Fagner dos Animais e Anderson Luiz destacam importância da preservação ambiental em Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

O novo secretário municipal de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Caruaru, Fagner dos Animais, demonstrou já estar inteiramente integrado à gestão de Rodrigo Pinheiro ao gravar vídeo fortalecendo as ações de compensação ambiental no município, com o plantio de mudas de diferentes espécies de árvores.

Ao lado de Anderson Luiz e de estudantes da rede municipal, ele plantou uma muda de pau-brasil no Parque Ambiental Severino Montenegro.

“Estamos aqui realizando este plantio em comemoração ao Dia do Pau-Brasil. A vida é assim: plantamos hoje para colher no futuro. Essa ação também contou com a participação de crianças, reforçando a importância de conscientizar as novas gerações sobre a preservação ambiental”, destacou Fagner.

Anderson Luiz, que esteve sempre integrado às ações de preservação ambiental desenvolvidas pelo governo Rodrigo Pinheiro enquanto secretário de Articulação Política, também comentou a ação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal.

“Esse é um trabalho muito importante e simbólico, que traz uma reflexão sobre a própria vida. A analogia é justamente essa: assim como na natureza, é preciso plantar e cuidar hoje para colher bons frutos amanhã. Preservar o meio ambiente é investir no futuro e na qualidade de vida de todos”, afirmou Anderson Luiz.

Nesta semana, a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal está realizando o plantio de 75 mudas de árvores em seis praças municipais. Já no mês de abril, foram plantadas 60 mudas em diferentes áreas urbanas da cidade. Até o fim de maio, um total de 250 novas mudas será plantado no município.

Mudas

Além do plantio realizado pela secretaria, as doações de mudas para a população também vem crescendo, incentivando a arborização urbana e a participação da comunidade nas ações ambientais.

A população interessada pode retirar mudas de árvores diretamente na Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. A SSB está localizada na Avenida José Rodrigues de Jesus, s/n, bairro Indianópolis, em Caruaru, Pernambuco.

Mesada e viagens internacionais: veja o que PF diz sobre Ciro Nogueira

Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, fala com a imprensa após fala do Presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada

Na representação que apresentou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que resultou na deflagração da 5ª fase da Operação Compliance Zero, nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal (PF) afirma ter indícios de que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) recebia pagamentos mensais do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Segundo a PF, além de receber entre R$ 300 mil e R$ 500 mil mensais do banqueiro, Ciro Nogueira desfrutava de outras benesses, como o custeio de viagens internacionais, hospedagens e despesas em restaurantes. Também desfrutava de voos privados e de imóveis de alto padrão pertencentes a Vorcaro.

Em troca, o parlamentar apresentava projetos de lei de interesse do banqueiro, como a Emenda nº 11, que Nogueira apresentou à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 65, em agosto de 2024.

O texto, que depois ficou conhecido como Emenda Master, ampliava a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) dos atuais R$ 250 mil para R$ 1 milhão por depositante.

De acordo com os investigadores, o texto foi elaborada por assessores do Banco Master e entregue na residência de Ciro Nogueira, para que ele apresentasse ao Congresso.

Segundo as investigações da PF, Vorcaro teria dito a interlocutores que a emenda “saiu exatamente como mandei” – fato que, segundo os mesmos interlocutores, tinha potencial para “sextuplicar” os negócios do Master, provocando verdadeira “hecatombe” no mercado.

Ainda segundo as diligências, por conta da suposta conduta parlamentar em favor de Vorcaro, Nogueira recebeu outras vantagens econômicas indevidas, como a aquisição, por apenas R$ 1 milhão, de participação societária na empresa Green Investimentos S.A. equivalente a R$ 13 milhões.

A participação societária na Green foi formalmente adquirida pela CNLF Empreendimentos Imobiliários, administrada por Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, irmão de Ciro Nogueira.

O senador Nogueira foi ministro-chefe da Casa Civil em 2021 e 2022, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Decisão do STF

Analisando as informações da Polícia Federal, o ministro André Mendonça afirma que “os autos reúnem diversos elementos de prova, dentre os quais se destacam comprovantes bancários de transferências, registros de viagens e mensagens eletrônicas trocadas, em tese, entre integrantes da organização criminosa”.

“Os elementos descritos na representação são suficientes para indicar, em tese, o estabelecimento de um arranjo funcional e instrumentalmente orientado para obtenção de benefícios mútuos, extrapolando relações de mera amizade, entre o senador Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro.”

Com base nos indícios apresentados pela PF e no parecer do Ministério Público, o ministro André Mendonça proibiu Ciro Nogueira de manter qualquer tipo de contato com investigados na Operação Compliance Zero, bem como testemunhas no inquérito.

Também decretou a prisão temporária, por cinco dias, do primo de Daniel Vorcaro, Felipe Cançado Vorcaro, apontado como operador financeiro do banqueiro e operador da aquisição societária da Green Investimentos pela CNLF. Cançado foi detido na manhã de hoje.

Mendonça também proibiu o irmão de Ciro Nogueira de deixar o país. Silva Nogueira Lima terá de usar tornozeleira eletrônica e está proibido de manter contato com investigados e testemunhas do inquérito da Compliance Zero.

Defesa

Em nota, o advogado do senador repudiou “qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar”, reiterando o compromisso de “contribuir com a Justiça, a fim de esclarecer que não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados, colocando-se à disposição para esclarecimentos”.

“Pondera, por fim, que medidas investigativas graves e invasivas tomadas com base em mera troca de mensagens, sobretudo por terceiros, podem se mostrar precipitadas e merecem a devida reflexão e controle severo de legalidade, tema que deverá ser enfrentado tecnicamente pelas Cortes Superiores muito em breve, assim como ocorreu com o uso indiscriminado de delações premiadas”, completa.

A reportagem não conseguiu contato com as defesas de Felipe Cançado Vorcaro e de Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima.

Na representação que apresentou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que resultou na deflagração da 5ª fase da Operação Compliance Zero, nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal (PF) afirma ter indícios de que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) recebia pagamentos mensais do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Segundo a PF, além de receber entre R$ 300 mil e R$ 500 mil mensais do banqueiro, Ciro Nogueira desfrutava de outras benesses, como o custeio de viagens internacionais, hospedagens e despesas em restaurantes. Também desfrutava de voos privados e de imóveis de alto padrão pertencentes a Vorcaro.

Em troca, o parlamentar apresentava projetos de lei de interesse do banqueiro, como a Emenda nº 11, que Nogueira apresentou à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 65, em agosto de 2024.

O texto, que depois ficou conhecido como Emenda Master, ampliava a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) dos atuais R$ 250 mil para R$ 1 milhão por depositante.

De acordo com os investigadores, o texto foi elaborada por assessores do Banco Master e entregue na residência de Ciro Nogueira, para que ele apresentasse ao Congresso.

Segundo as investigações da PF, Vorcaro teria dito a interlocutores que a emenda “saiu exatamente como mandei” – fato que, segundo os mesmos interlocutores, tinha potencial para “sextuplicar” os negócios do Master, provocando verdadeira “hecatombe” no mercado.

Ainda segundo as diligências, por conta da suposta conduta parlamentar em favor de Vorcaro, Nogueira recebeu outras vantagens econômicas indevidas, como a aquisição, por apenas R$ 1 milhão, de participação societária na empresa Green Investimentos S.A. equivalente a R$ 13 milhões.

A participação societária na Green foi formalmente adquirida pela CNLF Empreendimentos Imobiliários, administrada por Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, irmão de Ciro Nogueira.

O senador Nogueira foi ministro-chefe da Casa Civil em 2021 e 2022, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Decisão do STF

Analisando as informações da Polícia Federal, o ministro André Mendonça afirma que “os autos reúnem diversos elementos de prova, dentre os quais se destacam comprovantes bancários de transferências, registros de viagens e mensagens eletrônicas trocadas, em tese, entre integrantes da organização criminosa”.

“Os elementos descritos na representação são suficientes para indicar, em tese, o estabelecimento de um arranjo funcional e instrumentalmente orientado para obtenção de benefícios mútuos, extrapolando relações de mera amizade, entre o senador Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro.”

Com base nos indícios apresentados pela PF e no parecer do Ministério Público, o ministro André Mendonça proibiu Ciro Nogueira de manter qualquer tipo de contato com investigados na Operação Compliance Zero, bem como testemunhas no inquérito.

Também decretou a prisão temporária, por cinco dias, do primo de Daniel Vorcaro, Felipe Cançado Vorcaro, apontado como operador financeiro do banqueiro e operador da aquisição societária da Green Investimentos pela CNLF. Cançado foi detido na manhã de hoje.

Mendonça também proibiu o irmão de Ciro Nogueira de deixar o país. Silva Nogueira Lima terá de usar tornozeleira eletrônica e está proibido de manter contato com investigados e testemunhas do inquérito da Compliance Zero.

Defesa

Em nota, o advogado do senador repudiou “qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar”, reiterando o compromisso de “contribuir com a Justiça, a fim de esclarecer que não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados, colocando-se à disposição para esclarecimentos”.

“Pondera, por fim, que medidas investigativas graves e invasivas tomadas com base em mera troca de mensagens, sobretudo por terceiros, podem se mostrar precipitadas e merecem a devida reflexão e controle severo de legalidade, tema que deverá ser enfrentado tecnicamente pelas Cortes Superiores muito em breve, assim como ocorreu com o uso indiscriminado de delações premiadas”, completa.

A reportagem não conseguiu contato com as defesas de Felipe Cançado Vorcaro e de Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima.

Centro de Caruaru ganha dois novos pontos de ônibus na Avenida Rio Branco

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, o centro da cidade passa a contar com mais dois pontos de ônibus, localizados na Avenida Rio Branco, para embarque e desembarque de passageiros.

As linhas de operação na Avenida Rio Branco são:

Coletivo

114 – Nova York

Centro/subúrbio e subúrbio/centro

Tabosa

129 – Lot. José Antônio Liberato
410 – Vassoural/HRA/Santa Rosa
420 – Santa Rosa/HRA/Vassoural
431 – Bairro Agamenon/ Pitombeira
432 – Bairro Agamenon/ Encanto da Serra
449 – Santa Rosa/HRA/Rosanopolis

No sentido subúrbio/centro

Bandeira

107 – Salgado
110 – São José/ Centro Administrativo
117 – Universitário/ Via Luiz Gonzaga
123 – Cidade Jardim*
130 – UFPE
139 – Polo

Centro/subúrbio e subúrbio/centro, com exceção da linha 123 que é apenas centro/subúrbio

SÃO JOÃO 2026 — Prefeitura de Caruaru abre cadastramento para comerciantes do São João 2026 com pré-cadastro on-line

Os interessados devem fazer o pré-cadastro pelo link: www.sefazsj2026.caruaru.pe.gov.br . O acesso estará disponível das 8h às 20h deste sábado, 9 de maio. Ao concluir essa etapa, o comerciante receberá automaticamente o dia e local para comparecimento presencial e finalização do processo.

No atendimento presencial, será necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e o valor referente à atividade que deseja comercializar.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) reforça que apenas quem realizar o pré-cadastro on-line poderá avançar para a etapa presencial, no Galpão da Estação Ferroviária.
O comparecimento na data informada é obrigatório para validação dos dados.

FIQUE ATENTO — Saiba como está a montagem do São João de Caruaru 2026

Caruaru deu início, nessa terça-feira (05), à montagem da estrutura do Maior e Melhor São João do Mundo no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. O cronograma começou com o fechamento do espaço, etapa necessária para garantir a segurança e o andamento dos trabalhos.

Neste primeiro momento, estão sendo implantadas estruturas de grande porte, como o pavilhão de restaurantes, o camarote institucional e o palco principal, contribuindo para a geração de empregos durante a montagem. Na sequência, os serviços avançam para etapas complementares, como a instalação de barracas e ativações de patrocinadores.

Nos últimos anos, o Município passou a adotar um modelo de contratações mais técnico e estruturado, alinhado à Lei nº 14.133/2021, com foco em planejamento, transparência e controle. Auditorias, decisões do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e recomendações de órgãos de controle passaram a ser incorporadas aos processos licitatórios, garantindo atualização constante e aprimoramento da gestão. O modelo adotado pelo Município também vem sendo reconhecido pelo TCE-PE como referência na estruturação e condução de licitações públicas.

“É muito gratificante participar da montagem do São João. Daqui a alguns dias, milhares de pessoas vão estar aqui aproveitando a festa, e saber que a gente faz parte disso é motivo de orgulho”, destacou João Silva, um dos trabalhadores envolvidos na montagem da estrutura.

Governo de Pernambuco investe R$ 75 milhões na construção de novo Campus da UPE em Caruaru

O município de Caruaru, no Agreste Central, vai ganhar um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) com capacidade para 3.192 alunos, sendo 1.064 por turno (manhã, tarde e noite). A iniciativa do Governo de Pernambuco, com investimento superior a R$ 75,4 milhões, amplia e democratiza o acesso ao ensino superior no interior, além de gerar desenvolvimento econômico para a região e garantir a formação de mão de obra qualificada. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

“Nós temos um compromisso firme com a interiorização do desenvolvimento. Levar o novo campus da UPE para Caruaru é garantir mais acesso ao ensino superior, criar oportunidades para a nossa juventude e fortalecer a formação profissional no Agreste, além de gerar empregos já na execução da obra. É uma ação concreta, que aproxima a universidade das pessoas e permite que o jovem pernambucano estude e construa seu futuro perto de casa. É assim que a gente faz Pernambuco crescer com mais equilíbrio e oportunidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O novo campus terá 12,6 mil m² de área e será construído em um terreno de 41,4 mil m², localizado no bairro de Nova Caruaru. O prazo de execução é de 14 meses (um ano e dois meses), contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

“Esse é um passo extremamente estratégico para o futuro de Pernambuco. A autorização da licitação da sede definitiva do Campus Caruaru da UPE representa muito mais do que uma obra física, ela simboliza investimento direto em conhecimento, inovação e desenvolvimento regional. Quando fortalecemos a infraestrutura universitária, estamos criando as condições necessárias para que a ciência, a tecnologia e a inovação floresçam de forma mais consistente no interior do Estado”, comemorou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, Mauricelia Montenegro.

O campus terá uma estrutura moderna, com 12 salas de aula com capacidade (cada uma) para 48 alunos; seis salas de aula com capacidade para 60 alunos; três laboratórios de informática com capacidade total de 96 alunos; laboratórios de medicina e tecnologia; duas salas integradas; salas de estudo; biblioteca; lanchonete; copa; área de convivência; auditório com capacidade para 230 pessoas. Toda essa estrutura será dividida em três blocos principais e blocos de apoio, com guarita, lixeira e gás.

“A abertura da licitação para a construção do novo campus da UPE em Caruaru representa um passo decisivo para o futuro de toda a região. Com um investimento de mais de R$ 75 milhões, estamos ampliando o acesso ao ensino superior, estimulando a inovação e criando oportunidades que vão impactar diretamente o desenvolvimento econômico e social do Agreste. Esse é um compromisso da governadora Raquel Lyra com a educação pública de qualidade e, também, com a interiorização do desenvolvimento econômico e social”, pontuou a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes.

Nova pesquisa DataTrends aponta queda de João Campos e avanço de Raquel Lyra ; 19%x18% na espontânea

O Instituto DataTrends divulgou mais uma rodada de pesquisa sobre a corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026. O levantamento ouviu 4 mil eleitores em 75 municípios pernambucanos entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com margem de erro de 1,6 ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-05320/2026.

 

No cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem acesso à lista de candidatos, o ex-prefeito do Recife João Campos aparece com 19% das intenções de voto, seguido pela governadora Raquel Lyra, com 18%. O ex-vereador Ivan Moraes não pontuou, enquanto 63% dos entrevistados disseram estar indecisos.
No primeiro cenário estimulado, João Campos lidera com 42% das intenções de voto, contra 36% de Raquel Lyra. Ivan Moraes soma 1%, enquanto 12% estão indecisos e 9% afirmaram votar em branco ou nulo. Nos votos válidos, critério utilizado pela Justiça Eleitoral que exclui brancos, nulos e indecisos, João Campos aparece com 53,1%, Raquel Lyra com 45,5% e Ivan Moraes com 1,4%.
Em um cenário de confronto direto entre os dois principais nomes da disputa, João Campos registra 44% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra alcança 38%. Nos votos válidos, João Campos chega a 53,6%, contra 46,4% da governadora.
A pesquisa também avaliou a gestão de Raquel Lyra. De acordo com o DataTrends, a governadora tem 56% de aprovação, enquanto 37% desaprovam sua administração. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.

STM emite nota sobre possíveis descumprimentos de determinação do STF sobre pagamentos de penduricalhos

Em razão das matérias jornalísticas veiculadas sobre o descumprimento das determinações do Supremo Tribunal Federal  (STF) pela Justiça Militar da União acerca dos pagamentos à magistratura, esclareço que as resoluções aprovadas pelo Superior Tribunal Militar (STM) estão em consonância com o que foi decidido pela Suprema Corte e regulamentado pelo Conselho Superior de Justiça em conjunto com o Conselho Superior do Ministério Público.

As resoluções do STM foram aprovadas para regulamentar as situações traçadas, tanto pelo STF quanto pelos mencionados Conselhos Superiores, de forma a dar a devida transparência aos atos.

Inicialmente, cumpre ressaltar que a elevação do percentual de 33% para 35% da Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição obedeceu rigorosamente os ditames da determinação judicial exarada pelo Supremo Tribunal Federal, que a autorizou como limite máximo a ser pago. Ademais, o direito a sua percepção no âmbito da Justiça Militar da União está previsto na lei ordinária, Lei n 13.096, de 12 de janeiro de 2015.

Quanto à modificação da natureza da mencionada gratificação , que deixou de ser remuneratória para se tornar indenizatória e que ora é objeto de questionamento, informa-se que a matéria foi tratada na Resolução Conjunta nº 14, de 16 de abril de 2026, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho do Ministério Público que, em seu art. 5º, alínea b, dispôs:


“Art. 5º Os magistrados e os membros do Ministério Público poderão perceber as seguintes verbas de natureza indenizatória:
………………………………………………………………………….
b) gratificação por exercício cumulativo de jurisdição, atribuição e ofício;”


Do mesmo modo, o §5º do art. 9º da mencionada Resolução Conjunta determinou que “Os Tribunais Superiores e os órgãos do Ministério Público que perante eles atuam terão as hipóteses de incidência da gratificação por exercício cumulativo de jurisdição, atribuição ou ofício definidas pelos respectivos Presidentes e pelo Procurador-Geral da República.”

Portanto, a inclusão da atuação no Tribunal de Honra e do Núcleo do Juiz das Garantias como hipóteses de incidência para fins de pagamento da mencionada gratificação se deu para adequar a nova norma à realidade da Justiça Militar da União, inclusive, em consonância com o que foi disciplinado no item 16 da Tese de Repercussão Geral do STF, quando reconhece a necessidade de implementação de todas as providências ali previstas.

No que diz respeito à Resolução nº 394, de 16 de abril de 2026, há de se esclarecer que ela se refere ao Adicional de Permanência pago aos ministros militares com base em direito disciplinado na Medida Provisória nº 2.215-10/2001, que confere aos militares o direito à sua percepção quando na inatividade.

Ressalte-se que, da mesma forma que está sendo providenciada a adequação das verbas reconhecidas como constitucionais na Tese de Repercussão, também estão sendo revogados os normativos que regulamentavam, dentre outras, verbas tais como a licença compensatória e o auxílio natalidade, que não mais serão pagas aos magistrados, por terem sido extintas.

Por fim, sobre a estimativa do impacto orçamentário gerado por tais mudanças, esclarece-se que o cálculo é objeto de análise pelos setores financeiro e orçamentário desta Corte Militar, tendo em vista a extinção de verbas salariais e a adequação de outras, tais quais as que foram objeto das explicações acima. 

Neste sentido, o STM realizou análise minuciosa sobre as despesas decorrentes das disposições constantes das resoluções, todavia, não apresentou números porque, para fins de valoração do impacto, devem ser consideradas as verbas que não mais serão pagas e as que ainda dependem de adequação e de esclarecimentos por parte do Conselho Nacional de Justiça.

Sem a integralidade de tais informações, a apresentação de qualquer valor estaria com a exatidão comprometida.

A Justiça Militar da União cumpre as normas legais e decisões judiciais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal.

Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha
Presidente do Superior Tribunal Militar

Deputado Thiago Rangel deve permanecer preso independentemente de deliberação da Alerj

Foto distante do anexo II do STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a prisão do deputado estadual Thiago Rangel Lima (Avante) deve ser mantida independentemente de manifestação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre a continuidade da medida. O parlamentar foi preso na terça-feira (5) pela Polícia Federal, na quarta fase da Operação Unha e Carne.

A decisão foi tomada na Petição (PET) 15926, que também determina a realização de audiência de custódia do deputado e de outros seis presos na operação, todos investigados por envolvimento em esquema de fraude na compra de materiais e na execução de obras no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro com base em representação da Polícia Federal (PF) e com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na decisão anterior, em que autorizou a operação, o ministro Alexandre também afastou o deputado do exercício das funções públicas. O mesmo foi decidido em relação a Júcia Gomes de Souza Figueiredo, da diretoria regional da Secretaria Estadual de Educação, e Fábio Pourbaix Azevedo, chefe de gabinete do parlamentar, presos na operação. Além disso, foram autorizadas buscas e apreensões em 21 endereços ligados aos investigados.

Extensão automática da imunidade
Em relação à prisão de Thiago Rangel, o ministro afastou a aplicação da imunidade parlamentar processual ao caso. Reproduzida por todas as constituições estaduais, a regra do artigo 53 da Constituição Federal estabelece que parlamentares só podem ser presos em flagrante por crime inafiançável e, nesses casos, a Casa Legislativa deve decidir sobre a manutenção da prisão.

Para o ministro, a possibilidade de extensão automática dessa prerrogativa aos deputados estaduais deve ser rediscutida pelo Supremo, “por se tratar de estatuto excepcionalíssimo de abrandamento da aplicação da lei penal”.

Segundo o ministro Alexandre, a imunidade vem sendo aplicada mesmo a infrações penais sem nenhuma relação com o exercício do mandato, inclusive a casos de participação de parlamentares estaduais em organizações criminosas. Ele lembrou que, em 13 prisões de deputados estaduais por infrações sem relação com o exercício do mandato, 12 foram revertidas, oito delas no Estado do Rio de Janeiro.

Em seu entendimento, não é “razoável, proporcional e adequada” a aplicação automática, no caso concreto, da imunidade prevista na Constituição do Estado do Rio de Janeiro, especialmente quando sua natureza é “desvirtuada para a perpetuação da impunidade de verdadeiras organizações criminosas infiltradas no seio do poder público”, em vez de proteger a independência do Poder Legislativo.

Referendo
A decisão será submetida a referendo da Primeira Turma em sessão virtual extraordinária das 7h às 19h desta quinta-feira (7).

 

Quase 30% dos microempreendedores individuais estão no Cadastro Único

Rio de Janeiro (RJ) – Salões de Beleza. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Quase trinta por cento dos microempreendedores individuais (MEIs) do país estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), plataforma que reúne beneficiários das políticas de assistência do governo federal. Em números absolutos, isso representa 4,6 milhões de MEIs em um total de 16,6 milhões.

Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Segundo a pesquisa, cerca de 2,6 milhões de empreendedores decidiram abrir o CNPJ depois de aderir ao CadÚnico. Os outros 1,9 milhões abriram o CNPJ antes da adesão.

A conclusão é que os benefícios sociais são um estímulo para que as pessoas busquem autonomia financeira, diz o presidente do Sebrae, Rodrigo Soares.

“As políticas públicas impulsionam o empreendedorismo. No ano passado, reunimos uma sequência consistente de indicadores positivos. O Brasil possui enorme capacidade produtiva, tendo os pequenos negócios como grandes protagonistas. A inclusão social, de renda e de emprego passam pelo empreendedorismo”, analisa Rodrigo.

O ministro do MDS, Wellington Dias, destaca que as políticas de Estado garantem mais do que proteção às famílias.

“Quando uma pessoa acessa o Cadastro Único, ela passa a ter oportunidades de qualificação, crédito e inclusão produtiva. O que esses dados mostram é que a política social não é ponto de chegada, é ponto de partida para que milhões de brasileiros possam empreender, gerar renda e construir um futuro com mais dignidade”, diz o ministro.

A maioria dos empreendedores inscritos no CadÚnico é mulher (55,3%), não branca (64%), pertence a famílias de três ou mais integrantes (51,3%) e tem, pelo menos, o Ensino Médio completo (51%). A faixa etária predominante é de adultos entre 30 e 49 anos (53%).

O setor de serviços domina entre os segmentos de atividade mais procurados pelos MEIs inscritos no CadÚnico: 54%. O percentual é explicado principalmente pelo baixo investimento inicial que esse setor demanda. Em seguida, aparece o comércio, com 26%, e a indústria, com 10%.

Os responsáveis pelo levantamento defendem que geração de emprego e renda, aliada ao estímulo ao empreendedorismo, possibilita a superação da pobreza. Citam como argumento o fato de que mais de 2 milhões de famílias saíram do Programa Bolsa Família em 2025.

A maioria (1,3 milhão) deixou de receber o benefício em razão do aumento da renda familiar e outras 726 mil famílias concluíram o período na regra de proteção.