Primeira noite da 4ª Seresta Natalina lota Estação Ferroviária com público de todas as idades

A primeira noite da 4ª Seresta Natalina reuniu um grande público na Estação Ferroviária de Caruaru. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, o evento abriu oficialmente a programação natalina da cidade nesta sexta-feira (5) e reuniu público diverso, de todas as idades, que lotou o espaço para celebrar o início das festividades.

No palco, a banda Os Veteranos abriu a noite com repertório recheado de clássicos, embalando o público que cantou junto do início ao fim. O vocalista do grupo, Edmilson, celebrou a recepção calorosa. “É emocionante quando você vê um público cantando todos os sucessos que você ama. Tocar para uma cidade dessa, tão maravilhosa, e um público desse é gratificante demais. Inspira você a cada vez mais seguir”, afirmou.

A noite seguiu com o show da tradicional banda Labaredas, que revisitou grandes sucessos da música romântica. O cantor Mittó destacou a conexão com o público caruaruense. “Estamos hoje com 43 anos de carreira e, ao longo dessa trajetória, sempre cantamos músicas que embalam tanto jovens quanto idosos e crianças. É muito bom ver o público sentindo e vivendo isso com a gente”, comemorou.

A Seresta Natalina continua neste sábado (6), a partir das 19h, com programação especial. O público poderá conferir os shows de Didi Canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, que reúne artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Além dos shows, o evento conta com Feira da Mulher Empreendedora, espaço gastronômico, ativações de marcas e brinquedos para crianças, compondo um ambiente acolhedor e familiar.

Bolsonaro escolhe Flávio como sucessor nas eleições de 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou ter sido escolhido por seu pai, Jair Bolsonaro, para disputar em seu nome à Presidência da República nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em suas redes sociais, após meses de disputa interna entre os aliados do ex-presidente pela sucessão.

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou o senador.

O congressista já foi cogitado como possível candidato ao Planalto desde a prisão domiciliar de seu pai, em setembro, quando se consolidou como articulador informal de seu pai junto aos aliados. No primeiro momento, porém, negou a intenção de disputar: em transmissão ao vivo em novembro, disse que sua preferência seria por um novo mandato como senador.

A maioria dos possíveis sucessores foram fora do núcleo familiar de Bolsonaro: os governadores Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Jr (PR) e Romeu Zema (MG) articularam-se para obter apoio do ex-presidente, enquanto o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se distribuiu como preferido entre aliados sem se apresentar como sucessor.

Dentro da família Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se mobilizou para consolidar posição de liderança, e o filho “03”, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), anunciou que disputaria mesmo que sem o apoio do próprio partido. Ao confirmar a escolha do pai, Flávio Bolsonaro ressaltou a necessidade pela escolha de um nome interno. “Eu não vou ficar de braços cruzados enquanto a vejo esperança das famílias sendo apagadas e nossa democracia sucumbindo”.

Pesquisa mostra avanço de Raquel Lyra e redução da vantagem de João Campos na disputa por 2026 em Pernambuco

Pedro Augusto/Blog Capital 

A nova pesquisa Conecta/Opindata, realizada entre 1º e 5 de dezembro, com 10 mil entrevistas online, adiciona novos elementos à corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026 e altera, ainda que de forma gradual, a dinâmica entre os principais nomes do pleito. Os números, divulgados hoje, indicam que a disputa continua polarizada entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD), mas o dado mais relevante do levantamento é a redução expressiva da distância entre os dois — um movimento que interfere diretamente no cálculo político dos próximos meses.

No panorama estimulado, João Campos mantém a liderança, com 45% das intenções de voto. No entanto, o crescimento de Raquel Lyra, que aparece com 38%, representa uma mudança sensível: em outubro, a diferença entre ambos era de 26 pontos, e agora cai para apenas 7. A curva ascendente da ex-governadora e a estagnação relativa do prefeito do Recife criam um ambiente mais instável para o PSB, que vinha operando sob a lógica de ampla vantagem.

O quadro é ainda mais apertado no confronto direto. Campos registra 46%, contra 43% de Raquel — uma diferença de apenas 3 pontos percentuais, situada dentro da margem de erro de 0,98 ponto. A leitura técnica sugere um cenário de empate, o que reforça a tendência de que o pleito deve caminhar para o segundo turno.

O avanço de Raquel Lyra ocorre em um momento em que seu grupo político intensifica movimentos regionais e amplia presença em agendas públicas, estratégia que aparentemente encontrou ressonância junto a segmentos do eleitorado que, até então, se mostravam menos permeáveis. Para João Campos, por outro lado, o estreitamento da disputa representa a necessidade de revisão de rota: o prefeito, que mantém índices expressivos, passa a lidar com um cenário de maior competitividade e menor margem de conforto.

Outros nomes testados permanecem distantes da polarização principal. Eduardo Moura (Novo) aparece com 6,9% das intenções de voto, enquanto Ivan Moraes (PSOL) atinge 1,2%. Embora não alterem o eixo central da disputa, esses percentuais ainda têm potencial para afetar a distribuição de votos no primeiro turno.

Com menos de um ano até as eleições estaduais, a nova rodada da Conecta/Opindata sinaliza que o eleitorado começa a se mover e que o quadro, antes visto como previsível, ganha contornos de maior incerteza. A disputa, que até recentemente parecia ter um favorito confortável, agora se desenha como uma corrida aberta — e com espaço para novas inflexões até 2026.

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia pagamento do 13º Salário dos servidores para o próximo dia 12

Em entrevista ao programa Mesa Redonda da Rádio Cultura do Nordeste, desta sexta-feira (05), o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou o pagamento do 13º Salário dos servidores da Prefeitura de Caruaru para a próxima sexta-feira (12).

A medida promete impulsionar ainda mais a economia caruaruense, neste período de fim de ano, em que tradicionalmente se há uma demanda habitual por produtos e serviços locais.

Governo de Pernambuco prorroga Dívida Zero 2.0 até 26 de dezembro

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), anuncia a prorrogação do Programa Especial de Recuperação de Créditos , o Dívida Zero 2.0 até o dia 26 de dezembro de 2025. A medida amplia o prazo para que contribuintes regularizem débitos com o Estado, aproveitando condições especiais que incluem abatimento de até 100% em juros e multas para pagamento à vista, além da possibilidade de parcelamento em até 120 meses.

A decisão de estender o programa atende à grande procura registrada desde o lançamento e reforça o compromisso da Sefaz-PE com a promoção de justiça fiscal, previsibilidade e diálogo com a sociedade. O Dívida Zero 2.0 contempla débitos tributários e não tributários gerados até 31 de dezembro de 2024, abrangendo impostos como ICMS, IPVA e ICD, além de diversas taxas estaduais. Também é possível negociar multas e taxas administrativas de outros órgãos.

Os resultados alcançados até agora confirmam o sucesso do programa. Até o final de novembro, foram formalizados 163 mil processos, totalizando uma arrecadação de R$ 420 milhões. Ao todo, 58 mil pessoas físicas e jurídicas foram atendidas, e metade delas negociou débitos inferiores a R$ 500,00. Os números reforçam a adesão expressiva dos contribuintes e o impacto positivo do programa para milhares de famílias e negócios pernambucanos.

O atendimento ao público nas Agências da Receita Estadual (AREs) seguirá ocorrendo de segunda a sexta, das 8h às 13h. A Sefaz-PE reforça que a adesão ao programa é simples, rápida e pode ser feita integralmente de forma digital, por meio do Portal de Atendimento ao Contribuinte (atendimento.sefaz.pe.gov.br), onde é possível consultar débitos, simular parcelamentos e emitir guias de pagamento.

A prorrogação do Dívida Zero 2.0 representa mais uma oportunidade para que pessoas físicas e jurídicas regularizem sua situação fiscal com tranquilidade e planejamento, iniciando o novo ano com maior segurança financeira.

Com foco em modernização urbana e valorização dos servidores, Rodrigo Pinheiro envia pacote de projetos à Câmara

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, encaminhou nesta quinta-feira (4) um pacote de projetos de lei à Câmara de Vereadores que, segundo a gestão, deverá trazer impactos positivos para diversas áreas do município. Entre as propostas, está a autorização para uma operação de crédito no valor de R$ 10 milhões. O recurso será destinado ao georreferenciamento dos imóveis da cidade e à aquisição de um software capaz de realizar o mapeamento urbano em tempo real, ferramenta que promete modernizar os processos municipais e subsidiar a atualização do Plano Diretor.

De acordo com o presidente da URB, Francisco Batista, a medida atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado. “A Prefeitura de Caruaru está atendendo uma determinação do TCE e, ao mesmo tempo que atualiza o Plano Diretor, já o prepara e adapta para a nova realidade municipal, após a atualização dos novos dados do IBGE 2025”, afirmou.

Outro projeto incluído no pacote é o Investe Educa, que prevê uma bonificação para profissionais da educação. A definição dos critérios para concessão do benefício será estabelecida posteriormente por decreto. A gestão também apresentou propostas de atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos agentes de trânsito e guardas municipais, além de ajustes nos vencimentos dos profissionais de saúde.

A pauta contempla ainda uma minirreforma administrativa, que prevê a transformação de contratos temporários em cargos comissionados e a criação de novas funções. Segundo a prefeitura, a necessidade surge da expansão de serviços públicos, como a entrega de novas creches e postos de saúde prevista para 2026. A minirreforma também inclui a criação de cargos para a PrefTV Caruaru — emissora pública municipal que opera no canal digital 6.1 — e de duas secretarias executivas: a de Engenharia e Manutenção Viária e a de Juventude.

O último projeto do pacote trata da atualização da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). A proposta amplia a faixa de isenção da taxa, que atualmente beneficia consumidores que utilizam de 0 a 50 kWh por mês. Se aprovado, o novo limite será de 0 a 80 kWh, ampliando o benefício para grande parte da população de baixa renda.

Ao justificar o conjunto de medidas, o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou que as ações fazem parte de um planejamento para o futuro da cidade. “Caruaru é uma cidade grande que está sendo preparada para um futuro a longo prazo e, para isso, a gente precisa cuidar agora. É por isso que estamos olhando para todas as áreas, seja na educação, na saúde, no desenvolvimento econômico, e deixando os servidores também tratados como nunca tinham sido antes. Cuidando de todos é que a gente vai cuidando de tudo”, afirmou.

Banda Labaredas e cantor Gilliard animam 4ª Seresta Natalina de Caruaru

O clima natalino já está presente em Caruaru. Além da decoração especial, que tem iluminado as ruas da cidade, a celebração ganha novos ares nesta sexta-feira (5), com o início da 4ª Seresta Natalina. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, o evento, que acontece na Estação Ferroviária, já faz parte do calendário da cidade e conta com atrações perfeitas para reunir toda a família.

No primeiro dia, as apresentações têm início às 20h, com shows da banda Os Veteranos, que retorna após o sucesso da última edição, e da tradicional banda de brega Labaredas, eternizada na música pernambucana com sucessos como “Garotinha Linda”.

No sábado (6), a programação terá início às 19h, com os shows Didi canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, reunindo artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Para receber o público, a Estação também contará com Feira da Mulher Empreendedora, espaço de alimentação com food trucks, ativações de marcas e brinquedos para a criançada.

Confira a programação completa:

* Sexta-feira (5)
Os Veteranos
Labaredas

* Sábado (6)
Didi Canta Saudade
Natal Oxente
Gilliard

Projeto Orla inicia semana com primeiros encontros presenciais em Fernando de Noronha

O Projeto Orla dá início, entre os dias 1° e 5 de dezembro, a uma série de encontros presenciais em Fernando de Noronha. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas) e executada pela Administração Distrital, em parceria com a Nila Engenharia e Meio Ambiente, conta ainda com o apoio do ICMBio, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e de instituições ligadas à gestão costeira.

A programação inclui atividades de sensibilização, mobilização comunitária, reuniões setoriais e visitas técnicas voltadas ao fortalecimento do ordenamento e da conservação das praias da ilha.

De acordo com o gestor de praias do arquipélago, Carlos Araújo, o Projeto Orla tem como objetivo aprimorar a organização litorânea da Área de Proteção Ambiental (APA). O processo começa com um diagnóstico da situação atual e avança para uma etapa de planejamento participativo com os órgãos que atuam no território. “A meta é garantir uma orla mais segura, protegida e, ambientalmente, responsável”, afirma.

A gestora do projeto e representante da Nila Engenharia, Edilane Nicoleite, reforça que a iniciativa é estratégica para o ordenamento das praias. “O ação funciona por meio de uma articulação entre diferentes níveis de governança — distrital, estadual e federal. O foco é ouvir a comunidade e construir alternativas viáveis para o uso e a gestão da orla, sempre de forma equilibrada e consciente”, destaca.

A metodologia segue as diretrizes do Manual do Projeto Orla, que prevê etapas específicas. Nessa fase inicial, o trabalho envolve a apresentação da proposta ao público e a capacitação dos representantes governamentais que conduzirão o processo na ilha — treinamento realizado de forma remota em novembro.

No dia 1º de dezembro, as ações serão abertas à comunidade, com apresentações no auditório do ICMBio (14h às 17h) e na Erem Arquipélago (19h30 às 20h30). Nos dias 2 e 3, o Grupo de Trabalho do Projeto Orla participa de reuniões setoriais previamente agendadas.

A partir da quinta-feira (4), têm início as visitas técnicas às praias da APA, com participação de instituições responsáveis pela gestão costeira. O roteiro contempla as praias Cacimba do Padre, Bode, Americano, Boldró, Conceição, Meio, Cachorro e Porto de Santo Antônio.

Na sexta (5), o circuito se encerra com a avaliação de boas práticas nas praias do Sancho, Leão e Sueste.

O projeto seguirá com novas etapas ao longo de 2026, incluindo oficinas em março e maio, voltadas à sociedade civil organizada. “Todas essas ações buscam uma gestão participativa, equilibrada e inclusiva. A ideia é conciliar o que a legislação permite com os desejos da comunidade — especialmente dos moradores — para construir, de forma conjunta, o uso adequado da orla”, conclui Edilane

Bezerros segue como maior produtor de tomate de PE e um dos maiores do Brasil

O levantamento estatístico da produção agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2024, mantém o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, como o maior produtor de tomate do Estado, com mais de 64 mil toneladas produzidas. No ranking, Bezerros figura ainda como o 2º do Nordeste e o 8º do Brasil em desempenho de produção, com uma área plantada de aproximadamente 800 hectares e área colhida de mais de 720 hectares.

Ainda segundo os dados do IBGE, o rendimento médio é de cerca de 90 mil quilos por hectare. O pódio segue com Camocim de São Félix (2º lugar), Santa Cruz (3º lugar), Ibimirim (4º lugar) e Inajá (5º lugar). Bezerros também se destaca na produção milho, batata doce, fava, mandioca e feijão. Em comparação com o ano anterior (2023), o município passou de 39.600 toneladas para mais de 64.800 toneladas. Um crescimento de 63,6% (equivalente a 25.200 toneladas).

Em nível Brasil, o município está na 8ª posição do ranking, atrás apenas dos municípios de Cristalina – GO (1º lugar), Silvânia – GO (2º lugar), Morrinhos – GO (3º lugar), Itapeva – SP (4º lugar), Piracanjuba – GO (5º lugar), Ibicoara – BA (6º lugar) e Jaíba – MG (7º lugar). Fica na frente das cidades de Guaíra – SP (9º lugar) e Vianópolis – GO (10º lugar). Bezerros também se destaca na produção de banana, goiaba, laranja e maracujá, entre outras culturas cultivadas como leguminosas.

Em Pernambuco, a cidade ocupa a 9ª posição tanto como maior produtora de batata doce quanto de laranja. Fica ainda em 13º lugar na produção de maracujá e 21º lugar com goiaba. O ranking conta ainda mandioca (46º lugar), fava (50º lugar), milho (57º lugar), feijão (68º lugar) e banana (77º lugar). É importante lembrar que a Prefeitura de Bezerros desenvolve um trabalho de orientação e assistência técnica aos agricultores e produtores rurais do município ao longo de todo o ano.

Governadora Raquel Lyra autoriza início das obras do Arco Metropolitano no dia 12 de dezembro

A governadora Raquel Lyra anunciou que, no próximo dia 12 de dezembro, assinará a ordem de serviço para o início das obras do Segmento 2 do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano (AVM), corredor estratégico que ligará o entroncamento da BR-232, em Moreno, ao entroncamento com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O trecho, com 25,32 quilômetros de extensão, é uma das intervenções viárias mais importantes das últimas décadas em Pernambuco.

O Arco Metropolitano tem como principal objetivo reorganizar a circulação na Região Metropolitana do Recife (RMR), desafogando a BR-101, atualmente saturada pelo intenso fluxo de veículos, e preparando Pernambuco para se consolidar como hub logístico do Nordeste. As obras, que fazem parte do programa PE na Estrada, representam um investimento estimado de R$ 632 milhões.

“Vamos autorizar o início das obras do Arco Metropolitano no dia 12 de dezembro, e as máquinas já começam a trabalhar. Essa é uma notícia aguardada há muitos anos pelo povo pernambucano. Essa obra vai gerar emprego e renda, fortalecer nossa infraestrutura e melhorar a mobilidade de toda a Região Metropolitana. É mais uma entrega do PE na Estrada que transformará a vida de milhares de pessoas, facilitando o escoamento de produtos, reduzindo congestionamentos e garantindo mais segurança para motoristas e pedestres. É um legado tão importante quanto foi, no passado, a duplicação da BR-232 entre Recife e São Caetano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Arco Viário Metropolitano vai conectar áreas de vocação logística e industrial, integrando municípios como Itapissuma, Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno e o entorno do Cabo de Santo Agostinho, ampliando o acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape. O corredor vai permitir um novo fluxo de tráfego de passagem, reduzindo a pressão sobre áreas urbanas densas e aumentando a eficiência dos deslocamentos no Grande Recife.

“Essa é uma das obras mais aguardadas da Região Metropolitana e terá impacto em todo o Estado. Vai transformar a logística da nossa economia, reduzir gargalos históricos e marcar um novo capítulo da infraestrutura de Pernambuco”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

Intervenções

As obras contemplam uma série de intervenções estruturantes, entre elas:
• serviços de terraplenagem, drenagem profunda e superficial;
• pavimentação rígida e flexível;
• iluminação viária em toda a extensão;
• sinalização horizontal e vertical;
• implantação de dispositivos de segurança;
• adaptação de paradas de ônibus;
• adequações ambientais;
• construção de obras de arte especiais, como viadutos, pontes e travessias.

Entre os equipamentos previstos estão:
• viaduto na interseção com a BR-232;
• ponte sobre o Rio Jaboatão;
• viaduto de acesso a Moreno;
• passarela no Distrito Industrial do município;
• viaduto em formato de ferradura na conexão com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.