Neoenergia Pernambuco está com inscrições abertas para cinco novas turmas da Escola de Eletricistas

A Neoenergia Pernambuco abre, nesta terça-feira (09), inscrições para novas turmas da Escola de Eletricistas, programa gratuito de formação profissional que se tornou referência nacional na capacitação para o setor elétrico. No total serão cinco novas turmas mistas nas cidades de Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Araripina e Arcoverde. As turmas terão 27 vagas, cada. As inscrições seguem até o dia 23 de dezembro, exclusivamente pelo site da Neoenergia (https://www.neoenergia.com/escola-de-eletricistas)

Realizado em parceria com o Senai, o curso oferece formação técnica completa para quem deseja ingressar no setor elétrico. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação nas categorias B, C ou D. Ao todo, são 540 horas de capacitação, sendo 164 horas online e o restante presencial, com atividades práticas conduzidas por especialistas.

As turmas funcionam em dois formatos: diurnas, com duração de três meses, com benefício dos auxílios transporte e refeição, e noturnas, com duração de seis meses e auxílio transporte. Nas cidades de Araripina e Arcoverde, as aulas práticas acontecem no período noturno. Em Caruaru, no Cabo de Santo Agostinho e em Paulista, as turmas serão diurnas.

Desde sua implantação em Pernambuco, a Escola de Eletricistas já formou 1.990 profissionais, entre eles 326 mulheres. O programa também se destaca pelos resultados em empregabilidade: 1.660 formados foram contratados pela Neoenergia, incluindo 253 mulheres, número que reforça o avanço da representatividade feminina no setor.

A Escola de Eletricistas cumpre um papel social relevante no Estado, pois oferece uma oportunidade concreta de transformação de vida ao permitir que novos profissionais ingressem em uma carreira técnica estruturada e alinhada às demandas do mercado. A parceria com o Senai garante a qualidade da formação, com metodologia atualizada e infraestrutura adequada para o aprendizado.

O curso é totalmente gratuito e representa uma chance real de qualificação, especialmente para mulheres que desejam atuar em um segmento que ainda enfrenta desafios de diversidade.

Guarda Municipal de Caruaru reforça compromisso com a segurança e recupera motocicleta com restrição de roubo

A atuação firme e integrada da Guarda Municipal de Caruaru voltou a demonstrar, na noite da segunda-feira (08), o compromisso permanente do governo municipal com a proteção da população. Durante rondas no bairro José Liberato agentes foram acionados para apoiar verificações relacionadas a uma motocicleta tomada de assalto no dia anterior.

Após buscas pela área, a equipe identificou um indivíduo que, ao avistar a viatura à distância, fugiu rapidamente, levantando suspeitas. Mesmo sem êxito na captura, os guardas seguiram em incursão e, algumas ruas adiante, localizaram a motocicleta com restrição para roubo/furto abandonada. O veículo foi imediatamente conduzido à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais.

A operação reforça a importância de uma Guarda Municipal equipada, presente e valorizada, capaz de atuar lado a lado com outras forças de segurança para garantir tranquilidade às famílias caruaruenses. A gestão municipal segue investindo em políticas de segurança pública que priorizam agilidade, integração e proteção da comunidade.

Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo para os dias 26 e 31 de dezembro; e 2 de janeiro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), publicou no Diário Oficial a Portaria SAD 705/2025. Através dela, o Governo Municipal determinou ponto facultativo para os dias 26 e 31 de dezembro deste ano e também para o dia 2 de janeiro de 2026. O que trará alterações para os serviços prestados à população, nestas datas.

Nestes três dias, funcionarão apenas os serviços considerados essenciais para a população caruaruense. Nos demais casos, os gestores de cada secretaria poderão definir o funcionamento de serviços em regime de plantão, por exemplo.

É o que destaca a secretária de Administração, Michely Martins. “É importante frisar que na semana do Natal, por exemplo, haverá expediente normal nas secretarias municipais até o dia 24 de dezembro. No caso da semana seguinte, dedicada ao Ano Novo, os serviços serão mantidos até o dia 30 de  dezembro. É importante que o cidadão que precisa resolver demandas nos órgãos municipais se programe para comparecer até estas datas”, destaca a secretária.

Confira o funcionamento dos serviços nas respectivas datas:

Secretaria de Saúde: UPAS, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru – Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionarão normalmente.

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-estar Animal: os parques municipais estarão funcionando das 6h às 18h. A Via Parque funcionará das 6h às 22h. A AME Animal também estará fechada.

Secretaria da Mulher: o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma Silva Lira (CRM) segue com funcionamento 24h. Também é possível entrar em contato com o CRM por meio do número: (81) 98384-4310.

Secretaria Executiva do Parque 18 de Maio: na semana do Natal, a Feira da Moda de Caruaru será antecipada para a terça-feira (23) e a quarta (24). Na semana do Ano Novo não haverá Feira da Moda.

Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome: mantém o plantão do auxílio funeral, pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O atendimento da pernoite para a população em situação de rua funciona normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, bairro Nossa Senhora das Dores (rua paralela à Rua Saldanha da Gama). A equipe de abordagem social também estará em atividade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa: o Centro de Atendimento ao Turista, no Monte Bom Jesus, funcionará das 8h às 20h.

Ceaca: o administrativo será fechado e o mercado funcionará normalmente.

Haddad: Câmara deve votar projeto de devedores contumazes nesta terça

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (8) que há “firmeza” por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para votar nesta terça-feira (9) o projeto que endurece as regras contra os chamados devedores contumazes, contribuintes que deixam de pagar impostos de forma reiterada e intencional.

A declaração foi dada após reunião de cerca de quatro horas na residência oficial da Presidência da Câmara.

De autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e defendido pela equipe econômica, o projeto já foi aprovado pelos senadores e voltou à pauta da Câmara. Em setembro, Haddad havia defendido a urgência da medida, afirmando que o projeto é essencial para fechar brechas que permitem fraudes fiscais recorrentes.

“As datas tentativas são: amanhã o devedor contumaz e, na quarta, o PLP [Projeto de Lei Complementar] 108/2024, que fecha a reforma tributária. Mas isso ainda será definido com os líderes”, disse Haddad.

Comitê gestor do IBS
O segundo item que o governo trabalha para votar nesta semana é o PLP 108/2024, que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), peça central da implementação da reforma tributária aprovada no ano passado. O ministro disse ter recebido sinalização positiva de Motta também para essa votação.

A proposta consolida regras operacionais do novo tributo, que substituirá impostos estaduais e municipais, cuja implantação depende de coordenação entre União, estados e prefeituras.

Corte de benefícios fiscais
Além dos dois projetos prioritários, Haddad cobrou o avanço do PLP 128/2025, que reduz benefícios fiscais e tem impacto estimado de R$ 19,76 bilhões nas contas públicas em 2026. Segundo ele, a votação precisa ocorrer ainda nesta semana para que haja tempo de análise no Senado antes da aprovação do Orçamento.

“O compromisso foi assumido lá atrás. A equipe econômica precisa desse projeto para que o Orçamento tenha consistência”, afirmou.

O ministro ressaltou que a peça orçamentária deve respeitar as metas definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelo Congresso na semana passada.

Mais cedo, Hugo Motta anunciou o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como relator do texto.

Orçamento de 2026
Haddad afirmou que a reunião com o presidente da Câmara teve como objetivo organizar a reta final do ano legislativo e permitir a votação, na próxima semana, do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026.

Para isso, disse o ministro, é necessário avançar antes em medidas que afetam receitas e despesas.

“São detalhes, mas detalhes importantes”, resumiu.

O governo trabalha para fechar o Orçamento com espaço fiscal compatível com as metas fiscais.

Ao mesmo tempo, busca reforçar o caixa federal por meio do corte de renúncias e da adoção de medidas contra a inadimplência tributária.

Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu por 42 votos favoráveis a 21 contrários pela soltura do presidente afastado da Casa Rodrigo Bacellar (União Brasil). Houve duas abstenções, dos 65 deputados presentes.

O deputado estadual Rodrigo Bacellar foi preso preventivamente na manhã de quarta-feira (3), durante a Operação Unha e Carne, deflagrada pela Polícia Federal (PF), para investigar o vazamento de informações sigilosas sobre a Operação Zargun, que prendeu o deputado estadual TH Joias. TH Joias está preso, desde setembro, acusado de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho.

A ação ocorreu enquanto Bacellar prestava depoimento na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Bacellar é suspeito de envolvimento no repasse de informações que teriam antecipado detalhes da operação que mirava o deputado estadual TH Joias.

Segundo a PF, o vazamento comprometeu o andamento das investigações que resultaram na prisão de TH Joias.

STF: julgamento pode condenar mais seis réus pela trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (8) o julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2 da trama golpista. A sessão está prevista para começar às 9h.

O julgamento será realizado de forma presencial pela Primeira Turma da Corte. Os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia fazem parte do colegiado.

A ação penal envolve Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Mário Fernandes, general da reserva do Exército; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça.

Os réus são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Acusações
De acordo com a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o réu Filipe Martins atuou como um dos articuladores para elaboração da minuta do golpe, documento no qual Bolsonaro pretendia justificar a decretação de um estado de sítio na região do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou uma operação de Garantia da Lei e de Ordem (GLO) pelas Forças Armadas.

Para a procuradoria, o general Mario Fernandes foi o responsável pela elaboração do plano Punhal Verde Amarelo, no qual foi planejada a morte do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O coronel do Exército Marcelo Câmara teria sido responsável pelo monitoramento ilegal da rotina de Moraes.

A acusação ainda apontou Silvinei Vasques como responsável pelas ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022.

Conforme a acusação, os dados que basearam as operações foram produzidos a mando de Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira. Ambos trabalhavam no Ministério da Justiça.

Todos os acusados negaram envolvimento com a trama durante a tramitação da ação penal.

Outros núcleos
Até o momento, o STF já condenou 24 réus pela trama golpista. Os condenados fazem parte dos núcleos 1, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, 3 e 4.

O núcleo 5 é formado pelo réu Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo. Ele mora dos Estados Unidos, e não há previsão para o julgamento.

Prefeitura de Caruaru promove processo seletivo simplificado para professores; inscrições começam nesta segunda (8)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), abre, nesta segunda-feira (8), inscrições para uma seleção pública simplificada para professores. Há vagas para profissionais graduados em diferentes áreas e as inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 22. Confira outras informações sobre o certame.

No total, estão sendo disponibilizadas 35 vagas. Podem concorrer graduados em áreas como: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Educação Física.

Independente do curso, a carga horária é de 300 horas/aula mensais e a remuneração, de R$ 24,33 por hora/aula. Há vagas para Ampla Concorrência (AC), Pessoas com Deficiência (PCD) e Pessoas Negras (PN).

O edital, onde constam todas as informações sobre as vagas, está disponível no Portal de Seleções da Prefeitura de Caruaru (selecoes.caruaru.pe.gov.br). O menu ‘Seleções’, localizado na lateral esquerda, garante acesso às informações, que também estão disponíveis no Diário Oficial (diariooficial.caruaru.pe.gov.br), na edição do dia 3 de dezembro.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal de Seleções. O processo seletivo acontecerá em etapa única, de Análise de Títulos. O resultado preliminar será divulgado no dia 9 de janeiro e o final no dia 16 de janeiro de 2026.

Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru forma primeira turma de contação de histórias

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepi), em parceria com as Secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e de Administração (SAD), formou a primeira turma do Curso de Contação de Histórias para a Primeira Infância. A formação realizada entre os meses de outubro e dezembro foi voltada aos profissionais da educação infantil do município.

Nesta segunda (08), foi o encontro final, que teve o momento prático de contação de histórias com os estudantes da rede e a certificação dos 26 profissionais participantes.

O curso foi um desafio para o auxiliar de educação Douglas Silva, do Cmei Helena Martins. “Eu nunca tinha trabalhado com crianças, entrei este ano no Cmei, e foi um desafio participar. Nada melhor que uma história para enriquecer a imaginação das crianças, tirando elas da tela do celular. Para mim, foi também enriquecedor”, destacou o participante.

“Essa é a primeira turma de várias e isso tem significado muito forte. Por trás disso, tem o fomento à leitura, que, desde cedo, a criança vai entendendo e compreendendo a importância, mas, acima de tudo, é o fortalecimento de vínculos da criança com outras crianças, com a comunidade escolar e principalmente com a família”, enfatizou a secretária executiva da Sepi, Iracleide Araújo.

A realização do curso de contação de histórias está em consonância com a BNCC e o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) e, ainda, segundo Iracleide, contribuirá diretamente para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos dos Cmeis municipais, favorecendo vínculos afetivos, linguagem, imaginação, criatividade e autonomia.

Homem cai de ponte e é resgatado de helicóptero em São Lourenço da Mata

Um homem, de 45 anos, que ficou ferido após cair de uma ponte foi socorrido de helicóptero, na manhã deste domingo (7), em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O resgate foi realizado em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano Recife.

Por volta das 11h30, a Central de Regulação do SAMU acionou a equipe médica para fazer o resgate de um homem que havia caído de uma ponte com seis metros de altura. De acordo com informações colhidas no local, a vítima foi atacada por abelhas e caiu ao se desequilibrar.

Ao chegar no local, a equipe verificou que o homem apresentava fratura no braço e dores no tórax e no abdômen. Ele foi estabilizado para embarcar na aeronave e em sete minutos chegou ao campo do quartel do Derby, na área central do Recife. Em seguida, foi conduzido de ambulância para receber atendimento especializado no Hospital da Restauração.

”Coco Dá Rock”, a batida que acende a cultura popular

“Coco Dá Rock”, o novo single de Herbert Lucena, chega ao público como uma faísca criativa pronta para movimentar a cena. O lançamento será no dia 11 de dezembro, às 18h, no Bolacha Discos e Coisas (Rua João Ramos, 50, Empresarial Manguinhos, Graças – Recife/PE) e também nas plataformas digitais. Financiada pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), a faixa marca mais um momento potente na trajetória de um artista que reinventa a tradição com frescor, ritmo e a liberdade estética que define a cultura pernambucana atual.

Misturando a pulsação ancestral do coco com a eletricidade crua do rock, Herbert cria uma sonoridade arrebatadora que celebra a cultura pernambucana em permanente movimento. A direção musical é dividida entre ele e Gustavo Pedrosa, num encontro que coloca lado a lado guitarras inquietas, metais vigorosos e o trupé inspirado no clássico Mazuca de Agrestina (2008).

O time de músicos reforça o peso da produção: Rostan Junior (bateria), Fábio Pedrosa (baixo), Gustavo Pedrosa (guitarras), Adelson Lins (trombones), David Pedro (sax), Érico Veríssimo (trompete) e Ivison, responsável por pandeiros, ganzá, zabumba e sanfona de 8 baixos. A produção executiva e elaboração do projeto são assinadas por Isa Melo.

Gravado no Studio Carranca, mixado por Carlinhos Borges e masterizado por Junior Evangelista, o single também ganhará vídeo dirigido por Ricardo Carvalho, da Quixote Produções, com montagem e criação em IA de Gustavo Vilarim, um diálogo entre tradição e tecnologia que traduz o espírito do projeto.

Herbert Lucena: tradição que se reinventa

A força de “Coco Dá Rock” se amplifica quando colocada ao lado da história de Herbert Lucena, baterista desde os anos 1980, cantor desde 2002, premiado no Brasil e reconhecido internacionalmente.

O primeiro trabalho solo foi o elogiado “Na Pisada Desse Coco” (2004). Já em 2011, lançou o “Não Me Peçam Jamais Que Eu Dê de Graça Tudo o Que Eu Tenho Pra Vender”, pela Coreto Records, em versões LP e CD. Este trabalho rendeu-lhe quatro indicações no 23º PMB em 2012, vencendo em três categorias e se destacando como um dos artistas mais premiados na cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Com presença nos palcos Europeus, Herbert se firma como um dos nomes mais inventivos da cultura popular contemporânea. Agora, com “Coco Dá Rock”, ele reafirma seu lugar: um artista capaz de honrar a tradição sem perder o apetite pela reinvenção, mantendo a música do povo acesa, vibrante e livre.

“Coco Dá Rock” é uma realização da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura do Recife, Fundação de Cultura do Recife e Secretaria de Cultura.