Bruno Lambreta alinha Câmara antes de assumir interinamente Prefeitura de Caruaru

O presidente da Câmara Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, reuniu-se nesta segunda-feira (23) com supervisores dos setores da Casa para organizar demandas administrativas e ajustar a condução das atividades legislativas nos próximos dias. O encontro também tratou da transição interna para que o vice-presidente, Professor Jorge Quintino, assuma interinamente a presidência do Legislativo.

A alteração ocorre porque, a partir da quinta-feira (26), Lambreta ocupará interinamente o comando da Prefeitura de Caruaru por quatro dias. A mudança se deve ao recesso do prefeito Rodrigo Pinheiro e à viagem oficial da vice-prefeita Dayse Silva ao Chile.

Durante o período à frente do Executivo, Lambreta deverá participar de agendas institucionais nos bairros Indianópolis e Itaúna, na zona rural. Enquanto isso, as atividades legislativas seguirão normalmente sob a direção do vice-presidente.

Kassab descarta apoio a Lula e confirma candidato próprio do PSD à Presidência

Em publicação nas redes sociais, o presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, afirmou que a sigla terá candidato próprio à Presidência da República e não apoiará a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita nas redes sociais e reforça o movimento de independência do partido, mesmo ocupando três ministérios no governo federal.

Kassab citou os governadores Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Ratinho Júnior como nomes aptos a disputar o Palácio do Planalto e disse que a escolha será definida até meados de abril. Ele também descartou qualquer possibilidade de o PSD compor como vice em eventual chapa petista.

Internamente, porém, há divisões, com diretórios estaduais defendendo alinhamentos distintos. Enquanto isso, o partido tenta consolidar um projeto nacional próprio, com propostas como o fim da reeleição para o Executivo e a reforma administrativa.

Em Surubim, governadora Raquel Lyra prestigia Desfile das Virgens e faz balanço do Carnaval de Pernambuco

Ainda prestigiando eventos de Carnaval, a governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (22), do tradicional Desfile das Virgens de Surubim, no Agreste Setentrional. Ao lado do prefeito Cléber Chaparral, a gestora acompanhou a festa e destacou a força do Carnaval pernambucano em todas as regiões. A Folia de Momo foi a mais segura desde 2004, com reduções significativas nos principais índices de criminalidade do Estado, com destaque para os roubos de celulares (-51%), assaltos (-40,1%), furtos (-16,8%) e homicídios (-5%).

“Temos a alegria de ter realizado o maior e melhor Carnaval da nossa história, e também o mais seguro da série histórica. Em Pernambuco, o Carnaval até termina oficialmente, mas a festa continua. A quarta-feira de cinzas chegou, mas aqui em Surubim o Carnaval seguiu na sexta, no sábado e neste domingo de festa. Quase três milhões de pessoas vieram para o Carnaval em Pernambuco, movimentando a nossa economia e a cultura popular”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Para a festa em Surubim, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reforçou o policiamento ostensivo e as ações integradas de prevenção e resposta rápida. Foram destinados 341 policiais militares para a operação, sob responsabilidade do 22º Batalhão da Polícia Militar, com reforço de unidades especializadas. A atuação ocorreu por patrulhamento com viaturas, policiamento a pé e efetivos motorizados. Já a Polícia Civil, teve reforço operacional, com 56 servidores. O Corpo de Bombeiros esteve em regime de prontidão, disponibilizando uma unidade de auto resgate (ambulância) no evento, além de atendimento pelo 193.

Segundo o prefeito Cléber Chaparral, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para ampliar a movimentação econômica do município. “Aqui já é uma festa tradicional, muito participativa e que reúne toda a região. Contamos com o apoio total do Governo do Estado, principalmente na segurança, que é um ponto muito importante e que a gestão tem investido para proteger os pernambucanos. Agradecemos esse apoio na área de segurança e também o incentivo cultural”, afirmou o gestor municipal, acompanhado da prefeita de Casinhas, Juliana Chaparral.

O Desfile das Virgens é um dos maiores carnavais de rua do interior de Pernambuco. Realizada ao longo de três dias, a festa movimenta a economia e fortalece a cultura local. A programação contou com atrações nos trios elétricos e no palco principal, além de desfiles de diversos blocos, cortejos de cultura popular e apresentações que celebram as tradições do município.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil): os deputados estaduais Doriel Barros e Edson Vieira; os prefeitos Histênio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo (Frei Miguelinho); entre outras lideranças políticas.

VEJA as mudanças nas regras para aposentadorias pelo INSS

Quem está perto de se aposentar precisa ficar atento às mudanças nas regras ocorridas a partir de 2026. A Reforma da Previdência, aprovada em 2019 pela Emenda Constitucional (EC) 103/2019, prevê alterações anuais nas chamadas regras de transição. Essas regras valem para quem já contribuía para o INSS antes de novembro de 2019.

Uma das regras é a da idade mínima progressiva. Nela, o tempo de contribuição não muda, mas a idade mínima aumenta seis meses a cada ano. Em 2026, será necessário ter 59 anos e seis meses de idade para mulheres e 64 anos e seis meses para homens. O tempo mínimo de contribuição continua sendo de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Outra regra que muda é a regra dos pontos, que soma a idade com o tempo de contribuição. A pontuação exigida aumenta um ponto por ano. Em 2026, será preciso atingir 93 pontos para mulheres e 103 pontos para homens, além do tempo mínimo de contribuição de 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens).

Existem ainda duas regras de transição que não mudam. A primeira é o pedágio de 50%, válido para quem, em novembro de 2019, estava a até dois anos de se aposentar por tempo de contribuição. Nesse caso, a pessoa precisa contribuir pelo tempo que faltava, mais 50% desse período. Não há idade mínima. A segunda é o pedágio de 100%, em que é necessário trabalhar o dobro do tempo que faltava para se aposentar em 2019. Nessa regra, a idade mínima é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.

A regra geral de aposentadoria também continua a mesma. As mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Os homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Para homens que começaram a contribuir antes de novembro de 2019, o tempo mínimo é de 15 anos.

Simulador de aposentadoria

O INSS oferece um simulador online que ajuda a calcular quanto tempo falta para se aposentar, considerando todas as regras. O serviço é gratuito e não exige ida a uma agência. Para usar, basta acessar o Meu INSS, entrar com CPF e senha, escolher a opção “Simular Aposentadoria” e conferir o resultado. A simulação é apenas uma referência e não garante o direito ao benefício.

ARTIGO – Uma revolução educacional: a tecnologia como estratégia de negócio

Por Maurício Zanforlin

Se há poucos anos a previsão de que a educação se tornaria um dos setores mais transformados pela tecnologia soava ousada, hoje ela se confirma em ritmo acelerado. De acordo com o levantamento Startup Landscape: EdTech 2024, da Liga Ventures, o Brasil conta atualmente com 423 startups de tecnologia educacional ativas, com forte presença nos segmentos de educação corporativa, capacitação profissional, formação tecnológica e conteúdos educacionais. Já o EdTech Report 2025, da Distrito, indica que o país concentra mais de 47% das mais de 1.300 EdTechs da América Latina, consolidando sua liderança regional.

Essa evolução demonstra que a integração entre educação e tecnologia deixou de ser diferencial competitivo para se tornar requisito básico. Não se trata apenas de equipar salas de aula com dispositivos ou garantir acesso à internet: o verdadeiro desafio está em utilizar esses recursos para ampliar o alcance, personalizar a aprendizagem, criar experiências mais engajadoras e, acima de tudo, reduzir desigualdades educacionais.

Para que isso ocorra, a estratégia de negócios de instituições e empresas do setor precisa estar alinhada a uma visão de longo prazo, que una inovação e impacto social. A conexão entre startups e organizações consolidadas já vem despertando interesse de investidores e resultando no desenvolvimento de soluções que repensam desde metodologias de ensino até modelos de gestão educacional.

O levantamento da Liga Ventures aponta ainda que 13% das EdTechs brasileiras já utilizam inteligência artificial em soluções como tutores virtuais, personalização de conteúdos e avaliações adaptativas. Os modelos de negócio variam entre venda direta, clubes de assinatura e marketplaces, com forte presença tanto no ensino básico quanto no ensino superior. Mas a questão central vai além da tecnologia ou da receita: como garantir que a inovação esteja a serviço de uma educação mais acessível e de qualidade?

No cenário atual, diversas iniciativas mostram como a tecnologia pode transformar a experiência de aprendizagem e a gestão escolar. Plataformas adaptativas já empregam IA para criar trilhas de estudo personalizadas, ajustando conteúdos ao ritmo e às necessidades de cada aluno. Soluções de avaliação e feedback oferecem relatórios detalhados e indicadores de desempenho, permitindo que educadores tomem decisões mais assertivas e intervenham no momento certo. No campo da gestão, superapps centralizam comunicação, tarefas administrativas e acompanhamento pedagógico, facilitando a rotina das escolas e fortalecendo a relação com famílias e comunidades. Há também tecnologias voltadas ao desenvolvimento de competências específicas, como leitura, escrita e produção de conteúdo, que utilizam métodos interativos e dados para potencializar o aprendizado.

O momento é decisivo: a revolução educacional já está em curso e seu sucesso dependerá da capacidade de equilibrar tecnologia, propósito e qualidade. Conduzida de forma consciente e ética, essa transformação poderá gerar, mais cedo do que imaginamos, impactos positivos que ultrapassem os muros das instituições e alcancem a sociedade como um todo.

*Maurício Zanforlin é CEO do Grupo Marista.

TRE-PE promove o 2º mutirão de biometria de 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará nos próximos dias 26, 27 e 28 de fevereiro o segundo mutirão de atendimentos de 2026 com foco no cadastramento biométrico (coleta de digitais, foto e assinatura) e na emissão do primeiro título. Durante os três dias, cartórios, postos e centrais de atendimento ao eleitor em todo o estado ampliarão o acesso aos serviços eleitorais, funcionando em horário estendido, das 8h às 16h.

Para participar da ação, o eleitor ou a eleitora deve agendar previamente um atendimento no site do TRE-PE. Clique aqui e escolha dia, horário e unidade de sua preferência. As unidades recebem eleitores de qualquer cidade do estado, independente de onde votam. Em caso de dúvidas ou dificuldades, é possível entrar em contato com a atendente virtual Júlia ou ligar para o Disque Eleitor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (81) 3194-9400.

Embora o foco do mutirão seja a coleta biométrica e o primeiro título, todos os serviços eleitorais serão ofertados. Entre os principais estão atualização e correção de dados no cadastro eleitoral, mudança de local de votação, transferência de domicílio eleitoral e pagamento de multas.

É preciso lembrar que eleitoras e eleitores de todo o país têm até o dia 6 de maio para resolver quaisquer pendências junto à Justiça Eleitoral. É que nesta data ocorrerá o fechamento do cadastro eleitoral para que então sejam iniciados os preparativos para as Eleições Gerais de 2026.

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (20) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado
Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção
Cerca de 2,51 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Rompimento reduz água em Bezerros e região

A Compesa informa que máquinas que prestam serviço a uma empresa responsável pelas obras de um loteamento privado atingiram trechos da Adutora do Agreste, próximo a Caruaru, provocando o rompimento da tubulação.

Devido à necessidade de reparos, houve a redução de vazão em 50% para o município de Bezerros. O vazamento também afetou os condomínios situados às margens da BR-232 em Sairé e Gravatá, que estão com o abastecimento suspenso temporariamente, assim como o distrito de Insurreição, em Sairé.

Os serviços para o conserto do vazamento estão em andamento e devem ser finalizados até o final do dia desta sexta-feira (20). Após a conclusão das intervenções, o abastecimento será retomado de forma gradual para as áreas afetadas, de acordo com o calendário.

Carnaval de Fernando de Noronha 2026 celebra a cultura popular com quatro dias de programação intensa

O Carnaval de Fernando de Noronha 2026 reafirmou sua identidade cultural com quatro dias de festa marcados por tradição, diversidade musical e forte participação popular. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, moradores e visitantes viveram uma programação intensa no polo de eventos da ilha, com cortejos, blocos e shows que transformaram o arquipélago em um grande palco da cultura pernambucana.

Com protagonismo dos artistas locais e valorização dos ritmos tradicionais, o Carnaval da Ilha mostrou que é possível unir alegria, ancestralidade e consciência social em uma celebração autêntica e cheia de significado. A folia começou já no aeroporto, com passistas de frevo animando o receptivo para os turistas que chegavam para aproveitar os dias de festa.

A abertura, no sábado (14), foi marcada pelo cortejo do Maracatu Nação Noronha, que levou às ruas da Vila dos Remédios a força da cultura afro-brasileira, com tambores, cores e ancestralidade. A concentração na Praça São Miguel reuniu moradores e visitantes em um momento de forte conexão com as raízes culturais da ilha. À noite, a Orquestra de Frevo 100% Camará comandou a programação, mantendo viva uma das maiores expressões da cultura pernambucana. Também se apresentaram Joelson Sax e o Quarteto Chorinho, além do artista Sony Bass, garantindo diversidade musical e grande participação do público.

No domingo (15), o destaque foi a estreia do bloco infantil Frevinho Oceânico. Após dois meses de oficinas de frevo, as crianças colocaram o bloco na rua, celebrando a perpetuação do ritmo que é patrimônio cultural brasileiro. A programação seguiu com nova apresentação do Maracatu Nação Noronha e, à noite, shows de Márcio Moreno, Tito Noronha, reforçando o protagonismo dos artistas da ilha, e do grupo Pegada do GB.

A segunda-feira (16) começou novamente com recepção em frevo no aeroporto. O tradicional Bloco Unidos da Ilha tomou as ruas, acompanhado pela Orquestra 100% Camará. O dia contou ainda com apresentações de Dayane Santos e Nego Noronha, que levou seu Bloco do Nego para o palco, evidenciando a força dos talentos locais. Um dos momentos mais marcantes foi a ação de conscientização promovida pelo bloco “Tem que respeitar”, organizado pela Secretaria da Mulher junto à Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com mensagens de enfrentamento à violência contra a mulher e reforço da importância do respeito durante a folia.

O encerramento, na terça-feira (17), começou com programação infantil do Ostrinha Kids e seguiu com o desfile do Bloco Chupa Minha Ostra, consolidando o frevo como a principal identidade sonora da festa. No palco, o público acompanhou apresentações de D’Breck, Nado Carvalho com as tradicionais Raparigas do Trânsito animando as ruas da ilha, do cantor e compositor Silvério Pessoa e de Cleiton Santana, com o projeto Badauê. Durante os intervalos, o Luccas DJ manteve a animação da pista.

Com uma programação que uniu frevo, maracatu, música contemporânea, o Carnaval de Fernando de Noronha 2026 reafirma seu papel como uma das festas mais autênticas do país, valorizando a cultura pernambucana, os artistas locais e a participação ativa da comunidade. A presença marcante da Orquestra de Frevo 100% Camará, dos blocos tradicionais e dos talentos da ilha demonstra o compromisso com a preservação e a perpetuação da cultura popular para as futuras gerações.

A folia de Noronha ainda não acabou. No próximo sábado (21) sobem ao palco do Carnaval da Ressaca, Wallas Arrais, Galã do Brega e Tayara Andreza. Já no domingo (22), é a vez de Clara Sobral e Caninana animarem os foliões.

FIQUE ATENTO – Governo divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026; veja datas

O calendário de pagamentos do Pé-de-Meia para 2026 já foi divulgado pelo Ministério da Educação e traz as datas das parcelas do incentivo destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública. Os depósitos começam em março e seguem até fevereiro do próximo ano, conforme o mês de nascimento do aluno.

O programa busca reduzir a evasão escolar e incentivar a permanência dos jovens na escola, com pagamentos mensais de R$ 200 e bônus adicionais ao longo do ano letivo.

Calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026: veja as datas

O calendário de pagamentos do Pé-de-Meia está organizado por tipo de incentivo. Confira o cronograma divulgado:

Incentivo matrícula (parcela única): 23 a 30 de março
Incentivo frequência (1ª parcela): 27 de abril a 4 de maio
Incentivo frequência (2ª parcela): 25 de maio a 1º de junho
Incentivo frequência (3ª parcela): 29 de junho a 6 de julho
Incentivo frequência (4ª parcela): 24 a 31 de agosto
Incentivo frequência (5ª parcela): 21 a 28 de setembro
Incentivo frequência (6ª parcela): 19 a 26 de outubro
Incentivo frequência (7ª parcela): 23 a 30 de novembro
Incentivo frequência (8ª parcela): 21 a 28 de dezembro
Incentivo frequência (9ª parcela): 25 de janeiro a 1º de fevereiro
Incentivo Enem + incentivo conclusão: 22 de fevereiro a 1º de março

Os valores serão depositados em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes.

Caso o aluno seja menor de idade, o responsável legal precisa autorizar a movimentação da conta pelo aplicativo Caixa Tem.

O que é o Pé-de-Meia?

O Pé-de-Meia é um programa federal de incentivo financeiro voltado a estudantes de baixa renda entre 14 e 24 anos matriculados no Ensino Médio público. A proposta é estimular a permanência na escola e reduzir desigualdades sociais.

Ao longo dos três anos, o aluno pode receber até R$ 9,2 mil, somando:

R$ 200 pela matrícula anual
R$ 1,8 mil por ano pela frequência escolar
R$ 1 mil ao concluir cada ano letivo
R$ 200 extras ao realizar o Enem no 3º ano

O estudante pode movimentar as parcelas mensais ao longo do ano. Já o valor de conclusão fica retido e o aluno só libera o saque após concluir o Ensino Médio.

Quem tem direito ao benefício?

Para participar, o estudante não precisa fazer inscrição. O próprio Ministério da Educação cruza dados das redes públicas com o CadÚnico.

Entre as exigências estão:

Estar matriculado em escola pública
Ter frequência mínima de 80%
Ser aprovado ao fim do ano
Participar do Saeb
Fazer o Enem no 3º ano

O estudante consulta as parcelas e o próprio calendário de pagamentos do Pé-de-Meia pelo aplicativo Jornada do Estudante, usando login Gov.br.

Além dos alunos do Ensino Médio regular, o programa também contempla estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Nesse caso, o modelo de pagamento segue calendário próprio, com até quatro parcelas por semestre no valor de R$ 225.

Com o novo cronograma divulgado, estudantes e responsáveis já podem se organizar para acompanhar os depósitos ao longo de 2026.