FIQUE ATENTO — Defesa Civil de Caruaru disponibiliza cadastro gratuito para envio de alertas por SMS e WhatsApp

Moradores de Caruaru podem se cadastrar gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil diretamente no celular por meio de mensagens SMS e WhatsApp. O serviço envia avisos sobre previsão de chuvas intensas, risco de alagamentos e outras situações de emergência, contribuindo para que a população se prepare com antecedência.

Para realizar o cadastro via SMS, é simples: basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando apenas o CEP da localidade onde deseja receber os alertas. O processo é rápido, gratuito e não exige preenchimento de formulários.

A população também pode se cadastrar por meio do WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611, informando a localização e o CEP da área onde deseja receber os avisos. O canal amplia o acesso ao serviço e facilita o cadastro de forma prática e rápida.

Após o envio das informações, o número do telefone passa a integrar o sistema de monitoramento da Defesa Civil, que encaminha comunicados sempre que houver previsão de condições climáticas adversas ou outros riscos na região cadastrada. Caso o usuário deseje, também é possível cancelar o serviço diretamente pelo próprio celular.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a prevenção e garantir que os moradores recebam informações em tempo hábil, permitindo a adoção de medidas de segurança e reduzindo possíveis prejuízos durante ocorrências climáticas.

Em períodos de alerta, a recomendação é que a população acompanhe atentamente as mensagens recebidas e siga as orientações repassadas pelos órgãos oficiais.

Sesc abre mais de 200 vagas gratuitas para grupos de jovens

A juventude é um período fundamental de transição entre fases do desenvolvimento humano e, por isso, exige atenção. No Brasil, esse recorte populacional ultrapassa os 48 milhões de pessoas e enfrenta desafios significativos relacionados às questões sociais, à empregabilidade e à formação cidadã. Atento a esse cenário, o Sesc está com 225 vagas gratuitas abertas para o Sesc Jovem, distribuídas em nove unidades no estado.

“É uma fase de questionamentos, entendimento de mundo e contexto e de definições que vão pautar o futuro, e nem sempre esses jovens encontram acolhimento e orientação. Nosso trabalho é oferecer um espaço seguro e de qualidade para que possam encontrar suas respostas e aprendizados, além de conhecer novas pessoas”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco.

Durante a participação no Sesc Jovem, o grupo se reúne uma vez por semana na unidade de inscrição. Esses encontros são espaços de formação, diálogo e troca de experiências, por meio de reuniões, oficinas, cursos, rodas de conversa, visitas mediadas e vivências, pautados no Estatuto da Juventude, promovendo reflexões, fortalecimento de vínculos e o protagonismo juvenil.

Atualmente, as vagas estão disponíveis nas unidades, que vão do litoral ao Sertão: Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Garanhuns, Goiana, Piedade, Surubim e São Lourenço da Mata. Cada uma possui 25 oportunidades, mas essa quantidade pode variar de acordo com o preenchimento das inscrições, prevista até o final de março.

Criada em 2012, e atualizado para Sesc Jovem desde 2015, a iniciativa atende pessoas com idade entre 15 e 29 anos, de acordo com a classificação estabelecida pelo Estatuto da Juventude. O projeto integra o Programa de Comprometimento e Gratuidade, que elimina o custo para pessoas com renda familiar mensal de até dois salários-mínimos per capta. Ou seja, a renda de cada pessoa da família ou pessoas que residam em um mesmo domicílios.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Inscrição Sesc Jovem
Período: até preenchimento das vagas
Inscrição: presencial, na unidade de interesse. Gratuita.
Informações via whatsapp das unidades: Sesc Ler Araripina (87 99682-0046), Sesc Arcoverde (87 3821-2901), Sesc Belo Jardim (81 99805-0071), Sesc Ler Bodocó (87 99682-0062), Sesc Garanhuns (87 99682-0023), Sesc Ler Goiana (81 99727-5132), Sesc Piedade ((81 99805-1069 ou 99805-1538), Sesc Surubim (81 99805-0067), Sesc Ler São Lourenço da Mata (81 99805-1195)

Neoenergia reforça número de equipes nas ruas para atender cidades do Agreste afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que assolam parte do Agreste do Estado têm provocado impacto na rede elétrica de cidades como Caruaru, Gravatá, Águas Belas, Palmerina, Agrestina, Belo Jardim, Bezerros, São Bento do Una, Palmares, Sairé, Taquaritinga do Norte, Bonito, Altinho, Lagos dos Gatos, Panelas, Maraial, Tacaimbó e Barra de Guabiraba. Para minimizar ocorrências no fornecimento de energia na região, a Neoenergia Pernambuco reforçou o efetivo de profissionais nas ruas.

Equipes de outras regiões foram deslocadas para reforçar a operação, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo maior agilidade na recomposição do sistema elétrico. As equipes de prontidão seguem atuando em casos pontuais para restabelecer o serviço com a maior brevidade possível.

A maior parte das interrupções são motivadas, sobretudo, por raios e interferência de árvores e objetos projetados contra a rede de distribuição de energia. A distribuidora lamenta os transtornos provocados pelos temporais, mas assegura que manterá o regime de contingência até o serviço retornar ao regime de normalidade.

“O maior volume de ocorrências se deve a casos isolados e pulverizados. Estamos atuando para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas. No entanto, é importante que tanto as equipes de prontidão e a população obedeçam às orientações de segurança”, comenta o gerente de operações da Neoenergia Pernambuco, Gilberto Bezerra.

Em algumas áreas, o tempo de atendimento às ocorrências pode ser comprometido em razão da complexidade do serviço ou dificuldade de acesso. Alagamentos e inundações impedem a aproximação das equipes aos locais de manutenção. Outro fator de dificuldade são os lamaçais que comprometem o deslocamento das turmas de plantão, sobretudo nas zonas rurais.

SEGURANÇA

A empresa ressalta que, em situações de chuvas intensas, a segurança da população deve ser prioridade. A orientação é clara:

– Não se aproximar de fios caídos ou partidos, mesmo que pareçam desligados;

– Não tocar em objetos que estejam em contato com a rede elétrica;

– Evitar áreas alagadas onde haja postes ou equipamentos de energia;

– Em caso de cabos na via pública, manter distância e acionar imediatamente a distribuidora.

IMPORTANTE

Para agilizar o atendimento, é fundamental que, ao registrar a ocorrência pelo telefone 116 ou pelos canais digitais (Whatsapp – 8132176990 ou aplicativo), o cliente informe corretamente o número da conta contrato, disponível na fatura de energia, além do endereço completo com ponto de referência. Esses dados permitem identificar com precisão a unidade consumidora e direcionar a equipe com mais rapidez.

MONITORAMENTO

A Neoenergia Pernambuco permanece monitorando as condições climáticas e o desempenho da rede em tempo real, priorizando as ocorrências que envolvem risco à vida e grandes blocos de clientes. O compromisso é atuar com responsabilidade, transparência e eficiência para garantir a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia em todo o Estado.

PE na Estrada ganha reforço bilionário e acelera recuperação de rodovias em todo o Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e com execução do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), anunciou o aporte de mais R$ 2 bilhões no programa de recuperação de rodovias, o PE na Estrada.

O investimento reforça a política pública de fortalecimento da infraestrutura pernambucana que, nos últimos anos, vem promovendo a recuperação da malha viária estadual em todas as regiões do Estado.

Iniciado em outubro de 2024, o programa já soma R$ 4,6 bilhões em investimentos, considerando obras entregues e em execução, com mais de 1.500 km de estradas recuperadas.

Ao todo, são 54 obras concluídas e 40 em execução neste momento. Entre os investimentos regionais, destacam-se a Região Metropolitana do Recife, com R$ 1,5 bilhão; o Agreste, com R$ 1,2 bilhão; e o Sertão, com R$ 900 milhões.

“Realizamos investimentos importantes ao longo dos últimos meses, e o reforço de R$ 2 bilhões garantidos pela governadora Raquel Lyra vai impulsionar ainda mais a recuperação da nossa malha viária. Conseguimos criar um fluxo mais ágil na entrega de projetos e licitações e, com esses recursos, vamos ampliar ainda mais a requalificação das estradas”, afirmou o secretário da Semobi, André Teixeira Filho.

Entre as rodovias em execução, destacam-se o Arco Metropolitano Viário, com 25 km de extensão, entre Cabo de Santo Agostinho e Moreno; a BR-104, com 90% das obras concluídas; e a PE-015, em Olinda, que conta com investimento de R$ 256 milhões.

Jorge Quintino preside primeira sessão como presidente da Câmara de Caruaru nesta quinta (26)

O vereador Jorge Quintino (PODE) assume, a partir desta quinta-feira (26), a Presidência da Câmara Municipal de Caruaru de forma interina. Ele conduzirá a primeira sessão ordinária nesse novo posto e permanecerá no cargo até o próximo dia 1º de março.

Como já relatado, a interinidade ocorre em virtude do afastamento temporário do presidente da Casa, Bruno Lambretta, que está à frente da Prefeitura de Caruaru durante esse período.

Atual vice-presidente do Legislativo, Jorge Quintino, será responsável por conduzir as sessões plenárias, coordenar os trabalhos legislativos e administrativos, além de garantir o pleno funcionamento da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Unidade de Saúde Auditiva de Caruaru passa a funcionar no Complexo Jacqueline Fernandes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a Unidade de Saúde Auditiva está funcionando em novo endereço. Os serviços estão sendo ofertados na Rua Djalma Dutra, nº 215, no Centro, no Subsolo 1 do Complexo Municipal de Saúde Jacqueline Fernandes.

A mudança para o novo espaço garante uma estrutura mais ampla, moderna e acessível, proporcionando mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho às equipes de saúde. Localizada na região central da cidade, a unidade também facilita o acesso da população aos atendimentos.

Na nova sede, a população contará com consultas em otorrinolaringologia e fonoaudiologia, além de acompanhamento com equipe multiprofissional, composta por psicólogo e assistente social, fortalecendo o cuidado integral à saúde auditiva.

Administração de Fernando de Noronha revoga decreto do Programa Amigos de Noronha

A Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha publicou, na última terça-feira (24), o Decreto nº 001/2026, que revoga o Decreto nº 002/2025, responsável pela criação do Programa Amigos de Noronha. A decisão foi tomada após manifestações da população noronhense e reforça o compromisso da gestão com o diálogo e o respeito à vontade coletiva.

De acordo com o administrador do distrito, Virgílio Oliveira, a medida atende aos pedidos apresentados pela comunidade nos últimos dias. “Atendendo e respeitando a soberania da vontade da população de Fernando de Noronha e os pedidos realizados, lançamos o decreto que revoga o programa Amigos de Noronha”, afirmou.

O programa havia sido instituído com o objetivo de viabilizar doações de pessoas físicas, empresas e instituições para melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos da ilha, sem gerar custos aos cofres públicos. A iniciativa estava respaldada na Lei Federal nº 14.133/2021, que estabelece normas para licitações e contratos administrativos.

Durante o período de vigência, o programa possibilitou a implantação do Laboratório Maker na Erem Arquipélago Fernando de Noronha, a criação do primeiro Centro de Referência da Mulher e a reforma completa da Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando. Também previa a preservação de bens históricos mediante anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da concessão do selo “Amigos de Noronha” aos doadores como forma de reconhecimento.

A Administração reafirma que continuará conduzindo suas ações com base na escuta da comunidade e na busca por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

Reunião do Conselho da Mulher marca Dia da Conquista do Voto Feminino com votação

A reunião do Conselho Municipal da Mulher, realizada nesta terça-feira (24), data da conquista do voto feminino no Brasil, foi marcada pelo diálogo e pelo fortalecimento da participação democrática. Na ocasião, foram apresentados e votados o regulamento interno do órgão e os nomes que passam a compor a diretoria.

O encontro reuniu representantes do governo e membros da sociedade civil no auditório Antonieta de Barros, na sede da Secretaria da Mulher. Ao todo, 10 conselheiras votaram e elegeram a secretária interina da mulher, Hannah Miranda, e a coordenadora da saúde da mulher, Andressa Pacheco, como vice-presidenta e secretária, respectivamente.

A presidenta do Conselho, Letícia Danyelle, destacou a importância do órgão. “O Conselho Municipal da Mulher representa todas as mulheres de Caruaru. Ele acompanha e contribui para a construção das políticas públicas voltadas para elas. Toda mulher faz parte desse processo e é representada pelo Conselho”, afirmou.

A representante das instituições de ensino superior, Diana Bezerra, ressaltou o simbolismo da votação. “É motivo de muita alegria ver que mulheres de realidades diferentes podem e devem estar junto conosco para mostrar que Caruaru é uma cidade que tem valorização da mulher, que consegue combater a violência de gênero e criar espaços que agregam em diferentes situações”, pontuou.

FIQUE ATENTO — Empregadores têm até sábado para entregar informe de rendimento

O prazo limite para que os empregadores entreguem aos seus funcionários o informe de rendimentos de 2025 termina neste sábado (28). No mesmo dia, as instituições financeiras e corretoras de valores devem fornecer as aplicações financeiras de seus clientes referentes ao ano-calendário de 2025.

Os contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) precisam deste documento para preenchimento da declaração do IRPF 2026 ano-base 2025. O informe detalha todos os valores recebidos por uma pessoa física ao longo do ano passado.

Quem emite o informe é a fonte pagadora, qualquer que seja, desde microempreendedores individuais (MEI) que possuem empregados até o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

As informações que devem constar no informe de rendimento incluem: salário bruto do ano-base; Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF); Contribuições previdenciárias; benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição; e outras deduções.

Isenção do Imposto de Renda
Desde 1º de janeiro, os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês têm isenção total do imposto de renda. Para rendas que chegam até R$ 7.350, há redução gradual do imposto, com descontos maiores para valores próximos a R$ 5 mil.

Caso Marielle e Anderson: STF condena irmãos Brazão a 76 anos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu há pouco as penas dos condenados pela participação no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e Chiquinho Brazão, ex-deputado federal, foram condenados a 76 anos e três meses pelos crimes de organização criminosa, duplo homicídio e tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao atentado.

Eles estão presos preventivamente há dois anos e podem recorrer da condenação.

Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, recebeu pena de 18 anos de prisão pelos crimes de obstrução de Justiça e corrupção. Apesar de ter sido denunciado pelos homicídios de Marielle e Anderson, Barbosa foi absolvido dessa acusação.

Ronald Alves de Paula, major da Policia Militar, recebeu pena de 56 anos de prisão. Robson Calixto, ex-policial militar, foi condenado a 9 anos.

Perda dos cargos
Pela decisão, os acusados também devem perder os cargos públicos após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, após o fim da possibilidade de recursos.

Indenização
Todos dos condenados também deverão pagar indenização de R$ 7 milhões por danos morais, sendo R$ 1 milhão para Fernanda Chaves, R$ 3 milhões aos familiares de Marielle e mais R$ 3 milhões para a família de Anderson Gomes.