Prefeitura de Caruaru inicia formação de 80 novos guardas municipais

A segurança pública de Caruaru ganha um reforço de peso. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), realizou, nesta segunda-feira (14), a aula inaugural do curso de formação dos 80 novos guardas municipais aprovados no último concurso público. O montante se junta aos 110 guardas que já trabalham no município, representando um incremento de mais de 72% no efetivo. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos futuros profissionais.

A solenidade marca o início oficial do processo de capacitação que prepara os novos profissionais para atuarem com eficiência na proteção do patrimônio público e na promoção da ordem e segurança em todo o município. Com disciplinas teóricas e práticas, o curso abordará temas como legislação, direitos humanos, atendimento ao público, defesa pessoal, uso progressivo da força, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função.

O reforço no efetivo é uma das ações estratégicas da gestão municipal para ampliar a presença da Guarda nas ruas e garantir mais tranquilidade à população.

“Este é um momento histórico para Caruaru. A formação desses novos guardas representa o fortalecimento de uma cidade que valoriza a segurança e cuida de quem cuida. Estamos investindo em pessoas comprometidas com o bem-estar da população, com uma Guarda mais preparada, humana e próxima das comunidades. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa construção coletiva por uma Caruaru cada vez mais segura”, afirmou a vice-prefeita Dayse Silva.

A expectativa é que, ao final da formação, os novos guardas estejam plenamente preparados para integrar as operações da Guarda Municipal, que hoje já é referência no estado em ações de prevenção e cidadania.

Governo cria cadastro nacional de celulares roubados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública instituiu nesta segunda-feira (14) o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR). A ferramenta reúne informações sobre aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio e estará disponível tanto para os cidadãos quanto para as autoridades.

A medida busca apoiar a recuperação de aparelhos pelas forças de segurança e permitir que o consumidor consulte a situação de um celular antes de comprá-lo ou habilitá-lo.

Integração com sistemas já existentes

O novo cadastro unifica dados do Projeto Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência. A gestão da plataforma será feita pela Secretaria-Executiva do ministério.

A portaria determina que os dados devem ser usados exclusivamente para fins de segurança pública e estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O CNCR não substitui o boletim de ocorrência nem garante segurança jurídica ao consumidor, servindo apenas como base consultiva.

Noite do pagode faz história no Festival de Inverno de Garanhuns

A noite do domingo (13) coroou o sucesso do primeiro final de semana do 33º Festival de Inverno de Garanhuns. Com público superior a 80 mil pessoas, Sorriso Maroto, Dilsinho, Amor Eterno e Sambar & Love incendiaram a Praça Mestre Dominguinhos. A plateia também vibrou com o anúncio de uma nova atração para a próxima edição do FIG: Belo, que estará pela primeira vez no Maior Festival Multicultural da América Latina.

Pela primeira vez em Garanhuns, a banda recifense Sambar & Love foi responsável por abrir a noite, que já contava com praça cheia. Em seguida, Amor Eterno realizou uma apresentação vibrante, comprovando o sucesso do grupo garanhuense no pagode.

O grupo Sorriso Maroto eletrizou a multidão que ansiava pela primeira apresentação em praça pública na cidade. Com um repertório de grandes sucessos, a banda entregou tudo que se propôs, como comentou o vocalista Bruno: “Um dos nossos maiores prazeres é encontrar o público apaixonado pela nossa música. Por isso, prometemos entregar tudo aqui: muito amor, muita alegria, pra galera viajar no tempo e também cantar as novas canções”.

Encerrando a noite de domingo e o primeiro final de semana do 33º FIG, Dilsinho também se apresentou pela primeira vez no palco da Praça Mestre Dominguinhos. Sucessos como “Péssimo Negócio”, “Refém” e “Diferentão” comprovaram o sucesso do artista, que é um dos expoentes da nova geração do pagode.

A 33ª edição do FIG segue até o dia 27 de julho, com 20 polos culturais e diversas linguagens artísticas. Na segunda semana de atrações, grandes nomes da música brasileira, como Bruno e Marrone, Alceu Valença, Ana Carolina, Oswaldo Montenegro e Jorge Aragão se apresentam no Polo Mestre Dominguinhos.

Caruaru Shopping promove, a partir do dia 14, o Espaço do Artesanato

O Caruaru Shopping sediará, a partir do dia 14 de julho, mais um evento, o Espaço do Artesanato. A feira acontecerá no corredor do supermercado e funcionará conforme o horário do centro de compras e convivência.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, o Espaço do Artesanato é um destino imperdível para quem busca produtos únicos e feitos com amor.

Lá, o visitante irá encontrar artigos em crochê, bolsas exclusivas, laços de cabelo, bem como produtos religiosos, a exemplo de esculturas, terços e chaveiros.

Uma variedade de doces caseiros, velas aromáticas, óleos essenciais, entre outros produtos, também estarão à disposição do público.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Veículo tomado de assalto é recuperado poucos minutos depois pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã desta segunda-feira (14), a prisão de um homem e a recuperação de um veículo roubado poucos minutos antes.

As equipes do Nucleo de Operações Especiais (NOE) da PRF estavam realizando policiamento ostensivo nas imediações do KM 78 da BR-101, quando por volta das 07h30, foram alertadas por usuários da via sobre um veículo Argo de cor cinza que teria acabado de ser roubado no bairro de Três Carneiros.

Ao se aproximar do veículo para averiguação, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade, desrespeitando as ordens de parada e realizando diversas manobras perigosas, como arrancadas e frenagens bruscas, colocando em risco a segurança dos demais usuários da rodovia. Nas imediações do KM 80 (proximo a entrada da Muribeca), o veículo fez um retorno sobre o canteiro central e continuou a fuga por mais alguns metros até colidir na traseira de um caminhão baú não identificado.

Nesse momento, o condutor tentou fugir a pé, misturando-se às pessoas que andavam no local, para despistar os policiai, mas foi rapidamente identificado e detido pelos policiais da PRF.

Durante a abordagem, o suspeito confessou ter acabado de roubar o veículo momentos antes, e indicou que a arma utilizada estaria sob o banco do passageiro. A equipe policial realizou a busca veicular e encontrou um revólver calibre .38 com seis munições, que estava engatilhado e pronto para uso.

O veículo, um FIAT ARGO de cor cinza, ainda não possuía registro de roubo no sistema, em função do pouco tempo decorrido desde o crime.

Após a constatação dos fatos, o autor foi encaminhado à Polícia Civil de Pernambuco (PC/PE) para as providências cabíveis.

Ele será autuado pelos crimes de roubo e de dirigir veículo automotor em via pública sem habilitação, gerando perigo de dano.

O “Camarim dos Sonhos”, no Caruaru Shopping, é garantia certa para a criançada

O Caruaru Shopping realizará, no dia 12 de julho, o “Camarim dos Sonhos”. O evento acontecerá no corredor do supermercado, das 15h às 18h, e, na ocasião, irá se transformar em um verdadeiro camarim para a criançada.

Nessa tarde superespecial, os pequenos poderão viajar na imaginação, com cabelo maluco, cabelo colorido, maquiagem divertida e outras surpresas típicas de um camarim infantil cheio de criatividade.

“Tudo será realizado por uma profissional com produtos hipoalergênicos e muita segurança”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O evento é gratuito e está disponível para crianças a partir dos três anos de idade.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Festival de Inverno de Garanhuns abre sua 33ª edição na Praça Mestre Dominguinhos

Começou oficialmente nesta quinta-feira, 10 de julho, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com o tema “Tradição viva, cultura em movimento”, em sua edição especial de 35 anos de história. Cerca de 80 mil pessoas se reuniram na Praça Mestre Dominguinhos para curtir a noite do brega, ritmo que emociona gerações e vem crescendo a cada ano.

Durante a programação, o prefeito Sivaldo Albino anunciou duas atrações para o próximo ano: Raphaella Santos na noite do Brega no FIG e Tarcísio do Acordeon na noite do Forró. Com esse início, Garanhuns reafirma seu título como terra dos grandes festivais, unindo tradição e diversidade em um evento que movimenta a cidade até o dia 27 de julho.

A noite teve início com a apresentação da Banda Kitara, que aproveitou a ocasião para gravar seu novo DVD no palco principal do Festival. Em seguida, Conde Só Brega, conhecido como o rei do brega, fez todo o público cantar junto e entrar no clima da festa com um show repleto de sucessos.

Na sequência, Priscila Senna levou o brega romântico ao palco, emocionando a multidão com um repertório que mesclou antigos sucessos e músicas novas. Durante a apresentação, ela chamou ao palco Carina Lins, Andrielly Souza e Luanny Vital, que participaram do show em momentos especiais, dividindo os vocais com a cantora. Encerrando a primeira noite, o cantor Tayrone levou seu arrocha romântico ao palco e fez o público cantar e dançar do início ao fim. Mesmo com a chuva que caiu durante toda a noite, a Praça Mestre Dominguinhos permaneceu cheia, com o público animado até a última atração.

O Festival segue nesta sexta-feira (11) na Praça Mestre Dominguinhos, com mais uma noite de grandes atrações: PV Calado, Neiff, Xamã e Matuê.

Campanha quer regularizar postos de combustíveis em Caruaru

Posto de combustível

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), deu início a uma campanha de regularização para os postos de combustíveis do município. A medida visa garantir o cumprimento da Lei Complementar Nº 159, que determina os procedimentos de licenciamento, construção e instalação destes estabelecimentos, atualizando as normas que estavam em vigor desde 1977.

Uma das exigências é que os postos possuam autorização urbanística e ambiental para funcionar, garantindo mais segurança para o público e cuidado com o meio ambiente. Além disso, as normas determinam as medidas de organização e sinalização para as instalações, incluindo a necessidade de acessibilidade para pedestres e de pisos impermeabilizados para áreas de lavagem e lubrificação.

Para a instalação de gás natural, também são previstas medidas específicas, incluindo a área delimitada de funcionamento e os afastamentos mínimos previstos na legislação nacional para minimizar os riscos de acidentes. Também é proibida a instalação de novos postos que desrespeitem a distância mínima de 200 metros de pontes, viadutos, canais e lagoas.

Os estabelecimentos que já possuem licenciamento ambiental terão o prazo de 6 meses para dar início à regularização urbana junto à URB. Todas as determinações estão presentes no Diário Oficial de 18 de junho de 2025.

Caruaru Shopping realiza doce aventura com a oficina “Estação do Pirulito”

No dia 13 de julho, o Caruaru Shopping estará realizando a “Estação do Pirulito”. A oficina, especialmente para crianças a partir dos três anos de idade, acontecerá no corredor do supermercado, das 15h às 18h.

A ação promete ser bastante divertida, onde os pequenos vão embarcar em uma doce aventura, colocando a mão na massa para confeitar seus próprios pirulitos, explorar sabores e viver uma experiência única.

“Dê um gostinho especial à tarde do seu sábado e venha se divertir com a gente”, convidou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, lembrando que a oficina é gratuita.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra assina ordens de serviço para construção de Centro Especializado de Reabilitação e pavimentação de ruas

O Governo de Pernambuco deu mais um importante passo no desenvolvimento de obras estruturantes no Agreste. Nesta quinta-feira (10), em Caruaru, a governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e outras duas ordens de serviço para a pavimentação de ruas da cidade. Também foi autorizada a abertura de duas licitações para obras na via de acesso ao abatedouro municipal e quatro ruas em Murici, na zona rural. A vice-governadora Priscila Krause participou das agendas.

“É uma alegria estar aqui para poder anunciar novas obras para Caruaru. Depois de entregarmos o Hospital da Mulher, que em breve completa mil partos feitos, estamos anunciando a ordem de serviço para início das obras de um centro de reabilitação que vai funcionar pertinho do complexo hospitalar do Governo de Pernambuco, além de pavimentações de ruas que vão melhorar o acesso da população aos locais. Tudo o que vem pela frente é muito melhor do que aquilo que a gente já construiu até agora”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O CER tem como objetivo ampliar o acesso à atenção especializada para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outras neurodiversidades. Entre os serviços, estarão fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Localizado no bairro Santa Rosa, próximo ao Hospital da Mulher do Agreste (HMG), a unidade também atenderá a municípios como Garanhuns, Pesqueira, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, entre outros, reduzindo a necessidade de ida a unidades na Região Metropolitana do Recife.

A ordem de serviço para execução das obras para construção da nova unidade, além de sua equipagem, contará com investimentos na ordem de R$ 11 milhões, recursos do governo federal e contrapartida do governo estadual. “É uma gama de trabalhos que vão ser oferecidos a toda a população do Agreste. Todos os municípios próximos vão poder contar com mais de 6 mil atendimentos por mês”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

No Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10), também foi aberta a licitação para a construção de um CER no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. “Reforçando a infraestrutura do interior, você se aproxima das pessoas que precisam e desafoga a infraestrutura da Região Metropolitana do Recife. Essa interiorização vem sendo feita com muita força. Esperamos com isso atender melhor o cidadão que tanto precisa”, registrou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

“São investimentos na área de infraestrutura, mobilidade, saúde. O CER é um equipamento importantíssimo de reabilitação que será construído, além de várias ruas que foram anunciadas. Isso se incorpora às diversas outras ações que fizemos e vamos fazer em conjunto com o Governo do Estado”, acrescentou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

OBRAS VIÁRIAS – Os investimentos para as obras viárias em Caruaru vão somar quase R$ 10 milhões. As ordens de serviço são destinadas a 10 ruas em áreas da zona rural do município, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano.

Já as licitações vão contratar uma empresa de engenharia para a obra na via de acesso ao abatedouro municipal, que possui uma extensão total de 3.990 metros. Outra licitação é para intervenções em Murici, que somam uma área de pavimentação de 1.810,97 metros quadrados. A contratação tem como meta principal oferecer melhorias nas vias que beneficiarão diretamente as comunidades atendidas, por meio da execução de serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização, entre outros.

“São muitos investimentos da gestão estadual chegando a Caruaru. O CER, que vai desafogar e atender pessoas que hoje precisam se locomover para a Região Metropolitana, e a pavimentação nas zonas rural e urbana”, destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “As ações divulgadas pela governadora Raquel Lyra fazem a diferença para a população, que por muito tempo aguardou por essas ruas. Também estamos garantindo que quem é da região possa ser atendido mais perto de casa com o Centro Especializado de Reabilitação”, complementou o diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.

Também estiveram presentes no evento o deputado federal Fernando Monteiro, o deputado estadual Joaquim Lira; os secretários de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho; de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo; o diretor-presidente da Pernambuco Participações (Perpart), Francisco Amaral.