação, ampliando a segurança alimentar e melhorando a infraestrutura do município. Estamos garantindo o início das obras da recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida e às Agrovilas. O município de Orocó está em festa. Dessa forma, seguimos construindo um Pernambuco mais justo, com ações que chegam a todos os territórios”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Durante a solenidade, foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, importante polo de fruticultura irrigada localizado no Sertão de Pernambuco, e de pavimentação em paralelepípedos nas Agrovilas 5, 6, 7, 8 e 9. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

Na área da educação, a governadora autorizou o início das obras da nova Escola de Ensino Fundamental dos Anos Finais em Tempo Integral, que terá capacidade para atender até 969 estudantes. O investimento na construção da unidade ultrapassa R$ 11,5 milhões. Também foi formalizado convênio para aquisição de equipamentos permanentes destinados à rede municipal de ensino, com aporte superior a R$ 2,2 milhões.

O prefeito de Orocó, Ismael Lira, destacou a importância dos investimentos para o município. “O município de Orocó está em festa. São obras esperadas há muito tempo. É o pacote de investimentos mais aguardado da história do município. O Governo de Pernambuco tem feito uma transformação real na vida do povo”, afirmou o gestor municipal.

O município sertanejo foi contemplado, ainda, com a entrega da segunda Cozinha Comunitária da cidade, a unidade Marliete Maria de Souza, localizada no Projeto Brígida. O equipamento integra o Programa Bom Prato e oferecerá cerca de 200 refeições gratuitas por dia para famílias em situação de vulnerabilidade social. “É comida na mesa para as famílias, garantindo mais dignidade para todos. Essa cozinha é para o povo”, afirmou Andreza Pacheco, secretária de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas.

Presente na agenda, o senador Fernando Dueire afirmou que: “É um dia histórico para o povo de Orocó. São obras que vão mudar a realidade do município”. O deputado federal Túlio Gadêlha complementou. “Orocó está em festa. É política pública de verdade chegando para o povo”, afirmou o parlamentar.

Também acompanhando a comitiva da chefe do Executivo estadual, o deputado estadual Aglailson Victor celebrou os anúncios para a cidade. “O Governo de Pernambuco vem mudando a história do desenvolvimento, da infraestrutura e da saúde dos municípios”, afirmou. Por sua vez, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, afirmou que a gestão estadual vem mudando a realidade do povo pernambucano. “São investimentos como esses que estão sendo feitos hoje que estão fazendo a diferença na vida da população”, finalizou.

Acompanharam o evento os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Pedro Neves (Mobilidade e Infraestrutura) e Francisco Sena (executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação), os prefeitos Corrinha de Geomarco (Dormentes), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Calby Carvalho (Belém de São Francisco), Cloves Ramos (Afrânio) e Catharina Garziera (Lagoa Grande), além do ex-prefeito de Petrolina Odacyr Amorim. Vereadores e lideranças locais também acompanharam o evento.

Em Cabrobó, governadora Raquel Lyra vistoria obras da nova estação de tratamento de água e qualificação da PE-510

Retomando uma intensa agenda no Sertão, a governadora Raquel Lyra vistoriou, nesta quarta-feira (17), em Cabrobó, Sertão do São Francisco, as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município, acompanhou o andamento da requalificação na PE-510 e realizou a entrega de dois novos ônibus escolares para a rede municipal de ensino.

“Muito em breve, nós vamos ter quase o triplo do fornecimento de água tratada e de excelente qualidade para a população da cidade de Cabrobó. Às margens do Rio São Francisco, falta d’água não é justificável e a gente tem aqui uma reparação histórica para Cabrobó. Essa estação é uma tecnologia nova, são R$ 16 milhões de investimento em uma obra que estará entregue em quatro meses. Tudo isso zelando pelo dinheiro público fazendo as coisas do jeito certo e garantindo justiça social para nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, o projeto contempla a modernização da atual Estação de Tratamento de Água (ETA) e a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

“Nós vamos instalar um total de 32 ETAs, isso faz parte do programa Águas de Pernambuco, um grande projeto em várias cidades do Estado. Somente este equipamento teve mais de R$ 16 milhões de investimento e vai eliminar de uma vez o rodízio aqui na cidade de Cabrobó”, explicou o diretor-presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

O prefeito do município, Galego de Nanai, destacou o impacto dos investimentos do Governo do Estado na região. “São mais de R$ 50 milhões de investimento do Governo de Pernambuco aqui na nossa cidade. ETA, creche, ônibus, convênio de reforma de escola, convênio de pavimentação, cozinhas comunitárias. Tudo fruto de uma forte parceria”, afirmou o prefeito.

Além da agenda voltada à segurança hídrica, a governadora vistoriou as obras da PE-510, importante ligação viária para o desenvolvimento econômico e a mobilidade da região. Em uma extensão de 19 quilômetros, entre a sede do município de Cabrobó e Ponta da Ilha da Assunção, a obra recebeu investimento de R$ 16,3 milhões e deve ser concluída ainda neste ano.

O senador da República, Fernando Dueire, ressaltou a capacidade de entrega do Governo. “São resultados de trabalho sério. É água, cozinha comunitária, asfalto. A gestão estadual realmente tem uma capacidade de entrega muito grande”, declarou.

Já o deputado federal Túlio Gadêlha ressaltou o impacto da ETA para o futuro do município. “É água limpa na torneira. Esse sistema tem capacidade para atender uma demanda muito superior à atual, mostrando que é uma obra planejada para o futuro de Cabrobó. O Governo de Pernambuco vem garantindo segurança hídrica para as cidades que mais precisam, em uma política que melhora a vida das pessoas”, disse.

Presente no ato, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também destacou a relevância das intervenções para a população sertaneja. “São obras fundamentais que transformam a realidade e projetam um futuro com dignidade e respeito. A gente vê a Compesa chegando junto, mas, acima de tudo, pelo poder de decisão do Governo de Pernambuco, que é o que transforma a realidade de Cabrobó”, declarou.

Acompanharam a governadora os deputados estaduais Jarbas Filho e Aglailson Victor e os prefeitos George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Clóvis Ramos (Afrânio), Catharina Garziera (Lagoa Grande), Calby Carvalho Cruz (Belém do São Francisco), Ismael Lira (Orocó), além de outras lideranças políticas locais.

Asces-Unita avança na saúde bucal com implantação de fluxo digital e oficina de reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica

O Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e a Asces-Unita realizarão uma ampla agenda nesta quarta e quinta-feira, em Caruaru, para apresentação do Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência. Também fará parte da programação de oficinas e instruções, a entrega dos equipamentos do Fluxo Digital para confecção de próteses dentárias. O novo serviço integrará a rede de atenção básica de saúde ligada às clínicas da Asces-Unita.

Os equipamentos entregues exclusivamente para a Instituição de Caruaru pelo Ministério da Saúde servirão para digitalizar e automatizar a confecção de próteses dentárias (coroas, facetas e próteses), substituindo os moldes de gesso por modelos virtuais 3D. Eles proporcionam maior precisão, reduzem etapas manuais e diminuem o número de consultas necessárias para o paciente. Serão entregues 01 scanner intra oral, 1 notebook, 1 impressora 3D e 1 equipamento para lavagem e cura, além das resinas para impressão.

O Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (criado pela Lei nº 15.116) garante atendimento odontológico gratuito pelo SUS para mulheres que sofreram agressões físicas. Ele é oferecido prioritariamente em hospitais, clínicas públicas ou conveniadas, como é o caso da Clínica-escola do curso de Odontologia Asces-Unita.

O programa tem como objetivo principal restaurar a saúde bucal, a função mastigatória e a autoestima das vítimas. Muitas vezes, a violência doméstica deixa sequelas graves na face e nos dentes, gerando marcas físicas e emocionais que dificultam o convívio social e a retomada da vida.

A programação de oficinas contará com a presença da coordenação geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, da coordenação estadual de saúde bucal do Estado de Pernambuco e também da Gerência Regional de Saúde.

Serviço

Implantação do fluxo digital para produção de próteses dentárias e apresentação do Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

17/06 e 18/06/2026

8h às 16h30

Asces-Unita – Campus I – Auditório e Clínica-escola de Odontologia   

Estudante da Rede Municipal de Ensino de Caruaru é selecionado para etapa estadual do Concurso Ler Bem

Dando continuidade à 16ª edição do Concurso Ler Bem, realizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas (ASPA), 10 estudantes do 4º ano da Rede municipal de Ensino de Caruaru, classificados na primeira etapa, passaram por mais uma eliminatória na última semana. A avaliação do corpo de jurados analisou quesitos como desenvoltura, habilidade na leitura e entonação.

Nesta etapa, foi selecionado um estudante da rede que irá representar Caruaru na etapa semifinal estadual do concurso, que acontece no dia 24 de julho. Nesta categoria, o estudante vencedor foi Luan Limeira de Assis, da Escola Municipal Professor Leudo Valença.

“Estou muito feliz e grato por esta aprovação. Independente do resultado, sei que já sou vitorioso. Quero agradecer à minha escola, à minha família e aos meus professores, que fazem parte também dessa conquista. Obrigado a todos”, afirmou o estudante Luan.

Central reforça elenco com Anderson Feijão e Cesinha para fase mata-mata da Série D

De olho no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro, o Central segue fortalecendo o elenco para a sequência da competição. Nesta quarta-feira, a Patativa confirmou as contratações do meio-campista Anderson Feijão e do atacante Cesinha, atletas que chegam para ampliar as opções da comissão técnica na luta pelo acesso à Série C.

Anderson Feijão desembarca em Caruaru após passagem pelo Manaus-AM. O jogador assinou contrato com o clube alvinegro até o término da Série D de 2026 e chega com a missão de acrescentar experiência, criatividade e qualidade ao setor de meio-campo em um momento decisivo da temporada.

Já Cesinha foi contratado após defender o Porto-BA. O atleta reforçará o sistema ofensivo do Central e é mais uma aposta da diretoria para aumentar o poder de ataque da equipe nos confrontos eliminatórios. O jogador já realizou os exames médicos e está apto para ser inscrito na competição.

Os dois reforços se apresentam ao elenco nesta quarta-feira e iniciam imediatamente os trabalhos com o restante do grupo. Com as novas peças, o Central busca ganhar força para os desafios do mata-mata e manter vivo o sonho do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Bruno Lambreta destaca avanço de ações de terraplanagem em comunidades rurais e loteamentos de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

Durante uso da tribuna na sessão dessa terça-feira da Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta, destacou uma série de ações de terraplanagem que estão sendo realizadas em diferentes regiões de Caruaru. Conforme o vereador, os serviços atendem demandas apresentadas pela população e por parlamentares, beneficiando comunidades da zona rural e áreas urbanas do município.

Lambreta ressaltou a continuidade dos trabalhos no 4º Distrito, incluindo a recuperação da estrada que liga a comunidade de Xicuru à Serra de São Bento, além de vias transversais da região. “A gente tem que prestar contas do que nós solicitamos e do que somos provocados pela população de Caruaru. Continua a ação de terraplanagem que liga a comunidade de Xicuru até a Serra de São Bento e também serão feitas algumas transversais adjacentes através dos nossos pedidos”, afirmou.

O presidente da Câmara também destacou intervenções no 1º Distrito, no trecho que dá acesso à comunidade de Olho d’Água da Cana, próximo à divisa com o município de Poção. Ele agradeceu a parceria entre o Governo do Estado e órgãos ligados ao setor agrícola. “É uma ação importante, porque existe um grande fluxo de moradores e também de distribuição da agricultura familiar e dos produtores da região”, pontuou.

Outro destaque foi o início dos serviços de terraplanagem no loteamento Ramiro Miguel de Sousa. De acordo com Bruno Lambreta, a medida traz melhorias imediatas para a mobilidade dos moradores enquanto as obras definitivas de pavimentação não são executadas. “A terraplanagem não resolve definitivamente o problema, isso só acontecerá com o calçamento, mas sabemos que já alivia bastante a situação das vias que estão recebendo esse serviço”, declarou.

Ao concluir o pronunciamento, o vereador agradeceu ao prefeito Rodrigo Pinheiro, às secretarias municipais envolvidas e ao Governo do Estado pela execução das ações. Segundo ele, os investimentos representam avanços importantes para a infraestrutura e a qualidade de vida das comunidades beneficiadas.

STF inicia sessão que vai decidir se Eduardo Bolsonaro será condenado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu há pouco a sessão que vai decidir se o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro será condenado pelo crime de coação no curso do processo.

O colegiado julga ação penal na qual Eduardo é réu pela acusação de incentivar os Estados Unidos a decretarem, no ano passado, o tarifaço contra as exportações brasileiras para pressionar a Corte a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro no processo da trama golpista.

O primeiro a falar será o relator, ministro Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório do processo, um resumo de todas as etapas percorridas.

Em seguida, a acusação será lida pelo representante da Procuradoria-Geral da República (PGR).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A defesa de Eduardo Bolsonaro será feita pela Defensoria Pública da União (DPU).

Após as sustentações, a palavra será concedida a Moraes, que votará pela condenação ou absolvição do filho do ex-presidente Bolsonaro.

Os demais votos serão proferidos pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e pelo presidente do colegiado, Flávio Dino.

Em novembro do ano passado, o STF aceitou denúncia da PGR no inquérito que apurou a atuação de Eduardo Bolsonaro junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte e a aplicação de sanções econômicas da Lei Magnitsky.

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina na quarta

O prazo para o pagamento do boleto da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 termina nesta quarta-feira (17).

O valor é R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para a quitação está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso usar a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Em caso de necessidade de reimpressão, o participante deverá gerar novamente a GRU Cobrança na mesma página eletrônica.

Meios de pagamento
O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Sem devolução de valor
O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

Também não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição realizado em duplicidade nem se for enviado um valor diferente de R$ 85.

O edital público do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Confirmação da inscrição
A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil.

Caso o valor do pagamento seja inferior a R$ 85, a inscrição não será confirmada.

Isenção da taxa de inscrição do Enem
O Inep concedeu gratuidade no Enem 2026 a candidatos dos seguintes perfis:

alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico;
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Novo limite de R$ 134 mil para o MEI avança na Câmara e pode ser aprovado em julho

O projeto que prevê a atualização dos limites de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) deve avançar na Câmara dos Deputados nas próximas semanas. Segundo o relator da proposta, deputado federal Jorge Goetten, a expectativa é que o texto seja apreciado pelo plenário até a segunda semana de julho. A proposta está em fase final de elaboração e depende apenas de alinhamentos com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e integrantes da equipe econômica do governo.

Além de elevar o teto de faturamento do MEI, o relatório pretende contemplar microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional. Pela proposta em discussão, o limite anual do MEI subiria dos atuais R$ 81 mil para R$ 134 mil. Já o teto das microempresas passaria de R$ 360 mil para R$ 800 mil, enquanto o das empresas de pequeno porte avançaria de R$ 4,8 milhões para R$ 8 milhões.

Outro ponto considerado prioritário pelo relator é a autorização para que o MEI possa contratar um segundo funcionário. Atualmente, a legislação permite apenas um empregado. A medida é vista como um incentivo à geração de empregos formais e tem encontrado receptividade nas negociações com o governo federal. O texto também prevê a correção das faixas de enquadramento com base na inflação acumulada nos últimos anos.

Apesar do apoio de setores ligados ao empreendedorismo, a proposta enfrenta resistência da área econômica. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento avaliam que uma atualização ampla dos limites do Simples Nacional pode provocar uma redução significativa na arrecadação federal. Mesmo assim, a articulação política segue avançando, e a intenção da Câmara é concluir a votação antes do recesso parlamentar, previsto para começar em meados de julho.

CMEI Érika Patrícia ganha nova estrutura e amplia vagas para crianças no Santa Rosa

As obras de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Érika Patrícia estão nos últimos ajustes e devem reforçar significativamente a oferta de vagas para crianças de 0 a 6 anos em Caruaru. Com a conclusão dos serviços, a unidade passará a atender quase 300 alunos em tempo integral, aumentando de forma expressiva a capacidade atual.

Localizado em uma área que atende moradores dos bairros Santa Rosa, Vassoural e localidades próximas, o CMEI contará com uma estrutura ampliada e moderna. O espaço terá 13 salas de aula, áreas de apoio para cuidados infantis, ambientes administrativos, playground, pátio coberto, refeitório, cozinha, lavanderia e outros setores voltados ao desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Nesta etapa final, as equipes trabalham na conclusão da fachada, das redes elétrica e hidráulica, pintura, revestimentos, instalação de esquadrias e forros, além da execução do piso intertravado nas áreas externas e dos serviços de drenagem.

A expectativa pela entrega é grande entre os moradores da região. Para muitas famílias, a ampliação da unidade representa mais oportunidades de acesso à educação infantil perto de casa, além de oferecer mais tranquilidade para pais e responsáveis que precisam conciliar a rotina de trabalho com os cuidados dos filhos. A nova estrutura deverá beneficiar centenas de crianças e fortalecer a rede municipal de ensino.