OPINIÃO: Raquel Lyra, sinônimo de desenvolvimento!, por Jorge Quintino

Caruaru recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), a governadora Raquel Lyra para oficializar um novo pacote de ações que marca mais um capítulo importante no avanço do nosso município. Durante a agenda realizada na Avenida Brasil, foram assinadas autorizações e ordens de serviço que contemplam iniciativas estruturantes, como a construção da sede do 1º BIESP, melhorias em vias de acesso, restauração de estradas e investimentos que impactam diretamente a mobilidade e a qualidade de vida da população.

A governadora apresentou as etapas dos projetos e reforçou o compromisso do Estado com a execução responsável de cada intervenção, demonstrando que planejamento e diálogo continuam guiando as ações do Governo de Pernambuco.
Como vereador e representante dos caruaruenses, sigo acompanhando cada passo desse processo. Meu papel é garantir transparência, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e manter a população informada sobre tudo o que está sendo construído para fortalecer o desenvolvimento da nossa cidade.

Caruaru avança com responsabilidade, parceria e trabalho. E, hoje, reafirmamos juntos um caminho de melhorias que já começam a transformar a vida de quem vive aqui.

Jorge Quintino, é vice-presidente da Câmara Municipal de Caruaru.

Importante patrimônio cultural de Caruaru, Museu da Fábrica de Caroá reabre totalmente requalificado no próximo sábado (13)

Após quatro anos desativado, o Museu da Fábrica de Caroá, em Caruaru, já tem data para reabrir para turistas e caruaruenses: 13 de dezembro, mesmo dia em que se comemora os 113 de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O projeto de requalificação e modernização do espaço foi feito pela Produção Inova – Conectando Histórias, por meio de incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

A reabertura deste museu marca a retomada das atividades de um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos da Princesa do Agreste. As intervenções de requalificação do Museu incluíram novas divisórias em gesso, formando ambientes totalmente renovados para a ambientação.

“O espaço recebeu nova pintura, circuito expográfico atualizado, recursos de interatividade, audiodescrição e elementos cenográficos inspirados na antiga Fábrica de Caroá, reforçando a conexão entre memória e contemporaneidade. Também foram criados novos ambientes, como uma sala para exposições de curta duração/auditório, com capacidade para 36 pessoas, além de copa ampliada, reserva técnica e almoxarifado, garantindo melhores condições de funcionamento e preservação do acervo”, detalhou o professor e historiador George Pereira, que está à frente da Produção Inova – Conectando Histórias.

A requalificação e modernização do Museu da Fábrica de Caroá teve o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura; e do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura. Sob a liderança do professor George Pereira, o projeto teve em sua equipe principal a jornalista Joalline Nascimento e o designer Vitor Marinho, que assinaram a comunicação do espaço. O Museu está localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, na Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro.

Sobre a Fábrica de Caroá

A antiga Fábrica de Caroá foi fundada em 1935 e foi um dos principais impulsionadores da economia de Caruaru, sendo considerada como um dos maiores empreendimentos da década. A fábrica de confecções seguiu em atividade até os anos 70.

A Fábrica chamava a atenção por possuir um maquinário de última tecnologia importado da Europa. O responsável pelo espaço era José de Vasconcelos, que se especializou na desfibração do caroá, que é uma planta fibrosa típica do bioma Caatinga e que é bastante utilizada na fabricação de cordões e cordas, entre outros.

Projeto Laços de Mãe fortalece acolhimento a gestantes de alto risco do Hospital da Mulher do Agreste

Com o objetivo de fortalecer o acolhimento e a preparação das gestantes do pré-natal de alto risco e de seus acompanhantes, ao longo da gestação, parto e pós parto, o Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, acaba de lançar o Projeto Laços de Mãe. A iniciativa, pensada com cuidado e propósito, nasce da compreensão de que a vivência da gravidez, especialmente quando envolve condições clínicas mais complexas, exige não apenas acompanhamento especializado, mas também espaços de escuta, apoio emocional e construção de conhecimento.

O Projeto Laços de Mãe visa orientar, acolher e criar uma rede de apoio entre gestantes, familiares e a equipe multiprofissional do HMA. “Realizaremos, mensalmente, rodas de conversa que abordarão temas essenciais relacionados à gestação de alto risco, às expectativas e escolhas para o parto, ao cuidado no puerpério e à saúde emocional da mulher e de sua rede de apoio”, detalha a enfermeira Nycarla Bezerra, supervisora do PPP (Pré-parto, Parto e Puerpério).

Os encontros, que iniciaram no final do último mês, funcionam como espaço aberto para que dúvidas sejam esclarecidas, medos compartilhados e vínculos fortalecidos, promovendo uma experiência mais segura e humanizada, também segundo a enfermeira supervisora. “Com o Projeto Laços de Mãe, reafirmamos o nosso compromisso com uma assistência integral, humanizada e pautada no diálogo, no conhecimento e no cuidado sensível às reais necessidades de cada gestante”, pontua Nycarla Bezerra.

Sobre o Hospital da Mulher do Agreste – O HMA, em Caruaru, chega aos seis meses de funcionamento com aproximadamente 4 mil partos assistidos por equipe especializada e de forma humanizada, sendo uma média de 60% deles normais. Ao todo, foram cerca de 38 mil atendimentos realizados, sendo 15.600 deles ambulatoriais, com a inserção de mais de 760 dispositivos intrauterinos (DIUs) e atendimento da equipe multiprofissional, que, nesta primeira etapa de funcionamento, inclui acompanhamento ao pré-natal de alto risco, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, endocrinologia, nutrição, mastologia, psiquiatria, psicologia, enfermagem e serviço social, entre outros.

Foram realizados, ainda, um total de quase 21 mil e 500 exames, sendo mais de 19 mil laboratoriais e quase 2 mil e 500 de apoio diagnóstico. No Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) da unidade de saúde, foram realizados mais de 7.250 exames de imagem, entre tomografia, raio-x e cardiotocografia. Quanto às ultrassonografias, foram feitas mais de 790 convencionais e mais de 1 mil 370 com doppler. O mamógrafo do HMA foi inaugurado no mês de Outubro, por ocasião da campanha Outubro Rosa, quando foram realizadas 236 mamografias, sendo 84 pela regulação, 89 pelo ambulatório e 63 por livre demanda, na ação do Dia D do Outubro Rosa.

Aguardado há mais de uma década pela população e com um investimento total de R$ 84,8 milhões, o HMA oferta cuidado a mulheres de 53 municípios. Com mais de 190 leitos para garantir atendimento a urgências de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTI neonatal e adulta, bloco cirúrgico com cinco salas e ambulatórios especializados, a unidade oferece ainda espaço para acolher e prestar assistência, inclusive com residência temporária, a grávidas, mulheres no pós-parto e bebês que necessitem de cuidado contínuo sem a necessidade de internação hospitalar: a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (Casa de Maria), com 20 alojamentos e suporte de profissionais especializados. Já o espaço Canguru é composto por 15 leitos.

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana, logo após a publicação da resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a resolução com novas regras será publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), com validade imediata. A expectativa é que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palácio no Planalto para lançar o novo aplicativo para celular CNH do Brasil. 

O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola. 

Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH. 

Veja as principais mudanças: 

Abertura do processo

Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas

O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente. 
Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas

A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas. 
O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas. 
Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas

Provas

Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH. 
Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran. 

Instrutores

Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.
A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

PREFEITURA DE BEZERROS PARTICIPA DO 19º ENCONTRO DA REDE PERNAMBUCANA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

Screenshot

Realizado nesta quinta-feira (04), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, o 19º Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis contou com a presença de representantes da Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano. A secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Thais Santos, representou o município no evento.

A iniciativa, promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como objetivo abordar a discussão sobre saúde, bem-estar e equidade com foco na política pública sustentável e saudável dos municípios pernambucanos. Bezerros está entre as 33 cidades que integram à RPMS.

Em âmbito municipal, as ações são coordenadas pelas Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde. O trabalho intersetorial foi apresentado através das iniciativas do Bezerros Sustentável, Sementeira Municipal, Limpa Bezerros, Reciclar é Massa, Pacto “Meu Município pelos ODS”, Recicla + PE e Farmácia Viva. O fortalecimento da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é feito com base nos três níveis de atuação, sendo eles “micro, meso e macro”.

A implementação de iniciativas comunitárias, uma agenda local de município saudável e políticas governamentais articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, para a promoção do bem-estar e da equidade em saúde local-regional foi o centro das discussões durante o encontro, que contou com palestras, rodas de conversa, debates, apresentações de práticas municipais, lançamento de livro digital, entre outras atividades.

O 19º Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis contou com a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Rede Colaborativa de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis, Movimento de Municípios, Cidades, Comunidades Sustentáveis das Américas, GT Promoção de Saúde. A realização foi da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Representaram Bezerros a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Thais Santos, o diretor de Assessoria e Planejamento em Meio Ambiente, Marco Ribeiro, a coordenadora de Sustentabilidade, Emilly Tuane, e a assessora especial da Secretaria, Juliana Bione.

Raquel Lyra assinará autorizações para obras estruturadoras para segurança e mobilidade de Caruru

Pedro Augusto/Blog Capital

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), inicia a segunda-feira (8), com uma agenda intensa entre o Recife e Caruaru. Logo às primeiras horas da manhã, a gestora participa da tradicional celebração em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, um dos eventos religiosos mais significativos do estado, que reúne anualmente milhares de fiéis.

Após a celebração, Raquel segue para Caruaru, onde, às 9h, anunciará um pacote de investimentos estratégicos para o município e região. As ações integram o programa Juntos pela Segurança, que prevê o fortalecimento da estrutura operacional das forças de segurança no Agreste. Entre as iniciativas, estão a autorização para a construção de um novo Batalhão Integrado Especializado (Biesp) da Polícia Militar e de um Grupamento de Bombeiros (GB) na cidade.

Além das medidas voltadas à segurança, a governadora também assinará autorizações nas áreas de mobilidade urbana e desenvolvimento regional. Serão requalificadas a via de acesso ao abatedouro municipal e a estrada que liga à Vila Murici, consideradas fundamentais para o fluxo econômico e para a rotina das comunidades locais.

Raquel Lyra ainda dará aval para o processo licitatório das obras de restauração da estrada que leva ao Autódromo Ayrton Senna e anunciará a construção de um novo campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru, ampliando a oferta de ensino superior no município.

Confira a tabela da primeira fase do Campeonato Pernambucano 2026

Pedro Augusto/Blog Capital

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) oficializou, nesta semana, o regulamento e a tabela do Campeonato Pernambucano Série A1 – 2026, reforçando o peso da competição no calendário estadual e nacional. Considerado um dos torneios regionais mais tradicionais do país, o Estadual ganhará ainda mais relevância ao definir, diretamente pela classificação final, as vagas para as competições nacionais da temporada 2027.

De acordo com a FPF, o campeão, o vice e os demais classificados disputarão quatro vagas na Copa do Brasil, duas vagas no Campeonato Brasileiro Série D e ainda o acesso direto do primeiro e segundo colocados à Copa do Nordeste de 2027. Todos os critérios seguirão rigorosamente as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Formato e participantes

O Pernambucano 2026 contará com oito clubes: Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Sport e Vitória. As equipes disputam a Primeira Fase entre 9 de janeiro e 1º de fevereiro, em sistema de turno único, com todos se enfrentando.

Os seis melhores colocados avançam. Os dois primeiros garantem vaga direta nas semifinais, enquanto os times entre 3º e 6º lugar jogam a Segunda Fase em confrontos eliminatórios de ida e volta. O sétimo colocado assegura presença na Série A1 de 2027 para o Segundo Turno, e o oitavo disputará o Primeiro Turno do próximo ano, previsto para o segundo semestre de 2026.

Mata-mata com VAR em todas as fases

Na Segunda Fase, os duelos serão entre 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores seguem para a Terceira Fase, onde encontram os dois líderes da Primeira Fase, novamente em partidas de ida e volta que definirão os finalistas.

A decisão do título estadual também será disputada em dois jogos. Todas as fases eliminatórias terão o suporte do árbitro de vídeo (VAR), reforçando o compromisso da FPF com a transparência e a justiça esportiva.

Relevância nacional

Para o presidente da FPF, Evandro Carvalho, o Pernambucano 2026 mantém seu papel central no cenário do futebol brasileiro.
“O Campeonato Pernambucano continua sendo uma vitrine de enorme relevância para nossos clubes, movimenta o futebol regional em alto nível e assegura oportunidades reais de acesso às principais competições do país. É o campeonato estadual de maior audiência do País”, destacou.

Com regulamento definido e calendário confirmado, a expectativa agora se volta ao início da competição, que promete mais uma edição marcada por equilíbrio e forte disputa por vagas nacionais.

Rodada inicial:

9/1 – 18h30 – Arena de Pernambuco – Retrô x Vitória

9/1 – 20h30 – Aflitos – Náutico x Maguary

10/1 – 17h – Arena de Pernambuco – Jaguar x Sport

11/1 – 17h – Arena de Pernambuco – Santa Cruz x Decisão

2ª rodada

13/1 – 20h – Local a definir – Vitória x Jaguar
14/1 – 19h – Local a definir – Decisão x Náutico
14/1 – 19h – Arthur Tavares – Maguary x Sport
14/1 – 21h30 – Ilha do Retiro – Santa Cruz x Retrô

3ª rodada

17/1 – 17h – Arena Pernambuco – Santa Cruz x Vitória
17/1 – 18h – Local a definir – Decisão x Jaguar
18/1 – 16h – Arthur Tavares – Maguary x Retrô
18/1 – 18h – Aflitos – Náutico x Sport

4ª rodada

21/1 – 18h – Local a definir – Vitória x Maguary
21/1 – 19h – Ilha do Retiro – Sport x Decisão
22/1 – 18h – Arena Pernambuco – Retrô x Santa Cruz
22/1 – 20h – Arena Pernambuco – Jaguar x Náutico

5ª rodada

24/1 – 17h – Ilha do Retiro – Sport x Vitória
25/1 – 16h – Local a definir – Retrô x Jaguar
25/1 – 16h – Arthur Tavares – Maguary x Decisão
25/1 – 18h – Arena Pernambuco – Santa Cruz x Náutico

6ª rodada

28/1 – 19h – Arthur Tavares – Maguary x Sport
28/1 – 20h30 – Arena Pernambuco – Santa Cruz x Jaguar
29/1 – 18h – Local a definir – Decisão x Vitória
29/1 – 20h – Aflitos – Náutico x Retrô

7ª rodada

1/2 – 18h – Ilha do Retiro – Sport x Santa Cruz
1/2 – 18h – Arena Pernambuco – Retrô x Decisão
1/2 – 18h – Arthur Tavares – Vitória x Náutico
1/2 – 18h – Aflitos – Jaguar x Maguary

Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 300 milhões de transações em 24 horas.

Somente no último dia 5, foram feitas 313,3 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 179,9 bilhões em um único dia.

“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, informou o BC em comunicado.

O recorde diário anterior tinha sido registrado em 28 de novembro, dia Black Friday e data limite do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, com 297,4 milhões de transações num único dia.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de novembro, 178,9 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 162,3 milhões eram pessoas físicas; e 16,6 milhões, pessoas jurídicas. Em outubro, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema alcançou a marca de R$ 3,32 trilhões movimentados.

Estudantes da Rede Municipal de Caruaru conquistam mais de 600 medalhas em olimpíadas durante o ano

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou a cerimônia de premiação das Olimpíadas do Conhecimento 2025, um evento voltado para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Fundamental, que durante este ano foram destaque em olimpíadas.

A solenidade foi marcada pelo grande número de alunos contemplados, sendo um total de 651 medalhas entregues, nas áreas de conhecimento em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes. “É um reconhecimento não só pelo que alcançamos através da medalha recebida, mas também de toda nossa trajetória anual na escola, e receber esta medalha é a concretização disso”, afirmou a estudante Emilly de Mendonça.

Com a totalidade de medalhas, foram entregues 176 medalhas de Ouro, 161 medalhas de Prata e 304 na categoria Bronze. “Um momento de reconhecimento e valorização de todo esforço acadêmico e, claro, estudantil, eles brilharam muito em diversas modalidades de olimpíadas, trazendo um excelente número de medalhas para a educação da nossa cidade. Parabéns a todos”, frisou o secretário Executivo de Educação, Lúcio Farias.

OPINIÃO: “O STF Tranca a Porta, o Senado Joga a Chave Fora”, por João Américo

por João Américo

Esqueça a harmonia entre os Poderes descrita nos livros de Direito. O que Brasília vive hoje é uma guerra de trincheiras aberta e declarada entre o Supremo Tribunal Federal e o Senado. Se antes as farpas eram trocadas pela imprensa, agora a disputa é por território e sobrevivência institucional.

De um lado, temos o fato político: a indicação de Jorge Messias para o STF encontrou um muro de concreto. A resistência liderada por figuras como Davi Alcolumbre não é apenas antipatia pessoal ou questionamento de currículo. É um recado brutal: o Senado cansou de ser carimbador de luxo do Planalto. A mensagem é clara: querem um ministro que deva satisfação ao Parlamento, e não apenas obediência ideológica ao Executivo.

Mas por que o Senado decidiu travar essa batalha logo agora? A resposta não está na política, mas na caneta do decano Gilmar Mendes.

Ao decidir que pedidos de impeachment contra ministros do STF só podem avançar com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro criou, na prática, uma superblindagem institucional. A Constituição diz que o Senado é o juiz natural dos ministros da Corte. É o único freio real que o Legislativo possui contra eventuais abusos da toga. Ao terceirizar a chave desse processo para a PGR — um órgão que historicamente não compra briga com o Supremo —, o Judiciário retirou a espada da mão dos senadores.

A reação foi imediata e segue a terceira lei de Newton: para toda ação de blindagem jurídica, há uma reação de sabotagem política. A lógica do Congresso é simples e implacável: “Se o Supremo nos tira o poder de fiscalizar seus ministros, nós responderemos fechando a porta para os novos integrantes que vocês desejam.”

Jorge Messias virou a primeira vítima dessa queda de braço. Ele é o peão sacrificado no tabuleiro onde reis e bispos disputam quem manda mais.

O que está em jogo não é a biografia de um advogado ou a técnica jurídica de uma decisão liminar. O que está em colapso é o sistema de freios e contrapesos. Quando um Poder se blinda excessivamente e o outro retalia paralisando o Estado, quem perde é a estabilidade democrática. A tal “harmonia” constitucional virou lenda urbana. Hoje, em Brasília, o que vemos é uma disputa de egos para medir quem tem a cadeira maior. E, nessa briga, a República ficou pequena.